Bomba de ar - sim ou não?


Recommended Posts

Caros amigos,

Estou com um dilema (quase um trilema :? ) para o qual peço a V/ preciosa ajuda. Tenho um aquário plantado (pouco plantado por enquanto - 7 plantas) de 120 litros e não sei se coloco ou não uma bomba de ar. Por um lado, sendo o aquário plantado, as próprias plantas produzem oxigênio, o que dispensaria a injecção de ar, por outro lado, como são poucas, tenho receio ter os peixes com falta de ar. Penso ainda que se colocar a bomba posso oxigenar demasiado a água e retirar o CO2 que é fundamental às plantas!

Agradecem-se sujestões :)

Luís Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a bomba de ar e as bolhas apenas vao-t servir para agitar a agua a superficie, nao se vao dissolver na agua. apenas necessitas disto se nao tiveres agitaçao a superficie.

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando tive esse dilema resolvi-o da seguinte forma: injectei CO2 e coloquei um teste de CO2 no aquário. Rapidamente concluí que o nível de CO2 era óptimo, mas que se mantinha durante a noite. Comprei um controlador horário para a bomba de ar e programei-o de forma a iniciar quando as luzes se apagam e desligar 2 horas antes das luzes acenderem.

 

Portanto o meu melhor conselho é: vê como reagem o teu aquário, os teus peixes e as tuas plantas e age em conformidade. Precisas (eventualmente) de CO2 com as luzes acesas e (eventualmente também) de agitação à superficie com as luzes apagadas.

 

Tudo isto depende largamente dos peixes que tens, das plantas que tens, etc.

 

Devagarinho e com tempo e observação conseguirás concluir sozinho.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Vlad,

Não faço injecção de CO2 (nem faço a minima se tem muito ou pouco). Posso apenas dizer que as plantas parecem-me bastante bem. Têm-se desenvolvido muito bem...aliás melhor do que estava à espera. Tenho pouco mais de um mês de "experiencia" nestas andanças e (sinceramente) de inicio pensei que não iam durar muito. Parece-me também que não são dificeis de manter. Tenho uma nymphaea lotus normal e outra rubra tenho duas echinodorus (amazonense acho eu), uma hygrophila polysperma e outras duas que não sei identificar. Os peixeis parecem-me saudaveis e bem dispostos.

Relativamente à agitação à superficie tenho dificuldade perceber o respectivo conceito!...bolhinhas....ondas...tempestades...apenas rotação da água? Se se tratar apenas deste ultimo acho que tenho. Coloquei a saída do filto relativamente perto da superficie (+- 5 centimetros abaixo do nivel da água) o que provoca a rotação da água pelo aquário. Quando ponho comida dá para perceber isso.

Cumprimentos,

Luís Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Vlad,

Uma imagem vale mais do que muitas palavras...aqui vai uma foto do meu aquário montado a 2 de Dezembro de 2004.

Para um mês e pouco acho que não está mau de todo. No entanto cometi um erro que agora não sei qual a melhor maneira de resolver. Platei as Nymphaea Lotus nos cantos à frente e, pelos vistos, deviam estar atrás!

Aceitam-se sugestões, criticas e pedradas :oops:

Cumprimentos,

 

Pic_3424_6.jpg

Luís Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essas plantas penso que bão deves precisar nem de injecção de CO2 nem de bomba de ar.

Tens movimentação de superficie deve chagar perfeitamente para o efeito das trocas gasosas.

 

De qualquer modo depende de situação para situação.

 

Abraço,

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedradas naõ vou mandar senao ainda te parto o vidro...e ai tens outro problema maior para resolver :oops:

 

Quanto á ninphea a solução é simples...desplantas e replantas... :oops:, a agua talvez fique um pouco turva...mas depois passa!

 

Eu diria que tens poucas plantas e a maior parte delas de crescimento lento para manter isso só com CO2...mas tambem tens poucos peixes e por isso...eles são capazes de aguentar bastante bem a noite!

 

Quanto á agitação é diferente de circulação!

circulação é o que ves quando deitas comida...a agua anda por todo o aquario...agitação é o que vês por exemplo numa cascata...ou se pusesses a saida do filtro mesmo juntinho á superficie ou ainda mais se a pusesses acima desta.

 

Vlad...não ha problema nenhum em o CO2 se manter no nivel bom durante a noite...durante a noite o principal problema seria mesmo a falta de oxigénio. Se as plantas forem suficentes e com boas condições (luz, CO2, nutrientes) a fotossintese durante o dia coloca O2 suficiente na agua para aguentar bacterias peixes e plantas durante a noite.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação ao aquário do nosso amigo lalmeida. Como não tens muita fauna, essas plantas devem adorar o que sobra de comida, os dejectos dos teus peixes e o CO2 que eles produzem o suficiente para serem felizes.

 

Se quiseres manter o aspecto do aquário leve, não mexas mais, está lindo. Se puseres mais uns peixes, carrega mais de plantas também, fora isso acho que fizeste um bom trabalho.

 

Just_Me és o maior! :oops: Eu sei o que queres dizer, tenho consciência disso e concordo, mas eu promovo as trocas gasosas à noite por medo meu. Sou medroso demais com os meus peixes e tenho consciência que com o crescimento que tiveram tenho peixe a mais para tão pouco aquário.

 

Não temo o excesso de CO2, isso não me preocupa, o que me preocupa é haver O2 para toda a gente, por isso é que tenho a bomba programada para a noite.

 

Por acaso esse é um dos maiores mitos no que toca à utilização de CO2 penso eu. A malta mistura muito CO2 com falta de O2 como se houvesse alguma ligação interinseca e de resultados catastroficos em poucos minutos. :oops:

 

Fiquem bem, e continua lalmeida, estás a ir lindamente!

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

Obrigado pelas V/ rápidas e valiosas opiniões :oops::oops:

Relativamente à circulação, já tive montado o tubo perfurado que vinha com o filtro mesmo junto à superficie em vez da peça que podem ver do lado direito em cima. A água estava sempre cheia de bolhinhas - visualmente até acho mais bonito. No entanto quando comecei a ler no forum artigos relacionados com o CO2 fiquei com a sensação que estava a oxigenar demais a água. Acham que devo voltar à situação inicial?

Estou a pensar colocar mais algumas plantas no plano de fundo (sem carregar muito) e substituir o papel do fundo por um preto. Acho que vai melhorar bastante os contrastes e além disso acho que fica mais natural. Que acham?

Cumprimentos,

Luís Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.