Iluminação e cor de plantas


coimbra

Recommended Posts

Tenho um projector de hqi com que ilumino o meu aquário. A semana passada resolvi (com ajuda claro :shock:) fazer uma brincadeira -fazer uma "moonlight", daquelas com leds azuis. Acontece que tenho Hygrophila polysperma que no meu aquário sempre teve cor verde, mas a partir do momento que os leds entraram em funcionamento, alguns pés ganharam uma cor rosa típica das Hygrophila polysperma 'Rosanervig' que calculo que tenha no aquário.

 

Terá sido coincidência ou o facto de ter introduzido leds azuis é que provocou a alteração da cor das folhas?Se usar papel celofane azul em cima do aquário potencio esse efeito?

 

Nota: tenho ideia que o "amigo" Amano usa hqi e que complementa o espectro com outras lâmpadas...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Quanto á questão da polisperma não faço ideia; quanto ao Amano o que ele usa também não sei. Agora as calhas que ele vende (marca ADA), vêm com PC´s e HQI, onde em 10 horas de iluminação, apenas 3 ou 4 são de HQI, isto é 10 horas sempre com PC´s e durante cerca de 3 a 4 horas liga-se a HQI.

O espectro utilizado nas PC´s que vêm com essas calhas é 9325K.

 

Isto foi explicado pelo próprio Amano na convenção da AGA este ano.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro tens que saber qual a temperatura de cor das tuas HQI...provavelmente vai ser "warm white" o que tipicamente não tem qause nenhum espectro azul incidindo particularmente nos vermelhos amarelos e verdes. Neste espectro de luz os carotenos quase nao teem eficiencia sendo mais eficientes no espectro azul e portanto evidenciados com a luz azul dos leds.

 

O papel de celofane não faz conversão de luz mas apenas filtragem desta. e portanto apenas estarias a diminuir a potência luminosa que é dada ás plantas. Ou seja...não faças!

 

Dentro das HQI tens várias temperaturas de cor disponiveis para as lampadas...e se calhar esse seria o primeiro passo....substituir por uma que tenha mais incidencia de azuis.

 

STR as moonlights são luzes que pretendem simular o luar no aquario. São feitas de várias maneiras por aquariofilistas sendo que as primeiras foram mesmo feitas com incandescentes de baixa potência "pintadas" de azul, mais tarde evoluiram para leds e há tambem quem use cold cathodes. Existem depois tambem várias versões comerciais de moonlights.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico!

 

E essas moonligth's têm de facto alguma influência no aspecto e desenvolvimento das plantas? e Ve-se alguma coisa pra dentro do áqua?

 

Há algum site onde se possa ver isso a funcionar?

é que de facto, a mim aconteçe-me uma coisa que deve acontecer a toda gente que tem aquas na sala:

Sempre que lá estamos durante a noite, a ver um file, a ler um livro, wherever.... nao resisto e ligo as luzes do aqua, provocando irregularidades no ciclo natura.

Um bocadinho de verde neste mundo cinzento e poluído

Link to comment
Partilhar nas redes sociais