Just For Kicks


Luís Fortunato

Recommended Posts

Se me permites, tenho umas dúvidas:

 

Uma PLL de 55W fica a sobrar em comprimento, não fica?

É que eu tenho uma calha Boyu com PLL de 36W num aqua que também tem 50cm e fica a sobrar um pouco numa das laterais.

 

À falta de fotos :arrow:, como classificas o teu aqua neste momento? Pouco, relativamente ou intensamente plantado?

É que referes o seguinte:

"Basicamente, tenho feito 2 TPA's de 75% por semana. Fertilizo com 1 mL de Fe2+ da Horizonte Aquático e 1 mL de Tropica Plant Nutrition dia sim, dia não. Diariamente, fertilizo à volta de 15 ppm de K e 2,5 ppm de PO4. NO3 fertilizo com 5 ppm nos dias de TPA."

 

Confesso que é aqui que ainda julgo que tenho mais a aprender... sem testes disponíveis de K, nunca me atreveria a fertilizar tanto K no meu aqua grande, quanto mais num pequeno LOL

 

O Fe2+ é só ferro ou tem micros? Não deve ter pois referes também o Tropica Plant Nutrition...

Penúltima questão: quando referes 15ppm de K e 2,5ppm de PO4 (não quantificando em ml) é porque fizeste as contas para a tua litragem??

 

Finalmente, porque é uma utopia de eficiência de consumo que me fascina, ao fazeres TPAs de 75% não estás a deitar fora uma boa parte dos fertilizantes que colocaste?

 

Obrigado pela paciência... :arrow:

 

btw... as fotos são de uma beleza estonteante!

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo.

 

Uma PLL de 55W fica a sobrar em comprimento, não fica?

É que eu tenho uma calha Boyu com PLL de 36W num aqua que também tem 50cm e fica a sobrar um pouco numa das laterais.

Sim, a calha e mesmo a lâmpada são ligeiramente maiores que o aquário. A lâmpada tem 56 cm, se não estou em erro, e a calha uns 58 cm.

 

À falta de fotos icon_smile.gif, como classificas o teu aqua neste momento? Pouco, relativamente ou intensamente plantado?

Eu prefiro dizer, com pouca massa vegetal. Aliás, é por isso é que eu tenho tantas algas. Mas o objectivo final será, obviamente, densamente plantado.

 

Confesso que é aqui que ainda julgo que tenho mais a aprender... sem testes disponíveis de K, nunca me atreveria a fertilizar tanto K no meu aqua grande, quanto mais num pequeno LOL

15 ppm de K não é nada... se tiveres em conta que as plantas podem estar em ambientes desde 0 até 100 e poucos ppm de K, adicionar 15 ppm por dia, e admitindo que nenhum é consumido, ao final de 4 dias dá 60 ppm de K...

 

O Fe2+ é só ferro ou tem micros?

Só ferro...

 

quando referes 15ppm de K e 2,5ppm de PO4 (não quantificando em ml) é porque fizeste as contas para a tua litragem??

Claro... aliás, assim é que se deve apresentar. mL de fertilizante, a menos que digas a concentração não adianta de nada...

 

Finalmente, porque é uma utopia de eficiência de consumo que me fascina, ao fazeres TPAs de 75% não estás a deitar fora uma boa parte dos fertilizantes que colocaste?

Não Paulo... se por um lado também funciona dessa forma, como um reset dos parâmetros, a TPA em grande percentagem também te introduz Ca e Mg necessários às plantas. Não considero que te deite fora boa parte dos nutrientes, porque eles são consumidos pelas plantas. Eu ontem fertilizei com 2,5 ppm de PO4, e hoje estão a zero...

 

Eu tenho de fertilizar a esta escala porque a iluminação assim o pede. Obviamente que poderia fazer o mesmo aquário com apenas 36W de luz, mas olha... era a calha que eu cá tinha :arrow:

 

Obrigado pela paciência...

Sempre às ordens.

 

btw... as fotos são de uma beleza estonteante!

Obrigado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Obrigado.

 

 

Esqueci-me...

 

Basicamente, tenho feito 2 TPA's de 75% por semana. Fertilizo com 1 mL de Fe2+ da Horizonte Aquático e 1 mL de Tropica Plant Nutrition dia sim, dia não. Diariamente, fertilizo à volta de 15 ppm de K e 2,5 ppm de PO4. NO3 fertilizo com 5 ppm nos dias de TPA.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Viva Luis,

 

Não estás a colocar muito PO4? Não dissestes que estavas algas? Se quiseres massa vegetal para equilibrares nutrientes posso arranjar-te sessiflora... Mas, reparei que estás a zero neste parâmetro no dia a seguir e... se experimentasses 20K, 2,5PO4 2 10 NO3? E reduzires uma hora ou mesmo 2?

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou repetir o que já disseram, mas não resisto... Que excelentes fotos, dá gosto ficar a olhar, vai colocando mais para nos encher o olho, a propósito, com que máquina fotografaste o equipamento?

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Não estás a colocar muito PO4? Não dissestes que estavas algas? Se quiseres massa vegetal para equilibrares nutrientes posso arranjar-te sessiflora... Mas, reparei que estás a zero neste parâmetro no dia a seguir e... se experimentasses 20K, 2,5PO4 2 10 NO3? E reduzires uma hora ou mesmo 2?

Obrigado pela oferta, mas creio que com o tempo a Lemna minor dará conta do recado.

 

Em termos de redução do foto-período, creio que não vale muito a pena.

 

Eu creio que a explosão de algas se deveu a vários factores que passo a anunciar:

 

- A Akadama era duma montagem anterior. Basicamente estava cheia de algas, e a única coisa que eu fiz, foi colocar nalgumas zonas, akadama limpa por cima.

 

- Só há 2 dias é que medi os níveis de PO4. Desde que montei o aquário (finais de Setembro, se não me falha a memória) nunca medi os níveis de PO4. Sempre fertilizei na ordem dos 1~1.5 ppm por dia, mas só há dois dias é que constatei que afinal o consumo era bastante maior.

 

- Não introdução de plantas de crescimento rápido. Tanto a Hemianthus como a Utricularia demoram o seu tempo até conseguirem fazer frente às algas, e as primeiras semanas, posso dizer que as algas tiraram proveito disso.

 

- Não existência de animais algívoros. Nem há uma semana tenho os Red Cherry no aquário, e também não tenho qualquer tipo de caracóis.

 

No entanto, consigo ver que há melhoras no aquário. Por isso, creio que por volta do Natal, em termos de algas, o aquário já estará como eu pretendo. Não me posso é desleixar em qualquer aspecto.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Vou repetir o que já disseram, mas não resisto... Que excelentes fotos, dá gosto ficar a olhar, vai colocando mais para nos encher o olho, a propósito, com que máquina fotografaste o equipamento?

Obrigado.

 

A fotografia foi feita com uma 350D.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá.

 

Como já há algum tempo que não actualizava este tópico... aproveito para deixar as 2 primeiras fotografias gerais do aquário :)

 

Just_For_Kicks_01_r.jpg

:arrow:Cliquem para ver maior

 

Just_For_Kicks_02_r.jpg

:arrow:Cliquem para ver maior

 

Como podem ver, ainda há bastante algas no aquário. A Utricularia lá vai andando, mas tudo indica que se vai safar. A ver vamos. A HC está bem, apenas com algumas algas. As rochas é que têm mais algas...

A riccia está lá para ajudar a consumir nutrientes e para quando eu sou preguiçoso e não fertilizo quando devo, ajudar contra as algas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mais uma fotografia...

 

Just_For_Kicks_Red_Cherry_07_800.jpg

:arrow:Cliquem para ver maior

 

Enjoy...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Iluminação: 1*55W PLL 8 horas diárias (16:30 às 00:30) DIY

CO2: Pressurizado (botija de 2 Kg), de momento sem válvula solenóide. Difusor da Aquatic Moments em vidro e cerâmica.

 

Poderias mostrar em fotos, a calha de iluminação e o sistema CO2? Tou a pensar em fazer um aqua plantado e os teus tópicos são a melhor inspiração! :thumbup3:

 

O teu substracto é apenas Akadama special. A coluna de água não fica turva quando fazes TPA's?

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só agora vi as fotos gerais... E fiquei de boca aberta... Muito bom mesmo, os meus parabéns. Esse layout está soberbo.

 

Mas, sendo essas fotos de Dezembro, que tal umas mais actuais? :naughty::naughty:

Para a malta ver a evolução...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just_For_Kicks_01_r.jpg

 

boas fortunato

 

estou a ver que voltou aos plantados

e ainda bem a velha guarda no seu melhor

eu faço parte da organizaçao do 2º encontro de aquariofilistas em salvaterra de magos onde estamos a organizar 2 concursos de plantados

estou a convidar o luis e quem quizer participar

mas o motivo que me leva a falar aqui era o juntar pessoal que nao se ve no forum a muito

era muito giro ver todos juntos a passar um dia para rever o pessoal

gostava de um concurso com o amigo luis o sergio veterano que no ano passado esteve e bem pressente o pedro borges antonio victor o andre silvestre

luis rodrigues space cowboy muitos mais sei que nao era possivel se realizar mas impossiveis nao existem

 

um abraço joao felisberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Iluminação: 1*55W PLL 8 horas diárias (16:30 às 00:30) DIY

CO2: Pressurizado (botija de 2 Kg), de momento sem válvula solenóide. Difusor da Aquatic Moments em vidro e cerâmica.

 

Poderias mostrar em fotos, a calha de iluminação e o sistema CO2? Tou a pensar em fazer um aqua plantado e os teus tópicos são a melhor inspiração! :thumbup3:

 

O teu substracto é apenas Akadama special. A coluna de água não fica turva quando fazes TPA's?

O sistema de CO2 é da Aquaristic. O redutor é da Papillon, as válvulas de agulha e a solenóide são da Aquaristic, a válvula anti-retorno de plástico é da Tetra. Como tenho a mesma garrafa a injectar para dois aquários, a única coisa que adicionei a posteriori foi um T para fazer as derivações, casquilhos macho-macho e uma válvula anti-retorno em latão logo a seguir à válvula solenóide. Podes ver aqui, quando ainda tinha mais uma saída de CO2:

 

3wayCO2.jpg

 

A calha é muito simples. Podes ler este tópico no DIY:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=59602

 

Essa é de 36W, mas o princípio é o mesmo. Chamo-te a atenção que para uma calha de 55W precisas de uma calha aquapor de pelo menos 60 cm de comprimento.

 

Relativamente à Akadama, ela nos primeiros dias deixa a água um pouco turva, mas passados uns 3~4 dias, mesmo fazendo TPA's a água fica cristalina.

 

Boas,

 

Só agora vi as fotos gerais... E fiquei de boca aberta... Muito bom mesmo, os meus parabéns. Esse layout está soberbo.

 

Mas, sendo essas fotos de Dezembro, que tal umas mais actuais? :naughty::naughty:

Para a malta ver a evolução...

Obrigado... apesar de eu não achar o layout/hardscape nada de especial... mas pronto, eu nunca estou satisfeito com as minhas criações.

 

Quando a updates, isso está difícil. Em Fevereiro tive de entregar um trabalho final para um curso, então não fazia a manutenção devida ao aquário. Depois estive as 2 últimas semanas de Fevereiro fora do país, e ainda foi pior... Felizmente o aquário não ficou com algas, nem os peixes e camarões morreram, mas as plantas apresentam bastantes carências :(

E sinceramente, ainda não tive pachorra para ir tratar dos aquários... só lhes repus a água.

 

Layout espectacular, parabéns Luís Fortunato !

Obrigado...

 

boas fortunato

 

estou a ver que voltou aos plantados

e ainda bem a velha guarda no seu melhor

eu faço parte da organizaçao do 2º encontro de aquariofilistas em salvaterra de magos onde estamos a organizar 2 concursos de plantados

estou a convidar o luis e quem quizer participar

mas o motivo que me leva a falar aqui era o juntar pessoal que nao se ve no forum a muito

era muito giro ver todos juntos a passar um dia para rever o pessoal

gostava de um concurso com o amigo luis o sergio veterano que no ano passado esteve e bem pressente o pedro borges antonio victor o andre silvestre

luis rodrigues space cowboy muitos mais sei que nao era possivel se realizar mas impossiveis nao existem

 

um abraço joao felisberto

Obrigado pelo convite João, mas infelizmente nesse fim de semana estou a trabalhar.

 

Quanto ao pessoal ver-se... alguns eu vou vendo, mas como deves saber, a vida dá muitas voltas e nem sempre podemos fazer aquilo que mais nos apetece...

 

Abraço a todos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Fotografias da fauna, como assim?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Fotografias mais detalhadas dos peixes...

Tens aí uns guppys muito interessantes!

Já viste a 1ª página deste tópico? :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.