Co2, dúvidas...


Recommended Posts

Ora bem, primeira questão, num aqua de 54L apenas com anúbias, feto de java e musgo de java acham necessário o uso de um sistema de Co2?

Segundo o que li e entendi o Co2 complementa o desenvolvimento das plantas, agora a minha questão é o Co2 vai tornar as plantas mais saudáveis o que se bem entendo leva a uma maior produção de oxigénio, este excesso de oxigénio não vai subir o ph? noto por exemplo que se ligar a bomba de ar no aqua ao fim de umas 24H o ph sobe de 6,8 para 7,0. tendo em conta que tenho apistos não quero de maneira nenhuma subir mais o ph.

Por fim queria perguntar se aqueles Kits de co2 que se compram, estilo o Tetraplant Co2, se são viáveis e fáceis de regular e tudo mais?

 

 

dsc lá esta maçada pessoal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Vou tentar explicar de forma simples:

As plantas que referes não são muito exigentes e como tal é perfeitamente possivel não ter co2. NA minha opinião, é preferivel no teu caso fertilizar do que colocar co2, Juntar os 2 seria optimo.

Não te preocupes com o excesso de oxigenação porque essas plantas estão muito longe de o conseguir; essencial é manter um ph estável com introdução de co2 de forma estavel e constante. È preferivel ter um ph um bocado mais alto mas estável (em relação á exigencia do peixe) do que baixa-lo constatemente levando a uma instabilidade permanente dos niveis...

Eu em tempos experimentei o kit co2 pastilhas da Sera. È muito facil, cada pacote de recargas ronda os 10eur e dá +- para 2/3meses. Mas a meu ver o co2 "caseiro" é muito melhor. No teu caso, as tuas plantas não são exigentes e caso não queiras arriscar no caseiro é então uma escolha a ponderar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas respostas.

eu já possuo substrato fértil, pensas que o Co2 pode ser um bom complemento então? e não me vai alterar a química do aqua de modo a prejudicar os peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselho o co2 caseiro de 2 garrafas com valvula anti retorno, é mais seguro.

A formula é a classica:

-250gramas de acucar

-1 colher de cha de bicarbonato de sódio

-fermento padeiro (aconselho o que o eleclerc vende)

-1 litro de agua

 

O co2 como sabes baixa o ph, so altera a quimica se entrar algo dentro do aquario; o sistema de 1 garrafa ao longo do tempo começa a libertar alguns detritos dentro do aqua, dai eu prefrir o sistema de 2 garrafas, assim isso é impossivel de acontecer.

Eu tenho co2 caseiro a bombar dia e noite em 2 aquarios e nunca tive problemas; no entanto há quem aconselhe a parar o co2 de noite (com o sistema caseiro eu não concordo).

É sempre bom ter co2, mas com as tuas plantas não vais notar assim tanto... Atenção que não basta ter substarto fertil, é necessário fertilizar!

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SAbes de algum tuturial onde explique esse sistema de 2 garrafas ?

 

Sim as plantas que tenho agora passam bem sem Co2 , mas também queria colocar mais algumas visto estar a preparar o albergue para discus .

 

E com isso implementava o sistema de Co2 a ver a diferença!

 

As variações de Ph causadas são de grandes valores?

Acompanhem o meu novo Projecto

"DiscusLandia"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! O Co2 desce o Ph do aquário, e fica propício para teres peixes que preferem Ph ácido, como os Tetras por exemplo.

 

A minha opinião é de que um sistema de CO2 só não faz sentido num aquário que tenha Fauna que prefira Ph alcalino. Num aquário de Guppys, Mollys, Platis, etc, as plantas colocadas devem ser Anúbias, Fetos, musgos, etc, que vivam sem a adição de CO2.

 

Num aquário com Tetras e outros peixes de águas ácidas, eu colocaria sempre um sistema de CO2. Porque mesmo para plantas chamadas de baixa manutenção, o CO2 vai ajudar. Agora temos é de regular a saida do CO2 consoante a luz que colocamos. Não adianta injectar muito CO2 se a luz é fraca.

 

Os sistemas de pastilhas não são nada adequados. Para isso prefiro o CO2 caseiro. Se puderes investe numa botija, é o melhor que fazes.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

achas mesmo que os sistemas de pastilhas são inadequados? porquê?

em relaçao a iluminação tenho uma iluminaçao de 55W para um aqua de 54L, a iluminaçao està ligada umas 8 a 10 horas diárias, qual seria a quantidade diária a injectar aproximadamente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As duvidas que o pessoal em eu tb tenho será que necessito de CO2.... alguem pode dar uma vista de olhos no meu aquario??'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

achas mesmo que os sistemas de pastilhas são inadequados? porquê?

em relaçao a iluminação tenho uma iluminaçao de 55W para um aqua de 54L, a iluminaçao està ligada umas 8 a 10 horas diárias, qual seria a quantidade diária a injectar aproximadamente?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, não percebi porque apareceu em branco...

 

Então as pastilhas tornam-se bastante caras com o passar do tempo, pois duram muito pouco e não são baratas tendo em conta aquelas que vais precisar.

 

E se tomamos a iniciativa de injectar CO2 num plantado, não devemos parar essa mesma injecção, pois o aqua fica digamos "dependente" dele e a Fauna habitua-se e cresce com a presença de uma boa quantidade de CO2, por isso devemos manter sempre de modo a que vejamos resultados.

 

Entre as pastilhas e sistema caseiro prefiro este último. Mas uma botija é sinceramente uma aquisição indispensável para quem gosta de plantados.

 

As duvidas que o pessoal em eu tb tenho será que necessito de CO2.... alguem pode dar uma vista de olhos no meu aquario??'

Olá Dário! Como sabes o CO2 é indispensável para todas as plantas. Porém, mesmo que não o injectemos no aquário, as plantas tem sempre algum à disposição para sobreviver.

 

Colocar ou não depende de muitos factores. O primeiro é o tipo de Fauna. Como vai acidificar a água só é viável com peixes que prefiram ph ácido. Segundo é o número de plantas, com duas ou 3 não faz sentido, mas se queremos fazer uma montagem com muitas plantas, (sejam elas de fácil ou dificil manutenção), o CO2 faz com que as coisas corram melhor. Terceiro, o sentido que queremos dar ao aquário, muita gente prefere aquários com plantas que sobrevivem sem CO2 injectado e que assim crescem mais lentamente.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselho o co2 caseiro de 2 garrafas com valvula anti retorno, é mais seguro.

A formula é a classica:

-250gramas de acucar

-1 colher de cha de bicarbonato de sódio

-fermento padeiro (aconselho o que o eleclerc vende)

-1 litro de agua

 

O co2 como sabes baixa o ph, so altera a quimica se entrar algo dentro do aquario; o sistema de 1 garrafa ao longo do tempo começa a libertar alguns detritos dentro do aqua, dai eu prefrir o sistema de 2 garrafas, assim isso é impossivel de acontecer.

Eu tenho co2 caseiro a bombar dia e noite em 2 aquarios e nunca tive problemas; no entanto há quem aconselhe a parar o co2 de noite (com o sistema caseiro eu não concordo).

É sempre bom ter co2, mas com as tuas plantas não vais notar assim tanto... Atenção que não basta ter substarto fertil, é necessário fertilizar!

 

Bom dia

 

Desculpa a ignorância mas do que consta o "SISTEMA DE 2 GARRAFAS"???

 

Já agora ...qual é a marca do fermento que se compra no eleclerc?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

injetor_diagrama.gif

 

É um esquema semelhante a este, a 1º garrava tem a mistura caseira a 2ª só tem agua esta segunda evita que a mistura da garrafa 1, por algum acidente de excesso de fermentação ou outros, passe directo para o aquário, assim passa para a 2ª garrafa e evitam-se danos de maior. Também podes usar a 2ª garrafa como um contador de bolhas visto que o tubo que vem da 'câmara de fermentação' fica submerso na água e podes ver o gás a ser libertado na água.

 

Já agora pessoal para um aqua de 54L e usando uma receita comum alguém sabe quantas bolhas por minuto devo injectar de forma a não baixar demasiado o ph nem subir demasiado as concentrações de CO2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal,

 

já fiz o meu sistema de CO2 caseiro, no entanto não me parece que a reacção tenha começado.

 

o que utilizei foi:

- 1,5L de água

- 1 colher chá bicarbonato de sódio

- 1 colher chá de fermento de padeiro

- 400g de açúcar

 

já tenho o sistema montado a umas horas ainda não o instalei no aqua porque queria ter a certeza que a reacção decorria mas ainda não consegui iniciar a mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora pessoal para um aqua de 54L e usando uma receita comum alguém sabe quantas bolhas por minuto devo injectar de forma a não baixar demasiado o ph nem subir demasiado as concentrações de CO2?

Com o sistema caseiro é praticamente impossivel controlares as bolhas que injectas no aquário, já que mesmo com o sistema de duas garrafas não há maneira de controlar o fluxo de CO2.

 

E com um sistema caseiro, as variações de PH são inevitáveis, (embora na maior parte dos casos nada que seja preocupante) pois de inicio o fluxo de CO2 é maior, e com o tempo este vai decrescendo.

 

Porém, uma garrafa de CO2 a bombar para um aquário de 54L, nem de perto nem de longe debita CO2 suficiente para pôr a Fauna em risco, a não ser na altura da introdução do sistema, pois este pode fazer uma mudança repentina de PH. Para istio não acontecer, de inicio, coloca a saida do CO2 mais perto da superficie, e diariamente vai colocando a saida um pouco mais para o fundo do aquário. Assim, inicialmente o aquário aproveita menos CO2, o que faz com que a mudança de PH seja menor.

 

Por tudo isto é que uma botija faz todo o sentido. Colocamos a botija a debitar 2 bolhas por segundo e assim fica toda a montagem, fazendo com que as algas não apareçam, como por vezes acontece quando mudamos a garrafa caseira...É que as algas precisam de tudo o que as plantas precisam, porém, num plantado com CO2, as plantas levam vantagem, pois são seres superiores, e com o CO2 conseguem assimilar melhor os nutrientes que estão presentes no aquário, não deixando nada para as algas.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então as pastilhas tornam-se bastante caras com o passar do tempo, pois duram muito pouco e não são baratas tendo em conta aquelas que vais precis

E se tomamos a iniciativa de injectar CO2 num plantado, não devemos parar essa mesma injecção, pois o aqua fica digamos "dependente" dele e a Fauna habitua-se e cresce com a presença de uma boa quantidade de CO2, por isso devemos manter sempre de modo a que vejamos resultados.

 

Entre as pastilhas e sistema caseiro prefiro este último. Mas uma botija é sinceramente uma aquisição indispensável para quem gosta de plantados.

 

Olha que não fica tão caro como afirmas, principalmente se comparado com outros sistemas alternativos. uma recarga de pastilhas custa 8eur e dura 2/3meses. Agora também concordo contigo em que é preferivel o sistema caseiro; pastilhas para plantados está fora de questão, mas para um aquario com algumas plantitas pode ser uma hipotese a pensar caso não se queira arrisca no co2 caseiro.

 

 

Eu tenho co2 a bombar dia e noite num nano plantado de 25ltr com guppies e camarões e não houve problemas...

 

Isso já está a bombar Ric. Gomes?

1.5ltr é capaz ser demais, eu coloco apenas 1ltr.

o açucar também é demasiado, faz o mesmo com muito menos.

1 colher de chá de fermento de padeiro; pelo que descreves parece ser fermento em pó e não propriamente o dito de "padeiro". Atenção que muitos fermentos em pó não funcionam. Além disso é muito pouco fermento.

Existem inumeras formulas, eu pelo menos sigo uma que tem dado bons resultados comigo...

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixei ontem durante a noite o sistema montado e hoje pela manhã já estava a bombar! ainda não está montado no aqua mas logo ja tenciono fazer a instalação. está a fazer praticamente 1 bolha/seg., e o fermento é mesmo de padeiro eu é que o triturei um pouco para ter noção da medida a usar.

 

qual é a receita que tu usas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A que eu uso dura 2 semanas:

250gr açucar

1 colher chá bicarbonato sodio

metade de uma peça de fermento

1litro de agua

 

Mas a seguinte dura +- um mes:

500gr de açucar

1 colher de sopa de bicarbonato

1 peça de fermento

1.9 litros d agua

 

Depois durante a noite se não quiseres injectar co2 basta abrir totalmente a torneira de modo a permitir a saida do co2 pela mesma, de manha volta a apertar...

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já está no aqua. acham que o flow assim está bom?

 

Editado por Ric.Gomes
Ajuda com a colocação do vídeo. Ass HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

baixou-me demasiado o PH... foi de ~6.8 para ~5... só numa noite... hoje de manhã ajustei o difusor e coloquei-o mais perto da superfície do aqua, só espero que isto não me vá afectar os peixes... :S

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.