A minha futura criação


Pedro_

Recommended Posts

Ora bem, depois de uns anos sem ter nem reproduzir Bettas o vício voltou.

 

Sendo assim criei este tópico que vou tentar manter actualizado semanalmente (se calhar só mesmo de Sábado a Sábado que é quando tenho mais tempo) com a evolução deste meu projecto de reprodução de Bettas. Espero que no próximo sábado já se inicie de facto que ainda não tenho fêmeas suficientes para os meus 3 Bettas.

 

Como é normal lá me desloquei as lojas de animais há procura dos exemplares que mais me agradaram, comprei 3 machos e uma fêmea.

 

Vou dividi-los em 3 aquários (AQ):

 

AQ1:

Macho(M):

- Escamas metalizadas

- Double Tail ? (tenho algumas dúvidas quanto a isso)

- Vermelho com reflexos Azul turquesa

- Mask

Femea(F):

- (ainda sem descrição)

 

 

AQ2:

Macho(M):

- Amarelo

- Crown Tail

Fêmea(F):

- (ainda sem fêmea)

 

 

AQ3:

Macho(M):

- Azul

- Veil Tail

- Tons avermelhados nas barbatanas pélvicas

Fêmea(F):

- (ainda sem fêmea)

________________________________________________________________________________

____________________________

 

 

Fotos

M.AQ1

p311010173201.jpg

Parece ser Double Tail, mas não se é ou se tem apenas as barbatanas danificadas visto que na loja estavam vários machos juntos (tiveram a inteligencia(ou falta dela) de meter os Bettas em compartimentos separados de aquários em escada interligados, ora eles como gostam de porrada saltam de uns para os outros.

Outra coisa, este tipo de escamas de que mutação se trata? e quanto há sua dominância?

 

 

M.AQ2

p311010173601.jpg

 

 

________________________________________________________________________________

 

 

Amanhã deverei colocar o resto das fotos.

 

Nota:

- Se as imagens estiverem muito grandes avisem que tentarei reduzir o seu tamanho;

- Peço desculpa se as imagens estiverem com pouca qualidade a única máquina que tenho é o meu Telemóvel;

- Obviamente que os copos onde se encontram são apenas para se conseguir fotografar e não são os "aquários" onde vão ficar;

 

Obrigado pela atenção e venham daí os comentários :)

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte!

 

Por momentos pensei que os mantinhas em copos lol

 

 

Obrigado ;)

 

Não foi mesmo só para lhes conseguir tirar uma foto nítida. Sabes alguma coisa sobre as mutações presentes no Betta do Aquario 1?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-o recuperar, é um bonito peixe mas apanhou bastante porrada...

Pode ser que me engane mas nao me parece double tail. Digo isto porque parece haver ali sitios onde a barbatana parece estar a querer voltar a unir-se...

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-o recuperar, é um bonito peixe mas apanhou bastante porrada...

Pode ser que me engane mas nao me parece double tail. Digo isto porque parece haver ali sitios onde a barbatana parece estar a querer voltar a unir-se...

 

Sim, também me parece que há locais onde a barbatana possa ter estado/esteja a unir-se. Por falar nisso há alguma coisa que se possa fazer para acelerar a regeneração das barbatanas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não há nada que possa acelerar mais a recuperação.

Eu acho que passa só mesmo com boa qualidade de água e comida.

Vai demorar pelo menos 2 semanas até as barbatanas recriarem a união transparente e umas duas ou mais para voltar a ficar com cores originais.

Há muita gente que usa aquela comida da Ocean Nutrition especial para bettas o Dr Attisons pro, no entanto eu dou sera discus granules... Que não deve de andar longe.

Dou artémia e bloodworms congelados, por vezes dou pulgas de água e grindall vivos. Algumas fêmeas ainda comem flocos, mas é raro.

 

Onde o compras-te? Essas cores não costumam aparecer nas lojas. Vão sair daí umas belas prendas.

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não há nada que possa acelerar mais a recuperação.

Eu acho que passa só mesmo com boa qualidade de água e comida.

Vai demorar pelo menos 2 semanas até as barbatanas recriarem a união transparente e umas duas ou mais para voltar a ficar com cores originais.

Há muita gente que usa aquela comida da Ocean Nutrition especial para bettas o Dr Attisons pro, no entanto eu dou sera discus granules... Que não deve de andar longe.

Dou artémia e bloodworms congelados, por vezes dou pulgas de água e grindall vivos. Algumas fêmeas ainda comem flocos, mas é raro.

 

Onde o compras-te? Essas cores não costumam aparecer nas lojas. Vão sair daí umas belas prendas.

 

 

Comprei aqui numa loja em Aveiro (Zoo Feira), mas também paguei perto do dobro do preço deles em Coimbra.

Hummm, já ouvi falar em Folhas de Terminalia catappa secas, mais se as quero vou ter mesmo de as encomendar... há alguma outra árvore da nossa flora que tenha o mesmo efeito?

 

Pois eu ainda não tenho nada dessas comidas que aqui em Aveiro ou ando a ver nas lojas erradas ou isto anda um pouco atrasado a esse nível de produtos. Tenho de ver se apanho alguns seres vivos para eles mas como agora o tempo já está mais frio é complicado, os mosquitos já não se reproduzem e já não arranjo larvas :thumbdown2: . No entanto hoje reparei que numa bacia que tinha ao pé do lago estavam lá uns microorganismos esféricos pretos que não consegui identificar e também andava por lá a passear uma Dáfnia, mas não encontrei mais nenhuma, será que os seres mais pequenos eram fruto da reprodução partenogénica desta?

 

Artémia por acaso já não tenho cá em casa tenho de ir comprar, mas infelizmente não consigo faze-las crescer até ao estado adulto morrem antes, mesmo dando-lhes uma comida especial que os meus pais trouxeram do estrangeiro (JBL Artemio Fluid), ou alimentas os Bettas adultos com Artémia recém eclodida?

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As folhas de amendoeira são de uma especifica da india (ketapa ou ketapang). Parece mariquice mas faz realmente efeito.

 

Quanto à artémia não compensa criá-las, compra congelada!

Quanto a artigos compra nas online sai mais barato e tens o que queres...

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As folhas de amendoeira são de uma especifica da india (ketapa ou ketapang). Parece mariquice mas faz realmente efeito.

 

Quanto à artémia não compensa criá-las, compra congelada!

Quanto a artigos compra nas online sai mais barato e tens o que queres...

 

 

Ok, vou então comprar congelada. Pois acredito que compense mais.

 

Estive a ver e no Jardim Botanico de Coimbra onde passo todos os dias têm lá imensas árvores exóticas, mas nada de Terminalia Catappa, apenas tem lá uma Terminalia australis Cambess que não tem nada a ver.

 

Já agora qual o site com portes mais baratos cá para Portugal?

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à artémia não compensa criá-las, compra congelada!

isso de compensar ou não basta ver a maneira que usas para as criar e é claro, nao se compara viva com congelada

 

e Pedro, o que procuras em concreto?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso de compensar ou não basta ver a maneira que usas para as criar e é claro, nao se compara viva com congelada

 

e Pedro, o que procuras em concreto?

 

A curto prazo queria mesmo arranjar essas Folhas para acondicionar a água, pelo que tenho lido isso é realmente muito eficaz tanto para ajudar na criação como para manter os peixes saudáveis...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim para desenrasque podes comprar cá, pois há muita gente que vende.

Quanto a comprar no estrangeiro não faço ideia que nunca comprei.

Sabes me indicar alguém que venda dessas folhas cá?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei quem tem folhas de amendoeira para venda cá em Portugal, se estiveres interessado contacta-me por MP que dou-te o link.

 

Quando ao suposto macho DT , não me parece que seja, parece-me é que ele teve um encontro com outro macho, mas aguarda a recuperação das barbatanas e verás.

 

Mas podes sempre tirar as tuas duvidas já, conta o numero de raios que a barbatana dorsal tem, se tiver mais que 10 pode não ser DT mas carrega os genes.

Um DT tem por norma 20 raios na barbatana dorsal.

 

Cumprimentos

Pedro Conceição

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei quem tem folhas de amendoeira para venda cá em Portugal, se estiveres interessado contacta-me por MP que dou-te o link.

 

Quando ao suposto macho DT , não me parece que seja, parece-me é que ele teve um encontro com outro macho, mas aguarda a recuperação das barbatanas e verás.

 

Mas podes sempre tirar as tuas duvidas já, conta o numero de raios que a barbatana dorsal tem, se tiver mais que 10 pode não ser DT mas carrega os genes.

Um DT tem por norma 20 raios na barbatana dorsal.

 

Cumprimentos

Pedro Conceição

 

 

Obrigado pela dica :)

 

Vou mandar-lhe uma mp então...

 

Cumprimentos

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso de compensar ou não basta ver a maneira que usas para as criar e é claro, nao se compara viva com congelada

 

e Pedro, o que procuras em concreto?

Não tenho bem a certeza se aquelas que crias em casa não possuiem a mesma qualidade a nível nutritivo do que as compradas mesmo que sejam congeladas...

Editado por minum

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duvido que as congeladas continuem a conter 100% que as vivas têm mas isso é gostos, eu prefiro eclodir, tenho sempre artemia recem eclodida fresca para os alevins ou adulta para os adultos... sem stress's :bs_quesexclaim:

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a achar que são menos nutritivas as criadas em casa... Depende da rapidez de congelação também. Mas como é dificil de comprovar...

Não é só essa a questão:

É mais manutenção que tens de fazer, tpas, bomba de ar, luz, alimentação

Ocupa espaço

Não tens artémia instantanea

É pouco práctico

 

Compras daqueles blocos de quilo saiem bem mais barato, são practicos, dura bastante tempo, não tens xatices...

Com dez euros um quilo de artémia...

Só o artémia fluid custa 9 euros, mais os ovos que são caros, mais trabalho acho sinceramente que não compensa. Pelos menos para quem tem aquarios em casa já quem tem fishroom e assim é capaz de ser menos xato.

 

No entanto concordo que é muito mais giro vê-los atrás delas empolgados do que vê-las a cair no fundo...

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

minum gasto 1€ por mês e tenho sempre artémia vivinha para eles e alimento 3/4x por dia, enquanto a artémia congelada vai directamente pro fundo e muitos esquesitos só por a verem no fundo nem lhes mexem, a viva continua lá a andar umas horitas até serem comidas.

 

eu sem alimentar as artémias, aguento na boa com elas 5 dias vivas, por isso de trabalho não tenho nenhum, só mesmo renovar a água e voltar a ligar bomba e está a andar ;)

Editado por DunKz

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Dunkz mas tu és um pro a manter as artémias vivas XD

Ainda tens aquelas adultas?

 

Eu, no meu caso, ponho artémia a eclodir e depois congelo. No primeiro dia faço 2 ou 3 refeições de artémia viva, e depois vou dando a congelada e os microvermes.

 

Acho que o segredo do crescimento não é tanto pela alimentação, mas sim pela qualidade da água :D

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquelas de que falas ja foram comidas lol, ate perco a noçao das geraçoes naquilo.. agora tem lá os filhotes das comidas xD

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais