Mudança das cerâmicas


Recommended Posts

Boas noites caros amigos,

 

Possuo um filtro AquaClear Power 20 de cascata e, como até hoje só tive de mudar o carvão activado, e sei que a filtragem biológica é mais delicada por causa da conservação das bactérias, venho vos perguntar como devo proceder para a substituiçao.

 

Devo, depois de passar as cerâmicas por agua da torneira, mantê-las umas horas na água da TPA?

Ou não a passo pela agua da torneira e vai logo para a água da TPA para ganhar "bichinhos"?

Qual o método que sugerem?

 

Obrigado. Cumps!

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As cerâmicas, onde está a colónia de bactérias, nunca se passa por água da torneira! Podes sim passar por água do aquário, na altura da Tpa, só mesmo para tirar algum "lixo" em excesso.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as bacterias alojam-se em superficies, logo o lavares em agua da torneira e depois passar por agua de aquario pouco te vai ajudar. isso é uma grande asneira. quem tem ensinou isso? ou foste tu que inventaste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem percebo as que queres passar por água da torneira são as novas, certo? Fazes bem, há pelo menos uma boa marca que o recomenda.

 

Quanto ao "estágio" dessas cerâmicas em água de aquário, pouco vai fazer, mas mal também não faz. (não faças, perda de tempo, tem mais cuidado com o passo seguinte).

 

A substituição das cerâmicas velhas deve ser feita gradualmente.

 

Eu cá faria isso ao longo de 1 mês, com substituição de 1/3 de cada vez 1/3 no dia 0, 1/3 15 dias depois e o resto 15 dias depois.

 

É que se substituis tudo de uma vez estás a colocar cerâmicas sem bactérias (praticamente não há filtro biológico). Há ainda a agravante de demorarem a colonizar.

 

No procedimento que te indiquei, não anulas o filtro pois mantens sempre algumas cerâmicas colonizadas e dás tempo para que ocorra a colonização das novas.

 

Nesta fase aconselho maior cuidado com as TPA´s e comida a dar aos peixes (o mínimo possível) porque o filtro que já não devia estar grande coisa (por isso estás a mudar, certo) vai ficar um pouco pior (enquanto não voltar a estabilizar)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nestes casos como em outros, se há necessidade efectiva de mudança de filtro e outros motivos, é comprar bacterias do ciclo. recomendo vivamente. Agora ja se vende bacterias do ciclo em supermercados normais, como o Modelo. O que é bastante bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as bacterias alojam-se em superficies, logo o lavares em agua da torneira e depois passar por agua de aquario pouco te vai ajudar. isso é uma grande asneira. quem tem ensinou isso? ou foste tu que inventaste?

 

Epá calma lá, eu sei tratar do aquario, nao estou a "inventar" nada! A passagem por agua da torneira é para as cerâmicas novas, diz na caixa para o fazer antes de as introduzir.

Eu ainda não mudei nada, e como não sei EXACTAMENTE como proceder, vim ao Forum perguntar... Obviamente que sei que as cerâmicas retêm as bactérias mas como estas são novas, não as têm e portanto a minha pergunta ia no sentido de:

 

- Como colonizar de bactérias as cerâmicas NOVAS?

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nestes casos como em outros, se há necessidade efectiva de mudança de filtro e outros motivos, é comprar bacterias do ciclo. recomendo vivamente. Agora ja se vende bacterias do ciclo em supermercados normais, como o Modelo. O que é bastante bom.

 

Necessidade efectiva não há. Ou seja, não é urgente mas ja passaram 4 meses desde que tenho o filtro (que é pequeno = requer mais manutenção). Nesses 4 meses houve um desastre biológico, no Verão: caiu a comida do alimentador automatico para dentro do aquario.

Por essa razão, receio que a filtragem biológica tenha perdido qualidades. Limpei mensalmente o filtro, sempre COM ÁGUA DAS TPA's, claro, mas vejo que, ao fim de cada mês, as cerâmicas e o saco onde elas estão acumulam alguma sujidade.

Não sei se isto é normal ou não e penso sempre que possa ser devido ao referido desastre biológico.

Por isso decidi comprar cerâmicas novas. Achas que faz sentido trocar ou não?

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nestes casos como em outros, se há necessidade efectiva de mudança de filtro e outros motivos, é comprar bacterias do ciclo. recomendo vivamente. Agora ja se vende bacterias do ciclo em supermercados normais, como o Modelo. O que é bastante bom.

 

Concordo que seja bastante bom, para o Modelo...

 

Eu nunca usei (e já ciclei vários) e duvido que ele necessite de usar, desde que faça o que eu lhe disse para fazer.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação a tua ultima pergunta eu acho que não há necessidade de trocar por novas.. a não ser que as que tens estejam mesmo muito saturadas, o que duvido em 4 meses..

para limpar mais rapidamente a qualidade da água podes colocar lã sintética.. como retiraste o carvão activado tens espaço para isso..

 

fazer a troca das cerâmicas normalmente retira-se metade e depois outra metade.. mas com tempo para as bactérias se fixarem nas novas.. bactérias a venda tb recomendo em caso de emergências.. ;) e seguindo as instruções da embalagem.. (refiro-me a marcas de reconhecimento,, JBL SERA Nutrafin etc..)

 

 

mais uma coisa que é mais a minha opinião, se tens possibilidade de passar as cerâmicas novas por agua velha faz isso.. pois nas instruções entendem uma montagem de novo...

ou seja a inexistencia de aquarios em casa.. não sei se me estou a fazer entender.... a passagem por agua só serve para retirar partículas pequenas e as poeiras das cerâmicas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste-te entender na perfeição!

 

Sendo assim acho que vou deixar tar as cerâmicas sossegadas.

So pensei em troca-las pq me parecem sempre sujas ao fim de pouco tempo. Parece que têm uma espécie de "lodo" preso à rede onde estão... Mas pronto, se está sujo ali é pq nao está sujo dentro do aquário, portanto há de ser normal.

Afinal de contas o filtro é a parte mais suja do aquário! LOL lógica da batata ;)

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.