Gardens of Kadesh


gervas

Recommended Posts

Um projecto interessante e um pouco diferente daquilo que se costuma ver por aqui.

Depois... os troncos colectados na natureza... excelente... e ainda uma enorme mistura de plantas e cores.

 

Causa algum impacto visual... mas já sabes as "horas extras" que vais ter pela frente em podas e manutenções.

Vejo que adquiriste algumas plantas novas... mas que na minha opinião, deviam ser plantadas mais curtas, para que elas pudessem crescer com mais energia e mais fortes e acima de tudo, que pudessem crescer adaptadas às características da água do aquário e iluminação.

E como tu sabes, uma grande parte das plantas de loja, vem na forma emersa... e portanto tens de ser tu a adapta-las para a sua forma imersa. Mas pronto... é só a minha opinião. ;)

 

As rochas… li o tópico um pouco na diagonal… e não sei que pedra são estas… mas acho que umas de cor mais escuras (uns basaltos) talvez resultassem melhor.

Mas está aqui um projecto muito interessante, vamos ver a sua evolução… como é que vais “tomar conta” desta enorme floresta… e variedade de plantas.

 

Parabéns…!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Xiii!

 

Mas ca ganda plantio que para aqui vai!

 

Eu acho que quando isso tudo começar a precisar de poda regular, mais vale esqueceres a tesourinha de aquariófilo e arranjares daqueles aparadores de sebes!

 

Mas tás no bom caminho!

 

Força nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande canito, a parte da tesourada é a parte que eu gosto mais=P E se vires o tipo de tanques que eu prefiro é exactamente este tipo, aquele que precisa de muita tesourada=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eis que me está a surgir um problema... A Rotala Sp. Green que eu tinha comprado aparentemente não é Green=S Quando chegou em estado emerso, vinha verdissima, mas com os dias, os meristema apicais de cada estaca, estão a ficar vermelhos, mas um vermelho vivo como o da R. Macranda... Penso portanto que isto é na realidade rotundifolia=S Estranhamente, mesmo as pontas mais novas já submersas, que estão actualmente a despontar, são verdes como esperado da Sp. Green, mesmo junto á superficie. Alguém sabe se a Rotala Sp. Green aquado da adaptação fica avermelhada transitóriamente? Estou a debitar 1W por litro, mas isto não devia causar o envermelhecimento da green, pois já tive green anteriormente, e a green não era nada com ela. Seja como for as adventicias, e as folhas mais recentes são verdes. Mas deixou-me a pensar... Se for mais rotundifolia penso ser de uma variedade diferente, pois a outra que já está no tanque está a alaranjada, ao passo que esta é vermelha de sangue...

 

Alguém sabe como a Rotala Sp. Green se comporta na transição de emersa para submersa? Já tive esta especie antes, mas é a primeira vez que a adquiri em estado emerso.

 

Seja como for ainda tenho algumas estacas(poucas) de Sp. Green no meu tanque de 80cm, por isso devo ser capaz de me desenrascar se isto correr mal...

 

Já agora, a R. rotundifolia já mais uma poda esta semana, e a Rotala Nanjenshan já está a pedir poda, fica para daqui a uns dias, para acertar a rotundifolia e a nanjenshan...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava sem nada para fazer e vou de tirar uma foto ao tanque...

 

gallery_40692_1837_113064.jpg

 

A Rotala Wallichii começou a crescer finalmente... E estou a gostar das cores que ela está a desenvolver...

gallery_40692_1837_637703.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

gallery_40692_1837_149636.jpg

 

Como o tanque está hoje...A imagem foi escurecida um bocadinho...

 

Com sorte a Staurogyne para semana já cá estará no tanque...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas exes troncos são mxm de videiras da vinha :) levaram algum tratamento tirando a serra lol?

Mt bonito o teu aquario vou tentar xegar um bokadito aos teus calcanhares no meu futuro 125 litros :)

Editado por Rdsimoes
nadalogo2010ass.jpgLogoAquarusBuild.jpg Novo Site novo visual visitem :)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

~Parabens, está muito bonito o aquário.

 

Que fauna pretendes manter no menino?

 

Eu também gosto da madeira de videira, sem dúvida que é muito fácil de arranjar troncos interessantes de videira.

 

Até digo uma coisa, os tipos da ásia mandam-nos pedras "serious" stone, nós deviamos mandar para lá winetuga wood..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Winetuga wood! GOSTO LOLOLOLOL Muito bom=))))

 

Sem duvida as cepas de videira, e as próprias videiras, são um enorme potencial nacional que o pessoal da aquariofilia é muito rico para usar... Contam-se pelos dedos o pessoal a gastar 0€ em cepas e videiras, e de perder de vista o pessoal a deitar dinheiro ao vento em redmoor, e seus sucedaneos....

 

Este tanque já tem Neons e Cardinais, 1 casal de Gourami pérola e umas 10 Caridina multidentata. Vou ainda meter dois casais de Apistograma borelli e talvez uns narizes de bebado... Mas estou a fazer a introdução faseada das especies para evitar desiquilibrios subitos, pois este tanque, á semelhança do seu antecessor, está práticamente sempre em carencia...Quando tiver a carga vegetal final irei ter que fertilizar com doses duplas do preconizado para esta litragem.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah pois, tu e as plantas. Matam os bichos de tanto fertilizante ehehe

 

Já agora, Como é o comportamento dos gouramis?

 

Eu tenho nos meus dois aquas videira, e agora vou atacar um novo projecto mais simplista para o meu aqua de 180 litros e vai ser videira outra vez :P

 

Vai actualizando, que essa mata dá gosto dever .

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os pérola são de todos os gouramis que tive até hoje os gouramis mais gentis que tive. Bastante na deles não se metem com ninguém, e são de todos os anabantideos, os mais bonitos e majestosos.

 

Tugz, isto de "coleccionar" plantas é realmente um vicio, pelo menos para mim é... Peixes é bom e bonito, mas o que me faz realmente manter no hobby é a verdura, e vermelhura XD

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive aí uma altura em que também queria ter muitas plantas e diferentes. Mas agora estou-me a desfazer da maior parte delas. Quero ficar com o aquário com muito pouca coisa, tanto vegetal como animal. Primeiro para ver se os escalares têm mais sucesso a reproduzir e os ancistrus igual. Depois mais tarde tenho ideias que metem um Oscar pelo meio, e as plantas e ele não funciona :D

 

Além disso, isto de estar longe de casa não ajuda nada, e as plantas nota-se bem que precisam de mais atenção.

 

Tu tens noção do número de espécies que aí crias ? ahaha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da ultima vez que as contei, entre todos os meus 3 tanques activos, e em cultura emersa, tinha perto de 50 especies e variedades diferentes.... Só este tanque tem neste momento 16 especies diferentes... Mas vai ter mais... Ainda vai entrar a Staurogyne, a L. arcuata, a H. corymbosa dwarf, a Althernanthera reinickii, o Fissiden fontanus, e se calhar um bocadinho de Vesicularia dubyana nas pedras....E já ando a olhar para a Hygrophila pinnatifida com olhos de quem também quer um bocado...

Tanto vegetal, tão poucos aquários....

 

 

kadesh7.jpg

 

Aqui vai uma foto um nadinha melhor que a anterior...Ainda não acertei com a calibração da coisa...Mas já está melhor.

Peço desculpa pela fraca qualidade da foto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Tugz=) Este tanque foi pensado nesse sentido=)Mas ainda tem muito que amadurecer, as moitas ainda estão numa fase de ganho de volume, especialmente a de rotalas á direita, a Lindernia rotundifolia (que apenas entrou para o tanque há coisa de 2 semanas, começou a crescer a sério há 1) a Lysimachia nummularia, e a Rotala Nanjenshan, estão ainda a crescer e multiplicar-se, por isso podas para dar forma ainda não há nada para ninguém.. O mesmo se pode dizer para a Hemianthus micranthemoides....

 

E esta foi a minha grande inspiração para o Gardens of Kadesh...

 

Este tanque é simplesmente fantabulástico! Há quem tenha a panca por tanques todos verdinhos á moda dos olhos em bico, eu tenho panca por holandeses=)

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... esse vídeo é qualquer coisa do outro mundo!

Que maravilha de plantas! Não vi uma que estivesse com 'má cara'.

 

O teu está maravilhoso também! Quando tiveres o vidro de fundo tapado com plantas altas deve ficar espantoso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o tanque do Soltek08 é realmente algo do outro mundo... E se vires fotos deste tanque no APC ainda te esgalhas mais XD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda do tronco pois ia pa gastar euros em troncos e na sao nada baratos obrigado mxm :)

 

Os troncos comvém ferver em agua e devem ser secos ou apanhados na hora tb dá?

Desculpém as perguntas pois sou maçarico nisto :)

nadalogo2010ass.jpgLogoAquarusBuild.jpg Novo Site novo visual visitem :)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola rdsimoes. As cepas não podem ser usadas verdes, pois se forem verdes, o que te vai acontecer é veres uma grande videira a nascer-te dentro do aquário, e não queres isso. Por alguma razão, quando se quer enxertar bacelo, metes vides da variedade pretendida submersas em água para que as vides rebentem...

 

As cepas a usar, deverão ser somente usadas as cepas secas(mortas) de vinhas abandonadas (algo que não é raro, na realidade muito comum) das zonas rurais do nosso pais. Deves escolher cepas de preferencia que saibas estar mortas, com a madeira ainda sã. Se usares videiras/cepas já em putrefacção vai correr péssimamente mal. De preferencia deves dirigir-te a um qualquer agricultor, e explicar a tua situação, se ele sabe dizer-te onde podes apanhar umas cepas/partes de cepas/videiras mortas, que ninguém quer. Se tiveres sorte procura utilizar cepas já arrancadas dos campos daquelas que acabam não raramente nas lareiras... São as melhores já vêm secas, e cortadas.... Se optares pela colheita de videiras e ou cepas inteiras de uma vinha, é preferivel que saibas o que estás a fazer, e que tenhas a certeza que estás a fazer uma colheita de uma vinha seca, que deixou de ser amanhada, em que as videiras já morreram ou secaram, e apenas e só se tiveres a certeza de que a vinha não é amanhada, algo dificil de saber com certeza nesta altura do ano devido ás ervas que nascem das chuvas... Novamente aconselho-te a pedir ajuda a alguém entendido e da área que te diga onde podes fazer a colheita em segurança sem lesar o ganha pão de alguém que viva da vinha, e para evitar isso volto a sublinhar, faz colheita de cepas de vinhas abandonadas apenas! Isso, ou então usa cepas já arrancadas. Em breve chegará a altura de arrancar vinhas/podar as mesmas, és capaz de ter sorte se viveres no campo...

 

Pessoalmente não te aconselho a ir colher cepas em terrenos de gente que não conheças, e sem autorização, a invasão de propriedade é algo grave...E o vandalismo de cepas perfeitamente boas, também não é algo que veja com bons olhos.

 

Para além disso deves ter outras considerações... A altura do ano em que fazes a colheita... Em minha experiencia a melhor altura para fazer a colheita, é mesmo entre Novembro e finais de Fevereiro, mais tardar até meio de Março... Porquê, deve-se á subida da seiva, que como na maioria das plantas e arvores de folha caduca, começa a ocorrer pouco antes do inicio da Primavera. Uma cepa em que a seiva tenha começado a subir é para todos os efeitos uma cepa verde... Dá o dobro do trabalho e demora muito mais tempo até estar em condições para entrar para um tanque.

Deves também evitar alturas/zonas em que haja a cura das vinhas/outras culturas agrícolas... Os produtos para enxofrar e curar a vinha+plantas+peixes=mau resultado....

 

Depois de teres as cepas colhidas e seleccionadas para aquilo que queres é só descascar a cepa/vide... Há quem a a descasque até ao parenquima deixando somente aquela madeira amarelada, e também há quem, que como eu tira apenas a camada exterior deixando a camada intereior de casca castanha. Pessoalmente deixo a camada castanha interior por várias razões, entre elas, uma maior durabilidade das cepas dentro de água, fonte de alimentação para caracois, e alguns peixes para além de um efeito estético único. Isto tem suas desvantagens, na medida em que estas cepas com casca irão fungar quase sempre, e o bolor dura até um mês ou mais a desaparecer, mas a mim não me chateia nada.

 

Depois é demolhar as cepas em água, com sal, muito sal, isto mata a cepa caso esteja viva, desinfecta-a até certo ponto de contaminantes etc.... Eu nunca fervo as cepas, nem as ponho no microondas( uma nova moda) pois estes procedimentos, e em minha experiencia isto irá causar ou pelo menos propiciar uma mais rápida decomposição da madeira de videira.

 

Depois de vários dias dentro de água para retirar a maioria dos taninos, é lavar bem lavado e para dentro do aquário...

 

Ultimamente, não faço qualquer tipo de tratamento ás videiras, é basicamente, descascar, lavar com água quente, e bumba para dentro do tanque... Os camarões, caracois e limpa vidros que se desenrasquem, mas isto não aconselho ninguém fazer, faço eu por minha conta e risco....Pois o risco de blooms catatroficos de algas é enorme! Assim como a possibilidade de infectar o tanque com parasitas bichos mauzinhos, assim como estragar a água completamente, por isso se não tens prática desaconselho vivamente.

 

Para além das dicas que te dei, este meu texto não invalida que leias os vários tópicos inamoviveis acerca do assunto aqui no forum....

 

 

EDIT: Entrou hoje a Staurogyne sp. =)

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no inicio os primeiros galhos que usei tambem andei a ferver em agua com sal.

 

 

QUando montei o meu biotopo tailandes, foi alguns ao micro outros nem isso.

 

Na realidade acho que o que importa é a madeira estar bem morta. lavar bem, omu se possivel deixar estar em agua uns dias, e bora lá para dentro.

 

Além do mais os caracois fazem um repasto digno de ver.

 

Claro que isto pode trazer problemas, e cabe a cada pessoas ver se pode correr os riscos. Eu não fazia isto num aquario com animais sensiveis..

 

Oh gervas, tu fizeste aí um óptimo texto.Não queres meter isso num post á parte , para os inamoviveis ? :D

 

Qualquer dia escreves "PS: Meti uma alface lá dentro" . Continua assim ;)

 

Abraço

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porreiro ja vou espreitar os terrenos do meu tio e amigos ke são agricultores e ver se á as vinhas mortas e se encontrar mt ainda poxo desenrascar lolol

Mais uma vez Obrigado pela ajuda abraço.

nadalogo2010ass.jpgLogoAquarusBuild.jpg Novo Site novo visual visitem :)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ Tugz: Isso é um desafio? Olha que eu faço um tanque de alfaces XD lol É paludário, mas também conta como tanque haahahahah...

 

Tenho que tirar umas fotos do meu jardim emerso do terreno que os meus cotas compraram há uns meses.... Já lá fui plantar umas coisas, e já reservei um canto para me atirar aos lagos em estufa.... Nada melhor que um lago dentro de uma estufa para um maluquinho das plantas... Um tanque enorme... Tantas possibilidades, tanto espaço....Até estar cheio e eu começar a reclamar que não tenho espaço.... Pensem só na quantidade de cryptos que conseguiria ter...

 

@rdsimoes: força nisso vais ver que não te vais arrepender se fizeres as coisas como deve ser...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem me dera é poder fazer essas cenas.

 

Se a agua fosse quentinha espetava lá um jacaré :)

 

Epah alfaces não digo, mas arroz , agriões, isso era capaz de dar.

 

Uma coisa que queria experimentar era coentros , será que dá submerso? É que se formos a ver é uma planta bonita para o aquascaping. E as podas, iam para a salada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gervas! Gostei do aquário, agora fazeres dele um excelente aquário depende das podas que fizeres às plantas. Nesse aqua deves pensar bem onde queres cada moita,cada cor, para que no fim, o todo tenha sentido e não pareça uma confusão. Vai dar trabalho, mas pode sair um resultado final belissimo.

 

Força para o projecto!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.