A MELHOR ILUMINAÇÃO


MIX

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Tenho visto inúmeras opiniões aqui no fórum (de experts) que defendem a utilização de Lâmpadas fluorescentes em deterimento das tão faladas HQI.

 

Gostaria de saber o porquê dessa tendência.

 

Prende-se com a possibilidade de combinar várias lâmpadas de diferentes espectros luminosos, alargando-o assim?

 

Ou tiveram más experiências com HQI's?

 

Será que o Sr. Amano só usa HQI por motivos comerciais ou estéticos? Os aquas dele nem têm mau aspecto... :roll:

 

O que acham disto?

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso flourescentes tubulares e não me queixo, o Sr.Takashi Amano não usa só HQI´s, se veres bem nas fotos eles usa um foco HQI e duas PC´s (power compact), não me perguntes o porquê...

 

Com flourescentes podes ter uma calha com vários espectros (várias flourescentes) com HQI ja não podes.

 

Ex: Um plantado de 80l, ou usas um foto de HQI só com um espectro ou então várias flourescentes em que cada uma tem um espectro diferente.

 

Flourescentes são BEM MAIS baratas do que as HQI, sinceramente não compensa ter HQI´s em plantados, poe PC´s que servem muito bem.

 

Vai a lojas e vê os preços dos conjuntos de HQI´s e de PC´s

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oix! ja agora alguem me pode dizer qual a diferença entre as hqi´s e as halogénio normais? é a que a diferença de preços é bastante grande

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As HQI são as mais eficientes em termos energéticos. Para além disso os aquarios do takashi são muito altos o que obriga a uma grande densidade de iluminação para atingir o fundo do aquario.

 

Ele depois complementa o espectro com fluorescentes compactas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem pessoal desculpem lá a minha ignorançia mas o que é uma HQI? no outro dia vi um aquario a venda por um preço bem agradavel :oops::) mas quando fui ver a lampada era uma daquelas do tipo florescente economica de casquilho, será que isso funciona? Já agora para um aquario 80x30x30 com +- 60 litros uma luz de 15w chega?

Fiquem bem :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

spykeee,

 

15 em 60L é muito pouco para um plantado. O ideal será apontares para algo entre os 30 e os 60W...

 

:oops:

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, penso que a resposta já foi dada, mas...

 

Eu já usei HQI, e em comparação com as flourescentes pecam pelo seguinte, quando temos apenas um foco estamos limitados a uma lâmpada apenas, por outro lado com as flourescentes para conseguirmos a potência de um foco metemos mais lâmpadas, e é neste aspecto que que podemos melhorar a iluminação. É exactamente o que o Amano faz, mete HQI para ter muita intensidade mas depois complementa o espectro com flourescentes, coisa que não é em todos os casos que isso é possivel, em aquários grandes é mesmo o melhor.

 

O Luís Queiroga usa desta forma, e os resultados saltam fora do aquário, literalmente.

 

É certo que se gasta mais uns trocos mas as flourescentes é para mim o melhor metodo de iluminação.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Agora surgiram umas novas calhas da lifetech com lampadas compactas de 18 36 e 55 watts. A minha pergunta é se aquilo é mesmo bom? é que o preço é apetecível!

Aquilo rende as normais T8 ou mesmo as T5? em termos de diferença qualidade/preço?

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, em relação ao material não sei dizer, penso que os custos afectam obviamente a qualidade e a escolha dos materiais nas calhas lifetech, mas em todo o caso é uma boa relação preço/qualidade.

 

Não é que sejam as melhores lâmpadas, mas conseguem-se bons resultados nas plantas. A vantagem das T8 é que tens mais oferta em espectros e marcas.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom..

Resolvi comprar uma calha da Arcadia com 1 metro de 4 lampadas T5 e acho k foi uma optima compra! ficou a 190€!

Em relação a variedade de espectros vou bem melhor servido com T5!

A desvantagem são os custos de manutenção.. que uma T5 é o dobro do preços dessas compactas.. ou mesmo das T8!

De qualquer maneira acho que vale a pena!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Svet:

O Luís Queiroga usa desta forma, e os resultados saltam fora do aquário, literalmente.

~Elas saltaram fora do aqua sim, mas apenas com fluorescentes (daylight) - as HQI´s vieram depois, bem como as outras fluorescentes.

Eu interpreto esse crescimento devido ao espaço e às barras de NPK, para além da luz e do CO2, claro.

 

:wink:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais