Labeo Publicado Janeiro 7, 2005 Publicado Janeiro 7, 2005 Viva! No passado di 18-12 montei um aquário de 120x40x50 (200 ltrs reais), introduzí 3 cory's no dia 28-12, desde então tenho estado a medir os níveis de NO2 e NO3 (não tenho teste de amónia), os nitritos nunca subiram muito, tendo atingido o valor máximo de 0.5 mg/l (hoje), assim como os nitratos que hoje o teste deu-me o valor de 4mg/l. Outra cois que tenho notado é o aparecimento de uma camada castanha no substrato e em algumas folhas das plantas, assim como uns "cabelos" brancos (muito poucos) em algumas folhas. As minhas questões são: - Uma vez que os nitratos estão a subir, será que o ciclo está quase no fim? - Devo efectuar uma TPA ou espero que os nititos desçam por conta das Bactérias? Dados do Aqua: Ltrs: 200 GH: 2.24ºdH Ph: 7.6 Kh: Não sei NO2: 0.5mg/l NO3: 4mg/l Cumprimento, Labeo Citar "Quem pode, pode. Quem não pode vê os outros a poder"- Fitágoras
Vlad Publicado: Janeiro 7, 2005 Publicado: Janeiro 7, 2005 Eu faría uma TPA. Se o aquário estiver bem plantado, com CO2, luz, etc, é provavel que as plantas dêem conta disso até porque os nitratos não estão assim tão altos, mas a TPA ajuda sempre digo eu. Para mim o ciclo só acaba com amónia e nitritos a 0 e mesmo assim mantenho-me atento até o aquário fazer 5/6 semanas. Força Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
nunomiguel Publicado: Janeiro 8, 2005 Publicado: Janeiro 8, 2005 O ideal é mesmo colocar os valores de amônia e nitritos perto do zero (ou no valor mais baixo da escala). As algas castanhas que estão a aparecer são normais (devido ao pouco tempo de montagem). Dá uma vista de olhos no sub-fórum das plantas para retirares umas ideias de como eliminares as mesmas. Acho que devias começar com as TPA's. Citar Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts