Não sei o nome desta planta. (ajuda)


Rafael Silva

Recommended Posts

Ceratopteris thalictroides

 

Isso não é uma planta flutuante verdadeira... É apenas flutuante na sua fase juvenil. Se plantadas no fundo desenvolvem-se como um feto que é. O nome comum dessa planta é Feto de Sumatra. É uma planta linda, e cresce rapidissimo...

 

Aqui te deixo fotos de uma planta dessas em estado Adulto...

CERATOPTERIS%20THALICTROIDES2.jpg

 

Se tiveres dedos para tocar essa guitarra, tens aí uma das plantas mais resistentes no hobby, e uma das mais bonitas, embora mais incompreendidas também... É uma planta que é actualmente algo rara de encontrar, por isso estima-a a bem

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ceratopteris thalictroides

 

Isso não é uma planta flutuante verdadeira... É apenas flutuante na sua fase juvenil. Se plantadas no fundo desenvolvem-se como um feto que é. O nome comum dessa planta é Feto de Sumatra. É uma planta linda, e cresce rapidissimo...

 

Aqui te deixo fotos de uma planta dessas em estado Adulto...

CERATOPTERIS%20THALICTROIDES2.jpg

 

Se tiveres dedos para tocar essa guitarra, tens aí uma das plantas mais resistentes no hobby, e uma das mais bonitas, embora mais incompreendidas também... É uma planta que é actualmente algo rara de encontrar, por isso estima-a a bem

 

Boas,

 

Muito obrigado pela ajuda, eu já tinha visto essa planta num ou dois sites sendo assim sendo, se não estou em erro é uma: Ceratopteris thalictroides. Muitíssimo obrigada, vou mesmo agora procurar informações sobre ele, tal como quando e como plantas e do que precisa... a planta foi me dada, numa loja que tinha carradas dela, mas toda nesta forma...

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

 

EDIT: não tinha visto que tinhas dito o nome da planta logo no início...

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@tankado

@gervas

 

Desculpem a pergunta: vocês têm a certeza de que estão a falar da mesma planta???

 

Cumpt. majo

 

Eu não sei, mas vou plantar uma no substrato para ver o que acontece...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Retirei isto da Wikipédia:

 

Ceratopteris thalictroides is widely used as an aquarium plant, and is prised for its versatility, being used both as a floating plant and a plant that can be rooted in the substrate.

 

It grows best in soil with a pH reading of 5-9 and in very high amounts of light. It usually grows quickly.

 

Ceratopteris thalictroides can benefit well (like all aquatic plants) from the addition of CO2. The plants reproductive technique is similar to other ferns; small plantlets are grown on the mother plant and are then released when ready.

 

It can provide useful shade to shyer fish and small fry. The dense roots are said to take nutrients out of the water helping to prevent the growth of algae.

 

 

Encontrei isto num forum de confiança:

 

When grown emersed it will becomes sturdy with thicker stems and leaves. Growing submerged it adapt and turn into limp and softer plant. Water Sprite can be kept planted or left floating. Propagate by sending out axial shoots, forming tiny plantlets which eventually develop roots and floats away. Some sudden stress will encourage the plant propagate vigorously. medicineman I've grown this plant under 1.5wpg in my 10g tank. Very fast growth both planted and floating. One of the easiest plants I've ever had. Burks In terms of growth, many people--including the plant detail above--consider this plant "easy." I think that only partially true. Oddly enough, it will grow and flourish just fine in one of my smaller tanks, with a lot of natural light, but very little artificial source. Conversely, in my planted tank, with fertilizer dosing, high light output, etc, it ultimately rots away. I would more accurately describes is overall difficulty as "moderate," considering that under ideal conditions it dissipates and under less controlled conditions, it flourishes. kevbshields

 

 

É bem capaz de ser a mesma planta, mais uma vez obrigada:

 

Plant30.jpg

 

 

Cumps, Rafael Silva

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@tankado

Agradeço a informação recolhida, mas sinceramente, não encontro qualquer semelhança entre as flutuantes que colocaste e o vasinho colocado pelo Gervas. (nem nas folhas, nem no porte, nem em nada)

Devo estar com problemas de visão!

Cumpt. majo :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredita majo é a mesma planta, tive esta planta durante anos, e sei bem o que é=P Só já não a tenho porque ha uns dois anos desmontei o tanque e dei todos os meus pés a um vizinho, que digamos, não tinha dedos para a viola e deixou morrer todos os pés...

 

A ceratopteris tem folhas com formas ligeiramente diferentes, conforme as condições em que cresce, e como planta flutuante fica com as folhas que o Tankado postou, adquirindo as folhas de feto se plantado no substracto....

 

Pesquisa no google por imagens da Ceratopteris thalictroides e vais ver folhas radicalmente diferentes de foto para foto, são todas a mesma especie, e todas cresciadas com condiçoes diferentes. A planta em si quando mudada de condições, seja, luz, profundidade, fertilização e pH's diferentes, exibe diferenças na sua folha e crescimento. Por isso as plantas que o tankado postou, caso plantadas no substracto, irão a seu tempo crescer e deitar folhas tipicas do crescimento como planta de raiz em poucos dias...

 

Agora o que pode ser é que ser Ceratopteris thalictroides, ser na realidade Ceratopteris cornuta, o que por vezes acontece pela semelhança de ambas as especies... Mas a mais comum das ceratopteris no hobby é ainda a Thalictroides, sendo a Cornuta muito mais rara e dificil de arranjar que a primeira.

 

E se duvidas tens.... Vê o seguinte video...

 

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ Gervas,

 

Oh pá, fantástico!

 

Exótico é dizer pouco! É mesmo fantástico. Adorei o vídeo.

 

Que plantinha fantástica.

 

Obg. pela partilha e pelo esclarecimento. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como posso descobrir de qual das duas plantas (Ceratopteris cornuta ou Ceratopteris thalictroides) tenho?

 

Tive a ver fotos no google não são consensuais... para a mesma pesquisa parecem aparecer as duas plantas.

Contudo, estou mais inclinado a que a minha seja uma: Ceratopteris cornuta

 

 

Obrigado por toda a ajuda dada.

 

Cumps, Rafael Silva

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Sim, há novidades.

 

Tenho algumas plantadas no areão e apesar de se estarem a desenvolver lentamente (não tenho qualquer substrato fértil), já se estão a notar algumas alterações a nível de estrutura.

 

Para verem aqui ficão umas fotos:

 

 

img0685r.jpg

 

img0702g.jpg

 

img0692ju.jpg

 

 

Cumps, Rafael Silva

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o gervas tem razão no que diz.

Eu já tive a sorte de ter desse tipo de plantas, no inicio são pequenas folhas flutuantes mas que começam a expandir-se rapidamente e a ganhar uma raiz que se não forem enterradas, cresce ate atingir o solo e se infiltrar nele.

Tinha tanto disso que até tinha que dar ou deitar fora tal era o crescimento das mesmas.

São plantas muito bonitas mas por acaso tenho a ideia que não são assim tão resistentes como o gervas disse, eu pelo menos fiquei com a ideia que era um pouco sensíveis porém posso ter ficado com a ideia errada:)

Abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O crescimento é extraordinário pelo menos na forma flutuante e pelo que me apercebo a tirar nutrientes da água são uma bomba (até por se multiplicarem incrivelmente rápido). Eu não faço qualquer tipo de fertilização, não tenho substrato fértil e nunca usei testes, mas quando as coloquei no aquario e elas começaram a ficar em grande numero, notei logo um enfraquecimento nos fetos de java e elodeas...

 

Não me crucifiquem já por não usar testes... eu tenho cuidado para não sobrealimentar os peixes, sou rigoroso nas manutenções e observo muito os peixes, por exemplo a partir da sua coloração e respiração... bem sei que se usa-se teste tinha a ideia mais precisa do que se passava na água, mas são caros e acho que consigo ter um bom ambiente sem eles, basta-me ser cuidadoso.

 

Quando tiver o meu novo aquario onde vou ter Oscares (2) e mais um ou dois ciclideos comprarei testes, pois eles sujam muito a água e não quero arriscar a eventualidade de poder ter baixas.

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também desde que introduzi umas plantas flutuantes no meu aqua, (pístia e lemna) que noto que as ambúlias, as elódias e todas as plantas em geral, mesmo a higrophyla polisperma que até nasce na cabeça de um tinhoso, foram enfraquecendo, enfraquecendo.

Todas as semanas deito imensas fora, mas estou a ponderar acabar-lhes mesmo com a raça.

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que te arranjo uns pés, tiro plantas do aquario todas/quase todas as semanas...

 

Então se tiveres um bocadinho de musgo de java é que fico mesmo contente.

troca-mos contactos que eu devo de ir a Tomar este fim de semana..

 

eu tenho muso de java mas em quantidade insignificante :( se te der alguma fico com quase nada.. :| mas era de boa vontade..

 

 

EDIT: sorry fiz confusão com outro post não sei de onde... :thumbup3: em q o user era de tomar.. sendo assim é longe :( tou tramado. :P

Editado por Rui Galrão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 3 anos depois...