Pelicula gordurosa


Recommended Posts

Faço mudanças de água de 1 vez por semana (30/40%). Aumentar o fluxo de água à superficie não parece que resolva pois também já experimentei isso durante 2 semanas (acho que as plantas não gostaram muito) e, quando voltei a colocar o "chuveiro" em posição paralela à da superficie da água, tudo voltou ao mesmo.

Aditivos à água nunca coloquei nenhum excepto o "Tropica Master Grow".

Aproveito para informar que o aquário é novo (1,5 meses) e, que o mesmo já me vinha a contecer com os outros aquários. O aquário novo não tem qualquer tipo de material pertencente a um outro, ou seja é tudo totalmente novo.

 

Melhores cumprimentos,

 

Luís Cabrita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o melhor é pores uma lista de tudo o que está dentro do aquário ou que vai parar lá dentro. Pode ser mesmo muita coisa, comida, a seiva de uma planta não aquática mas vendida como sendo, um tronco, alguns produtos para plantas tem oleos e compostos carbonicos que podem provocar essa mancha, CO2 caseiro que verteu para o aquário, turfa mal lavada, etc.......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joao_m_gil:

uso granulos Sera, artémia, larvas de mosquito e mistura para Discus tudo congelado (embora ainda não as esteja a administrar, pois ainda coloquei no aquário os peixes que mantenho num outro na Costa de Caparica)

 

MiG:

uso água da torneira da charneca da caparica e a mesma tanto quanto me apercebo não tem nada de semelhante. Os outros aquários tinha-os e ainda tenho um na Costa de Caprica e sofre do mesmo problema. A água dos dois locais tem as mesmas caracteristicas (deve vir do mesmo sitio, suponho)

 

ricardo:

Não uso turfa, tudo o que está dentro do aquario foi rigorasamente lavado e fervido (troncos), comida ainda não dou porque só tenho Otocinclus, ancistrus, plecostumus e caridina japónica.

As plantas são todas da Trópica e tanto quanto sei são aquáticas (bolbos, anubias, fetos, cryptocorines...).

Não uso CO2 (mas gostava).

 

 

Obrigado a todos pela colaboração. Continuo a agradecer as sugestões possiveis.

 

 

Melhores cumprimentos,

 

Luís Cabrita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis!

 

Eu também tenho o problema da película de gordura que tu falas! Sempre que estou uma semanita sem mudas de água lá aparece ela!

Já investiguei a cerca dela e pode ter varias origem: gordura da comida, "produzida" pelas plantas, dos excrementos, etc.

Uma maneira fácil de eliminar essa gordura é fazendo agitação à superfície, mas eu penso que isso será estupidez pois apenas vais voltar a misturar essa gordura na água e ela vai-se acumulando!

Eu elimino-a nas mudanças de água pondo o sifão com a entrada na superfície.

 

 

Espero ter ajudado!

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Nuno,

 

Obrigado pela ajuda. Eu faço o mesmo, mas não a consigo eliminar de todo. No dia seguinte à da muda, lá continua teimosamente a maldita pelicula a martirizar-me os olhos e sobretudo o cérebro.

 

Melhores cumprimentos,

 

Luís Cabrita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também sofro do mesmo problema, num aquario recem montado (cerca de 1mês). Já tinha tido este problema num aquario de 120L, mas passada a maturação (estou a falar de uma real maturação, cerca de 10meses) acabou.

Ponho a hipotese de ser alguma colonia de bactérias, mas sem bases cientificas. Não tenho microscopio, mas convido-os a observarem um bocado dessa camada, se tiverem microscopio. Depois contem o que observaram.

Uma das soluções ke uso é, com um copo, retirar a camada superficial de água. Geralmente formam-se umas tiras brancas dessa matéria concentrada. Só o faço quando a situação é + grave, e apesar de n resolver nada torna a superficie + limpa.

Tenho esperanças que com o tempo ela desapareça. Até lá muitas mudas de água nunca fizeram mal a ninguém (só às costas :wink: )

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei como é que vcs lavam os vossos aquas, antes de os montarem, mas eu costumo lavá-los sempre com água e sal de mesa grosso, que é óptimo como desinfectante e não tem dificuldade em enxaguar, mesmo q não fique muito bem enxaguado, nunca fará mal aos peixes e aí não há gordura que resista.

Já me apareceu por duas vezes essa pelicula á superficie, depois de ter partido a cabeça á procura de uma explicação, e de não conseguir resolver o problema, é que descobri que me faltava 1 peixe no aqua. Havia alguém com um apetite voraz, que se lembrou de fazer a folha a um dos camaradas, só dei por isso quando descobri o osso da cabeça do peixe :wink: , que foi o que sobrou :cry: . Depois disso imprimi com o filtro um certo movimento na superficie da água e o filtro encarregou-se de limpar toda essa pelicula :lol:

Portanto tomem atenção e verifiquem se não vos falta nenhum amiguinho, pode estar aí a origem do problema :arrow:

Abraço

Jorge Costa

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

uma das maneiras de apanhar essas gorduras é com um bocado de papel de cozinha, que se passa pela superficie da água. A gordura fica agarrada ao papel, conseguindo-se retirar a maior parte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

oi!!!

 

Este tópico, já é bastante antigo, mas eu tenho um problema exactamente igual! :(

 

Todos os aquarios de agua doce que tive, tive sempre a chata da película na superficie... sem me conseguir livrar dela...

 

Gostava de saber, se há algum colega, que tenha este problema, e que posso ajudar inda mais...

 

cump

joaoo

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.