aquario da costa


macgomes

Recommended Posts

Estive recentemente a ver o material para Salgados, e ando também com ideias de me iniciar nesta vertente.

Planeio começar com invertebrados da nossa costa, especialmente por nudibranquios que são um filo que me fascina bastante.

Agradecia se alguém me puder dar alguma informação, relativamente á viabilidade de um tanque deste tipo, assim como o material para inicio num tanque de 120litros...

 

Pensei já em enveredar por um aquário de salgada baseado na fauna e flora da nossa costa. Se alguém quiser ajudar eu e o Macgomes agradecemos...

 

Já Tenho os livros da praxe dos salgados os 3 volumes, em pdf.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive recentemente a ver o material para Salgados, e ando também com ideias de me iniciar nesta vertente.

Planeio começar com invertebrados da nossa costa, especialmente por nudibranquios que são um filo que me fascina bastante.

Agradecia se alguém me puder dar alguma informação, relativamente á viabilidade de um tanque deste tipo, assim como o material para inicio num tanque de 120litros...

 

Pensei já em enveredar por um aquário de salgada baseado na fauna e flora da nossa costa. Se alguém quiser ajudar eu e o Macgomes agradecemos...

 

Já Tenho os livros da praxe dos salgados os 3 volumes, em pdf.

 

Boas aos 2 ,consegues manter um tanque de 120l na boa, mas atenção há nossa fauna que os peixitos crescem muito ate os cabozes das poças.

o que precisas para essa montagem é ,2 bombas de circulação de 3000L/H sun sun por ser mais barato um escumador para o dobro da litragem e a a peça mais importante da montagem um refrigerador , sem o mesmo esquece um aquário deste tipo.

A temperatura situa-se nos 16 a 18 graus

basicamente e isso

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, tou também a começar um salgado e gostava de saber quais são esses 3 volumes da praxe que referiram, link plz..

 

Obrigado.

 

Quanto ao refrigerador, vou tentar fazer um aquário com espécies da costa daqui da Madeira e sem refrigerador, pois tenho falado com alguma malta que diz que os peixes aguentam bem,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma duvida:

 

Numa sala onde a temperatura ambiente seja sempre entre 25 e 30 graus, manter um aquario a 16ºC não levará a condensação de agua no exterior do vidro do aquario?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma duvida:

 

Numa sala onde a temperatura ambiente seja sempre entre 25 e 30 graus, manter um aquario a 16ºC não levará a condensação de agua no exterior do vidro do aquario?

 

Cumprimentos.

 

Pois esse e um problema comum com a temp exterior mais elevada

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, tou também a começar um salgado e gostava de saber quais são esses 3 volumes da praxe que referiram, link plz..

 

Obrigado.

 

Quanto ao refrigerador, vou tentar fazer um aquário com espécies da costa daqui da Madeira e sem refrigerador, pois tenho falado com alguma malta que diz que os peixes aguentam bem,

A agua na madeira é um pouco mais quente mas mesmo assim para ter susseso tens que ter um.

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o preço mais ou menos de um chiller decente para um tanque de 120 a 200litros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua na madeira é um pouco mais quente mas mesmo assim para ter susseso tens que ter um.

 

Então achas mesmo que não me safo sem chiller? dizes isso por experiência própria ou de alguém conhecido?

 

Eu ia optar pelo chiller mas depois dizem-me que aquilo faz uma barulheira infernal e eu e os meus pequenotes dormimos perto da sala onde ficará o aquário.... e não quero sarilhos com a :) polícia, aliás, com a mulher...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois esse e um problema comum com a temp exterior mais elevada

 

 

Bem me parecia.

Haverá maneira de contornar isso sem ajustar a temperatuda ambiente? Tipo um anti-embaciante nos vidros... LOL!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Falando de Chiller`s, há aqui duas situações diferentes. No continente, A questão das temperaturas no verão, é um quebra-cabeças, quando se fala de aquários da nossa costa. Existem duas opções. O Chiller, que normalmente se liga apenas no Verão, ou ter a sala onde se encontra o aquário climatizada por um ar-condicionado. Para mim, o AC tem a vantagem de não servir apenas o aquário, mas também a nós. Alías, já se encontram no mercado Ac`s a preços bem mais acessíveis do que os Chiller`s. No Inverno, normalmente não se põe a questão da temperatura, a menos que se tenha a divisão demasiado aquecida.

Falando da Madeira, as temperaturas no Verão, muito raramente atingem os valores do continente. Logo, uma simples régua de ventoínhas de Pc fácilmente resolvem o problema, até porque, as àguas Insulares rondam os 18-20 graus.

Teço estas considerações, visto que já tive montados vários sistemas da nossa costa, nomeadamente com polvos.

Em relação ao uso de ventoínhas, e tal como escrevi num artigo da Bioaquária nº 5 sobre polvos em aquário, o ar ao ser " batido " em alta rotação, arrefece. Logo, para quem tem Sump, uma ventoínha grande, com uma rotação alta apontada para a àgua, é uma boa opção para manter a temperatura em níveis aceitáveis.

Abraço,

Paulo

 

PS- http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=946

 

De notar o preço e o consumo 1.5 Ah

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois obrigado pela tua ajuda e opinião. Quanto aos ventiladores estou a pensar montar 2 conjuntos de 4 ventiladores da jebo, que ligarei a um termómetro e programarei para disparar a certa temperatura. Quanto a esse termostato tenho tido dificuldades em encontrar nas lojas online, alguem me indica um bom?

 

Era um desses que ia comprar mas disseram-me que faz imenso barulho na sala , além de ser uma fonte de calor. 1,5 A de consumo é muito?

 

E quantos aos manuais em PDF, onde se encontram?

 

Gracias

Editado por marco macae
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal obigado pelas opinioes e ajudas....

pois eu tava a pensar em montar um aqurio de agua salgada mas onde o queria montar era numa marquize q esta aberta e a temperatura na rua esta sempre a alterar sera q mesmo assim consigo manter a aqua a temperatura ideal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...