mnunespt

Membro
  • #Conteúdo

    57
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

1 Seguidor

Sobre mnunespt

  • Aniversário 03/23/1981

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=165444
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Figueira da Foz (Coimbra)
  • Localização
    Figueira da Foz

Quem visitou o meu perfil

2131 visitas ao perfil

mnunespt's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Viva! Sei que existem pelo menos dois sais da Sera, um mais barato e um mais caro. Comprei deste sal mais caro: Sera Marin - Reef Salt - PREMIUM SEA SALT Já fiz alguns "lotes" de agua com este sal e obtive quase sempre estes resultados: KH - 5,5 Ca - 240 Mg - 1140 Estou a ver mal ou este sal é mesmo fraco? É um gasto maluco para acertar estes valores para coisas aceitaveis. Pensei que usando sal sintetico mais caro obtinha agua com parametros recomendados para um reef com corais. Que sais recomendam das vossas experiencias? Obrigado.
  2. Obrigado desde já pelas dicas. O Kalk deixa-me muitas dúvidas... Eu tenho um sistema de reposição automática de agua e podia-o usar com um reactor de Kalk. O problema é que não faço ideia como regular a quantidade de kalk, uma vez que terá de ser kalk reposto junto com a agua de evaporação. Parece-me uma coisa assim um bocado ao acaso, com tentativa e erro. E depois dependerá da evaporação da agua que irá ser diferente de inverno para verão. O reactor de Kalk parece-me pouco prático, muito susceptivel a erros e excessos e tem outro inconveniente de não repor magnésio nem elementos traço. Como o meu aquario é pequeno e vai ter poucos corais penso que com os produtos que estou a usar será mais simples e certeiro. Se fosse para um aquario maior e com mais corais (moles e não só), provavelmente usaria o Balling. Reactores de calcio e de kalk nunca me convenceram muito. Talvez seja preconceito mas tenho a ideia que são chatos de regular e estão sempre a ter variações constantes.
  3. Viva! Deixei os plantados à pouco tempo. O meu plantadado foi projectado de forma a dar para passar para reef quando fosse possivel. chegou essa hora. Estou à meses de volta do meu REEF, mas só arranquei o aquario á 20 dias. tem estado a ciclar desde então com agua do mar e metade de rocha viva e metade morta. Escumador sempre a dar-lhe, mas sinceramente ele só tirou lixo na primeira semana, Depois o aquario ficou tão limpinho que pouco ou nada tira. Penso que seja normal pois não tenho lá ninguem a morar.... Hei-de colocar com tempo, fotos da montagem, mas como ainda estou com as lampadas do plantado não obtenho aquele efeito que pretendo. (tenho as luzes sempre desligadas agora no ciclo, só ligando 1h por dia). A minha questão prende-se com a manutenção de calcio e magnésio. Vou ter 3 ou 4 corais no maximo pelo que a minha necessidade de repor (Ca Mg e KH) vai ser baixa. No entanto a agua do mar aqui na minha zona apresenta KH = 7, Ca = 360 e Mg = 900 Estou a usar Tropic Marin Bio-Calcio e Bio-Magnésio para ajustar os niveis de Calcio e Magnesio. Acontece que ainda só adicionei Magnesio, (estou a ver se acerto um valor de cada vez). Ajustei o Magnesio com o Bio-Magnésio na dose recomendada pela embalagem (fiz as contas). NÂO ADICIONEI BIO-CALCIO. Voltei a fazer os dois testes e deu-me: Mg = 1240 Ca = 440. Conclusão: o Mg subiu conforme esperado para o valor esperado, mas o curioso é que o Ca subiu também. Isto é normal? Outra questão prende-se com os nitritos. Tenho um teste de amonia mas só dá para usar em agua doce pelo que não faço ideia como anda. Como já referi tenho o aquario a ciclar à 20 dias. Já tive os nitritos a 15ppm, mas desde há duas semanas que estão nos 0,1ppm e não passam dai. Nunca mais zeram... Já os nitratos estão nos 0,5ppm, se bem que já estiveram nos 10ppm. Em vez de subirem estão a baixar. Será que já tenho bacterias Desnitrificantes em tão pouco tempo??? Qual o tempo normal de ciclagem em agua salgada? Penso que seja mais lento que em agua doce. Mas o facto de os nitritos nunca mais zerarem, e os nitratos baixarem não deixa de ser estranho para mim que vim da agua doce... Agradeço a vossa atenção desde já. Marco.
  4. Quem nunca riscou o vidro com um grão de areia preso no limpador magnético que atire a primeira pedra...

    1. Show previous comments  2 more
    2. Caseiros

      Caseiros

      eu uso o meu Gamebox lolllo

    3. libermar

      libermar

      o meu pleco e os meus ottos tratam disso. :))

    4. vitorfranco

      vitorfranco

      não atiro a pedra porque posso partir o vidro :)

       

  5. Viva! Tenho uma dúvida que gostava de esclarecer. A dúvida prende-se com a necessidade de uma unidade de Osmose Inversa vs Qualidade da Água da Rede para a água de reposição de um Reef. Ora bem, como todos sabemos a osmose inversa causa um grande desperdício de agua, e por isso queria evitar o uso da mesma a todo o custo. A minha àgua da torneira tem habitualmente e de forma muito constante os seguintes valores: pH: entre 7 a 7,2 KH: entre 1 a 2 (as vezes chega a ter Zero) NH3/nh4: 0 NO2: 0 NO3: 0 (ou valor infimo não mesurável com os testes que tenho) PO4: 0 (ou valor infimo não mesurável com os testes que tenho) SiO: (desconheço, não tenho teste) Será necessário utilizar mesmo água de osmose inversa para reposição? Para as TPA estou a pensar usar água do mar. Que me dizem a isto? Agradeço desde já a contribuição. Marco.
  6. boa noite, consegue entregar o eheim 2215 em setubal?

    discuswat@gmail.com

    grato

  7. Viva, A agua não desce, da mesma maneira que se colocares um copo cheio de agua e inverteres sobre um prato a agua não desce. Mas como já disse, estou a começar um de 100 litros e espero ir metendo fotos da construção. Assim que tiver novidades em coloco aqui.
  8. Viva! Fica aqui o meu primeiro projecto de um aquario de fundo aberto. Este tem 25 litros, e depois de pronto será oferecido à creche onde anda a minha filhota. Neste video podem se ver os primeiros testes. No entanto já estou a fazer um irmão mais velho deste. Um de 100 litros para a minha sala. Eu vou colocando aqui fotos dos dois projectos à medida que forem avançando. Cumprimentos a todos.
  9. Fosfatos abundam! Que tal exportar disto para compensar o defice?

  10. Tenho uma toalha de mesa igualzinha! Porreiras as electrovalvulas e as suas adaptações. Estão de parabens!
  11. mnunespt

    100L Novo Projeto

    Tá porreiro isso! Pelo sim pelo nao muda o difusor de sitio, não perdes nada. Quando vens cá a casa ver o meu ao vivo?
  12. Viva! Agora que o mal está feito só resta remediar. Tira a resina para fora e lava-a bem para que largue algum pó que ainda tenha. Faz uma TPA (troca parcial de agua) de 20% ou 30%. Se tiveres paciencia faz mais trocas durante a semana. Limpa o filtro e coloca uma boa camada de lã filtrante no ultimo compartimento do mesmo. Mantem uma boa circulação de agua e em 2 ou 3 dias tens a coisa resolvida.
  13. Esta é fácil. penso eu, e julgo não estar a enganar ninguem. A areia de silica liberta silicatos para a coluna de agua. No inicio das montagens aparecem sempre algas diatomáceas e similares que se alimentam de silicatos. É por isso que é na areia de silica que tens mais problemas. Quando o excesso de silica for absorvido pelas algas as mesmas deixam de o ter disponivel e morrem. A solução penso que passa por deixar o aquario estabilizar. Manter uma fertilização de Macros + Micros correcta para promover o crescimento das plantas. Com o tempo e a maturação do aquario essas algas castanhas desaparecem. Tive o mesmo problema no inicio (se reparares no meu aquario tb tenho areia de silica) E ao fim de um mês sem mexer tudo voltou ao sitio.
  14. Também acho muita graça aos peixes de fundo. Parabens pelo projecto. Está muito funcional.
  15. Quanto à sujeira do fundo, tenta manter uma boa circulação de agua, joga a saida do retorno um pouco mais à frente e direcionada a 45º para baixo. Depois uma equipe de corydoras remexendo o fundo levantam a sujeira que é arrastada pela corrente. Depois nas TPA's basta aspirares o fundo com um pouco mais de insistencia.