Comunitario Plantado 150L + Sump


mnunespt

Recommended Posts

Viva!

 

Quando era "puto" tive alguns aquarios com sucesso, mas sem fazer a minima ideia de coisa nenhuma. Penso que seja sorte de principiante.

Agora passados MUITOS anos, voltei a este fascinante hobby. Antes de me atrever a montar seja o que for passei quase 1 ano a ler este forum.

Agora está na hora de pagar a minha dívida para com este forum. Aqui ficam as fotos e descrição da minha primeira montagem desta nova geração. Perdoem desde já a falta de termos tecnicos e cientificos, mas não tenho "jeito para nomes".

 

 

Aquario comunitário plantado com sump:

 

Aquario com 3 frentes, ver fotos em baixo!

 

Capacidade:

150L + 32L na sump

 

Iluminação:

DIY 126W (24w + 24w + 39w + 39w de 4500K a 10000K)

 

Fotoperiodo:

8 a 10h

 

Sump 32L:

4 litros de ceramicas biologicas, 8 litros de filtragem mecanica (espojas, lãs e ceramicas pré-filtro)

 

Admissão de Água na SUMP:

Coluna "humida" com DURSO.

 

Retorno:

Bomba 2800l/h com desvio para filtro UV e retorno de excesso de caudal à sump. O retorno é feito por tubo dentro da coluna "humida"

 

Esterilizador UV:

5W ligado 13h por dia, com caudal aproximado de 200l/h

 

CO2:

DIY, 1 a 2 bolhas por segundo. O difusor é um reactor de bio-bolas chines em que o fluxo de agua que vem do UV faz a absorção do CO2 no ultimo compartimento da SUMP (o do retorno)

O valor de CO2 normalmente anda nos 15 a 20 ppm

 

Flora:

Várias especies, algumas não sei o nome (ver fotos) mas sei que tenho: Rotalas wallichii e rotundifolia, Cryptocoryne, Cuba, Glossostigma, Anubia Nana, etc.

 

Fauna:

5 ou 6 Guppies machos e femeas

2 Colisas

2 Botias Palhaço

5 Platys

8 ou 9 Neons

1 Botia cara-de-cavalo

1 Limpa vidros

1 Corydora

1 SAE

 

Valores habituais (com o esquema de fertilização que tenho usado):

NH3/NH4 - 0 ppm

NO2 - 0,1 ppm

NO3 - 10 a 20 ppm

CO2 - 15 a 20 ppm

pH - 6.8 a 7

KH - 5

GH - 5

PO4 - 1 a 2 ppm

Fe - 0,1 a 0,5 ppm

 

 

 

Fotos (elas explicam isto tudo melhor que eu):

 

dscf3329w.jpg

 

dscf3343s.jpg

 

dscf3344f.jpg

 

dscf3331v.jpg

 

dscf3333.jpg

 

dscf3337.jpg

 

dscf3339m.jpg

 

dscf3340i.jpg

 

dscf3347v.jpg

 

dscf3346u.jpg

 

dscf3352i.jpg

 

dscf3381o.jpg

 

dscf3391.jpg

 

 

 

 

Cumprimentos a todos.

Editado por mnunespt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Só mudava era a fauna de resto está 5*...

 

Já meti mais dois botia palhaço mas já são um pouco grandes para este aquario. Têm 7 ou 8 cm.

Se eu arranja-se um cardume de botias palhaço de 3 ou 4 cm, metia um aqua só de botias palhaço. Adoro esses peixes.

Agora já tenho 4, se for arranjando mais, principalmente pequenos, vou tirando os outros peixes.

 

Então e que peixes punhas tu aqui? Ciclideos?

 

 

Abraço,

 

 

Marco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Cada botia palhaço pode atingir 30cm's e percisa de um aquario com um minimo de 300L.

 

Gostei do teu aquario, não tenho nada contra os peixes que tens, se gostas deixa estar. Mas se no futuro, não poderes ter um aquario bem grande não compres mais bótias palhaço que os que tens já são de mais... mas por agora estao bem! (eu não quero mandar a baixo, estou-te apenas a alertar)

 

Cumps, Rafael Silva

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hola a todos

 

esta bem bacana o aquario, mas acho que corydoras faltam algumas, vivem melhor em colonia de no minimo 3 a 5, ja os botias concordo com o amigo que disse que ja sobram, vale apena resaltar que elas adoram escoderijos e nao vi nenhum no teu aqua, alem doque elas reviram bem as areias e substratos, mas percebi que tens boas pedras no dique, agora a sump que locura só sendo muito corajoso e bem atrevido, esta otimo, no mais diga me uma coisa a quato tempo o aquario esta em funcionamento? pois percebi um certo amadureciment nas pedras, esta muito bom gostei muito.

 

cumps

tina pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Os botias palhaço são mesmo a minha perdição... Não resisto quando os vejo nas lojas.

Se juntar mais terá de ser dos pequeninos e só ficarão no aquario até crescerem, depois teria de os trocar. Sei que o aquario é muito pequeno para eles.

 

Em relação a esconderijios de facto este aquario tem imensos. Só que estão mesmo escondidos. Aliás já tive dias para encontrar alguns peixes e descobri cada toca em cada sitio mais inimaginável... Os botias pequenos tinham uma gruta grande. Mas agora os dois maiores botias que meti ficaram com ela, os pequenos arranjaram outras duas grutas muito boas, uma delas eu nem a conhecia. Fica no rio de areia, tem um tunel comprido entre as pedras até ao substracto fertil. É muito engraçado ve-los sair de lá. Mas eles nunca vão para lá directamente no caso de se quererem esconder. Penso que deve ser instinto para não "darem a conhecer" o esconderijio.

 

O aquário está assim montado faz 3 meses. As plantas que eram todas pequeninas estão enormes, e vou ter de fazer uma poda pois já está tudo a bater na tampa. Em breve ponho fotos.

 

Marco.

Editado por mnunespt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Ainda bem que tens a noção que esse aquário é pequeno para os botia, contudo se tens possibilidade de fazer um maior no futuro vai em frente, pois são peixes fantásticos...

 

Gostaria de ver uma actualização do aquário, podes postar uma foto?

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Viva!

 

 

 

Já meti mais dois botia palhaço mas já são um pouco grandes para este aquario. Têm 7 ou 8 cm.

Se eu arranja-se um cardume de botias palhaço de 3 ou 4 cm, metia um aqua só de botias palhaço. Adoro esses peixes.

Agora já tenho 4, se for arranjando mais, principalmente pequenos, vou tirando os outros peixes.

 

Então e que peixes punhas tu aqui? Ciclideos?

 

 

Abraço,

 

 

Marco.

 

Sem dúvida que eu metia ciclideos... Mas lá está isso sou eu não te estou a mandar por... Cada um tem o que gosta e se tu gostas de botias mete botias...

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos pelo feedback.

 

Deixo aqui umas fotos para actualizar o topico

 

Fotos de há 2 dias atrás (antes da poda)

dscf3400q.jpg

dscf3401j.jpg

 

Ontem, depois da poda:

dscf3403q.jpg

dscf3404i.jpg

dscf3406er.jpg

 

 

Tenho saudades das rotalas, estavam tão lindas...

 

Agora andam-me a aparecer GREEN SPOTS. Normalmente é falta de fsfatos. Mas eu tenho 1 a 2 PPM de Fosfatos. Penso que o problema seja o CO2 que anda fraco. Anda a impedir a absorção dos restantes nutrientes. Nunca mais tenho o pressurizado a funcionar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

pode ser é excesso de nutrientes ou uma fraca filtragem

 

Em relação ao aquário, esta fixe, só falta é o tapete fechar

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Epa que Aquario espetacular meu lol, fiquei parvo com esse sistema de filtragem espetacular mesmo ve-se mesmo que a agua fica impecavel.

Curti muito do espaço a nivel das plantas acho fixe e o centro em areia branca fina esta brutal. eu axo que na zona onde tens plantado penso eu que seja um tipo musgo mas pequeno penso que ficava giro todo preenchido em volta ate as rochas =) e so uma opiniao mas ta simples e bonito.

Eu ainda sou muito cru nisto lol.

Cumprimentos.

Editado por proafi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Gostei bastante desta montagem, agora é esperar até começar a ganhar volume. Gostei particularm. da sump, está muito bem pensado. Gostava de ver essa sump ao vivo, uma vez que somos vizinhos.

Cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A antiga sump tinha 32L, esta nova tem 40L, logo não é mais pequena. Mas não é relevante o facto de ser maior ou mais pequena. É sim uma sump mais vertical e tem uma area de retorno maior, o que permite usar um maior caudal sem ficar a bomba em seco.

 

Está aqui tudo neste tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=165128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tinha visto esse tópico.. mas ainda não tinha lido com atenção.. banana rock tiveste de fazer o compartimento de retorno maior, ok..

mas eu tava a achar a antiga tão pratica e funcional.. com aquelas divisões.. :twisted:

 

já agora posso te pedir uma opinião num tópico que eu fiz.. pff

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=165747

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.