Jungle Stripes


Fábio Silva

Recommended Posts

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva pessoal.

 

Obrigado pelos comentários, até me sinto lisonjeado :).

 

Bem este aquario não está a correr lá muito bem.

 

Estava com muitas crias, a alimentar regularmente com bioplus e tive um boom de Ostracoda(Cypridopsis vidua), eram as várias dezenas em tudo o que era sitio.

 

Os pequenos começaram por me desaparecer, isto porque os Ostracod's começaram a competir com eles por alimento.

 

Resultado fiquei com mesmo muito poucas crias.

 

Estive a pensar e decidi combater os Ostracod's.

 

Tenho observado que os aquários com pouca corrente são mais susceptíveis a ter um maior numero de Ostracod's.Ou seja como eu tenho a flauta do filtro(2213) sem tampa, controlo o fluxo do filtro encostando-a ao vidro para dar mais corrente e afastando do vidro para diminuir a corrente.

 

Então o que é que eu fiz? Limpei a esponja de entrada e coloquei a tampa na flauta.

 

Deixei por duas semanas o aquario com muita corrente e consegui eliminar 70% dos Ostracod's.

 

Agora voltei a diminuir a corrente e ja vejo alguns recém nascidos pelos aquario.

 

Para quem não sabe o que é um Ostracod veja este video.

 

 

 

Abraços

Editado por Fábio Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

 

Logo agora que te tinha dito que os próximos iam ser os CRS.....

 

Pelo que estive a ler dessa praga são crustáceos, e que eu tenha lido também termina da mesma maneira que uma praga de caracóis.

 

Penso por se tratar da espécie de camarões que são não tenhas aplicado o fluvermal, mas não estou a perceber como é que a circulação de agua pode acabar com essa praga?

 

Informação que recolhi resumida:

 

"Ostracodas são crustáceos em forma de semente. Elas são normalmente um pouco maiores que os copépodos. Elas se movem da mesma maneira que eles, comendo todo o tipo de coisas nos vidros/plantas/superfícies, etc, e você pode vê-las andando dentro do substrato também. Algumas vezes nadam em espaços abertos parecendo abelhas bêbadas. Realmente bacanas, inofensivas. Ótimas para aquários, já que limpam o interior do substrato e são um sinal de que a água está limpa."

 

Se não é pela qualidade da agua, como é que aparecem?

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Os Ostracods existem em quase todos os aquários, se observares bem vais ver que também existem nos teus, como aparecem não faço ideia o que é certo é que nos 10 aquários que tenho, todos têem.

Eles não são prejudiciais aos camarões apenas competem por alimento com os recém nascidos, alimentando-se dos microorganismos que são essenciais nos primeiros dias de vida.Quando a colónia de Ostracods aumenta faz com que os pequenos não consigam ultrapassar os primeiros dias de vida que são fundamentais para puderem vingar.

Não sou apologista do uso do fluvermal, pois destroi drasticamente o ciclo do aquario, embora já o tenha usado em casos extremos de planarias e Hydras.

Para reduzir o seu numero, o fluvermal não resulta pois em todos os aquários em que o usei, para o combate de Planarias e Hydras, eles sobreviveram ao tratamento.

 

Pelo que li em vários fóruns há pessoal que usa peixes e armadilhas para os eliminar, peixes estava fora de questão e a armadilha não funcionou lá muito bem.

 

Eu usei um pouco a lógica, pois reparei que se em aquários no qual a água era pouco movimentada eles se reproduzem mais fiz o contrario e resultou.

 

Consegui contar hoje 18 stripes com mais de uma semana vida, vamos la ver se isto se recompõe ;).

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio,

 

Desde já os meus parabéns pelo teu projecto e pelo tópico, que está intressante de se ler.

 

Não sou apologista do uso do fluvermal, pois destroi drasticamente o ciclo do aquario, embora já o tenha usado em casos extremos de planarias e Hydras.

Para reduzir o seu numero, o fluvermal não resulta pois em todos os aquários em que o usei, para o combate de Planarias e Hydras, eles sobreviveram ao tratamento.

Julgava-me informado acerca do Fluvermal, até já o usei duas vezes, e embora ja tenha lido isso, sempre constatei e li que não interfere com as colónias do aquário, antes pelo contrário, li noutro forum português que poderá fazer o efeito contrário e criar um boom de bactérias que vai reduzir a quantidade de O2 drásticamente para valores fatais em aquários pouco oxigenados. Usei para desparasitações internas e os resultados são bons.

 

Obrigado

Cumptrs

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio,

 

Desde já os meus parabéns pelo teu projecto e pelo tópico, que está intressante de se ler.

 

 

Julgava-me informado acerca do Fluvermal, até já o usei duas vezes, e embora ja tenha lido isso, sempre constatei e li que não interfere com as colónias do aquário, antes pelo contrário, li noutro forum português que poderá fazer o efeito contrário e criar um boom de bactérias que vai reduzir a quantidade de O2 drásticamente para valores fatais em aquários pouco oxigenados. Usei para desparasitações internas e os resultados são bons.

 

Obrigado

Cumptrs

José.Dias

 

Obrigado, tento expor todos os desenvolvimentos e questões que me surgem nos tópicos dos meus aquários, para que os problemas que enfrento possam ajudar quem passe pelos mesmos.

 

Eu sempre constatei que o fluvermal mata as colónias de bactérias nitrificantes, pois a primeira coisa que vejo após um dia de tratamento é uma espécie de película de gordura bem espessa que quase faz espuma, o que é sinal de bactérias mortas.

Acho que nestas situações devemos guiarmo-nos tanto pelo que lemos como pela experiencia que vamos ganhando.

 

Basta pesquisar no Google pelo princípio activo do fluvermal, “Flubendazole e nitrifying” que vais ver que 90% das informações, para a aplicação do fluvermal em aquários, mostram que destrói as bactérias.

 

No caso de peixes isso pode não ser de grande relevância pois um pico a menos ou a mais não faz diferença…Nos invertebrados a coisa é diferente, um pico de amónia pode por fim a uma colónia inteira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá,

 

Vi as tuas fotos dos stripes e reparei que alguns deles são castanho e não têm riscas. Tenho também stripes assim e gostava de saber se é normal.

 

Tenho reparado que na descêndencia destes, alguns vêm stripes e outros não, é normal? Tenho stripes verdes e também amarelados deste estilo.

 

Achas que é normal na espécie?

 

Abraço

 

 

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também já tive essa praga de Ostracod's, o problema a longo prazo a meu ver e o aumento da carga orgânica, micróbios e bactérias que as mesmas promovem, podendo desta forma originar problemas nos camarões como ataques de micróbios originado a morte súbita ou a debilidade dos camarões mais fracos.

O problema que tive com elas, como aqui foi dito é o desaparecimento das crias dos camarões depois de umas 2 semanas já não se vê nenhuma, para além do facto das mortes súbitas de camarões, embora a água dos mesmos esteja nos requisitos ideias da espécie.

O que fazer para acabar com elas num caso extremo removi o substrato todo do aquário e introduzi crias de espadas recém-nascidas, embora de cabo delas todas ficam sempre alojadas nos filtros prontas a repovoar o aquário logo que surja a oportunidade.

Outra solução e montar um novo aquário tendo o cuidado de usar apenas um centímetro de substrato de preferência novo, e fazer o tratamento prévio de tudo o que vamos introduzir no aquário plantas e troncos com Fluvermal em recipientes, e claro que isto requer o seu tempo, mas evita o aparecimento de Ostracod’s Planarias e caracóis indesejados, tendo também o cuidado de usar material previamente lavado evitando a partilha com outros aquários.

Outra ideia que já tive foi por a possibilidade de usar um filtro UV mas não sei se são adequados a aquários de invertebrados deixando aqui a questão aos entendidos.

 

PF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal.

 

Ricardo sim é normal, os stripes são mesmo assim, uns nascem sem riscas e outros com. Se reparares nas minhas fotos vez que existem dos dois tipos.Tenho alguns stripes dos sem riscas separados e tenho tido descendencia com riscas.

 

Para breve coloco fotos :) ja tenho uma boa quantidade de putos com cerca de meio centimetro a petiscarem pelo aquário.

 

Clik, acho que não é necessario sermos tão radicais com os Ostracods, eles não fazem mal, apenas competem por alimento.Eu resolvi a situação como descrevi, e até agora tenho tido uma boa taxa de sobrevivencia dos pequenos.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Aqui fica uma actualização, parece que a colónia se está a compor :).

Finalmente!

 

img0269sw.jpg

img0303tro.jpg

img0270bw.jpg

img0271sd.jpg

img0275c.jpg

img0302hc.jpg

img0299xk.jpg

img0297e.jpg

img0296rm.jpg

img0288nl.jpg

img0289qn.jpg

img0291wp.jpg

img0293ts.jpg

img0294im.jpg

img0295xw.jpg

img0292ih.jpg

img0283sy.jpg

img0280ux.jpg

img0278ga.jpg

img0277de.jpg

img0285x.jpg

img0286av.jpg

img0287jl.jpg

img0276r.jpg

img0273ug.jpg

img0272b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite, Fabio

 

Se não te importares, podes actualizar este tópico com imagens?

 

De preferência, imagens de juvenis. :puppydogeyes::priere:

 

É para comparar com os meus.

 

Cumprimentose Obrigado,

 

Marco Alves

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Obrigado labutes :) sim são bem riscados.

 

 

Marco as ultimas fotos que coloquei são recentes,têm apenas 15 dias, estar a tirar fotos agora vai dar ao mesmo estão pouco ou nada maiores e os mais pequenos é muito difícil pois são da cor do substrato.

 

Como podes ver os que estão nesta foto não têm mais de um mês ou dois de idade.

 

img0278ga.jpg

 

Mas porquê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Fábio

 

Porque acho que os meus são diferentes dos teus.

Deixo aqui uma foto, para veres e opinares.

 

Obrigado,

 

Marco Alves

 

SDC10056.jpg

Editado por Fábio Silva
inserir html na foto ;)
The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco os teus camarões são Stripes a qualidade é que não é tão boa.

 

Um stripe pode até nem ter qualquer risca, depende é dos genes que tiver, eu tenho fêmeas sem riscas que dão descendência com boas riscas.

 

Não há qualquer sistema de grades para os Stripes mas conheço 3 tipos:

 

- sem riscas

- com riscas pouco sólidas quase transparentes

- com riscas sólidas de várias cores( pretas, castanhas, vermelhas)

 

Um Stripe tem sempre 7 riscas ao longo do corpo todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho muitos com as riscas semi transparentes como te tinha dito antes.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Ricardo agora é só juntares com os melhorzitos que ai tens ;) e vais ver que começas a ter descendências mais sólidas, e mesmo aqueles que nascerem mais transparentes vão ter genes dos sólidos, é só questão de ires apurando e despachando os excedentes.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou fazer, amanhã vou ter de arranjar tempo para fazer manutenções nos aquas.

 

Abraço

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, Fábio

 

Por me teres, tirado aas duvidas. Estou a pensar, adquirir mais alguns, neste momento tenho só 7 (penso eu). :confused4:

 

Já, agora, este confirmasse que é também um Stripes? :eusathink:

 

SDC10102.jpg

 

Agradecido,

 

Marco ALves

Editado por luky
The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é uma fêmea Stripes e pelo que parece das sem riscas.Gosto muito dessas fêmeas com olhos brancos/cinza, tenho umas quantas assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é uma fêmea Stripes e pelo que parece das sem riscas.Gosto muito dessas fêmeas com olhos brancos/cinza, tenho umas quantas assim.

 

 

Fábio,

 

Mais uma vez, obrigado por tirares as duvidas, sobre eles.

Vou ver, se no fim de semana, coloco fotos do aquário de onde eles estão.

Eu sei que este não é otópico, mas como estão os Black Tiger?

 

 

Marco Alves

Editado por luky
The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada, é para isso que cá estamos ;) para ajudarmo-nos uns aos outros.

 

Sim coloca fotos do teu aquario de stripes, ao menos faz companhia ao meu que era o único, publicado cá, dedicado a esta bela espécie.

 

Ps: os BT estão todos bem, vou actualizar para breve.

 

Abraço

Editado por Fábio Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste, momento, estão juntos com CBS + 4 Corydoras habrosus (que sairam dali, só foram colocadas, por causa de ter tido planarias).

 

Marco Alves

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

li por aqui que os babaulti nao se cruzam com red cherry.

eu tenho babaulti green e red cherry num comunitario,alguem k me explique como é k tenho babaultis reds juvenis.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,

 

 

das duas três.... ou não são reds, ou não são babaulti.

 

os neocaridinas heteropodas var red não cruzam com camarões do complexo babaulti. pode ter acontecido q em vez de teres babaulti green tenhas neocaridinas heteropodas var green e neste caso existe cruzamento visto serem mesma espécie mas diferente apuramento.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais