Aquário de Reprodução


Vlad

Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aquário só para reprodução de Mollys com cerca de 20L. Fora o falecimento dos progenitores tudo corre às mil maravilhas, dos 23 alevins, 22 completaram ontem 15 dias de vida. Esta é também a minha primeira experiência de reprodução.

 

Mas tenho a sensação que estou a perder o controlo do aquário em questão com o crescimento dos alevins. Penso isto porque além do aparecimento de uma espécie de espuma no fundo do aquário (ao que sei são bactérias) as plantas dispararam no crescimento, concluo que nutrientes e CO2 não devem faltar, mas os peixes vão continuar a crescer e isso preocupa-me.

 

Dado que os frutos desta primeira experiência serão para oferta, peço-vos ajuda para estas questões:

 

1. Como habituar os alevins a água doce com pH mais próximo do neutro? Afinal, a maior parte das pessoas não têm ambientes adequados às Mollys.

 

2. Com que idade poderei oferecer os alevins, assumindo que irão para aquários comunitários habitados pelas mais variadas espécies?

 

3. Num futuro aquário de reprodução, deverei tirar o areão e as plantas para mais fácil manutenção? Poderei colocar plantas que não necessitem de areão?

 

Qualquer conselho para esta fase do crescimento e para futuras ninhadas são bem-vindos.

 

Obrigado

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh meus amigos... :) não posso crer que ninguém tem umas dicas para me dar...

 

Vá lá que eu pago o almoço! ;)

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Vlad,

 

Não sei se ainda vou a tempo mas vou tentar...

 

1) Todas as transições de características químicas da água e de salinidade devem ser feitas com suavidade com as crias ou peixes muito jovens, apesar das Molinésias mais conhecidas serem peixes que suportam confortavelmente transições bruscas nestes parâmetros.

A temperatura também influencia muito a resistência às mudanças da composição da água.

Não devemos esquecer que as Molinésias sendo animais de estuário há de facto algumas populações que podem ser avistadas e colectadas em alto mar a várias centenas de quilómetros do rio mais próximo e outras em lagos e rios de água doce apenas.

 

 

2) A idade não tem importância... o tamanho sim !

Menos de 1,5 cm é fornecer comida viva aos habitantes de certos aquários comunitários, contudo o meu conselho vai no sentido de se estudar primeiro o aquário de destino e só em função disso tomar uma decisão final.

Há peixes de boca grande que só comem vegetais e peixes de boca pequena que adoram comer seres vivos, nomeadamente porque uma boca pequena pode em certas espécias transformar-se num “ bocarrão escancarado “ que permite a entrada de presas com 1/3 do tamanho do seu proprietário.

 

3) Quanto maior for o aquário menos necessidade há da dita manutenção, porém « quem não tem cão caça com gato » e 20 litros são 20 litros.

Um aquário desta capacidade é o ideal para um tanque de quarentena ou tanque hospital, contudo sempre é melhor do que nada.

Os aquários mais pequenos atingem o ponto de saturação mais rapidamente e têm menos capacidade para manterem um número elevado de peixes ( mesmo com ajuda de potente equipamento de apoio ).

Repetindo-me uma vez mais queria acrescentar que as Molinésias são peixes exigentes quanto ao espaço ( e não só ).

Para quem tenha um pouco de terreno, em meados de Abril ponha as suas Molinésias fora de casa ( basta um lago bem plantado com 10 m3 ).

Em Setembro, se tiverem alimentado bem os vossos veraneantes verão a quantidade de peixes com que a natureza vos presenteará e o tamanho das barbatanas dorsais dos novos machos nascidos ao ar livre !!!

Preparem-se para verem exemplares de certas variedades atingirem os 15 cm ( às vezes um pouco mais ), isto se não houver grande consanguinidade entre elas..

Em último caso um aquário com cerca de 60 X 30 X 35 cm com uma rede a uns 10 cm do fundo e uma parede de acrílico não transparente a outros 10 cm de uma das faces laterais respeitando os 10 cm do fundo a que a rede se encontra ( para permitir que os recém nascidos possam completar o acto do nascimento com pelo menos uma imprescindível vinda à superfície ), pode resultar.

Prefiro nem pensar nesta última hipótese e voto no lago de jardim ( para quem pode claro ).

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais