carvao activado


Recommended Posts

Olá a todos e muitos parabéns ao site, :split:

 

tenho lido muito e aprendido tambem com vossas duvidas :wink: e questoes, a minha duvida é a seguinte...

tenho um filtro externo tetratec 600 que esta a trabalhar á 4 dias, devo deixar o saco do carvao activado no filtro sempre ou tiro após 10 dias de utilização?????

desde já um obrigado a quem esteja disposto a me escleraçer esta duvida! :Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pessoalmente não utilizo carvão activado nos meus filtros, excepto se quiser retirar da água restos de medicamentos que tenha utilizado anteriormente! Como já há anos não utilizo medicamentos nos meus aquários, há já muitos anos que não utilizo sacos ou as "rodelas" de carvão activado que vêm com os filtros.

 

Pessoalmente não aconselho a utilização sistemática do carvão, mas há sempre quem ache o contrário!

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, o aquario foi novo e tanbem como as plantas e areias, a água foi posta pela 1ª vez.

o aquario tem algumas plantas e nao é um aq de fundo plantado, nao tenho co2 visto que nao tenho peixes com essas nessecidades

usei tambem um frasco de aquasafe para a agua, foi por isso que pergunto-vos se devo tirar o carvão!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

bem, o aquario foi novo e tanbem como as plantas e areias, a água foi posta pela 1ª vez.

Podias deixar o carvão...

 

 

 

o aquario tem algumas plantas e nao é um aq de fundo plantado, nao tenho co2 visto que nao tenho peixes com essas nessecidades

Não são os peixes que precisam de CO2...

 

 

 

usei tambem um frasco de aquasafe para a agua, foi por isso que pergunto-vos se devo tirar o carvão!

Retira o carvão...

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão é um elemento filtrante mecânico que possui capacidades de filtração de partículas extremamente minúsculas i.e. microscópicas. Para teres a noção da desta filtração é o facto do mesmo, entre outros, possuir a faculdade de retirar medicação da água.

Podes usar carvão activado para retirar medicação, criar ambientes de água cristalina, entre outros. O carvão usado regularmente sem motivo directo à sua utilização não traz vantagem. Os seus orifícios minúsculas irão assim entupir rapidamente, irão fixar sujudade no interior do filtro e a médio prazo fará mais mal do que bem.

Conclusão: usar carvão activado só em casos exporádicos e com finalidades específicos e retirá-lo de seguida (máximo 1 semana dentro do filtro).

 

Se procedeste à instalação do teu aquário recentemente deverás unicamente possuir dentro do teu filtro as esponjas para a filtragem mecânica e os elementos colonizadores (cerâmica biobolas, etc.) que vinham com o mesmo para a futura filtragem biológica depois do mesmo ciclar.

 

O espaço vazio onde estava o carvão poderás deixá-lo assim mesmo i.e. vazio para numa eventual necessidade futura de vires a necessitar de colocar carvão activado (o que provávelmente não virás a necessitar) ou poderás adquirir mais elementos para fixação de células nitrificantes tais como cerâmica ou biobolas, aumentanto assim a capacidade de filtragem do teu aquário.

 

P.S.: depois de utilizado o carvão activado é lixo.

Editado por LuisGarces
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal.

 

Luis, aproveito o teu post, para tirar algumas duvidas que sempre tive em relacao ao Carvao activado. Ora eu uso em todos os meus aquarios, ate porque faz parte de todos os packs de media dos Filtros de ultima geracao. Sempre achei que o carvao faz parte Essencial da filtragem pois, acredito que faz mais do que simplesmente suster medicamentos presentes na agua. Nao sou quimico, mas acredito que a nossa agua potavel traz outros quimicos tao severos ou mais que o Cloro, e o carvao encarrega-se de os suster a todos.

Tenho um sistema de tratamento de agua com 20Litros onde tenho Turfa, Carvao activo e circulacao + ar(Venturi), devo dizer que os resultados ate agora tem sido impecaveis.

 

Acredito piamente que a presenca de C. activo no filtro ou no tratamento previo da agua, a aproxima/purifica para mais perto da realidade de um rio.

O que dizes?

 

Cumprts

Jose.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão quando afirmas que a nossa água potável traz elementos duvidosos quanto a possíveos efeitos nefastos que muitas das vezes só se manifestam a médio longo prazo não só na fauna como também na flora.

Não é prático mas seria perfeitamente possível montarmos e fazermos TPA's com àgua destilada ou preferncialmente de osmose inversa à qual adicionaríamos os sais minerais necessários e assim teríamos um ambiente fechado e praticamente imune a possíveis elementos agressores presentes na água da torneira.

 

Posso te dizer como tenho procedido no meu aquário, tenho feito por via de senso pessoal e fruto de algumas leituras. Tenho instalado à saída da torneira que uso para o meu aquário dois filtros grandes um de sedimentos (que lavo com alguma frequência) e outro de carvão activado (que mudo anualmente) e tenho também em linha um esterilizador de UV. Esta água serve para o pessoal cá de casa beber. A coisa ficou +/- por 400,00 €.

- Na montagem: os vidros foram desinfectados com álcool, todo o substrato foi previamente fervido e foi utilizada a água proveniente desta filtragem e adicionado AquaPlus e Cycle da Nutrafin.

- Ciclagem: pela adição gradual de amónia até ao final do ciclo (aprox. 45 dias), só após é que entraram os primeiros peixes.

- TPA's: utilizo a água da torneira que passam pelos filtros que já referi para dentro de um bidão de 50 litros à qual junto AquaPlus, coloco uma bomba de circulação bem como um aquecedor previamente regulado à temperatura do aquário.

 

Os meus filtros possuem unicamente filtragem mecânica através de esponja e fibra e filtragem biológica com biobolas e cerâmica.

 

Os filtros de carvão são filtros designados de químicos que retêm elementos microscópicos e devem (em minha opinião) serem usados esporádicamente, em casos específicos e em cursos espaços de tempo devendo ser susbstituídos com frequência principalemente quando usados permanentemente pelo facto de quando se encontrarem saturados (e saturam facilmente) fazem mais mal do que bem e não são laváveis pois os poros não se desobstruem por via da limpesa. Posto isto, a não ser necessário a presença permanete de carvão activado dentro do filtro pois teria que o estar sempre a substituir, tenho sempre algum de reserva para alguma eventualidade.

 

Tratamentos, quando necessários nunca os faço dentro do aquário principal. Tenho um mais pequeno para tratamentos e quarentenas que utilizo aquando de novas aquisições (nada vai para dentro do meu aquário sem antes estar pelo menos 15 dias de quarentena, não vá o diabo tecê-las).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde ja obrigado pela tua resposta.

 

Ao fim ao cabo, tal como eu, tambem nao confia na agua da torneira e nos seus axexos quimicos com Uv, Carvao e outra de sedimentos montados na saida da torneira.

A ideia de filtrar a agua da sua casa parece-me muito intressante, todos queremos uma nascente de agua pura o mais perto possivel.

Nao sabia acerca da saturacao do Carvao, pensei que fosse re-utilizavel depois de lavado. Troca o seu carvao anualmente, como assim se este satura tao rapido?

 

 

Obrigado

Cumprts

Jose.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se alguma vez utilizou os elementos filtrantes que me refiro. São aqueles copos grandes dentro dois quais se colocam tubos que possuem elementos filtrantes para propósitos distintos, existinto inclusivamente para retirar calcário o que é excelente para colocar antes das máquinas de lavar louça e roupa.

Obs.: a água que passa pelos cristais para retirar o calcário é imprópria para consumo.

 

A água de torneira possui algumas impurezas mas também não são assim tantas e alémdo mais, como referi, existe um préfiltro em rede de 5 microns que esse sim é lavado com frequência (aprox. 1 X ao mês). A frequência de substituição está directamente relacionada com a quantidade de impurezas retidas o que faz bloquear o normal caudal de água. Assim sempre que o caudal de saída da torneira baixa, limpo o filtro de rede. Se o caudal continuar baixo é porque o filtro de carvão está já obstruído e na altura de ser substituído.

 

Quando o adquiri foi-me dito que o mesmo em situações de utilização com pré-filtro e ligado à rede pública poderia dar até para mais tempo. De facto, até agora tenho este sistema a funcionar há três anos e sustitui o filtro de carvão por duas vezes e já está a pedir novo cartucho.

 

Alguns destes sistemas vêm com manómetro de medição de pressão o que ajuda a monitorizar o estado dos elementos filtrantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

para os mais desfavorecidos financeiramente, o carvão activado pode re-activar-se e não é lavando mas sim pondo-o no tabuleiro do forno durante pelo menos 30 minutos a 300º C.

assim pode re-utilizar-se com segurança e eficácia como se fosse novo e pode fazer-se esta operação muitas vezes.

eu utilizo carvão permanentemente nos meus aquas com excelentes resultados, mas não poderia fazê-lo se tivesse que comprar carvão novo de cada vez.

quando não se quer fazer esta operação de re-activar o carvão, lembrem-se que o carvão tambem funciona bem como filtrante biológico uma vez que é poroso e portanto quando está saturado de quimicos, não os liberta para a água, apenas pára de os absorver.

 

Cumprimentos

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.