AJUDA PARA MONTAR NOVO AQUA


MOX

Recommended Posts

Boas

 

Já que tive problemas com o meu aqua, e agora vou ter de recomeçar de novo, gostava de saber algumas opiniões:

 

Que substracto devo usar?

Quais as plantas?

Que tipo de pedras?

 

O Aqua tem 40X40 de 60l

Tenho filtro de cascata

Areia preta

1 bonito tronco

Muito musgo

 

Quando montado deve ser aspirado?

Que quantidade de comida deve ser dada? não existe nenhuma medida rigorosa?

Devo usar oxigénio para as plantas?

 

Desde já obrigada pelas opiniões.

 

Abraços fiquem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que substracto devo usar? O que tens (areia preta)

Quais as plantas? Plantas podes visualizar algumas aqui -> Plantas para aquários de invertebrados.

Que tipo de pedras? Que não alterem os parâmetros da água (ex: basaltos)

 

 

Quando montado deve ser aspirado? Sim mas com mangueira fina (daquelas de tubo de bomba de ar (cuidado com as crias)

Que quantidade de comida deve ser dada? não existe nenhuma medida rigorosa? Depende da quantidade de camarões e da maturaçao do aquário (micro-organismos).

Devo usar oxigénio para as plantas? Com o filtro de cascata e a baixa temperatura que esses camarões precisam, não será necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Mox

 

As plantas necessitam de nutrientes (macro e micro) entre outras coisas "off" substrato.

O que normalmente se aconselha é teres um substrato fertil com um outro tipo de areão ou areia por cima para evitar excesso de nutrientes na coluna de agua.

 

Alem disto ajuda a poupar o substrato fertil, durando assim mais as suas propriedades no aquario.

 

No entanto ha quem n queria colocar substratos ferteis e assim sendo faz a sua propria fertilização das plantas por liquidos proprios ou pequenas capsulas que são colocadas no areão inerte.

 

Perante isto so tu podes escolher que areão desejas.

Pessoalmente gosto deles escuros para realçar as cores dos camarões.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Sendo que é para Crytal Red..

 

Que substracto devo usar? ADA Amazónia I ou II ou qualquer outro substrato que regule o pH e baixe as durezas.O ada é o mais fácil de encontrar em Portugal, um saco de 9 litros chega para esse aquário, é um investimento de 30 e poucos euros mas que faz muito a diferença pois se queres ter os crs sem grandes preocupações com parâmetros é o melhor. Um exemplo, é melhor comprar ada e conseguir que os crs sobrevivam e por sua vez reproduzam do que ter substrato inerte e depois tens uma subida de ph inesperada e la morrem todos, ou seja poupou-se no substrato, gastou-se nos camarões..

Quais as plantas? Plantas low tech e muito musgo.

Que tipo de pedras? Eu pessoalmente não gosto de colocar pedras com crs's pois mesmo que "sejam" inertes ajudam sempre a subir as durezas, e a desgastar o substrato.

 

 

Quando montado deve ser aspirado? Sim eu aspiro tipo de 2 em 2 meses.

Que quantidade de comida deve ser dada? não existe nenhuma medida rigorosa?O suficiente para desaparecer no mesmo dia, se eles deixarem de comer retirar.

Devo usar oxigénio para as plantas?Não porque faz subir o ph.

Editado por Fábio Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo usar oxigénio para as plantas?Não porque faz subir o ph.

 

Oi Fábio,

 

Só discordo um pouco nesta tua última afirmação, embora a oxigenação faça subir o pH (ligeiramente - dependendo do CO2 dissolvido) é muito melhor ter a água rica em oxigénio do que em CO2 - principalmente para as crias e utilizando o bioplus. A oxigenação que faço, como sabes, é deixar a flauta do filtro um pouco acima da água e deixar a água agitar qb a superfície da mesma.

 

 

Abraço

 

 

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Caros,

 

Vou aproveitar este tópico para fazer algumas questões.

 

Estou a ponderar iniciar-me nos invertebrados.

Tenho visto por aí que normalmente sugerem areão preto para realçar as cores dos habitantes. Que tipo de areão existe em preto e barato?

Gosto muito de ver areia da praia por lá mas tem o problema de ser muito esbranquiçada e podendo aí perder-se algumas das cores dos habitantes.

 

Por que tipo de animais sugerem eu me iniciar já que não tenho qualquer experiência nesta área.

 

Antes de mais obrigado.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areia da praia faz subir o pH por isso poderá não ser uma boa escolha.

 

Tens areão preto à venda em sacos e avulso em lojas de aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais