Plantas para aquários de invertebrados.


Hugo R. Silva

Recommended Posts

Boas a todos (ex.mº Sr. Dr. Eng. Mod. Fernando Freire chamado :))

 

Desejo encontrar alternativas ás plantas que normalmente utilizo nos meus aquários de invertebrados (camarões).

 

Sabendo que não terei CO2, não terei fertilização liquida, assim sendo procuro plantas para:

 

- Tapete (se possível).

 

 

- plano médio

 

 

- fundo.

 

 

E qualquer uma que achem engraçado a sua utilização.

 

Desde já o meu Obrigado

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos (ex.mº Sr. Dr. Eng. Mod. Fernando Freire chamado :))

 

Desejo encontrar alternativas ás plantas que normalmente utilizo nos meus aquários de invertebrados (camarões).

 

Sabendo que não terei CO2, não terei fertilização liquida, assim sendo procuro plantas para:

 

- Tapete (se possível).

 

 

- plano médio

 

 

- fundo.

 

 

E qualquer uma que achem engraçado a sua utilização.

 

Desde já o meu Obrigado

 

HRS

 

Boa pergunta :crazyeyes:

 

Tambem gostava de saber a resposta :shocked028:

 

Ja agora Hugo que litragem tem esse aquario e iluminacao ?

 

Cumprimentos

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joel,

 

Não será um aquário, mas sim vários aquários.... e cada um com sua litragem e iluminação especifica, o que eu pretendo (ou pretendia) é saber possibilidades/alternativas em termos de flora.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo ;)

 

Fernando, só, chega :)

 

Oras deixa cá ver....

 

Tapete:

 

A Eleocharis parvula que eu mantive sem problemas com CRS. Ela crescia muito devagar mas não morria. Tens a Utricularua graminifolia.... em que o André fez um tapete sem qualquer tipo de fertilização e adição de CO2. Eu torço o nariz a esta planta porque já a tentei manter... sem sucesso... Tens também a Marsilea (demora muito tempo, mas é dos mais bonitos, mantenho um tapete destes agora no meu aquário e é brutal) Podes também fazer um tapete de qualquer musgo através de Xistos e/ou tronco.

 

Plano médio:

 

Sou fã de Cryptocorynes... a minha experiência diz-me que num aquário de invertebrados o médio plano deve ser usado para decorações (troncos/pedras) e com "remates" de Cryptocorynes entre as decorações. Cryptos tais como a Parva, Brown e Green são hipóteses sempre viáveis. Como são plantas que vão buscar grande parte dos nutrientes ás raízes, basta colocar umas pastilhas de nutrientes de vez em quando ;). Anusbias barteri var. nana ou 'petite' também são boas para usar neste plano.

 

Plano de fundo:

 

Aqui gosto apenas de aconselhar plantas que não tornem a mantutenção desta parte muito complicada e permita aos animais a livre circulação numa zona que tende sempre a ganhar muitos detritos (alimento) para eles. Vallisneria nana ou a Mini-Twister são uma opção muito viável. Anubias Barteria var. barteri, Microsorum pteropus "normal" ou Narrow (em caso de escolha destas 2, por favor LEMBREM-SE de tirar sempre as folhas velhas... dá mais força à planta em si e ao aspecto visual) e por fim novamente as Cryptocorynes, as mesmas do plano médio e mais umas altas.

 

Espero ter ajudado!

 

Cmpts,

Fernando

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tópico bastante útil. Também ando a ver se descobro uma planta de tapete para colocar num aquário com CRS.

 

Se tivesse acertesa que a Utricularua graminifolia dava nem pensava duas vezes...

 

Já andei a ver a Marsileia Hirsuta mas pareceu-me que fico um pouco alta.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também estou bastante interessado neste tópico, procuro exactamente o que o Hugo procura.

 

Li um pouco sobre a Utricularua Graminifolia, e percebi que há um bocado de discussão à volta de, tratando-se de uma planta carnívora, se come ou não os camarões bebés.

Há quem diga que sim, há quem diga que não.

Editado por freaky

Ricardo Simão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joel,

 

Não será um aquário, mas sim vários aquários.... e cada um com sua litragem e iluminação especifica, o que eu pretendo (ou pretendia) é saber possibilidades/alternativas em termos de flora.

 

cumps

 

Irá ter substrato fértil ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo :)

 

Fernando, só, chega :P

 

Oras deixa cá ver....

 

Tapete:

 

A Eleocharis parvula que eu mantive sem problemas com CRS. Ela crescia muito devagar mas não morria. Tens a Utricularua graminifolia.... em que o André fez um tapete sem qualquer tipo de fertilização e adição de CO2. Eu torço o nariz a esta planta porque já a tentei manter... sem sucesso... Tens também a Marsilea (demora muito tempo, mas é dos mais bonitos, mantenho um tapete destes agora no meu aquário e é brutal) Podes também fazer um tapete de qualquer musgo através de Xistos e/ou tronco.

 

Plano médio:

 

Sou fã de Cryptocorynes... a minha experiência diz-me que num aquário de invertebrados o médio plano deve ser usado para decorações (troncos/pedras) e com "remates" de Cryptocorynes entre as decorações. Cryptos tais como a Parva, Brown e Green são hipóteses sempre viáveis. Como são plantas que vão buscar grande parte dos nutrientes ás raízes, basta colocar umas pastilhas de nutrientes de vez em quando ;). Anusbias barteri var. nana ou 'petite' também são boas para usar neste plano.

 

Plano de fundo:

 

Aqui gosto apenas de aconselhar plantas que não tornem a mantutenção desta parte muito complicada e permita aos animais a livre circulação numa zona que tende sempre a ganhar muitos detritos (alimento) para eles. Vallisneria nana ou a Mini-Twister são uma opção muito viável. Anubias Barteria var. barteri, Microsorum pteropus "normal" ou Narrow (em caso de escolha destas 2, por favor LEMBREM-SE de tirar sempre as folhas velhas... dá mais força à planta em si e ao aspecto visual) e por fim novamente as Cryptocorynes, as mesmas do plano médio e mais umas altas.

 

Espero ter ajudado!

 

Cmpts,

Fernando

 

Supondo que vamos utilizar as plantas que sugeris.te, e para um aquário 60X40X30 (cxlxa) que iluminação será suficiente ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Irá ter substrato fértil ?

 

 

Nalguns sim, noutros não, depende cada aquário é um caso próprio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu como fã de Cryptocorynes aconselho sempre um substrato fértil. Como são plantas que retiram grande parte dos nutrientes pelas raízes, um substrato fértil, na minha opinião, ajuda muito.

 

Em termos de luz 0,25 - 0,5 W/L creio chegar perfeitamente, uma vez que não são plantas exigentes em luz.

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre esse assunto do substrato fértil, tenho uma dúvida....

 

Alguns dos meus aquários tem grandes desníveis, logo como se deve proceder à colocação do substrato fértil nessas zonas?... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre esse assunto do substrato fértil, tenho uma dúvida....

 

Alguns dos meus aquários tem grandes desníveis, logo como se deve proceder à colocação do substrato fértil nessas zonas?... :thumbup3:

 

 

A meu ver, será tambem fazer o desnível com o subtrato fertil...

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Suponho que qualquer substrato fértil seja suficiente ? ou temo que escolher um bom substrato fértil ? visto depois nao haver fertilização liquida e as plantas consumirem os nutrientes pelas raizes... :thumbup3:

Editado por Joel Bonifácio

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

As questões pertinentes do Hugo e as respostas bastantes esclarecedoras do Fernando tornam este um... excelente tópico! :thumbup3:

 

Relativamente ao substrato fértil, não é necessário usar um PowerSand ou algo do genero. Eu costumo usar Elos Terra Zero, que é um granulado que vem numa embalagem de 100gr e posso afrmar que estou bastante satisfeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva,

 

Antes de mais, Joel, caso pretendas adicionar mais informação a um Post teu, por favor edita o teu post anterior em vez de colocares 2 seguidos :thumbup3:

 

Relativamente ao Substrato Fértil (SF), na minha opinião não depende da altura do substrato mas sim da planta que se coloca. Por exemplo se colocarem Marsilea hirsuta á frente e uma "Floresta" de Cryptocorynes atrás, convém colocar muito mais SF na zona nas Cryptos que na zona da Marsilea.

 

Pessoalmente coloco sempre mais SF nas zonas onde as plantas com grande sistema de raízes (Cryptos e Echinodorus), de resto coloco uniforme.

Neste tipo de plantas gosto de aconselhar que usem um substrato que já traga pedras porosas, ou então que adicionem umas rochas vulcânicas de pequenas dimensões (1cm de diâmetro). A fixação de bactérias nesta zona do substrato é bom para o aquário e para as plantas de sistema de raízes compridas, também!

 

Cumprimentos,

Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

No meu para tapete acabei por experimentar Lilaeopsis Brasiliensis (Micro Sword).

Agora vamos lá ver se cresce e se se espalha.

Usei também Parvula, Anubias, e Vallisneria Mini Twister. Tudo espécies pequenas que o aquário é de 20L.

 

Ficam aqui umas imagens da minha Lilaeopsis

 

relva007.th.jpg

relva008.th.jpg

Ricardo Simão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Essa planta é muito bonita :discuss_gathering:

 

vais fertilizar esse aqua ? ou usar CO2 ?

Editado por Hugo R. Silva
Quote desnecessário.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou usar apenas fertilização.

 

Estou a usar Elos TerraZero, e pelo menos enquanto o aquário está a ciclar vou usando fertilização líquida.

Já tive Lilaeopsis num aquário só com areia no fundo e a usar apenas fertilização líquida, e aguentava-se.

A iluminação é importante, e o meu aquário tem boa iluminação.

 

Daqui a uns tempos digo-vos se está a crescer e a espalhar.

Ricardo Simão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu costumo usar Elos Terra Zero, que é um granulado que vem numa embalagem de 100gr e posso afrmar que estou bastante satisfeito.

 

Desde vez estou a pensar experimentar um substrato fértil da elos num aquário de camarões, logo sem fertilização, qual me aconcelham Terra Zero ou Botton Mineral? Ainda não entendi bem a diferença. O substrato principal será ADA Aquasoil Amazonia.

 

Ah e quanto às plantas num aquário de camarões, perguntem ao membro Arlindo... A semana passada fui à casa tem lá um aquário onde não existem fertilizações e só com 18w de luz com um belo tapete de cuba. É este aquário -> Link

Editado por Francisco P.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais