Novato com dúvidas


s|n

Recommended Posts

Oi pessoal, sou um principiante nestas andanças e tenho um aquário de 60cm;69L onde já tenho alguns peixes (comecei à 1 Mês) mas apenas plantas artificiais. Como tava a começar não quis abusar da sorte e comecar logo com tudo, no entanto num futuro próximo estava a pensar colocar algumas plantas naturais, junto com as artificiais. Não queria por muitas para não necessitar de injectar CO2 e para não ter de fertilizar muito.

O que é que me aconselham, tinha pensado em pôr musgo de java ou outro tipo de planta que faça de "tapete".

 

Ah pelo que tenho lido noutros posts o filtro de fundo não é o melhor para as plantas, mas eu tenho um e queria mantê-lo, será que se não sobrepovoar o aquário com plantas posso mantê-lo?

 

Desde já Muito Obrigado

 

Este Fórum está espectacular!

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não queria por muitas para não necessitar de injectar CO2 e para não ter de fertilizar muito.

O que é que me aconselham, tinha pensado em pôr musgo de java ou outro tipo de planta que faça de "tapete".

 

CO2, fertilização e iluminação é mais por uma questão de qualidade que quantidade de plantas. Se não deres importancia a estes 3 factores vais ficar limitado a poucas plantas que aguentem e mesmo assim nunca vão ficar muito bonitas.

Plantas com efeito "tapete" são das que necessitam de mais cuidados, principalmente iluminação. Tb se dão muito mal com filtros de fundo, necessitam de estar sempre limpas porque senão são rápidamente "devoradas" por algas, o filtro de fundo não ajuda muito nesta tarefa.

 

Ah pelo que tenho lido noutros posts o filtro de fundo não é o melhor para as plantas, mas eu tenho um e queria mantê-lo, será que se não sobrepovoar o aquário com plantas posso mantê-lo?

 

Tb não é uma questão de quantidade, e a manteres um filtro de fundo vais precisar mesmo de muitas plantas para equilibrar a quantidade de matéria que se vai acumular no filtro e elevar os niveis de nitratos.

 

 

Para começares podes tentar vallisnerias ( crescimento rápido e pouco exigentes ), anubias ( crescimento muito lento que permite cometer alguns erros sem a matar e a maior parte tb não necessita de muita luz ).

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar obrigado por teres respondido.

 

Ainda em relação ao musgo de Java, a ideia que eu tinha era que este era fácil de manter, tenho um amigo que me ia dar um bocado do dele, e eu tinha pensado pô-lo preso a uma rocha ou ao tronco que vou meter no aquário assim que ele esteja pronto (o tronco). O que achas? Em relação à plantas que me sugeriste, como a melhor maneira de as plantar?

 

 

Tb não é uma questão de quantidade, e a manteres um filtro de fundo vais precisar mesmo de muitas plantas para equilibrar a quantidade de matéria que se vai acumular no filtro e elevar os niveis de nitratos.
Na outra mensagem não referi mas tembém tenho um filtro com carvão activado Hydor 450L/h, será que isto ajuda a diminuir o problema que falaste dos nitratos? Tenho feito o teste da amónia e está a zero.

 

Plantas com efeito "tapete" são das que necessitam de mais cuidados, principalmente iluminação. Tb se dão muito mal com filtros de fundo, necessitam de estar sempre limpas porque senão são rápidamente "devoradas" por algas

 

Não sei se é normal, mas o meu aqua não tem algas absolutamente nenhumas (não apanha luz solar directa, só da lâmpada (15W)).

 

Obrigado

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens pouco iluminação e carvão ativado, a tua água não tem nutrientes e por isso não tens algas. Quando tiveres plantas elas vão precisar de alguma coisa para sobreviverem, e são esses mesmo nutrientes que as algas vão usar para se desenvolverem. Mais cedo ou mais tarde tb se vai tornar dificil manter esses niveis a 0 com o filtro de fundo :?: ele vai acabar pot saturar com detritos :(

O musgo de java é uma faca de dois gumes. Pode ser muito fácil como tb podes nunca a vir ter um musgo saudável. Restos de alimentação, excrementos de peixe vão sempre acabar por ficar retidos no musgo e a sua limpeza não é fácil. Se o teu aquário não estiver bastante equilibrado o musgo vai-se tornar uma colónia de algas.

As plantas que sugeri são fáceis de plantar, basta enterrar as raizes, não podes enterrar os caules das plantas. As vallisnerias são plantadas em grupos nas laterais e fundo do aquário, as anubias dependem do tamanho, as pequenas à frente, médias e gigantes ao meio. pergunta na loja o tamanho que atingem e depois vês onde as deves colocar no teu aquário.

 

Não ligues ao meu péssimismo, mas passar de um aquário só com peixes e carvão activado para um plantado é um salto que te vai ensinar muitas coisas, as melhores da aquariofilia, mas algumas delas vais aprender da pior forma :(

 

E sinceramente acho que não estás a começar da melhor forma com um filtro de fundo e 15W de iluminação para 60l de água..... já agora esses 15W são iluminação para plantados ou é uma lampada fluorescente branca normal?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E sinceramente acho que não estás a começar da melhor forma com um filtro de fundo e 15W de iluminação para 60l de água..... já agora esses 15W são iluminação para plantados ou é uma lampada fluorescente branca normal?

 

Em relação á lâmpada não sei (é da Aquapor, vinha em kit),mas a luz é arroxeada, não é da cor das fluorescentes normais.

 

Acho que és capaz de ter razão por isso ainda não sei se vou pôr plantas ou não. Ou então opto por pôr das que me sugeristes (já agora, essas são boas para os alevins de guppy se esconderem?)

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Img_0000.jpg

 

As vallisnérias são depois de crescerem. São as plantas de folhas finas e compridas que saem das laterais do aquário e cobrem a superficie. Os alevins ficam escondidos por cima das folhas, entre a folha e a superficie, por isso é fácil de os alimentar e os outros peixes não os conseguem ver.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recomendo um aquário do género do Ricardo, porque é parecido com o que quero montar. E coloca plantas no aquário fica mais bonito.

 

Aquário com plantas para pricipiante e que são faceis de cuidar.

 

Recomendo:

 

Vallisnerias (lado direito com folhas flutuantes)

Anubias (centro), se estou errado corrige-me

 

Musgo de java

 

Feto de Java

 

Existem outras, mas deixo que sejam outras pessoas a falar nelas.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Img_0000.jpg

Img_0009.jpg

Img_0010.jpg

Img_0019.jpg

Img_0029.jpg

 

Isto era o meu comunitário +/- em fevereiro, agora foi remodelado ( iluminação, areão, substrato, filtragem e mais difusores de CO2 ) e não tenho fotos actuais.

Baseia-se em vallisnérias, anubias, echinodorus, hygrophilas, musgo, ...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Barbus com neons é muito curioso.

 

Qual é a dimensão do teu aquário?

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquário Ricardo tem mais de 100 litros, porque não fazes um favor a todos e participas no concurso de aquários aqui no forum.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque essas fotos são de fevereiro e o aquário foi todo mudado no final do verão e ainda está em fase de crescimento :wink:

Quando estiver mais madurozito eu prometo tirar fotos.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um bom motivo, mas agora tens maiores hipoteses de ganhar, depois a concorrencia vai ser maior.

 

Vais ter de competiro por exemplo comigo :wink:

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É esse mesmo o espirito da coisa :wink: Aprender, mudar, experimentar, melhorar sempre os nossos aquários :wink: No dia em que olharmos para um aquário nosso e pensarmos que não há nada melhor, a aquariofilia acabou para nós ou nós nunca fomos talhados para a aquariofilia :)

 

Abraços :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais