Reef 180L


Luis C Lopes

Recommended Posts

Boas,

 

Depois de manter um reef de 300 litros durante 6 anos, resolvi finalmente virar a página e substitui-lo por um novo sistema, mais pequeno, com um melhor planeamento e com uma construção mais cuidada tentando não cometer os mesmos erros do sistema anterior.

 

Para quem não conheceu o meu sistema antigo seguem algumas imagens em diversas fases da sua existencia.

 

IMG_1420.jpgIMG_1077.jpg

 

DSC_2027.jpgImagens215.jpg

 

 

No sistema que estou a montar, as HQI's serão substituídas por T5's, o "mural" de rocha viva irá dar lugar a um layout mais aberto, a DSB passará a ser uma camada de apenas 2 ou 3 cm com efeitos meramente estéticos.

 

Pretendo manter, na maioria, SPS’s com algumas (poucas) peças de LPS’s e zooanthus.

 

Acima de tudo, espero ter o mesmo sucesso e satisfação que tive em manter o sistema anterior...

 

O setup pretendido é o seguinte:

 

Aquário - 70x60x40 (CxLxA) - Vidro extra-claro (Vidromoldura)

Sump - 50x40x45 - apenas com divisória para a bomba de retorno. (Vidromoldura)

Móvel - Estrutura em perfil de aluminio (Naturline)

Escumador - ATB - Nano Cone 2nd Line

Circulação - Vortech MP10w ES (dúvidas se não será necessário adicionar mais uma igual ou substituir por uma MP40w)

Aquecimento - Jager 200W

Iluminação - Calha ATI Sunpower com 6 x 24W T5 (talvez no futuro 8x24w)

Rocha Viva - Depende do layout. Rocha proveniente do sistema anterior.

Substracto – 2 ou 3 cm de Bio-Activ Live® Aragonite Reef Substrate

Bomba Retorno – Eheim Compact+ 2000

Reposição água – Tunze Osmolator

Suplementação - Metodo Balling Light da Fauna Marin através de uma doseadora GHL Profilux

Outros - Reactor de fosfatos/Carvão activado, Chiller.

 

Neste momento, faltam apenas acertar alguns pormenores como o posicionamento das bombas doseadoras e da parte eléctrica (o espaço na casa das maquinas é apertado).

Também ainda não decidi como irei forrar a estrutura, mas estou inclinado para algo com aspecto “clean” e moderno a imitar os móveis da Elos.

 

Seguem algumas imagens do material adquirido e do trabalho já executado:

 

DSC_0109.jpg

 

IMG_1106.jpg

 

DSC_0112.jpg

 

Em relação á rocha a ser utilizada no layout, optei por transitar rocha do sistema anterior, não antes lhe fazer um tratamento de limpeza de modo a ter a rocha completamente livre de quaisquer indícios de fosfatos.

Com tantos anos no sistema anterior a rocha já mostrava estar saturada com matéria orgânica.

Mantive a rocha 4 semanas em agua doce e 1 semana ao sol de forma matar todos os micro organismos no seu interior. Neste momento está á 1 mês em agua salgada com escumador e adição de bactérias para voltar a repovoar a rocha.

Tenho feito um controle semanal dos fosfatos libertados na agua para saber se a rocha já está limpa. Neste momento os valores mantém-se estáveis pelo que pressuponho que o tratamento está a ter sucesso.

 

DSC_0218.jpg

 

Em termos de peixes também ainda não decidi o que vou colocar embora saiba que estou limitado pela litragem que irei manter.

Aceito sugestões nesta matéria.

A única certeza que tenho é que passarão todos por um período de quarentena num pequeno sistema que irei montar.

Os corais serão também sujeitos a um banho com um dos produtos existentes no mercado para esse efeito de forma a evitar a introdução de parasitas no sistema.

 

Qualquer sugestão ou comentário a todo este processo será sempre bem vindo.

 

Não quero deixar de agradecer ao André Silvestre e ao Rui Melo pelas excelentes dicas e pela ajuda que me tem dado.

 

 

Abraço,

 

Luis Lopes

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis, boa sorte para o projecto.

 

Quanto a MP10, penso que chega perfeitamente, tenho uma no sistema 60x60 e está a meio gás porque é muito forte.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aí está ele!

 

Que belo projecto Luís!

Tudo pensado ao pormenor e com material de qualidade. Vai ser um prazer ver o desenvolvimento deste aquário.

 

Isso já está mais avançado ou ainda falta alguma coisa? Os suportes para a calha, já arranjaste?

 

Tu realmente és muito modesto mas nunca me enganaste...

Da maneira como pintaste o antigo sistema e quem não tivesse visto os corais que despachaste há algum tempo, ainda achava que tinhas um aquário muito modesto.

Com essas colónias enormes, layout convexo e o posicionamento dos corais bem feito, tenho a a dizer que não está nada mau amigo Luís, nada mau mesmo. :(

Era os vidros de trás limpos e ficava um mimo. :)

 

Espero com expectativa o desenvolvimento do novo projecto. Com essa nova filosofia, só pode ficar um espectáculo.

 

Qualquer coisa que precises, já sabes...

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectacular o projecto =D. Gostava muito de ter nem que fosse um nanoreef mas como me iniciei só agora na aquariofilia ainda vou ter que esperar e aprender. Por enquanto basta-me ver estes óptimos projectos para tirar algumas ideias pois está muito bem pensado =D.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis

 

A mudança só se pode ficar a dever à crise :P ...porque tinhas um àqua de excelência...o que foi uma pena.

Mas tenho a certeza,que sendo menor,terá tanta ou mais qualidade como o anterior.

Força nesse progecto.

Um abraço

 

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais agradeço a todos, os comentários que deixaram. Espero estar a altura das vossas expectativas...

 

 

Quanto a MP10, penso que chega perfeitamente, tenho uma no sistema 60x60 e está a meio gás porque é muito forte.

 

Assim o espero Vodka7, todos os reviews que li indicaram que era suficiente. A circulação é um dos factores mais importantes num aquário onde predominam os SPS.

Por exemplo, no aquario anterior cheguei a ter 17000 l/h de circulação e por vezes parecia pouco.

 

 

Isso já está mais avançado ou ainda falta alguma coisa? Os suportes para a calha, já arranjaste?

 

 

Grande André, sim, embora lentamente, a construção já vai um pouco mais avançada.

Os suportes estão neste momento estão a ser construidos pela Naturline. As tubagens estão prontas a serem montadas (incluindo os loc-lines pretos vindos directamente dos states) e para semana possivelmente avanço com o revestimento da estrutura.

 

 

Espectacular o projecto =D. Gostava muito de ter nem que fosse um nanoreef mas como me iniciei só agora na aquariofilia ainda vou ter que esperar e aprender. Por enquanto basta-me ver estes óptimos projectos para tirar algumas ideias pois está muito bem pensado =D.

 

Obrigado Pparente. O meu conselho é que faças tudo com muita calma e que planeies todos os passos da montagem ao pormenor. Vais ver que te vai poupar muitas dores de cabeça no futuro ( e alguns euros).

 

 

A mudança só se pode ficar a dever à crise cry4.gif ...porque tinhas um àqua de excelência...o que foi uma pena.

Mas tenho a certeza,que sendo menor,terá tanta ou mais qualidade como o anterior.

 

Felizmente não foi devido á crise. No sistema anterior já não cabia mais corais nem mais peixes. Foi mesmo vontade de voltar a montar algo de raiz e de maneira diferente do anterior.

 

Um abraço,

 

Luis Lopes

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis,

 

Este projecto tem toda a pinta de vir a ser um grande projecto. :evilbat: Pelas fotos, já o anterior o era.

 

Está tudo pensado ao pormenor, e pelo que li, vais querer montar um layout mais minimalista.

 

Depois coloca aqui a selecção de corais e de peixes que estás a pensar introduzir.

 

Um grande abraço.

Alberto Magalhães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alberto,

 

realmente espero ter tudo pensado ao pormenor para não ter surpresas :medieval_mace:

 

O layout que vou tentar montar será mais aberto pela beleza estética, pela profundidade que dá ao aquário e também para permitir aos corais crescerem.

 

seguem alguns exemplos que gosto muito:

 

 

 

 

 

Quanto á lista de corais e peixes, ainda estou a trabalhar nelas.

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

finalmente comecei a montar o aquario. Segue uma actualização dos trabalhos efectuado nos últimos dias.

 

O progresso tem sido lento e limitado ao tempo disponível. De qualquer forma também tenho dado bastante atenção a todos os pormenores.

 

DSC_0018_800.jpg

 

O sistema preparado para a prova de fogo...ou melhor de agua.

 

 

DSC_0019_800.jpg

 

Já cheio e eu a rezar para não haver fugas :smilecolros:

 

Afinal havia uma mas nada de especial

 

DSC_0021_800.jpg

 

E finalmente o grande momento....está pronto!!! :morning:

 

DSC_0027_900.jpg

 

 

Neste momento o unico problema que tenho é o barulho da queda de agua no tubo de esgoto, que me parece um pouco exagerada. Não sei o que fazer para melhorar esse factor, por isso se tiverem alguma sugestão, agradeço.

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O forcing final compensou e o aquário está neste momento a ciclar. A montagem decorreu conforme planeada e sem grandes problemas o que é sempre muito satisfatório. :rolleyes:

 

Deixo-vos imagens do layout que fiz. Como a altura do aquário não é muita e como pretendo o mais aberto possível, tentei adicionar o mínimo possível de rocha.

Assim sempre tenho espaço para dar uns retoques.

 

DSC_0034_800.jpg

 

DSC_0055_800.jpg

 

DSC_0057_800.jpg

 

 

Digam de vossa justiça o que acham.

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O forcing final compensou e o aquário está neste momento a ciclar. A montagem decorreu conforme planeada e sem grandes problemas o que é sempre muito satisfatório. :)

 

Deixo-vos imagens do layout que fiz. Como a altura do aquário não é muita e como pretendo o mais aberto possível, tentei adicionar o mínimo possível de rocha.

Assim sempre tenho espaço para dar uns retoques.

Digam de vossa justiça o que acham.

Olá Luis

O layout está muito bem conseguido, gostei bastante

Vou seguir atentamente o teu aquario, montei um mais ou menos com as mesmas dimensões do teu.

que tudo corra bem :thumbup3:

cumprimentos

Paulo Rocha

Editado por pjorgerocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis

O layout está muito bem conseguido, gostei bastante

Vou seguir atentamente o teu aquario, montei um mais ou menos com as mesmas dimensões do teu.

que tudo corra bem :eusathink:

cumprimentos

Paulo Rocha

 

 

Obrigado Paulo,

 

também tenho seguido a montagem do teu e penso que promete... Coloca uma actualização para vermos como está neste momento.

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Paulo,

 

também tenho seguido a montagem do teu e penso que promete... Coloca uma actualização para vermos como está neste momento.

 

Olá Luis

Obrigado pelas tuas palavras, em relação ao meu aquario está praticamente na mesma, apenas adicionei a rocha que tinha na sump para compor mais o layout.

O resto são as algas que apareceram, as diatomaceas que foram as primeiras a aparecer já se foram embora, agora são as outras que se instalaram principalmente na rocha morta que vão dando mais chatices.

Adicionei uma equipa de limpeza de turbos que têm estado a fazer um bom trabalho e de resto estou a deixar rolar.

cumprimentos

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Nas passadas 3 semanas o aquário tem estado a ciclar.

As diatomáceas, comuns nesta fase, já começaram a invadir o areão pelo que decidi este fim de semana introduzir a equipa de limpeza (turbos e ermitas).

 

Entretanto dei uns toques no layout de forma a criar mais area para colocar corais e esconderijos para os peixes.

 

Fica aqui o layout actual:

 

 

DSC_0050.jpg

 

DSC_0048.jpg

 

DSC_0051.jpg

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá Luis

então como vai este aquario, novidades...

Cumprimentos

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis

então como vai este aquario, novidades...

Cumprimentos

Paulo Rocha

 

Boas Paulo,

 

Tenho algumas novidades mas ainda não tive tempo para actualizar o tópico com fotos.

 

De qualquer forma só para aguçar a curiosidade aqui vai a lista dos vivos que adicionei:

 

Lysmata amboinensis

2 ocellaris

Frag de zooanthus

Frag Acanthastrea

Acropora tenuis (pois eu sei ainda é muito cedo mas não resisti ;) )

 

Em breve actualizo com fotos...

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas a todos,

Em primeiro lugar gostei muito do teu no projecto, em principio vou tirar algumas ideias do teu aquario para o meu 1º reef ( se não te importares claro).

Quero tirar uma duvida que me esta a chatear, quanta distancia tem de estar as calhas t5 da superficie do aquario(mais ou menos)? :bs_quesexclaim:

 

Obrigado,

Aguardo resposta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

Em primeiro lugar gostei muito do teu no projecto, em principio vou tirar algumas ideias do teu aquario para o meu 1º reef ( se não te importares claro).

Quero tirar uma duvida que me esta a chatear, quanta distancia tem de estar as calhas t5 da superficie do aquario(mais ou menos)? :bs_quesexclaim:

 

Obrigado,

Aguardo resposta

 

 

Boas rafhpt,

 

Neste momento tenho a minha calha a cerca de 20 cm da superficie da agua. Eu diria que o ideia será o mais baixo possível mantendo a calha em segurança de salpicos.

 

Coloca a calha entre 20 a 30 cm da agua e com o tempo vai regulando conforme o teu gosto e o comportamento dos corais.

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.