cortar raizes ou não


percas

Recommended Posts

Ao cortar as raízes das plantas, estás apenas a "desajuda-las", pois elas terão de as restituír, processo que dispende de energia.

É claro que não vais matar as plantas, se lhes cortares as raízes, mas porquê cortar, se vão demorar mais tempo a absorver nutrientes, e como consequência a crescer?

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

deixem-me contar o que aconteceu comigo há pouco tempo (e já não é a 1ª vez), pois julgo que pode servir para ajudar a compreender este assunto:

há pouco tempo desmontei e montei de novo um aqua onde tinha echinodorus bleheri com folhas de cerca de 30cm.

Como as plantas tinham as raízes muito grandes, ao voltar a plantar cortei grande parte das mesmas.

Resultado - essas plantas perderam as folhas por completo (apodreceram todas), só sobraram as raizes que aparentam estar em bom estado (não estão podres).

Agora estou á espera que nasçam folhas novas.

Saudações aquariófilas.

 

Nuno reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora vou colocar uma questão relacionada com isto:

 

Tenho apenas 2cm de altura de areão e plantei ontem algumas plantas. Por exemplo as raizes das anubias n dão para enterrar (no areão) por completo.

 

Será que posso ter problemas com isso? As plantas necessitam de ter as raízes todas cobertas de areão?

 

Obrigado.

 

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que posso ter problemas com isso? As plantas necessitam de ter as raízes todas cobertas de areão?

 

A minha anubia não tem as raizes todas dentro do areão e até flor deu :D , acho que não haja grande problema, apesar de ser uma planta e dever ter as raizes dentro do solo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais