apareceram no aqua umas Physas


sporting

Recommended Posts

boas devem ter vindo numas podas novas de cabomba que adquiri eram 4 e como sempre ouvi dizer que sao uma praga estriminei as duas pequenas e fiquei com duas de 5mm sera que elas fazem mal as plantas ou so comem algas'

devo acabar rapido com elas ou dpois conssigo controlar? com a tecnica da folha de alface

o que me aconcelham fazer .....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse a ti ficava com elas.

São excelentes a limpar algas e a comer detritos. n tocam minimamente nas plantas a não ser nas suas partes mortas, ou doentes....

Pena teres matado as outras.

O único inconveniente pra alguns e a questão estética de ter caracóis a passear no aqua, que para mim e suplantado pelas questões biológicas que só trás benefícios ao aquário.

Possuo 3 espécies diferentes de caracóis, nenhuma toca nas plantas.

 

 

Cump.

Editado por soulsurf3r
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto de matar physias por se tornarem praga tem muito que se lhe diga.

Afinal elas só são más esteticamente sendo mesmo muito boas para controlo de algas. Então se existirem em algum numero não há melhor.

Agora o ter pragas dentro do aquário depende única e exclusivamente de que manda a comida para dentro do aquário. Afinal elas só se multiplicam com muita frequência se tiverem acesso a alimento.

Agora dizer que uma praga de caracóis acaba por matar o aquário ou similares e tudo mentira. Existem algumas espécies especificas que atacam as folhas das plantas mas as "pragas" por norma apenas aceleram a decomposição.

Cumps

 

Edit: Ja cheguei tarde... LOL

Editado por inblack
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não disse que os caracóis são prejudiciais num aquário, apenas não gosto de vê-los às centenas, também acho engraçado ver meia dúzia deles a passear pelo aquário, mas manter apenas meia dúzia, não é viável, depressa se fica com centenas.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto de matar physias por se tornarem praga tem muito que se lhe diga.

Afinal elas só são más esteticamente sendo mesmo muito boas para controlo de algas. Então se existirem em algum numero não há melhor.

Agora o ter pragas dentro do aquário depende única e exclusivamente de que manda a comida para dentro do aquário. Afinal elas só se multiplicam com muita frequência se tiverem acesso a alimento.

Agora dizer que uma praga de caracóis acaba por matar o aquário ou similares e tudo mentira. Existem algumas espécies especificas que atacam as folhas das plantas mas as "pragas" por norma apenas aceleram a decomposição.

Cumps

 

 

 

Edit: Ja cheguei tarde... LOL

 

 

nem mais.

 

 

vejo como as opinioes divergem pergunto o seguinte

elas comem plantas?

eu ate gosto delas

quais os riscos de as manter e quais as vantagens?

 

nao

 

Riscos: para mim nenhum.

Vantagens: eliminação de algas, fauna morta e restos de comida no aqua.

 

 

eu não disse que os caracóis são prejudiciais num aquário, apenas não gosto de vê-los às centenas, também acho engraçado ver meia dúzia deles a passear pelo aquário, mas manter apenas meia dúzia, não é viável, depressa se fica com centenas.

 

 

se achar que ta com demasia e só ir catando alguns aquando as tpas.

 

Neste momento devo ter mais de 300 melanoides, physas e planorbis não me fazem mossa :)

 

Cumps

Editado por soulsurf3r
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E há sempre a hipótese de o numero for exagerado de caracóis no aquário de se adicionar Anentome Helena.

Ou Botias apesar que dou preferência aos caracóis que referi em cima pois estes não vão atacar todos os invertebrados do aquário. Apenas os caracóis.

 

Edit: Se se for a ver os caracóis fazem melhor a nível biológico ao aquário que os próprios peixes...

Editado por inblack
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se fosse a ti livrava me delas o mais rapido possivel tornam se uma praga e comem te as plantas todas ,pelo menos foi o que me aconteceu

nao consigo matar com anentome helenas por isso vou ter que recorrer a quimicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas afinal elas comem plantas

pelo que leio elas so comem plantas doentes

 

pois nao quero que destruam minhas cabombas lindas

elas pelo que vejo andam nos vidros

mas não deve ser assim tao dificil controlar pois se colocar um folha de alface todos os dias acabarei com elas

 

mas eu ainda so vi 4 e destrui 2 neste momento tenho 2 acho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dhilan quantos Helenas e que usaste para um aquário de quantos litros? Eu tenho 10 num aquario de 60 litros cheio de planorbis e levei uma descasca tão grande que agora tenho que criar caracóis a parte para dar a eles.

 

Ontopic: Os caracóis, e volto a frisar, nao atacam qualquer planta saudável. Só espécies muito especificas e que o irão atacar mas não e o caso. Este caracóis apenas aceleram a decomposição feita no aquario, ou seja iram se alimentar do que cai morto no fundo do aquario, seja peixes, plantas mortas ou comida.

 

Um concelho pessoal: eu mantinha-as durante uns tempos. Se vires que não começas a gostar metes uma folha de alface ou um bocado de pepino a noite e na manha seguintes retiras maior parte delas. Mas vais ver que se tiveres caracóis em grande quantidade, alem de eles se enterrarem de dia, iram te ajudar a manter o aquario limpo sem algas ou detritos no fundo.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lool,

Mais uma salganhada...

 

Antes de mais, nada, sporting, espero que este artigo esclareça as tuas dúvidas :

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=138645

 

De seguida, não, as physas não comem plantas de todo, apenas matéria orgânica, vegetal em decomposição !

Como já foi referido, as physas aos olhos de alguns são inestéticas, porém não representam qualquer ameaça quer para os vivos, quer para o ecossistema, pelo contrário, ajudam a controlar as algas, (atenção, ajudam, convém não confundir, pois umas dezenas de physas não são capazes de limpar as algas de um aquário) alguns dos caracóis, como as Melanoides tuberculata, costumam por hábito enterrar-se no substracto, oxigenando assim, o mesmo, sendo isso benéfico para as plantas, impedindo também a compactação do substracto...

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais