[Artigo] Caracóis de praga o que fazer ?!


hugo feio

Recommended Posts

Viva.

Como tenho visto aqui a malta a postar muitas perguntas, acerca dos seus caracóis de praga, a perguntar se são benéficos, se são prejudiciais, se se podem deixar no aquário, se se devem matar, como matar, como os apanhar...

Então, para ajudar os iniciantes, tento o meu melhor para fazer aqui um pequeno artigo, sobre os tais !

Então comecemos pelo princípio...

 

 

Que espécie são ?

Os caracóis de praga mais comuns são as physas sp. seguidas dos planorbis corneus, podendo também ser Melanoides tuberculata etc.

Umas imagens para fácil identificaçam :

Planorbis corneus

Planorbis_Ramshorn_11.jpg

Fonte: http://www.aquahobby.com/gallery/e_Planorbis_Ramshorn.php

Physas sp.

p_acuta11.jpg

Fonte: http://www.fishforum.com/invertebrates/par...l-babies-24968/

Melanoide tuberculata

Melanoides_tuberculata_011.jpg

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/comm...erculata_01.jpg

 

Como surgem nos nossos aquários ?

Estes, normalmente vêem agarrados ás plantas que compramos nas lojas, ou até mesmo depositam os seus ovos nas folhas das plantas, eclodindo depois nos nossos aquários.

 

Quais as vantagens de tê-los ?

Normalmente, trazem bastantes vantagens aos aquaristas, sendo óptimos indicadores de excesso de matéria orgânica no aquário, pois mais comida equivale ao aumento da população... Também, são benéficos para o substrato, em especial a Melanoides Tuberculata tende a enterrar-se no substrato, sendo óptimos para oxigenar a camada superficial do substrato.

Por experiência própria são óptimos para comer excessos de comida, especialmente em aquários de invertebrados, também são óptimos comedores de fungos que se possam desenvolver nos troncos.

 

Quais as desvantagens ?

Quando se transformam numa verdadeira praga alguns aquaristas podem achar ligeiramente inestéticos, porém em especial os planorbis corneus, são muito bonitos, e não têm grande tendência em transformar-se numa praga...

 

Como reduzir uma praga ?

Para reduzir uma praga, pode colocar uma folha de alface dentro do aquário e ao fim de cerca de 1 hora retirá-la em conjunto com os caracóis que vierem nela, tendo atenção que esta técnica é apenas eficaz para reduzir a praga , e não exterminá-la por completo!

 

Como exterminar uma praga por completo ?

Num aquário de invertebrados, torna-se mais complicado, mas quando não se tem outros caracóis que possam ser "consumidos", aconselho Anentone helena "Snail eating snail" ou "Assassin snail", agora num aquário de peixes já existem outras hipóteses, tais como os bótias palhaço, e também a que menos recomendo visto que é mais químicos que se têm de meter no aquário, mas existe um produto da sera chamado SERA schneckopur, atenção que nenhuma destas duas medidas são compatíveis com os restantes invertebrados, sendo provável que se for usado com os mesmos acabe por os matar!

 

 

Bem, esta foi a minha tentativa de criar um artigo interessante para a leitura do pessoal, em especial dos novatos !

Fiquem bem.

Editado por hugo feio
Correcção de ortografia e espaçamento.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito útil Hugo, obrigado! Acho que melhor que isto só mesmo com umas imagens dos caracóis que indicaste, mas nada que uma pesquisa no google não me resolva rapidamente o ataque de preguicite :puppydogeyes:

 

Nunca me tinha ocorrido a da folha de alface :medieval_mace:

Já agora, o Bótia Palhaço não é um bocadito bruto com algumas das plantas (tipo desenterra-las?)

Editado por Hugo R. Silva
Quote desnecessário.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva !

Pensei nas imagens, mas não achei muito necessário, mas se quiserem eu edito o posto com umas imagens...

O bótia palhaço não costuma ser muito de desenterrar as plantas, pelo menos em juvenil, mas isso normalmente depende da personalidade de cada peixe.... Digo isto pois, cada peixe pode ter ou não o interesse de comer os outros, de desenterrar as plantas etc. Mas agora em adulto ele atinge um tamanho exagerado e aí sim pode desenterrar as plantas sem querer. Para evitar qualquer coisa é bom já ter as plantas bem enraizadas...

Editado por Hugo R. Silva
Quote desnecessário.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Um tópico excelente para quem não sabe como proceder frente a uma praga de caracóis.

 

Já agora deixo o meu testemunho:

 

Tive uma praga de planorbis e physas num aqua de 54 litros... eram tantos que assim q a luz se desligava, cobriam quase todo o vidro da frente de tal forma q se tornava difícil conseguir olhar para dentro do aquário.

 

Foi então que ouvi falar dos Anentome helena, o caracol assassino. Comprei 3 e acreditem... não chegou a 2 meses e tinham exterminado quase tudo. Sobraram alguns planorbis pois os caracois assassinos eram já grandinhos e nem lhes ligavam. Foi então que os assassinos se começaram a reproduzir, os pequenotes atacaram os planorbis e pronto, fiquei com um aquário limpinho.

 

Resultado: Agora tenho uma "praga" de Anentome helena e um ataque de uma cianobacteria que me deixa o aquário todo verde. Por mais TPAs q faça e limpa-vidros, beaufortia levereti ou plecos que ponha, não me livro daquilo. A única forma seria arranjar physas, melanoides, ampulárias... mas metê-los num aqua cheio de assassinos... enfim!

 

Pensem bem antes de se livrarem de uma praga... talvez seja melhor reduzi-la com o exemplo que o Hugo deixou.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente um ótimo topico.

Mas o que é praga para alguns é a felicidade de outros eu estou pretendendo montar um Aquario somente com caracóis, estou a procura de Anentome Helena ou ( Caramujo Red Ramshorn ) o que eu acho mais bonito e também o que estou com mais dificuldade de encontrar por aqui, mais sim isso e uma questão de gosto, como disse o Hugo os caracóis tem vantagens e desvantagens.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um tópico excelente para quem não sabe como proceder frente a uma praga de caracóis.

 

Já agora deixo o meu testemunho:

 

Tive uma praga de planorbis e physas num aqua de 54 litros... eram tantos que assim q a luz se desligava, cobriam quase todo o vidro da frente de tal forma q se tornava difícil conseguir olhar para dentro do aquário.

 

Foi então que ouvi falar dos Anentome helena, o caracol assassino. Comprei 3 e acreditem... não chegou a 2 meses e tinham exterminado quase tudo. Sobraram alguns planorbis pois os caracois assassinos eram já grandinhos e nem lhes ligavam. Foi então que os assassinos se começaram a reproduzir, os pequenotes atacaram os planorbis e pronto, fiquei com um aquário limpinho.

 

Resultado: Agora tenho uma "praga" de Anentome helena e um ataque de uma cianobacteria que me deixa o aquário todo verde. Por mais TPAs q faça e limpa-vidros, beaufortia levereti ou plecos que ponha, não me livro daquilo. A única forma seria arranjar physas, melanoides, ampulárias... mas metê-los num aqua cheio de assassinos... enfim!

 

Pensem bem antes de se livrarem de uma praga... talvez seja melhor reduzi-la com o exemplo que o Hugo deixou.

 

Obrigado.

Acredito que seja possivél, mas um pouco estranho, uma praga de anentone helena ? Não seram antes Melanoides Tuberculata ? Bem é que se são tão grande infilicidade para ti, não me importo de ficar com alguns ! ;)

 

Realmente um ótimo topico.

Mas o que é praga para alguns é a felicidade de outros eu estou pretendendo montar um Aquario somente com caracóis, estou a procura de Anentome Helena ou ( Caramujo Red Ramshorn ) o que eu acho mais bonito e também o que estou com mais dificuldade de encontrar por aqui, mais sim isso e uma questão de gosto, como disse o Hugo os caracóis tem vantagens e desvantagens.

Obrigado...

Sim, também há aquários invejáveis com apenas caracóis, apesar de eu gostar mais de aquários com uns camarões, dam-lhe mais vida...

Fiquem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 5 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Olá a todos! Quanto a mim, os caracóis são parte importantíssima de qualquer aquário. Leio muitas vezes serem apelidados de praga, mas a maior parte das vezes isso acontece devido ao excesso de comida dado aos peixes, e acontece mais com a espécie Physas.

 

Os caracóis são excelentes a manter as algas controladas num plantado. Das espécies mais conhecidas que encontramos nos nossos aquários, à excepção das espécies Marisa Cornuarietis e Pomacea Canaliculata, nenhuma das outras mais comuns como as Physas, Lymnaeas sp., Planorbis Corneus comem plantas saudáveis. Muitas vezes os caracóis são os culpados da má aparência da Fauna, quando o que se passa na maioria das vezes são fertilizações desequilibradas,etc.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! Quanto a mim, os caracóis são parte importantíssima de qualquer aquário. Leio muitas vezes serem apelidados de praga, mas a maior parte das vezes isso acontece devido ao excesso de comida dado aos peixes, e acontece mais com a espécie Physas.

 

Os caracóis são excelentes a manter as algas controladas num plantado. Das espécies mais conhecidas que encontramos nos nossos aquários, à excepção das espécies Marisa Cornuarietis e Pomacea Canaliculata, nenhuma das outras mais comuns como as Physas, Lymnaeas sp., Planorbis Corneus comem plantas saudáveis. Muitas vezes os caracóis são os culpados da má aparência da Fauna, quando o que se passa na maioria das vezes são fertilizações desequilibradas,etc.

 

De certa forma concordo contigo, visto que até a própria definição de praga vai contra qualquer coisa que os caracóis possam provocar, ou sejam. Creio que foram mal-apelidado, mas aos olhos de muita gente, não passam de uma dor de cabeça, uma "praga", e ficam desejosos de arranjar uma "cura"... Enfim, também admito que no ínicio tendemos a nos preocupar com isso, em removê-los, controla-los, mas á medida que avançamos no hobby ganhamos novas preocupações, e deixamos os caracóis em paz...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...mas á medida que avançamos no hobby ganhamos novas preocupações, e deixamos os caracóis em paz...

Exactamente, chega-se a um ponto em que para além de descobrirmos que os caracóis têm funções específicas no ecossistema de um aquário, sendo por isso muito úteis, também começamos a olhar para a sua fisionomia, para as suas linhas e cores, e ficamos com mais um ponto de interesse dentro das 4 paredes de vidro.

 

Em relação a especies, e referente à minha experiência pessoal, as seguintes espécies podem ser colocadas em aquários plantados, pois já as mantive e nenhum dano foi feito à Flora: Physas; Planorbis Corneus; Lymnaeas sp.; Anentome Helena

 

Estas seguintes espécies já presenciei a "mastigar" verde saudável:Pomacea Canaliculata; Marisa Cornuarietis; Tylomelania sp.

 

As Pomacea Bridgesi caso não tenham mais comer nenhum penso que comem plantas saudáveis.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, Excelente Tópico. Simples, completo e fácil de entender.

Acho que tenho Planorbis corneus no meu aquário, comecei a vê-los no mesmo dia em que comprei uma anubia.

Digo que são Planorbis corneus porque desses que indicaste são os únicos que podem ser, isto porque têm a "casca" encaracolada apesar de se apresentar de lado e eles terem apenas uns milímetros, alguns dele nem meio, e são mais transparentes talvez por serem pequenos...

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho várias especies de tylo e nenhuma come plantas. Uma dessas espécies pode ser que possa comer (é muito activa), outra é impossivel que coma (é muito inactiva e já a tenho ha tanto tempo).

 

Ampularia Canaliculata toca nas plantas? :) não... não "toca" nas plantas... devora-as todas! E as plantas de um aquario podem durar apenas um dia ou dois, é muito diferente de tocar. Além de que as Canaliculata são mesmo muito diferentes da Bridgesi, só são parecidas com as Bridgesi na concha, logo engana muito bem a comprar nas lojas, mas chegando a casa, vão ver logo que é muito diferente. As Marisa também sei que são outras iguais às canaliculata, mas por acaso queria Marisas são muito bonitas, e quero juntar às Canaliculata, será que existe em Portugal à venda?

 

P.S. todas as espécies de neritideos (desde o clithon às grandes neritinas) não comem nada mais sem ser algas, nem detritos nem plantas, apenas algas e um aquario para os manter a médio/longo prazo precisa mesmo de uma boa fonte luminosa. Se há molusco que podem confiar a 100% são os moluscos deste género.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais