Inicio nos Malawi, necessito ajuda.


Hugo_Cruz12

Recommended Posts

Boas,

 

Preparei o meu aquario para receber pela primeira vez os ciclídeos, comprei um casal de Labidochromis caeruleus jovem e parecem estar a dar-se bem na nova casa, já comeram, e nadam em todo o aquário o que já não é mau sinal.

 

Estou a procurar lojas onde vendem os kits de testes a baixo preço (aceito dicas) para dar as melhores condições aos peixes (vou acrescentar mais no sábado), precisava de saber quais as especies mais compatíveis com esta?

 

O PH no meu aqua está entre os 7.0/7.2, pelo que li o PH desta espécie anda à volta dos 8.2, o que posso fazer para subir o PH (sem gastar dinheiro em PHmais), estes valores que tenho são prejudiciais?

 

Obrigado

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Hugo, na minha opinião deixava o ph como está, a maior parte dos peixes que se vendem nas lojas e na net aguentam e vivem bem num ph entre 7 e 7,5, mesmo sendo de origens diferentes, pois grande parte deles já nasceram em cativeiro. Claro que existem excepções! Coloca umas pedras calcárias e força nisso. Eu acho preferivel que o ph esteja a 7,2 e estabilizado do que o mesmo esteja mais alto e com oscilações...

Coloca aqui o set up e umas fotos do aquário para o pessoal te ajudar de uma melhor forma, dependendo do espaço que tens podes colocar várias espécies compativeis com os caereleus, eu tenho imensas junto com os mesmos.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado,

 

Estava a pensar em passar na praia e colocar um pouco de areia no aqua mas será melhor deixar assim?

E com este PH poderá haver reprodução?

Já li que em TPA's o pessoal acrescenta uma colher de sal e não só, achas que devo fazer isso?

 

Logo que possível coloco fotos.

O meu aqua é de 60cm, tem algumas plantas artificiais que estou a pensar retirar e não deixar lá nenhuma, apenas pedras, faço bem ou é melhor deixar por causa dos esconderijos?

 

Cmpts

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Hugo, lava bem a areia e ferve-a e podes colocar no aquário à vontade. Com esse ph podes ter reproduções sim senhor e o mais certo é teres pois eles reproduzem-se muito, eu estou sempre a ter...

Eu não ponho sal apenas faço bastantes TPA´s e tenho uma boa filtragem.

Podes colocar tudo o que quiseres desde que não seja nocivo para os peixes, agora depende dos teus gostos. Se quiseres mais parecido com o Malawi é mais à base de pedras. Plantas naturais, a maior parte, é que não se aguentam pois eles tratam delas. eu tenho vallisnérias, fetos de java e anubias.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Hugo, lava bem a areia e ferve-a e podes colocar no aquário à vontade. Com esse ph podes ter reproduções sim senhor e o mais certo é teres pois eles reproduzem-se muito, eu estou sempre a ter...

Eu não ponho sal apenas faço bastantes TPA´s e tenho uma boa filtragem.

Podes colocar tudo o que quiseres desde que não seja nocivo para os peixes, agora depende dos teus gostos. Se quiseres mais parecido com o Malawi é mais à base de pedras. Plantas naturais, a maior parte, é que não se aguentam pois eles tratam delas. eu tenho vallisnérias, fetos de java e anubias.

 

Abraço.

 

Então acho que vou tirar todas as plantas porque são artificiais e fica feio.

Logo que tenha o aquário em condições de ser mostrado abro um novo tópico.

O casal continua bem, hoje já é o seu segundo dia no aqua e comeram, o que não é mau sinal, costumam estar escondidos, excepto quando a minha esposa se põem em frente do aqua, aí eles mostram a sua beleza (devo ser mesmo feio).

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opinião deixava o ph como está, a maior parte dos peixes que se vendem nas lojas e na net aguentam e vivem bem num ph entre 7 e 7,5, mesmo sendo de origens diferentes, pois grande parte deles já nasceram em cativeiro.

Pessoalmente não posso deixar de discordar... o facto de um peixe nascer em cativeiro, não o prepara para este ou aquele pH, o que o prepara são os milhões de anos de evolução e adaptação, portanto se adquirires os ciclídeos Malawi em locais/criadores de referência podes ter a certeza que a água estará minimamente adaptada às suas condições...

 

Eu acho preferivel que o ph esteja a 7,2 e estabilizado do que o mesmo esteja mais alto e com oscilações...

Isso até pode ser verdade se estivesses a falar de um pH de 7,8 para um peixe geneticamente preparado para um pH de 8... tem em atenção que 8 décimas de grau no pH é uma grande diferença! A escala é logarítmica.

 

O peixe vai-se aguentar? Vai concerteza... os Mbunas são muito resistentes!

 

O peixe vai estar confortável? Provavelmente não!

 

Quanto ao sal... já te respondi noutro tópico, mas podes ver aqui uma receita que te vai ficar em conta

 

Quanto à areia da praia: aconselho vivamente e não é preciso fervê-la; tenta apanhá-la na zona de rebentação e limita-se a passá-la por água.

 

Plantas, só as resistentes: normalmente usam-se as valisnerias giganteas.

 

Já agora, qual a medida do aquário e que filtragem tem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente não posso deixar de discordar... o facto de um peixe nascer em cativeiro, não o prepara para este ou aquele pH, o que o prepara são os milhões de anos de evolução e adaptação, portanto se adquirires os ciclídeos Malawi em locais/criadores de referência podes ter a certeza que a água estará minimamente adaptada às suas condições...

 

 

Isso até pode ser verdade se estivesses a falar de um pH de 7,8 para um peixe geneticamente preparado para um pH de 8... tem em atenção que 8 décimas de grau no pH é uma grande diferença! A escala é logarítmica.

 

O peixe vai-se aguentar? Vai concerteza... os Mbunas são muito resistentes!

 

O peixe vai estar confortável? Provavelmente não!

 

Quanto ao sal... já te respondi noutro tópico, mas podes ver aqui uma receita que te vai ficar em conta

 

Quanto à areia da praia: aconselho vivamente e não é preciso fervê-la; tenta apanhá-la na zona de rebentação e limita-se a passá-la por água.

 

Plantas, só as resistentes: normalmente usam-se as valisnerias giganteas.

 

Já agora, qual a medida do aquário e que filtragem tem?

 

Eu não quero que os meus peixes resistam, eu quero que eles se sintam bem, este é sem dúvida uma das principais preocupações de quem respira aquariofilia.

 

Vou amanhã à praia buscar areia, pedras tenho muitas, mas será que devo trazer algumas da praia? As que tenho são de alto mar e outras são do México.

 

As plantas artificiais vou tirar, não gosto, vai ficar só pedra como o verdadeiro lago Malawi.

 

O meu filtro é interior da Tetratec 400l/h , o aqua é de 60cm.

 

Será que colocando a areia, as pedras e adicionando a tal receita que me mostraste não poderá subir demasiado os valores de ph?

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou amanhã à praia buscar areia, pedras tenho muitas, mas será que devo trazer algumas da praia? As que tenho são de alto mar e outras são do México.

É apenas uma questão de gosto teu... tendo em conta que não existem preocupações com o facto de poderem ser calcáreas.

 

 

 

O meu filtro é interior da Tetratec 400l/h , o aqua é de 60cm.

Ciclídeos do Lago Malawi num aquário de 60 cm? Esquece isso!

Se procurares bem, ninguém te aconselha esse tipo de montagens em menos do dobro disso, ou em 100 cm para um mono espécie...

 

 

 

Será que colocando a areia, as pedras e adicionando a tal receita que me mostraste não poderá subir demasiado os valores de ph?

O pH não subirá demais, não te preocupes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ciclídeos do Lago Malawi num aquário de 60 cm? Esquece isso!

Se procurares bem, ninguém te aconselha esse tipo de montagens em menos do dobro disso, ou em 100 cm para um mono espécie...

 

Relaxa, a minha casa está em construção, deve ficar pronta por esta na altura no próximo ano, eu quero começar agora apenas com 2 ou 3 casais juvenis de espécies diferentes ou se não for possível, da mesma espécie.

 

Para minha casa, quero montar um de 1,50mts aproximadamente mas começando agora vou ganhando experiência para mais tarde não cometer erros.

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deve ficar pronta por esta na altura no próximo ano, eu quero começar agora apenas com 2 ou 3 casais juvenis de espécies diferentes ou se não for possível, da mesma espécie.

Esse aquário não leva mais do que um casal Malawi... juvenil

 

Daqui por 1 ano estão mais do que adultos... não vais ganhar experiência, vais cometer um erro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente não posso deixar de discordar... o facto de um peixe nascer em cativeiro, não o prepara para este ou aquele pH, o que o prepara são os milhões de anos de evolução e adaptação, portanto se adquirires os ciclídeos Malawi em locais/criadores de referência podes ter a certeza que a água estará minimamente adaptada às suas condições...

 

 

Isso até pode ser verdade se estivesses a falar de um pH de 7,8 para um peixe geneticamente preparado para um pH de 8... tem em atenção que 8 décimas de grau no pH é uma grande diferença! A escala é logarítmica.

 

O peixe vai-se aguentar? Vai concerteza... os Mbunas são muito resistentes!

 

O peixe vai estar confortável? Provavelmente não!

 

Pois respeito a tua opinião mas discordo, já há 21 anos que ando nisto e mantenho peixes de habitats diferentes com a mesma água e durantes anos e sempre a reproduzirem-se. Os peixes apenas se reproduzem se estiverem em habitat adequado, logo quando o fazem é porque se sentem bem...

 

Confortável, milhões de anos??? Será que há milhões de anos haviam aquários? As espécies evoluem, o planeta muda, as condições climatéricas mudam e as espécies adaptam-se... Será que algum peixe é feito para estar em aquário? Começamos logo por aí. É claro que não, logo nunca poderão estar confortaveis? Pois o que a gente tenta é que estejam bem de sáude e minimamente bem isntalados para satisfazer o nosso hoby, mas é claro que está longe de ser o ideal. Mas podem estar bem, e um desses indicios é a reprodução e o acasalamento. Se o peixe não estiver bem não acasala, agora a gente sabe que o ideal era eles estarem na natureza com o ph da mesma. Quase toda a gente tem peixes em aquário dos mais variadissimos locais no mundo com água da canalização, e, já há muitos anos. Há peixes que a geração deles vem já desde muito tempo de aquários. É como tudo são opiniões, eu procuro dar aos meus o melhor, e, raramente tenho mortes, tenho peixes imensos anos e a reproduzirem-se e sempre com a mesma água. Vejo caso de pessoas que andam a subir e descer phs e depois os peixes andam marados. Quantas pessoas não tem em casa aquários malawi, tanganika, asiáticos, america do sul com a mesma água da torneira...

Opiniões!!! Mas volto a dizer o ideal era estarem no seu habitat natural, não podendo cabe-nos a nós proporcionar o melhor e o que achamos adequado... Para mim quanto menos oscilações melhor. Se o ph da rede for de 7.8 melhor se não for não mexo.

O meu anda por volta dos 7,5 e tenho America do sul também... Penso que é melhor que usar turfa e depois distrair-me e o ph subir de repente quando a meama deixa de fazer efeito.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois respeito a tua opinião mas discordo, já há 21 anos que ando nisto e mantenho peixes de habitats diferentes com a mesma água e durantes anos e sempre a reproduzirem-se. Os peixes apenas se reproduzem se estiverem em habitat adequado, logo quando o fazem é porque se sentem bem...

Temos opiniões bem distintas sobre aquriofilia, por isso não vamos continuar a debatê-las...

 

Sobretudo porque 21 anos dela só nos podem dar conhecimentos, nada de asneiras contínuas... e eu não posso de facto competir nesse aspecto porque não faço aquariofilia há tanto tempo.

 

Quando sei, dou é opiniões minimanente adequadas... não ando com rodeios a dizer que dá, ajeita-se, etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos opiniões bem distintas sobre aquriofilia, por isso não vamos continuar a debatê-las...

 

Sobretudo porque 21 anos dela só nos podem dar conhecimentos, nada de asneiras contínuas... e eu não posso de facto competir nesse aspecto porque não faço aquariofilia há tanto tempo.

 

Quando sei, dou é opiniões minimanente adequadas... não ando com rodeios a dizer que dá, ajeita-se, etc...

 

Olá Nuno, podemos debater à vontade, eu respeito muito a tua opinião e eu não sou dono da verdade, apenas relatei as minhas experiências e postei a minha opinião. Tempo não equivale a qualidade, cometi muitos erros e ainda os cometo, estamos sempre a aprender... Eu preferia ter a água com os parâmetros naturais de todos os biótopos que mantenho, mas a da rede é uma só... Sempre que tentei elevar ou baixar ph, dureza, etc, reparei que os peixes não andavam tão bem e sofriam com as oscilãções. Também depende muito das espécies, pois existem algumas que tens mesmo de mexer, outras já estão há tantos anos em aquário que estão perfeitamente adaptadas, digo eu!!!

Procuro meter rochas calcárias nos Malawi, troncos plantas na America do sul, etc etc, Já mexi, mas agora não tenho mexido no PH e com os peixes que mantenho tenho-me dado bem... Neste caso estava-mos a falar de caereleus e mais alguns Malawi comuns em aquário, penso que com uma boa filtragem, rochas, espaço, TPA´s eles vão ficar bem com o PH a 7,2 que depois deve subir para 7,4 com as rochas, etc. com o tempo.

Vou medir o meu PH para te dizer quanto está agora nos Malawi e nos da America do sul, para vermos a diferênça. Pode ser que até esteja diferente agora, apenas coloco pedras e troncos e plantas diferentes com a mesma água...

Pode ser que até tenhas razão, e, eu mude de opinião, já mudei tantas vezes com experiências e erros, mas quem sofre sempre são os peixes, e, neste momentos os meus estão bem, penso eu...

Espero sinceramente que mesmo com opiniões diferentes tenhas sucesso, pois o teu sucesso é o sucesso dos peixes, e, que continuemos a falar e partilhar informação, mesmo que seja divergente, pois é assim que evoluimos.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais