My first aquarium


canicoman

Recommended Posts

Bem, sou novo por estas andanças e apesar de já andar há algum tempo a ler este fórum sinto que não sei quase nada sobre o assunto. Decidi construir o meu primeiro aquário e preciso muito da ajuda de todos para o conseguir com sucesso. Postarei passo a passo a evolução do meu aquário de 80 L.

 

Como ainda não tenho o aquário por agora deixo algumas dúvidas e aspectos do meu projecto.

 

 

“Suporte”:

Alguns de vocês acharão concerteza que estou doido ao verem as fotos do sítio onde ficará o meu aquário. Fiz vários testes de peso, com cerca de 90 quilos, e a verdade é que este suporte de sintetizador é bastante robusto e o conjunto tábua calhas dão bastante rigidez. Existe apenas um problema com este suporte: uma inclinação de cerca de 5 mm que tem de ser corrigida.

 

 

Pic_19164_3.jpg

 

Calhas de reforço

Pic_19164_4.jpg

 

Vista geral do suporte

Pic_19164_5.jpg

 

Esta não é a opção mais estética sem dúvida, mas como me deram este suporte tive a ideia de aproveita-lo para o projecto. Tenho em mente a construção de uma caixa em madeira para esconder a tomada, temporizadores filtro externo (se for caso disso), etc…

 

 

Hardscape

Mesmo ainda sem ter o aquário pensei nesta importante parte e optei por decorar com xisto. Quanto ao substrato não sei como fazer. Ainda não sei se quero plantas, por isso não sei se ei de comprar substrato fértil (já vi em qualquer lado que há plantas que não necessitam, se é verdade quais são??). Não sei que tipo de inerte meter, areão ou areia comprada em lojas para animais, ou existem soluções mais baratas que não alteram as características da água? Digam-me o que acham que fica melhor

Ficam algumas fotos de xisto que encontrei mas que tenho algumas dúvidas em usa-lo por terem algumas manchas e numa das pedras existe uma espécie de intrusão de brilho vítreo:

 

Pic_19164_1.jpg

 

Pic_19164_2.jpg

 

Pic_19164_6.jpg

 

Pic_19164_7.jpg

 

Acham as pedras seguras??

 

 

Água

Estou com dúvidas na água que vou usar. Isto porque tenho duas opções: 1ª – água del cano. Eu vivo em Coimbra e a água aqui tem um valor de pH de cerca de 7.8 segundo o teste que uso para a minha piscina.

2ª- água da fonte. Vou regularmente a Aveiro e aproveito para me abastecer. A água desta fonte é a que bebo e o pH está nos 6.9 segundo o mesmo teste

Será relevante optar por uma ou por outra? O meu problema são as espécies de peixes que poderei vir a ter no meu aquário que necessitam de níveis diferentes de pH. Se optar pela água de 6.9 que está quase neutra poderei futuramente colocar uma maior diversidade de peixes no aquário??

 

Aquário que estou a pensar comprar

Tenho dado uma vista de olhos por algumas na Figueira da Foz e em Coimbra e não tenho visto muita variedade no género de aquário que quero. Em princípio vou optar por um kit. Encontrei uma loja online que oferece portes para valores acima dos 80€ acho eu http://pet4you.net/

Já alguém encomendou alguma coisa nesta loja? É de confiança?

 

 

 

 

 

O aquário que estou a pensar comprar é este: http://pet4you.net/index.php/peixes/aquari...kit-sirius.html

 

(80 L)

 

 

Vou actualizar com fotos á medida que isto avançar.

 

Desde já obrigado e parabéns pelo magnifico fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, dou te 1 semana para isso ir abaixo, isso e uma mesa de piano ou orgao lol e muito fragil mesmo com os ferros por baixo da tabua acho que e muito fragil aquarios de 100 litros pa cima acho que devias esquecer.

 

Quanto ao ariao existe varios tipos, queres ter muitas plantas? ou nem por isso?

 

Quanto ao aquario acho caro, o meu e de 200litros 1metro foi me 105 eur, e esses kits normalmente nao valem nada, nem chegam a ter as medidas que o aquario precisa, isto e so a minha opiniao claro...

 

Para comprares compra logo algo bom, nem que compres o aquario este mes, po proximo o filtro extern etc

 

Mais vale teres algo em condicoes.

 

que peixes e que queres por?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem-vindo ao fórum.

 

Mais algumas considerações que seguirás se quiseres.

 

1º Essa estrutura não dá. Considera a compra ou construção de um móvel.

2º O PH da água deverá ser medido quando tiveres o aquário montado, pois apenas com tudo dentro do aqua poderás saber qual será o PH que obterás e se existem variações.

Poderás arranjar água a 6.8 mas quando a colocares no aqua poderá sofrer alterações.

3º A loja online é bem conhecida por estas bandas. É até um dos patrocinadores do fórum.

4º Plantas. Fica sempre bonito, mas dependendo da tua experiência, terás que considerar um substrato fértil que por 10 € poderás encontrar algo e também terás que providenciar iluminação.

5º Os aquários em kit saem mais barato, e se no teu caso não existe muita experiência, é o indicado. Recomendo-te que vejas em outras lojas quer na internet ou físicas, mas considera a compra do aquário "fisicamente", pois a mandares vir por correio o preço poderá não compensar. Tem atenção a isso. Vê quanto é que te fica o aquário comprado dessa forma ou se compensa deslocares-te a uma loja.

 

Tem muita atenção a isso!

 

Boa sorte.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso mais cedo ou mais tarde vai abaixo com o peso do aquario...

uma coisa e meteres 90 quilos em cima durante um bocado e aguentar, outra coisa e quando o aquario tiver montado nao o vais puder mudar de sitio, ou seja esse movel(ou sei la o que é... ;) ) pode durar uns dias, umas semanas como uns meses, mas mais cedo ou mais tarde vai ceder, e o movel tem que ser forte para a guentar largos anos.

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, dou te 1 semana para isso ir abaixo, isso e uma mesa de piano ou orgao lol e muito fragil mesmo com os ferros por baixo da tabua acho que e muito fragil aquarios de 100 litros pa cima acho que devias esquecer.

 

Quanto ao ariao existe varios tipos, queres ter muitas plantas? ou nem por isso?

 

Quanto ao aquario acho caro, o meu e de 200litros 1metro foi me 105 eur, e esses kits normalmente nao valem nada, nem chegam a ter as medidas que o aquario precisa, isto e so a minha opiniao claro...

 

Para comprares compra logo algo bom, nem que compres o aquario este mes, po proximo o filtro extern etc

 

Mais vale teres algo em condicoes.

 

que peixes e que queres por?

 

 

Quanto a plantas acho que duas são as suficientes.

Onde é que compraste o teu aquario? Online? Pelo que tenho visto nunca vi nada ssim tão barato.

Já com os peixes gostava de ter escalares. Estou aberto a outras sugestões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao suporte, já foi dito que não é o indicado. Até podes meter 200kg em cima!! Qualquer toque de lado ou até mesmo com o tempo, com a pressão que é feita em cima dos parafusos do suporte, acredita que vai ceder.

 

A àgua... Podes meter da torneira, mas não directamente da torneira para o àqua. Uns depósitos com a tampa aberta e deixas a àgua repousar durante umas semanas (para sair o cloro).

 

O kit, não conheço e não te possa ajudar.

 

Se tiveres dinheiro, compra um filtro externo dos bons.

 

Os Xixos, se forem fervidos não terás problemas de maior. Qualquer das formas vai-te aumentar o Ph.

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem-vindo ao fórum.

 

Mais algumas considerações que seguirás se quiseres.

 

1º Essa estrutura não dá. Considera a compra ou construção de um móvel.

2º O PH da água deverá ser medido quando tiveres o aquário montado, pois apenas com tudo dentro do aqua poderás saber qual será o PH que obterás e se existem variações.

Poderás arranjar água a 6.8 mas quando a colocares no aqua poderá sofrer alterações.

3º A loja online é bem conhecida por estas bandas. É até um dos patrocinadores do fórum.

4º Plantas. Fica sempre bonito, mas dependendo da tua experiência, terás que considerar um substrato fértil que por 10 € poderás encontrar algo e também terás que providenciar iluminação.

5º Os aquários em kit saem mais barato, e se no teu caso não existe muita experiência, é o indicado. Recomendo-te que vejas em outras lojas quer na internet ou físicas, mas considera a compra do aquário "fisicamente", pois a mandares vir por correio o preço poderá não compensar. Tem atenção a isso. Vê quanto é que te fica o aquário comprado dessa forma ou se compensa deslocares-te a uma loja.

 

Tem muita atenção a isso!

 

Boa sorte.

 

 

Obrigado pelos conselhos.

O meu problema com a compra do aquario é que aqui em Coimbra não ssim muitas lojas de "referencia" onde haja coisas para escolher. Pelo que tenho visitado só vi um aquario de 80L em kit ou seja não fico com muitas opções. (Já agora se alguem souber de uma boa loja em Coimbra ou arredores agradeço). Foi por isso que me virei mais para a compra online que no geral sai sempre mais barato. Ainda não tive tempo para ver muitos sites mas este chamou-me a atenção porque pelo que vi oferecem-me os portes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva, quando tudo o resto falha (lojas de referência e afins) tenta o hipermercado. Normalmente até têm uns conjuntos que não ficam muito caros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comecei com um kit de supermercado.

 

Um ano depois estava a mudar e uns anos depois mandei construir um.

 

Porque não pensas nisso?

 

Dá uma vista de olhos pelas grandes superficies.

 

Vê preços, compara, vê que orçamento tens disponivel tendo em conta que tens de arranjar filtro, aquecedor, pedras, troncos, areão, substrato fertil se fores para plantas assim como a iluminação que deverá ser especifica e em quantidade suficiente para garantir a sobrevivência das plantas e finalmente que tipo de água consegues ter no aqua, para depois considerares os peixes.

 

Mais uma vez: procura, compara, pergunta e faz contas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Também sou de Coimbra e é verdade que não tens grandes lojas, a única que vejo como referência de peixes mesmo é a fitónia na solum, que é onde os meus pais compravam peixes à anos e onde eu penso comprar os meus. Quanto a aquários acabei de ver uma propaganda daquelas da caixa de correio, do jumbo penso eu, e está lá um aquário de 100cm a 113 euros. É capaz de ser o melhor que podes comprar aqui em Coimbra. Se souberes de algum sítio melhor avisa que eu também não conheço. E onde estás a pensar comprar os peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao meu aquario tomei a decisão de comprar um aquario com menos litros para o suporte aguentar bem o peso. Comprei um aquario de 54 L com termostato iluninação filtro biológico e ainda trazia umas ceramicas de decoração. Acabei por comprar o aquario na Mundo Animal da baixa de Coimbra.

 

O aquario é este

Pic_19164_16.jpg

 

Ficam mais algumas fotos da montagem (esperemos que corra tudo bem com o suporte , e estou confiante que sim)

 

Pic_19164_8.jpg

Pic_19164_9.jpg

Pic_19164_10.jpg

Pic_19164_11.jpg

Pic_19164_12.jpg

Pic_19164_14.jpg

Pic_19164_15.jpg

 

Amanha vou comprar areao e areia. já decidi que vou meter plantas, vou tambem comprar o substrato fertil.

 

Vou encher o aquario, mas acho que nao vou comprar as plantas já ...

estou em duvida em relação a isso porque já li aqui no forum que não se deve remecher o solo para plantar pois a água fica contaminada com o fertelizante. No entanto hoje ao ler uns livrinhos informativos que me deram na loja da marca sera, vi que nos procedimentos de montagem podia-se plantar as plantas já com o aquário cheio.

 

O que achão??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora, está tudo ok.

Força com isso.

Não há problema em plantares depois ou antes, se for depois de encher tens é que ter sempre atenção, plantar com uma pinça e não com os dedos, porque assim o substrato não é muito remechido.

Editado por oscarino

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Também sou de Coimbra e é verdade que não tens grandes lojas, a única que vejo como referência de peixes mesmo é a fitónia na solum, que é onde os meus pais compravam peixes à anos e onde eu penso comprar os meus. Quanto a aquários acabei de ver uma propaganda daquelas da caixa de correio, do jumbo penso eu, e está lá um aquário de 100cm a 113 euros. É capaz de ser o melhor que podes comprar aqui em Coimbra. Se souberes de algum sítio melhor avisa que eu também não conheço. E onde estás a pensar comprar os peixes?

 

 

a minha ideia é comprar os peixes em várias lojas tentando apanhar os melhores exemplares. Penso que assim há menos riscos de problemas com consanguinidade, vou tentar também comprar peixes da mesma espécie e com diferentes cores de maneira a criar novas cores. Naquela loja que existe ao pé da Mundo Animal, não sei se sabes onde é; na Mundo Animal; nessa loja na solum, numa loja ao pé da praça da republica que nunca lá fui mas dizem bem daquilo; e numa loginha mais pequena em santa clara em frente ao lidl que pertence aos mesmos donos da que referi anteriormente penso eu. São estas as lojas que vou ver. Como nunca comprei peixes não tenho experiencia e não te sei dizer qual a melhor loja para comprar. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So tenho uma coisa a dizer acho teria sido mesmo melhor arranjar outro móvel para um aquário grande do que comprar um aquário pequeno para o móvel que se arranja de momento ... Acho que é um erro de que ainda te vais arrepender muito... i thing ...

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero-vos mostrar o meu sistema de refrigiração que espero não ter de o utilizar, mas fica como prevenção. A ideia surgiu num tópico que vi aqui no forum

Aqui esta o resultado final:

 

Um simples transformador de 12v e um cooler de computador antigo.

Pic_19164_17.jpg

 

Como acho que a iluminação que o meu aquario trazia tinha pouca potencia para por plantas no aqua resolvi reutilizar um candeeiro de leds que tinha para aqui estragado.

Já pus a trabaçhar agora só faltam alguns promenores depois meto fotos.

 

Mais uma dúvida: Como o aquário tem 54 L e pelo que li 0,5W / L é o ideial (com plantas) só que o sistema de iluminação apenas tem 15 W. O meu problema reside em saber a potencia do meu candeeiro de leds!! O transformador parece que e dos xineses e não diz absolutamente nada apenas a referencia. há alguma maneira de saber a potencia atravez do número de leds e do tipo de led??? Pessoal electrecista mékie?? ;D Não é um grande problema mas tenho medo que o aquario fico com iluminação a mais.

 

Amanha á noite meto cá mais fotos do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal será 1W por litro mas meio ja chega para plantas menos exigentes e não te preocupes que com o candeeiro de leds que tens suponho que nunca iras ter excesso de luz no aquario por norma esses candeeiros tem sempre poucos W

 

 

Abraço

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal será 1W por litro mas meio ja chega para plantas menos exigentes e não te preocupes que com o candeeiro de leds que tens suponho que nunca iras ter excesso de luz no aquario por norma esses candeeiros tem sempre poucos W

 

 

Abraço

 

 

Obrigado :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cocordo plenamente com o breakfloor...eu ja´ cometi esse erro...mas uma coisa e´ certa agora o outro aqua e´ aquario de quarentena...acabei por lhe dar uso...

 

abraço e boa continuaçao :eusathink:

Um aquario não é para ser visto mas sim Vivido!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem enchi o meu aquario.

 

Meti substrato fertil areão um bocado de areia de silica com uma divisória em plastico para não se misturar muito com o areao.

Umas ceramicas que vinham no aquario pa os peixes se esconderem. Uns xisto que preparei de forma a arranjar mais esconderijos.

Estou a pensar comprar um pequeno tronco. (já agora se alguem souber de sitios onde comprar em coimbra e barato...)

A areia e o areao foram comprados na ELS em Santa lusia que e a loja que fornece as lojas de aquariofilia em coimbra os preços sao muito mas muito inferiores e são muito simpaticos.

O substrato não me lembro a marca e o meu pai pos para o lixo a caixa onde vinha tenho de ver se descubro.

 

Algumas fotos do dia de ontem:

Pic_19164_18.jpg

Pic_19164_19.jpg

Pic_19164_20.jpg

Pic_19164_21.jpg

Pic_19164_22.jpg

 

Enchi ontem o aquario e vi hoje o ph e estava alto. Como expliquei anteriormente eu tinha opção por dois tipos de agua uma duma fonte e a da torneira. Ontem pus a propoçao de 2:1 (com mais agua de torneira). Para baixar o pH fiz alguns calculos e apercebime que a proporção ideal seria de 1:1 retirei cerca de 11 L de agua e repus com agua da fonte. O pH esta agora muito perto do 7 o que e o que queria. agora o meu problema é a durez da agua não tenho nenhum teste.

 

Algumas fotos com mais pormenores de hoje:

 

Pic_19164_23.jpg

Pic_19164_24.jpg

Pic_19164_25.jpg

Pic_19164_26.jpg

Pic_19164_28.jpg

Pic_19164_29.jpg

Pic_19164_30.jpg

Pic_19164_31.jpg

 

O suporte parece estar a aguentar bastante bem!

 

1ª--O proximo passo é a compra das plantas pelo que li é melhor por plantas mais altas a traz e mais pequnas a frente. que me aconselham?? O meu principal objectivo é disfarçar o mais possivel a GRANDE biobox. Plantas faceis de manter e de encontrar!

 

2ª--Tenho de retirar da biobox o carvao activado para meter plantas??

 

3ª--eu sei que existem packs de limpeza e cenas magneticas para limpar as paredes do aquario existem soluçoes mais baratas??

 

4ª-- por acidente existe algum carvao activado espalhado pelo fundo do meu aquario e prejudicial a vida dos peixes? ou tento retirar o máxi mo possivel??

 

5ª-- o po que esta em suspensao no aquario sai naturalmente ou existem formas de retirar??

 

 

Abraços

 

Criticas á estetica, e outras sugestões são sempre bem vindas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse areão grosso :s não foi nada acertada essa escolha era preferível só areia de sílica esse areão não é nada natural e pouco estético acho que foi má opção se fosse eu a ti ainda mudava, aproveita para mudar agora que ainda não tens fauna é tudo mais fácil...

 

Abraço e boa continuação ;)

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que tenhas sorte com esse "móvel" que é mais uma base de piano que para além de não ter sido fabricado para isso, tem a base inclinada(não sei se chegaste a resolver isso).

Depende dos gostos de cada um, mas na minha opinião o aquário quer-se o mais natural possível, por isso como já disseram aconselhava a trocar o areão por um mais fino ou areia, retirar as ânfuras(não é bem assim que se escreve), colocar um papel de fundo de uma cor única(a que mais preferires, para mim seria o preto) e meter umas plantas.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que tenhas sorte com esse "móvel" que é mais uma base de piano que para além de não ter sido fabricado para isso, tem a base inclinada(não sei se chegaste a resolver isso).

Depende dos gostos de cada um, mas na minha opinião o aquário quer-se o mais natural possível, por isso como já disseram aconselhava a trocar o areão por um mais fino ou areia, retirar as ânfuras(não é bem assim que se escreve), colocar um papel de fundo de uma cor única(a que mais preferires, para mim seria o preto) e meter umas plantas.

 

 

Sim conssegui resolver a inclinação : ). Quanto ao papel de fundo foi algo que ja tinha pensado. Já com o areao grosso acho que é algo bastante natural. Dependendo da fase de um rio a diferentes niveis de erosão. ~Talvez não seja é tão visto em aquarios. O que não fica tão natural é aquela zona de transferencia de areão para areia tão fina! Quanto a isso ainda tenho alguns dias para pensar. na minha opinião o areão grosso não fica muito mal.

 

Que plantas achão que deva meter faceis de encontrar e de manter. Obrigado : )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um aquário de 54lts mais cascalho biobox e decorações isso deve levar uns 45lts, 15W não chega a 1/2W/l.

Não tenho experiência com plantas mas com é óbvio é melhor dedicares-te ás de baixa manutenção,como eu.

Falas em comprar um tronco, musgo atado aos ramos ficava bem. Procura na tropica(site) plantas de baixa manutenção que gostes.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um aquário de 54lts mais cascalho biobox e decorações isso deve levar uns 45lts, 15W não chega a 1/2W/l.

Não tenho experiência com plantas mas com é óbvio é melhor dedicares-te ás de baixa manutenção,como eu.

Falas em comprar um tronco, musgo atado aos ramos ficava bem. procura na tropica(site) planas de baixa manutenção que gostes.

 

 

Obrigado. Quanto a iluminação o projecto que estou a fazer de reutilização de um candeeiro de leds esta em marcha e aproveito para relançar a pregunta:

O meu problema reside em saber a potencia do meu candeeiro de leds!! O transformador parece que e dos xineses e não diz absolutamente nada apenas a referencia. há alguma maneira de saber a potencia atravez do número de leds e do tipo de led??? Pessoal electrecista mékie??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.