Plantas a morrer (Ajuda por favor)


prx

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Montei recentemente o meu primeiro aquário e está agora na fase do ciclo do azoto, mas não me está a correr muito bem no que toca às plantas.

Tenho um tópico com este projecto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...60922&st=25

 

Para ajudar o meu setup é o seguinte:

 

Aqua: 180L

Iluminação: 2x45W (lampadas fluorescentes compactas)

Filtro: Para já um interno 720L/H de caudal, só para desenrascar enquanto não chega o Eheim 2073

Substrato fértil: Tropica Aquacare Plant Substrate

 

Plantas:

Aqui vou também precisar da vossa ajuda, identifiquei a maioria falta-me 1 e não sei se as identifiquei bem, mas são as seguintes:

(Não coloco aqui as fotos para não carregar mais, uma vez que podem ver as fotos no link do projecto)

 

Identificado:

- Musgo de Java

- "Bambu" aquático (coloquei entre parentices porque sei que não é bambu, mas sim uma planta parecida - "Canas da sorte")

- Egeria Densa (Elódea) (Zona esq atrás)

- Blyxa Japonica (Zona dta, à frente debaixo do xisto)

- Bacopa Caroliniana OU Micranthemum Umbrosum (umbrosum) (Zona central dta atrás)

- Cardamine Lyrata (trepadeira chinesa) (Zona dta atrás, junto às "Canas da Sorte - bambu aquatico)

- Hemigraphis Colorata (Hemigraphis 'Folha Larga') (Zona central, folha lilás em baixo)

- Cryptocoryne Willisii (Nevilli?!) (Zona dta à frente a meio da area clara)

 

POR IDENTIFICAR:

- Zona dta à frente no canto - folha com caule rosa

 

Problema:

As plantas estão a morrer, as elódeas estão a ficar acastanhadas, a blyxa japonica está a apodrecer, a trepadeira chinesa está a ficar com uma pelicula castanha nas folhas, parecem algas e a Umbrosum ou bacopa caroliniana parece que vai pelo mesmo caminho :)

 

Já comprei um fertilizante liquido da Sera multinutrientes para ajudar, mas não fez grande coisa e como sou principiante nisto não sei mesmo o que pode estar a acontecer :/

 

Ah, outro problema que pode estar a ajudar o primeiro é que tenho a temperatura da água sem termostato ligado a 30º, agora já abri as tampas e tou a mantê-lo a 28º mas não baixa disso.

 

Peço por favor a vossa ajuda, que até agora tem sido preciosa e sei que será mais uma vez de grande auxilio.

 

O meu obrigado desde já a todos os que poderem dar uma ajuda.

 

Cumprimentos

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderá ser das altas temperaturas, por norma as plantas querem águas menos quente, 30ºC é elevado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderá ser das altas temperaturas, por norma as plantas querem águas menos quente, 30ºC é elevado.

 

Boas Hugo

 

Obrigado pela tua resposta! Pois também penso ser disso, 28º já é uma temperatura que elas aguentem melhor ou ainda assim é quente demais?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderá ser algo elevada, não sei as necessidades das plantas todas que manténs mas algumas aguentam.

 

Quanto tempo baixaste a temperatura? (Cuidado com a fauna não reparei qual tens).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Baixei-a hoje, sei que ainda é cedo para ver os resultados desta temperatura, mas é só para saber se baseado na experiência do pessoal esta temperatura vai trazer melhorias ou não posso esperar para ver e tentar baixar ainda mais a temperatura. Sinceramente não sei mais que fazer para baixá-la :/

 

Cumps

Editado por prx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje ainda é cedo mas de qualquer das formas penso ser ainda algo elevada, se bem que algumas das plantas não se importam, como as blyxas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ontem quando cheguei a casa depois de um dia inteiro de tampas abertas continuava nos 28º, por isso resolvi ligar a ventoinha para cima dele. E entretanto durante a noite já estava mais fresco abri a portada da varanda de maneira a canalizar ar fresco directamente para o aquário. Por volta das 0h e até hoje de manhã tinha estabilizado nos 26º o que é bom, agora vamos ver como ele se porta com as luzes ligadas novamente, mas desta vez já com a ventoinha a dar directamente para lá, espero conseguir mantê-lo nos 26º.

 

@h_saldanha: parece-me uma boa opção, mas tive a pesquisar pelo google e no forum e vi alguns sistemas caseiros e estava a pensar fazer um sistema de ventilação caseiro, mais à medida das caracteristicas do meu aqua para tirar uma melhor performance da ventilação. E pelo preço que isso se vende e talvez até fique mais barato acho que consigo uma ventilação com 4coolers de computador maiores e com um fluxo maior de ar :D Mas obrigado pela dica, se não tiver paciência para enveredar pelo sistema caseiro acho que isso será a opção a comprar :)

 

 

Ah como isto já vai a correr bem ainda deu para melhorar, ontem olho para o aquário e vejo uma coisa, parecia uma folha a passar, mas não era. Visto de perto era um caracol a fazer alto sprint no vidro frontal do aquário :| Portanto tenho problemas com a temperatura, problemas com as plantas e para ajudar a festa caracois que pode virar praga.

*edit*

Já sei que caracol era, e saiu-me na rifa um physa, daqueles que o pessoal diz que viram praga mesmo, acho que a primeira espécie a comprar são botia palhaço :)

 

Outra coisa que também não está bem o pH está entre os 8.2 - 8.6, que terei que baixar para os 7 certo?! Tenho que pesquisar sobre como fazer isto.

 

Isto para primeira experiência não está a correr muito bem :/

 

Cumps

Editado por prx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens mesmo de tentar encontrar uma solução que te mantenha a temperatura constante, até porque, quando tiveres bicharada, não é muito aconselhável variações tão grandes de temperatura ao longo do dia.

 

Oh, não era preciso ter "despachado" o caracol. Até era benéfico para o teu aqua, sempre iria comer algumas algas e folhas em mau estado. Os physas são muito porreirinhos e desde que seja controlada a sua reprodução, para não virarem praga, são muito bons de ter.

 

Se vires outro fica com ele :D

 

A solução que te dei é um bocado cara sim. Pessoalmente não comprava aquilo. Foi só mesmo para teres uma ideia que existem daquelas engenhocas.lol. Se conseguires fazer uma, é sempre melhor e mais barato :|

 

Quanto ao pH, aconselho-te a fazeres o teste à água antes de a meteres no aqua (usas água da torneira?). Sabendo o pH inicial, poderemos ver o que está a colocá-lo tão alto. Tens alguma rocha calcárica? Nas fotos parece-me que não, mas não consigo perceber bem.

O valor de pH será adequado ou não, dependendo da fauna que queres manter...

 

Abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas notícias, a temperatura até às 14h manteve-se nos 26º :rolleyes: parece que o sistema da ventoínha está a funcionar, por isso acho que vou avançar com o sistema de ventilação caseiro.

 

Quanto ao caracol vou então ver se aparecem outros e controlar então o aparecimento dos mesmos.

 

Pois uso água da torneira, por acaso fiz teste à água há uns meses atrás e acho que não estava tão alto o pH, mas posso voltar a fazer porque à partida também não acho que tenha nada que seja calcário. A rocha branca que tenho no centro é puro quartzo, tirei hoje uma amostra do areão branco para fazer o teste com o sumo de limão para ver se é calcária.

E pelo que tive a ver das espécies que pretendo está mesmo muito elevado, mas pronto vou resolvendo um problema de cada vez :smile2:

 

Abraço e obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa :) se está estável a esta hora do dia então é porque o sistema resulta.

 

Verifica o pH, é melhor. Mesmo que tenhas medido às uns meses atrás, ele pode sempre variar. E nesta altura do Verão são adicionados mais quimicos à água da rede de forma a controlar possíveis problemas bacteriológicos, por isso o que mediste à uns tempos atrás pode não corresponder ao valor de hoje.

 

Olha, à bocado, o meu post anterior era para ser escrito no tópico do teu aqua, mas como tinha os dois abertos ao mesmo tempo, enganei-me, desculpa :)

Mas leste, é o que importa...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu nestas ultimas semanas de grande calor perdi um

terço das minhas plantas,ficaram com um aspecto de

cozidas,a água subio aos 32 graos,tive que desligar a luz,

abrir as tampas do aquário,e só á noite e que ligava a luz

sempre com as tanpas abertas,agora já parou de morrer-me

plantas porque continu a uzar o mesmo sistema.

espero ter ajudado. A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

@Álvaro: Obrigado pela tua resposta!

Pois acho que o calor também foi o factor da detrioração das minhas plantas, nestes últimos dias tenho conseguido manter a temperatura entre os 26º-28º e pelo menos não tenho notado piorar, espero começar a ver é melhoras agora :pompomgirl:

 

 

@h_saldanha: Já verifiquei o pH, e anda a rondar o mesmo que o do aqua, 8.2. O areão branco foi testado com o sumo de limão e não é calcário, não fez efervescência.

Não há problema, eu tenho os dois tópicos abertos para ir dando uma vista de olhos :D Não posso estar sempre a ver e responder porque tou no trabalho e tem que ser uma coisa rápida ;)

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor solução para evitar o aumento de temperatura da água no verão, é ter o aqua sem tampas e reduzir o tempo de iluminação.

 

Ventoinhas e outros sistemas de refrigeração, em àgua doce, no meu entender é um desperdicio de energia.

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

 

Realmente também preferia um método que evitasse gastos de energia desnecessários.

Quando dizes reduzir o tempo de iluminação, estamos a falar de um período de quantas horas? Qual o minimo aceitável para que não comece a ter as plantas a morrer novamente?

 

Obrigado

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes colocar o ciclo luminoso no período de menor calor (noite por exemplo) e retirar duas horas ao ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

@Hugo R. Silva: Obrigado pela dica, já comecei a fazer isso e a temperatura tem-se mantido estável nos 26, às vezes 26,5 mas isso é porque não tenho o termostato ligado. Como este método é mais influencial pelas confições não dá para estabilizar tão bem, do que com um termostato, mas não é uma variação brusca:)

 

@Paulo Raposo: tenho andado a medir os níveis, o pH anda nos 8.0 já baixou um bocadinho visto as ultimas leituras feitas estar mais para os 8.2 talvez acima. Ainda não utilizei nenhum método para baixar, só coloquei uns 8L de água de garrafão que tinha uma pH de 5,7 segundo o rótulo. Estou a pensar ir comprar uns garrafões de água e retirar prai 50% da água e meter a água de garrafão. Mas primeiro quero ver se compro uns testes de dureza da água e ver se os niveis estão baixos senão pelo que li não vai fazer grande coisa porque vai voltar ao nível que está. Já li que juntar àgua destilada baixa a dureza da água por isso se for preciso baixar já o sei como fazer. E também já li pessoal a dizer que junta turfa ao filtro, outros até falam em vinagre, mas este último tenho medo que vá dar criar alguns problemas.

 

Quanto às plantas, tirando a blyxa japonica que morreu sem recuperação, e as elodeas que estão sempre a ficar castanhas, as outras plantas estão-se a aguentar e até têm rebentos novos, por isso acho que o grande problema seria mesmo a temperatura :smile2:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais