A minha colecção de moluscos gastrópodes


Quo

Recommended Posts

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

tive :D para ver de quais falavas e deparei-me com esta pagina acho que, se não conheceres, deves gostar.. :)

 

http://www.sil.si.edu/digitalcollections/u...?StartRecord=16

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Quo!

Dos caracóis que mantens quais achas os mais interessantes eu gostava de experimentar uns novos invertebrados e gostava de saber quais os mais interessantes na tua opinião.

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive :busted_red: para ver de quais falavas e deparei-me com esta pagina acho que, se não conheceres, deves gostar.. :eusathink:

 

http://www.sil.si.edu/digitalcollections/u...?StartRecord=16

obrigado muito interessante. deveria haver uma lista dessas com as variedades todas de água doce/salobra no mundo

 

 

Olá Quo!

Dos caracóis que mantens quais achas os mais interessantes eu gostava de experimentar uns novos invertebrados e gostava de saber quais os mais interessantes na tua opinião.

penso que Tylomelania Porcellanica "Yellow" é muito activa, comportamento interessante a pesquisar comida na areia. O ser hiperactiva pode ser um problema contudo... tem a concha mais bonita na minha opinião, depois mostro. Muito nobre.

A Tylomelania sp. Poso Orange Flash o gastropode é muito giro, menos activa, mas ainda activa. muito nobre.

Vittina Semiconica (Neritina Onion) é muito bonita e fica muito engraçado no aquário incrustrada em pedras ou a passear...

Ampularias (P.Bridgesi) - há na verdade muita variedade interessante. Cuidado para não comprares P. Canaliculata. Esssas nem deveriam ser vendidas no comercio de aquariofilia, comem-te as plantas todas literalmente e as suas fezes provocam um boom de algas. Ficas com zero plantas no aquário. Já a P.Bridgesi é segura misturá-la com plantas e até bastante util no combate às algas. Tenho 3 variedades diferentes. Amarela com concha Dourada, Amarela com concha Bandas Castanhas e Azul com concha Bandas Castanhas e uma banda Dourada, esta ultima parece um buzio em chocolate belga .

 

também acho imensa piada ao clithon! que sao os "Ouriços" . Os outros também têm o seu interesse.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um caracol verdadeiro no aquário Praia Azul muito giro, é um Caracol de Poças. Lymnaea sp. possivelmente o grande caracol, o Lymnaea stagnalis que atinge 7 cm. Introduzi-o ainda pequeno quando vinha com as plantas. Já introduzi vários mas sempre tive dificuldade em fazer cingrar no aquário. Não sabia a especie ao certo, mas com o tamanho actual, dá para ver perfeitamente que é um Lymnaea sp. . Em casos extremos é capaz de auto-reprodução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

"Ouriço"

Clithon corona

pa13agoclithon.jpg

 

Canaliculata

Pomacea canaliculata

ATENÇAO: DEVASTADORAS DE PLANTAS porem muito activas, grandes e curiosas

plcanaliculata.jpg

 

"Abalone"

Neritina delessertii

pa13agocantostellata2.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Ampulária chocolate

Pomacea cf. lineata

ampularia.jpg

 

Imagem curiosa de Ampulárias chocolate a comer búzio. na imagem aparece também um clithon corona

ampulariaschocolatecome.jpg

 

Búzio Bela

Paludomus sulcatus

uma espécie que provavelmente nunca ouviram falar, é um tiarídeo, denominado, por vezes, em ingles de Bella sp. "Red Spot" não é contudo uma bella sp.

paludomussulcatus.jpg

 

Limneia (caracol de água doce invasivo)

Lymnaea stagnalis

limneia.jpg

 

Abalone e Neritina Cebola

Neritina pulligera

Vittina semiconica

neritinas.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Imagem curiosa de Ampulárias chocolate a comer búzio. na imagem aparece também um clithon corona

ampulariaschocolatecome.jpg

 

Boas.

Há alguma razão específica para adicionares esses búzios.

Na legenda dizes que as ampulárias estão a "comer búzio"?

Desculpa a ignorância da questão, mas estão mesmo a comer alguma coisa, ou a explorar a concha??

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estão a comer buzio. nunca comeste buzio? esses buzios e vários outros comprei-os para EU comer. como alguns não saiam da concha dei aos peixes (mal puxado com o garfo, é preciso jeito) , os peixes conseguem entrar dentro da concha e comer. Foi um festim!!!!

 

Os buzios são como as helenas, só que muito maiores. são marinhos claro. existem na nossa costa, sempre comi disso, mas mais pequenos, a que chamamos de buzina ou caramujo. sou fã. se bem que agora como crio esta bicharada em aquario já me dá um bocado impressao e nao olho ao comer. è como o pessoal em lisboa come caracois (dos jardins), que já agora o que nós chamamos de caracol é o que em lisboa chamam de caracoleta, coisa que aqui só os ciganos comem, nós aqui comemos em vez de caracol comemos buzio.

 

já agora uma clarificação, de algo que já desconfiava. uma ampularias que classifiquei como pomacea cf. bridgesi são do complexo canaliculata, pois a coloração dos ovos e o aspecto do animal denotavam que não eram bridgesii apesar de não comerem plantas.

 

A denominação destas ampularias "chocolate" é pomacea lineata, pelo menos uma das 3 a classificação é 100% fiel (cor do corpo, da concha e dos ovos), estas com o corpo amarelo vou verificar a olho a que complexo pertencem, quer observando melhor o animal e a concha para ter a certeza, parti de um presuposto erradamente, mas também já parto do presuposto que são do complexo canaliculata do que tenho visto, muito provavelmente também são cf. lineata. Nem sei como não pensei nisso antes, se bem que já desde que as comprei que as achei diferentes da bridgesi e demasiado parecidas com as canaliculata.

 

assim no momento tenho 3 espécies de ampularias

pomacea bridgesii

pomacea canaliculata

pomacea lineata

 

neste aquario adicionei algumas conchas desses buzios que comi, o objectivo é libertarem calcio para a água de forma continua, não permitir que a água acidifique demasiado e servir de esconderijo a peixes que tenho no aquario (cobrinhas de java, cobrinhas kuhli e principalmente gobio neon)

 

ALIAS esta imagem confirma que o corpo é muitissimo parecido com o das canaliculata. A tromba e os corninhos! Aiai... ando a dormir :D

ampularia.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tanganyika-snails.jpg

 

actualmente ando atrás de moluscos do Tanganyika, o lago-mar que fascinou muitos coleccionadores de conchas e investigadores, por se parecerem muito com moluscos marinhos. o 13 e o 14 são os famosos Tiphobias, mas até as suas conchas vazias são caras, e não são sustentaveis em aquário, infelizmente. Mas as Paramelania sp. potadoma sp. spekia sp. são muito uteis ao aquario especialmente para combater green spot.O que mais quero e pode ser mantido em aquario (desde que o aquario tenha peixes) é o Paramelania damoni, parece-se muito com os bucinideos, mas ao contrario dos buzios não come outros gastropodes. Ou seja, eu nem me importava de ter mais helenas, mas é insustentavel mante-las com outros moluscos. Além de que têm maior aspecto de buzio na concha que as proprias helenas, ou seja, sao muito decorativos.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

O census de moluscos nos meus aquários.

 

inventriomoluscosa.jpg

 

algumas fotos recentes

pljanampularideos.jpg

espécies de moluscos

  • Pomacea canaliculata
  • Pomacea diffusa "banded"
  • Marisa rotula
  • Paludomus sulcatus

 

 

 

 

pljancamaraolagostafilt.jpg

espécies de moluscos

  • Vittina semiconica

 

 

pljantyloorangeflash.jpg

espécies de moluscos

  • Tylomelania sp. Poso "Orange"

 

 

 

pljancamaraomadeiraecia.jpg

espécies de moluscos

  • Pomacea canaliculata
  • Clithon corona
  • Paludomus sulcatus
  • Lymnaea stagnalis

 

 

 

 

pljanpenedos.jpg

espécies de moluscos

  • Vittina semiconica
  • Neritina natalensis
  • Clithon corona
  • Clithon souleyetana
  • Paludomus sulcatus

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pljan3pomaceasp.jpg

Pode parecer uma imagem parecida com uma anterior mas não é, aqui vemos 3 ampulárias de 3 espécies todas juntas.

 

espécies de moluscos:

Pomacea canaliculata

Pomacea lineata

Pomacea diffusa "banded"

Marisa rotula

Paludomus sulcatus

 

 

 

pljancana.jpg

espécies de moluscos:

Pomacea canaliculata

 

 

 

pljanclithonneritinatig.jpg

espécies de moluscos:

clithon sowerbyana

Vittina turtoni

neritina natalensis

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, viva!

 

eheheh. por acaso é a minha maior preocupação, a falta de algas em alguns aquários. dai investir muito em alimentos à base de spuralina e fornecer, por exemplo, abobora e outros alimentos. Mas nem todos os meus moluscos são comedores de algas. As p. Canaliculata são comedores de plantas e as suas fezes provocam uma explosão de algas, algo que só pode ser contra-balanceado com comedores de algas em número suficiente.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as Pomacea Diffusa (bridgesi) tenho várias e penso serem boas a comer algas... não tenho queixas, se bem que comam um pouco de tudo e é a tal coisa, são várias espécies vendidas que pensamos tratar-se da mesma. tenho pomacea lineata que apesar de comer algas, prefere outras coisas.

 

Por outro lado, os neritideos têm um leque menor de alimentos que consomem. até mesmo courguette fervidaa... coisa que as ampularias adoram, mas para as neritinas custa a apanharem o gosto, mas já tenho algumas que comem. Abobora parece resultar melhor. Já por ai dei esse conselho inclusive a lojas, onde vejo muitas a morrerem à fome.

 

As pomacea canaliculata é um caso à parte... conseguem facilmente comer as plantas todas de um aquário em pouco tempo, nem os talos sobram...até canas de bambu da sorte comem. Adoram vallisnerias, beliscar anubias, mas stellata não gostam muito. :P

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens a certeza que as tuas são bridgesii? olha que terem concha amarela não quer dizer que o sejam... ou tens plantas com folhas mesmo muito tenras... eu mantenho as bridgesii num aquario com varias plantas, sempre mantive e varios exemplares e nunca tive questoes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a cor na caraçada é uma seleccção. também há canaliculata golden. Nao estava a dizer que as tuas são canaliculata, podem ser lineata, insularum ou outra. Se comem-te polysperma menos mal. Mas é verdade que se as folhas forem tenras e apetitosas as bridgesii podem comer. Há uma planta rasteira e fragil que parece uma alface e cresce em roseta que elas comem. Não lembro do nome agora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

com a morte das ampularias com carapaça selvagem, por vários motivos diferentes, e de umas neritinas (se bem que tenha muito mais neritideos neste momento), é preciso azar... os neritideos honestamente... sou cada vez menos fã por causa da reprodução e mortes sem motivo aparente... mas estou-me a tornar um fã incondicional de tylos.

 

tenho novos moluscos

 

5x ou 6xtylomelania robusta (nunca ouviram falar pois não e na net não há quase nada, mas é o perfeito substituto para um buzio em água doce, optimo para aquario, não vi ainda grande interesse nas plantas apesar do tamanho grande do bicho, mas é possivel que coma)

3xtylomelania perfecta

2xtylomelania patriarchalis "yellow antenae"

2xTylomelania towutensis

5xpomacea bridgesii (diffusa) "Marfim " Azul

3xpomacea bridgesii (diffusa) "Marfim" Amarela

nx além de aumentar outras tylos, neritideos e criação de marisas, etc. fazem com que o meu census esteja bem desactualizado. resumindo está aqui um monte de pasta, mesmo as pomacea foram carissimas... as tylo seria de esperar, agora pomacea... enfim...

 

e concluindo... apesar de ter moluscos em vários aquarios, o aquario só de invertebrados (40L) está a rebentar pelas costuras e já ando a ver um aquário maior para por os meus bichos. Mas parece que em todo o lado deixaram de vender aquarios de jeito a bom preço e com serviço decente. enfim...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

obrigadissimo abrenoses, é sempre bom ouvir alguem dizer isso. apesar de mostrar o que tenho também tento dar algumas dicas para incentivar o pessoal, a minha bicharada entra-se dispersa por 3 dos meus aquas. Sendo que um deles é quase exclusivo para estes bichos.

 

Aquário Praia da Lagoa (agora 63L), o que me permitiu por mais espécies.

dscf2548k.jpg

neste momento neste aquário tenho as seguintes espécies:

Tylomelania perfecta (3 adultas, 2 crias)

Tylomelania patrierchalis "yellow antenae" (2 adultas, 2 crias)

Tylomelania robusta (6 adultas, varias crias)

Tylomelania sp. Poso “Orange” (2 adultas)

Tylomelania sp. Poso "Yellow" (1 adulta, +-3 crias)

Tylomelania tuwotensis (1 cria, pais noutro aqua)

Pomacea canaliculata (3)

Pomacea bridgesi “ivory” (3)

Marisa rotula (1 adulta, varias crias)

Paludomus sulcatus (4)

Clithon souleyetana (ca. 4)

Vittina turtoni (1)

neritina delessertii (1)

Lymnaea sp. (1 adulta, 1 cria)

 

 

 

Aqua Praia Verde - onde tenho neritideos (n.delesserti, v. semiconia, v. gagates), ampularias douradas e marfim azul e Tylomelania tuwotensis e Tylomelania "orange"

aspectogeral.jpg

 

 

 

 

 

Aqua Praia Azul onde tenho neritideos, agora maioritariamente clithon. Tenho tido algum azar por causa dos ciclideos... estes os ciclideos respeitam mais.

praiaazulgeral1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais