A minha colecção de moluscos gastrópodes


Quo

Recommended Posts

As espécies que possuo:

Neritidae

Clithon corona

Vittina semiconica

Neritina pulligera

Neritina delessertii

Neritina natalensis

Nepterion violaceus 'red lips'

 

Pachychilidae

Tylomelania gemmifera

Tylomelania patriarchalis

Tylomelania sp. Poso "Orange Flash"

Tylomelania sp. Poso "Yellow"

Tylomelania porcellanica "Yellow"

 

Ampullariidae

Pomacea bridgesi "Gold"

Pomacea bridgesi "Banded Brown"

Pomacea bridgesi "Banded Brown & Gold"

Pomacea canaliculata

 

Buccinidae

Anentome helena

 

Lymnaeidae

Lymnaea stagnalis

 

 

introduzi ainda no aquário, caracois que apareceram com as plantas, várias physa e um planorbis... mas isso é pequeno demais e nem sei se ainda tenho... podem ter sido comidas pelos peixes.

 

 

na imagem: P.Canaliculata, P. bridgesi "Gold", Tylo Gemmifera, Neritina pulligera, Neritina Natalensis, Neritina Delesserti, Vittina Semiconica, Clithon

moluscos2.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A minha dúvida é um pouco estúpida mas cá vai, manténs os Helenas no mesmo aqua que os restantes caracóis?

Que caracol é o primeiro a contar da direita, que está por cima do riscado e ao lado do cumprido?

 

Obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva!!! Não, as helenas estão isoladas, por precaução visto que as neritinas não se reproduzem em agua doce, logo seria um risco (prejuizo). No entanto há quem diga que as helenas nao sao capazes de atacar neritinas... mas...

 

o molusco que referes é uma neritina pulligera (nome comum neritina obscura, dusky neritine, também conhecido como abalone) proveniente do Pacifico ao largo das Fiji e das Molucas. é maritimo, mas vive também em agua doce. As coisas brancas são ovos.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom acabei de descobrir que fui induzido em erro pelos sites... o neritideo que julgava ser uma septaria não o é, uma septaria é mesmo muito parecida com uma lapa conforme vejo em sites alemães, e esta aqui parece uma neritina comum apenas com uma concha diferente. Penso ser Nepterion violaceus 'red lips'

 

como uma septaria é realmente, mesmo parecido com uma lapa

septaria-unten.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
viva!!! Não, as helenas estão isoladas, por precaução visto que as neritinas não se reproduzem em agua doce, logo seria um risco (prejuizo). No entanto há quem diga que as helenas nao sao capazes de atacar neritinas... mas...

 

Boas.

Visto que és o entendido em caracolada aqui do sítio...

Eu tenho 2 pomacea bridgesi (tinha 3, hoje acordei com uma no chão da sala, carapaça amachucada - ainda nao sei se viva ou morta, quando chegar a casa decido) e dois "red spoted snail" no aqua e recentemente comprei uma anentome helena.

As bridgesi têm +/- 3 a 4 cm, e os red spoted uns 1,5 a 2 cm. A helena tem no máximo um centimetro.

 

Agora deixa-me fazer má figura... quando comprei a helena pensei, "vou limpar esta praga de caracois que vieram com as plantas..."

 

Quando a helena chegou pensei, "pois, é pequenina, quanto muito limpa os caracolitos... o resto tá safo".

 

Até agora acho que baixas só mesmo na praga... achas que o resto dos caracois corre perigo?

Cumps.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a Helena é um buzio que são gastropodes carnivoros e para tal têm um digamos equipamento para matar. Antes também achava, Ampularias, grandes demais... hoje nem por isso... um neritideo pode ser que se escape pois o sistema de defesa dos neritideos é bem mais eficiente, pelo que dizes o teu outro gastropode é um neritideo.

 

Infelizmente já me aconteceu o mesmo que à tua ampularia, caiu do aquario e partiu a concha, acabou por morrer =S Se partiu a concha na saida do gastropode não há problema, se partiu a meio, na zona que deve estar protegida... é que...

 

P.S.: mas olha que nem com as neritinas punha a minha mão no fogo! é questão de tempo...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que dizes o teu outro gastropode é um neritideo.

Suponho que te refiras ao red spoted snail, é semelhante a esse que tens ai na foto, na fila de baixo, segunda da esquerda. Esses infelizmente não têm aquele sistema de protecção das ampulárias, aquilo é quase um vedante!!!

Infelizmente já me aconteceu o mesmo que à tua ampularia, caiu do aquário e partiu a concha, acabou por morrer =S

Pois, foi bem no meio. Cheguei e estava outra "acoplada" na coitada, mas já estava mesmo morta.

Tirei as 3 pra fora, aquela já não se mexeu.

Acho k era a fémea à procura de espaço para por os ovos :\

P.S.: mas olha que nem com as neritinas punha a minha mão no fogo! é questão de tempo...

Para já vou arriscar, e observar.

 

 

Mas, observando as tuas fotos, tou a ver que tou com um problema e cálcio.

(a ver se faço o upload da foto da defunta)

As conchas das minhas estão algo esburacadas, o que é uma pena, porque me foram oferecidas ha umas 2 ou 3 semanas.

 

Mas estou num dilema, do qual talvez me possas ajudar a sair. Adicionar ou não Decalcit.

O eu pH está nos 7.2/7.4, mas se eu adicionar Decalcit, isso vai originar uma subida do pH. Certo?

 

No meu comunitário tenho desde Endlers a Escalares, passando por SAEs, Corys e Kribs... não me convinha subir o pH...

 

Cumps

Editado por PioM

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é uma vittina semiconica e é um neritideo. É o que estava a falar, podes misturar com muitos peixes.

 

 

nesse caso tens mesmo um problema, podem ter vindo de um aquário muito ácido.

 

o decalcit não tem muito impacto no aquário, alias eu ponho decalcit, até por uma questão de saude do aquário.

 

se colocares o fundo de uma colherzinha de decalcit não terá muito impacto no pH. Se achas que tens o pH alto, porque não por uns troncozinhos no aquário? Será que tens areia do mar ou o teu aquário é novo. Se o teu aquario é novo, vai acidificar com o tempo... não te preocupes com o decalcit!

 

eu coloco decalcit em todos os meus aquarios sem problemas, grande parte dos meus peixes são de águas ácidas, tenho escalares, kribs, corys, SAE... mais algum?

 

=D

 

não podes é usar o cálcio para tartarugas, esse sim vai alterar o pH.

 

Se uma ampularia aparecer morta, desconfia da helena, pode ser que como tens caracois no aquario, as helenas nunca sintam necessidade de atacar ampularias, também podes habituar a helena a comer ração, como comida para peixes de fundo, p.ex.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este ultimo e lindo. Isso e swalesi certo? Pede pHs altos nao e?

Em relaçao tenho a volta de 10 helenas num aquario de 50cm com uma neritina a passear por la e nao vejo problema. Eu acho q os helenas so atacam physias e planorbis de resto ainda nao vi baixas. Mas sao do melhor para tratar de pragas de caracois. Agora tenho que criar a praga para ter alguma alimento para os Helenas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e entao fazes coleçao disso ou que? :music_singguitar: brincadeira.

 

tinha um exemplar de cada especie que metes-te no primeiro post portanto nunca pude esperar nada...

entretanto de alguns so resta a carapaça...

mas tambem tenho uma dessas "septarias" uma Clithon corona e uma neritina natalensis.

 

compras-te á crystal?eles é que costumam ter disso tudo.

 

essa orange flash é q é!brutal.

 

se tiveres criaçoes apita.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, tens alimento. há quanto tempo tens a mistura? eu também já misturei por um tempo, mas deixei-me disso.

 

 

é sim do Sulawesi, lago Poso mais precisamente, o pH é de neutro a alcalino (pH 7-:music_singguitar:, é uma espécie ainda não descrita pela ciência.

 

aqui dão informações mais precisas: http://www.allesumdieschneck.de/html/tylom...ge_english.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e entao fazes coleçao disso ou que? :roflroll2: brincadeira.

 

tinha um exemplar de cada especie que metes-te no primeiro post portanto nunca pude esperar nada...

entretanto de alguns so resta a carapaça...

mas tambem tenho uma dessas "septarias" uma Clithon corona e uma neritina natalensis.

 

compras-te á crystal?eles é que costumam ter disso tudo.

 

essa orange flash é q é!brutal.

 

se tiveres criaçoes apita.

 

cumprimentos

 

a minha resposta acima era pro inback, faço sim. lol uns fazem colecção de conchas mortas, eu de vivas. lol. Tinhas canaliculata? não compres disso, são uns terrores.

 

alguns comprei na Jardiland na Maia, outros na Casota em Vila do Conde, outros na Arca de Noé na Póvoa e outros na Crystal Red. o meu objectivo é encher os aquas disto, pois para mim é o que é natural, sempre habituei-me a ver bicharada desta na praia e em grande numero

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também tinha das sp yellow mas começaram me a comer plantas (valisnera) neste caso, tive que dar,a pobre planta ficou em tão mal estado,a má noticia é que deixaram linhagem no aquário. :roflroll2:

 

 

Ando no controlo ver se não me comem as plantas tem um ar tão inocente mas de inocente não tem nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens a certeza disso? que espécie de valisneria tinhas? vallisneria gigantea? apareceu ratada? e pensaste que foi a tylomelania? tinhas iluminação suficiente para a produção de algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se colocares o fundo de uma colherzinha de decalcit não terá muito impacto no pH. Se achas que tens o pH alto, porque não por uns troncozinhos no aquário? Será que tens areia do mar ou o teu aquário é novo. Se o teu aquario é novo, vai acidificar com o tempo... não te preocupes com o decalcit!

 

Eu tenho um tronco, mas é daquele "pau de ouro" ou que é... muito ramificado e muito leve (quando seco).

Talvez precise de um maior e mais "consistente", já que tenho sílica em quase todo o aqua.

 

Agora vai ser renovado e apenas uns 30% do fundo serão sílica, e a akadama (ou parecido) deve ajudar a baixar o pH.

 

De que tamando é a "colherzinha" que usas? Café? Sopa? Lol.

 

Tambem queria arranjar assim uma fauna rastejante variada... com o tempo.....

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta bicharada fica cara... e é dificil de arranjar nas lojas. Mas boa sorte, para mim, foi muito dificil arranjar isto.

 

A colher que falo é uma colher que o decalcit trás, vem com o produto. Mas é o mesmo que uma colher rasa de chá, que se tem que colocar durante a TPA semanal, pode ser outro dia se desejares. coloco em todos os aquarios, e penso que tem ajudado não só estes rastejantes, como camarões principalmente, mas também peixes e plantas. Mas ai já sou eu a conjunturar.

 

aconselho todos, menos a canaliculata, pois essa é um terror com as plantas, e como defeca demais, causa um boom de algas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta bicharada fica cara...

Pois, quase €4 pela helena, que foi +/- o que paguei pelos 2 red spotted.

Já as ampulárias vieram de borla :character0050: graças a uma benemérita do forum.

A colher que falo é uma colher que o decalcit trás, vem com o produto.

Epá, acho que a minha nao trazia colher, mas vou seguir as tuas indicações.

Afinal o PRO és tú ;)

 

Obrigado pelas dicas!

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não há é gente que se interesse por isto... ainda há a ideia do caracol praga.

 

já consegui convencer uma loja a vender bicharada desta e arranjei novas ampularias cf. bridgesi "banded brown" iguais às minhas canaliculata, mas mais bonitas e só comem algas e não plantas. :puppydogeyes:

 

A helena foi-te cara, se bem que como as helenas têm utilidade no combate a pragas, fazem o seu preço aumentar. Mas os que chamas de red spotted até te foi barato. Julgo que o preço destes bichos deveria rondar os 2.5 euros para ser um preço em condições bom para o vendedor e para o cliente, se bem que para o cliente 2 euros é que era optimo, pois permite-te comprar vários... o mesmo paras as tylomelanias mais comuns. Jás as Tylomelania do lago Poso aceito que rodem a volta dos 5 euros, dada o efeito raridade, novidade e a coloração.

 

um par de Tylo gemmifera ficou-me a 4 euros, um par de tylo yellow ficou a 9,60 e um par de orange flash ficou-me a 11,2. E o par de ampularias bridgesi "banded" ficou a 4,4 euros.

 

será que há espécies interessantes da amazonia comedoras de algas?

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas que caracolada que para aqui vai.. :mrgreen::lol::lol::lol:

 

já agora, para os entendidos, posso por alguns tipo de caracol junto com CA.. ou está fora de questão :puppydogeyes: ??

..é que dava jeito, como não posso colocar muitas variedades de plantas ao menos limpava-me os vidro de algas.. :chores009:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem pessoal que coloca Tylomelania patriarchalis, mas julgo que qualquer outra também serve, excepto as ampularias, que estão fora de questão, pois expoem o corpo demasiado. Dependendo do CA, se este é habil a atacar gastropodes ou não. A maioria dos ciclideos africanos são herbivoros, e confiando nisso sugiro:

 

os gastropodes da familia das neritinas não expoem o corpo, apenas os corninhos de fora, e são 100% alguivoros, logo o aquario tem que ter luz suficiente para a produção continua de algas. desses sugiro: vittina semiconica,neritina pulligera, clithon... os clithon são mais pequenos e têm espinhos como defensa adicional. por serem mais pequenos são bons para limpar plantas.

 

Se queres um algovoro e detritivoro tens as tylomelania, qualquer uma: patriarchalis (grande e calmo), yellow (mais bonito e muito activo), orange (medianamente activo e mais bonito ainda), no entanto, estes para se moverem precisam de se expor, ou seja, depende dos ciclideos que tenhas, poderá ser um risco se os teus ciclideos são muito matreiros e/ou curiosos, dificuldando a vida ao animal podendo levá-lo à morte, por fome, p.ex.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens a certeza disso? que espécie de valisneria tinhas? vallisneria gigantea? apareceu ratada? e pensaste que foi a tylomelania? tinhas iluminação suficiente para a produção de algas?

 

Tenho pois mal eu retirei os caracóis a planta melhorou sei que é valisneria tem um risco no meio (parece me claro)

 

e pensaste que foi a tylomelania?

 

Tenho 100% Certeza pois via se mesmo os caracóis a fazerem banquete á planta.

 

tinhas iluminação suficiente para a produção de algas?

 

8 H (2 turnos de 4 horas) 2x 35w para um aqua de 115lits

 

dava 2 em 2 semanas aquelas pastilhas de algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus escalares e kribs adoram cornos de ampulárias.

Mas nada de crítico.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho pois mal eu retirei os caracóis a planta melhorou sei que é valisneria tem um risco no meio (parece me claro)

é valisneria gigantea/americana, essa valisneria normalmente ganha buracos por falta de fertilização.

 

Eu coloco todos os dias pastilha de algas nos aquarios, mas é para fauna variada.

 

Este fim-de-semana tive uma optima surpresa, no aquário Praia Verde, onde mantenho Tylomelania sp. Poso "Yellow" e Tylomelania patriarchalis nasceram duas crias... julgo que de patriarchalis, eu bem que queria separar, mas nao tenho modos... agora não sei quem são os pais. lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais