Móvel para aquário em cerejeira (Ajudem-me P.F.)


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Como estou a gostar do hobby, decidi montar um aquário maior.

 

Vou construir um móvel para um aquário com as medidas 80 x 30 x 40

 

Tenciono colocar neste tópico os passos que vou seguir, assim como fotos.

 

O móvel que pretendo construir é deste estilo, fui eu que desenhei:

 

2psf3th.jpg

 

A unica alteração deste desenho é que vou colocar uma porta no meio, em vez de ficar aberto.

 

O material que pretendo fazer é cerejeira com 16mm de espessura.

 

Agora pergunto aos mais entendidos na matéria, este material aguenta com este tipo de aquário?

 

Não vou ter nenhuma supresa quando chegar a casa?

 

Abraço,

Jorge

Editado por JMMS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas, em relação à resistência da madeira não tenho a certeza, mas penso que à partida não deverás ter problemas.

 

Só uma sugestão, nas laterais do móvel já pensaste em colocar umas tábuas adicionais, de cima a baixo, perpendiculares à prateleira do meio?

 

Era coisa para ajudar bastante à resistência do móvel porque em vez de dois suportes verticais terias 4.

 

Cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

 

Essas partes tinha em mente, mas não consegui projetar no desenho que fiz, o que estás a dizer é tipo em T ("deitado") dos lados, é isso?

 

Cumprimentos,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Álvaro,

 

O filtro irá ficar no meio. A prateleira é para desaparecer e penso colocar lá uma porta.

 

Deiam mais opiniões por favor :D já pesquisei todos os DIY do fórum em relação a construção de móveis e não encontrei nenhum feito em cerejeira.

 

 

 

Abraço,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Para estrutura não ceder coloca madeira nas costas. Sem a parteleira o conjunto vai ceder lateralmente.

 

Atenção às medidas para depois não teres surpresas como por exemplo o filtro não caber no lugar.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu muito Obrigado desde já a todos os intervenientes.

 

Aqui fica mais um esboço com mais medidas.

 

Assim sendo pressumo que os 16mm de espessura das placas seja suficiente, correcto?

 

jb79ec.jpg

 

Abraço,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, era mesmo isso que estava a sugerir, só que em vez de fazeres as laterais de 20cm estava mesmo a pensar ires aos 25!

 

Quanto à madeira em si não faço ideia, quanto ao formato do aquário, tive um de 80cms numa estrutura dessas e aguenta perfeitamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Jorge

 

Iniciei agora um novo projecto.

Tb estava inclinado para um movel em cerejeira ate porque tinha o resto da mobilia no mesmo genero.

 

Apos alguns testes e desenhos com entendidos no assunto e uma vez que o cubo tinha 100 lts o peso não seria o ideal para a madeira.

Assim sendo optei por uma estrutura a qual veio a revelar-se a melhor opção.

 

Tu podes ate forrar depois a estrutura com madeira se quiseres.

Para não perderes a ideia da calha suspensa que é gira, vou-te mostrar a minha estrutura como ficou e o aqua em si.

Da para teres uma ideia, no entanto no meu conjunto falta apenas colocar a calha suspensa, mas ja tenho o material para isso so falta tempo e ajuda de alguem que saiba.

 

A minha estrutura é vertical mas da para fazer horizontal, alias quem as faz so precisa das medidas e do teu desenho.

Ao nivel dos €€ ficou mais que em conta que as madeira.

A filtragem como é para mais um aqua de invertebrados tenho um mochila que faz o necessário.

 

p7010223.jpg

 

Quer a estrutura quer o aqua foram DIY (com ajuda PRO ehehehhe). QQ coisa que precises diz.

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez pessoal.

 

O aquário já chegou a casa ontem e veio com uns extras :D

 

No entanto em relação ao móvel queria fazer em parecido com cerejeira, para que não destoe do resto do conjunto.

 

Em principio este fim de semana vou decidir, mas para já estou a pensar em fazer uma estrutura em pinho maciço e depois forrar com a dita placa de cerejeira de 16mm.

 

Estou mortinho para o começar a montar.

 

Abraço,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já construí vários móveis. Para as medidas de aquário que referes, podes usar sem problemas placas de 16 mm de espessura, mas usa SEMPRE as travas laterais de alto a baixo, tal como ilustras no teu 2º desenho... Essas travas dão resitência contra oscilações laterais da estrutura. Para um aquário de 80 cms, isso aguenta bem.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado a todos que deram o seu contributo.

 

Ontem fui ao IKEA, e acabei por ver lá um móvel e trouxe de imediato. Espero não me arepender:

 

Aqui fica uma foto do móvel, do aqua novo e do antigo :)

 

Grande upgrade!!!

 

1zbw6k7.jpg

 

Que dizem?

 

Abraço,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

De facto o móvel é bonito, eu tenho um igual... mas para colocar aquários olha que não é o mais indicado pelo tipo de madeira que isso tem. Experimenta bateres no móvel tanto nas pontas como ao meio, vai dar sons diferentes, visto que a madeira não é igual em todo o móvel.

 

Perguntaste o peso que isso podia levar?

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Efectivamente perguntei... mas não me souberam responder :alberteinstein:

 

Já li aqui no forum um user que montou um aqua de 79x30x40 no mesmo tipo de móvel.

 

Tenho um bocado de receio, já me sentei em cima dele (82kg)

 

Acho que aqua cheio com areao deve andar na ordem dos 100kg.

 

Acham que vou ter problemas?

 

Abraço,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Queria montar o aquário antes de ir de férias.

 

Já tenho o substrato e o areao, mas preciso que me digam se deva ter confiança no móvel.

 

Outro móvel não tenciono comprar, pois não vou deitar este fora.

 

Acham que deva tentar?

 

Sei que alguns já disseram para ter cuidado.... e já vi noutro tópico que não havia problema algum. Agora estou confuso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá JMMS

 

No local em que o móvel aparece na fotografia (encostado à esquerda numa parede e à direita noutro móvel), não terás problema. Esse móvel aguenta perfeitamente a carga vertical do aquário.

 

O risco seria se com um encontrão ou uma pancada forte ele se deslocasse para a esquerda ou para a direita, uma vez que o contraventamento lateral não é muito eficaz. No entanto julgo que isso não irá acontecer uma vez que o móvel está contido pela parede e pelo outro móvel. A forma definitiva de resolver esse problema era cortares um painel de madeira à medida do móvel e fosse montado na traseira do mesmo, o que garantia um eficaz contraventamento lateral.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho um cubo de 45 montado com um movel desses e até a data , não tive qualquer tipo de problema, e já tive que o mudar de sitio 1 vez.

 

Cumps,

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa tenho um movel desses com um aquario em cima a cerca de um ano...e ja o mudei de um lado po outro com o aquario em cima..e esta ali 5 estrelas

 

E o aquário que tem, tem as dimensões do móvel? Está cheio?

 

@José Manuel Martins Sousa ,

Realmente a ideia é boa, tenho que ver se consigo arranjar um tampo traseiro nas medidas do móvel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o aquário que tem, tem as dimensões do móvel? Está cheio?

 

 

O aquario é um cubo de 40 ...

 

O movel tem 44 cm me parece.

 

O aquario está cheio, leva cerca de 50 L de agua, mais pedras , troncos , areao , mais substrato fertil...

 

Cumps,

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@wesley_boy,

 

Antes de mais obrigado pela opinião e parecer,

 

Essa pergunta que respondeste era direcionada ao @prijon.

 

No entanto o meu móvel tem 79Cx39Lx79A e o aqua 80Cx30Lx40A.

 

Cumprimentos,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais