Ajuda para o aquário de um amigo


Vlad

Recommended Posts

Boas

 

Fui chamado de urgência para ajudar no aquário de um amigo. Ok, não foi de urgência mas eu sinto-me importante assim. :lol:

 

Ontem à noite ele reparou que os peixes estavam todos à superficie da água, muito ofegantes. Fez uma troca de 50% da água e eles melhoraram imenso.

 

Hoje fui lá e fiz os testes que tinha disponiveis:

 

pH: 7

Fosfatos: 5mg/L

Nitratos: 60mg/L

Amónia: perto de 0mg/L

Nitritos: 0,8 mg/L

Temperatura: 26ºC

 

O aquário tem 80L e é destapado. A água vem de um filtro Eheim que salvo erro cicla 400L/h, para o aquário e é dispersa pelo por um tubo à superficie com diversos furos (não sei o nome) o que promove uma boa circulação à superficie.

 

Flora: Reduzida, 2 ou 3 plantas naturais, com bom aspecto. Não há algas, o que com a luz que ele tem (Power Glo + Sun Glo) só se justifica pelo pleco de 8cm e não haver muito onde as algas crescerem.

 

Fauna: 50 peixes sensilvemente, alguns de algum porte como o pleco, 1 botia-palhaço e 1 bala-shark, todos bem crescidinhos. 1 rã que me parece inchada, mas pode ser da comida.

 

No mesmo dia, mais cedo, morreu um limpa-vidros que eu conheço como borboleta ou borboleta-chinesa. Não sei se estará relacionado. Já agora se alguém souber o nome cientifico deste peixe, eu agradeço. :)

 

O meu primeiro palpite foi falta de O2 embora tivesse desconfiado porque a circulação de água é boa e o aquário destapado. Depois de ver os nitritos decidi investigar no fórum e descobri que a falta de O2 não permite a respiração às bactérias, logo, a filtragem não sería processada decentemente, daí a subida de amónia e nitritos. A amónia não apresenta um valor alto porque com a troca de água passou a haver O2 e a filtragem "recomeçou".

 

Até aqui, estou certo?

 

As perguntas:

 

1. Se o aquário está destapado e existe circulação à superficie, como se justifica a falta de O2? Sobrelotação?

 

2. Dado que não existem formas de reduzir o número de peixes, como se pode prevenir esta situação? Bomba de ar?

 

3. Dado que os peixes parecem bem neste momento, devo deixar o filtro fazer o trabalho dele até reduzir os nitritos ou devo aconselhá-lo a fazer mais mudas de água? Ou um tratamento com bactérias?

 

Desculpem o tamanho do post mas quis explicar tudo e conjugar os elementos para facilitar as respostas.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma muda de agua de certeza que iria ajudar ja que os nitratos ainda se encontram algo altos...e os nitritos tambem especialmente se notramos que esses valores foram obtidos após uma troca de 50%!

 

 

A presença de nitritos num aquario com algum tempo de maturação (espero que tenha ja pelo menos 1 ou 2 meses para essa quantidade de peixes) faz suspeitar que a filtragem nao seja a melhor ou que nao está ainda estabelecida uma colonia de bacterias suficiente. De qualquer modo a morte de um peixe no aquario pode sempre levar a uma subida dos nitritos.

 

Em aquarios com sobrelotação...o filtro ou elementos filtrantes (plantas) devem tambem ser sobredimensionados.

 

A circulação por si nao promove muito as trocas gasosas...no máximo permite que nao se acumule um filme que as impeça...apenas a agitação promove as trocas...ou seja...se o tubo estiver abaixo do nivel de água...nao tens o efeito de repuxo e nao tens grandes trocas gasosas, se o tubo estiver agcima e existir agitação , ai sim, tens trocas gasosas. A solução seria puxar o repuxo para fora de agua, ou uma bomba de ar.

 

No entanto...

 

A falta de oxigenação nao se sente de um dia para o outro e nao aparecem de um dia para o outro os peixes ofegantes quando antes estava tudo bem... é mais provavel a acumulação de nitratos e nitritos.. até valores nao tolerados pelos peixes...o que indicia filtração insuficiente, e trocas de agua insuficientes para o número de peixes no aquario.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro

 

O que dizes faz todo o sentido. O aquário tem mais de dois meses, um pouco mais do que isso. Não há muda de água que ajude os nitratos aqui onde moramos. Directamente da torneira a leitura é de 40mg/L.

 

Gostava de entender porque diabo estavam os peixes à tona da água.

 

Agora os filtros e os nitritos... não sendo uma questão directamente relacionada com O2 não entendo esta súbida de nitritos. Vou aconselhá-lo a equipar-se melhor e pôr bactérias no aquário, puxar o repuxo acima do nível da água, onde aliás sempre esteve excepto hoje, provavelmente por acaso.

 

Estou preocupado porque acho que o problema foi minimizado pela troca de ontem à noite, mas não resolvido.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50 peixes num aquário de 80L :(:?:?::?:

 

Quanto a mim é mais do que suficiente para os nitritos/amónia dispararem e se por acaso diminuir a circulação à superficie esgotar em poucas horas o pouco O2 que possa existir num aquário assim!

 

Diz lá ao teu amigo que a regra é 1cm de peixe adulto por litro, não um peixe por litro.

 

Pobres peixes :?::( :( :( :( :( :(

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:?:o:shock::shock::shock::shock::shock::shock:

Nitratos a 60 !!!! :shock::shock::shock::shock::shock::shock:

50 Peixes :shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock:

:shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock:

 

Os teus peixes são os meus herois se depois de uma tpa de 50% os nitratos ficaram a 60 AIIII nem quero imaginar a quanto estava antes, pelos vistos o teu amigo tem uma cambada de peixes resistentes como o RAMBO :lol:

1º reduzir esse numero de peixes na regra que já foi dita 1cm de peixe adulto por litro de agua

2º colocar plantas para reduzir esses nitratos e nitritos muito importante

3º não dar comida em excesso

4º aspirar regularmente o areao para não se acumularem detritos e fazerem mais amonia nitratos e nitritos

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.