algas durante verao


Recommended Posts

Pessoal a garça cinzenta é o bicho mais inteligente que me inavadiu o lago.

Estudou o comportamento dos cães, o meu comportamento, o do espantalho e a propia rede.

Os cães dormem de madrugada, eu também, o espantalho não sai do lugar, logo tem tempo para investigar, encontrar uma abertura, entrar e continuar a comer rãs e peixes.

montei a cobertura e um detector de movimentos com luz e que funciona bem, mas não chegou. Agora fechei tudo na integra excepto uma pequena fenda para as cadelas entrarem, vou esperar para ver se a garça também vai usar esta abertura para entrar e se o fizer não vai conseguir sair :P

Depois conto-lhes, as oradas cabeça de leão foram todas (11), os shunbunki apenas escapou 1 (de 20), as sanasas foram todas (20), as rãs levaram uma razia.

Foi uma lição cara, mas ao mesmo tempo proveitosa, o passaro é um verdadeiro espectaculo a todos os niveis, até a caçar, não falha uma investida, quando mete a cabeça na agua é pescaria certa e não escolhe o tamanho dos peixes o que estiver á mão (ao bico) é que ela come, seja ele grande seja ele pequeno.

Por alto foram duzentos euros que me custou a lição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

inacio silva

 

Sei que o que vou dizer vai se ser censurado e com razao, ...... mas eu ja tinha ido buscar a anti-aerea

 

com vizao noturna e mira laser!

 

 

so a uso para os javalis ca da quinta, mas essa garça ja merecia um susto

 

nao a matavas!!! ( AS GARÇAS SAO ESPECIE PROTEGIDA) tiravas-lhe, tipo, umas penas da cauda so!

 

com o susto nao voltava!

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se já foi falado mas os entendidos dizem que a saliva das garças é um atrativo para os peixes e em vez de fugirem como fazem quando nós entramos no lago eles aproximan-se.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixaste comer isso tudo e não a viste?

Claro que vi, por isso sei que é uma "garça cinzenta" enorme, inteligente e madrugadora, de pé tem perto de um metro de altura e de envergadura cerca de dois metros, quando a vi pela primeira vez sobre o lago cheguei a pensar que era um tipo de asa delta que me ia aterrar no jardim :eusathink: .

Já agora sabem que esta ave liberta na agua uma ensima que atrai os peixes para o lacal onde acha que deve efectuar a pescaria? como tal não dá hipotse!

Vou repovoar o lago, desta vez já com a cobertura total, a ave já veio observar de perto esta gaiola gigante (180 m2), viu e não voltou mais, hoje encontrei um peixe subrevivente, duas rãs e uns girinos.

Já agora sabem que dar um tiro, torcer o pescoço, ou depenar uma ave desta dá pelo menos dois anos de grelha!

Podia ter feito com ela umas fotos porreiras, mas com o desgosto até disso me abstive.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ataque de garça

 

ve aqui

 

garçar atacando lago de kois

 

a inteligencia da garça

 

 

sem palavras..........

Já vi ao vivo :eusathink:)

Só que a minha é a "cinzenta", a muito maior das garças.

O ultimo video mostra bem onde é que o bicho chega se descobre comida facil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é uma ave muito bonita. Mas ia-me dando uma coisa má a ver os 1ºs 2 vídeos.

 

encontrei um vídeo útil para espantar o bicho. não parece ser difícil de fazer.e parece eficaz

 

e outro:

 

procurem por scarecrow

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

http://www.youtube.com/watch?v=LSSgnv8xp88...feature=related

 

 

Estes dois videos mostram dois tipos diferentes de protecção.

 

Mas eu sou mais adepto do chuveiro com sensor.

 

È pena que um lago tão bonito tenha de ter um aspecto de gaiola para poderes ter os teus peixes em segurança.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal a garça cinzenta é o bicho mais inteligente que me inavadiu o lago.

Estudou o comportamento dos cães, o meu comportamento, o do espantalho e a propia rede.

Os cães dormem de madrugada, eu também, o espantalho não sai do lugar, logo tem tempo para investigar, encontrar uma abertura, entrar e continuar a comer rãs e peixes.

montei a cobertura e um detector de movimentos com luz e que funciona bem, mas não chegou. Agora fechei tudo na integra excepto uma pequena fenda para as cadelas entrarem, vou esperar para ver se a garça também vai usar esta abertura para entrar e se o fizer não vai conseguir sair ;)

Depois conto-lhes, as oradas cabeça de leão foram todas (11), os shunbunki apenas escapou 1 (de 20), as sanasas foram todas (20), as rãs levaram uma razia.

Foi uma lição cara, mas ao mesmo tempo proveitosa, o passaro é um verdadeiro espectaculo a todos os niveis, até a caçar, não falha uma investida, quando mete a cabeça na agua é pescaria certa e não escolhe o tamanho dos peixes o que estiver á mão (ao bico) é que ela come, seja ele grande seja ele pequeno.

Por alto foram duzentos euros que me custou a lição.

 

boas

 

tipo ter ras nao aumenta a sujidade ???

 

o teu lago ao que me parece nao é vedado aos caes, certo ? eles nao atacam as ras ? ou elas nao passeiam pelo resto do quintal ?

 

é que gostava de ter uma ou outra.... nao sei se ja viste o meu lago.... teu uma especie de vedaçao ou sebe.... mas o meu caozito mais baixo do que a sebe, salta por vezes para ir ao lago beber agua a sorte dele é que nunca fui eu a ver..... e mais cedo ou mais tarde vou meter rede a volta para ele nao fazer isso, so ainda nao o fiz 1º porque o guito é curto e 2º e principalmente porque a rede seria mais alta do que a sebe, perto do dobro de altura.... e assim eu tendo que ir ao lago fazer manutençao passo bem, se meter a rede ja vai ser mais dificil.

 

mas aqui num horto da zona tem ras a 5 euros +/- se soubesse que nao havia problema era capaz de meter....

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tipo ter ras nao aumenta a sujidade ???

 

o teu lago ao que me parece nao é vedado aos caes, certo ? eles nao atacam as ras ? ou elas nao passeiam pelo resto do quintal ?

 

é que gostava de ter uma ou outra.... nao sei se ja viste o meu lago.... teu uma especie de vedaçao ou sebe.... mas o meu caozito mais baixo do que a sebe, salta por vezes para ir ao lago beber agua a sorte dele é que nunca fui eu a ver..... e mais cedo ou mais tarde vou meter rede a volta para ele nao fazer isso, so ainda nao o fiz 1º porque o guito é curto e 2º e principalmente porque a rede seria mais alta do que a sebe, perto do dobro de altura.... e assim eu tendo que ir ao lago fazer manutençao passo bem, se meter a rede ja vai ser mais dificil.

 

mas aqui num horto da zona tem ras a 5 euros +/- se soubesse que nao havia problema era capaz de meter....

Luis, os meus cães (cadelas) têm acesso ao lago, só a pequena é que gosta de brincar com as rãs que estão fora de agua, mas não lhes faz mal porque elas saltam para a agua antes que ela lhes pegue.

Rede á volta e por cima é boa ideia, para impedir as graças, gatos e lixo. Eu usei rede para passaros em plastico e deixei duas aberturas (portas) para entrar.

Não sabia que se vendiam rãs, as minhas vieram cá ter e mesmo depois da garça lhes ter feito uma razia ainda continuo a ter muitas, se quiseres podes vir buscar uns girinos colocas no lago e ao fim de uma semana já tens rãs. Eu não noto que sugem a agua excepto se as provocarmos, já que a tendecia delas é esconderem-se no lodo ou areia do fundo, alem disso habituam-se com facilidade á nossa presença quando vêm que não somos ameaça, comem todos os insectos que se aproximarem do lago e vê-las caçar até alivia o stress. De noite são um bocado ruidosas e a cantiga que cantam é a mesma todos os dias:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, os meus cães (cadelas) têm acesso ao lago, só a pequena é que gosta de brincar com as rãs que estão fora de agua, mas não lhes faz mal porque elas saltam para a agua antes que ela lhes pegue.

Rede á volta e por cima é boa ideia, para impedir as graças, gatos e lixo. Eu usei rede para passaros em plastico e deixei duas aberturas (portas) para entrar.

Não sabia que se vendiam rãs, as minhas vieram cá ter e mesmo depois da garça lhes ter feito uma razia ainda continuo a ter muitas, se quiseres podes vir buscar uns girinos colocas no lago e ao fim de uma semana já tens rãs. Eu não noto que sugem a agua excepto se as provocarmos, já que a tendecia delas é esconderem-se no lodo ou areia do fundo, alem disso habituam-se com facilidade á nossa presença quando vêm que não somos ameaça, comem todos os insectos que se aproximarem do lago e vê-las caçar até alivia o stress. De noite são um bocado ruidosas e a cantiga que cantam é a mesma todos os dias:)

 

boas

 

tipo elas parecem-me ras verdes ou la como lhe chamam. mas tenho o meu lado ha 1 ano e nunca ca vieram parar ;) o maximo que vi aqui pelos arredores foi o bufo bufo.

 

gatos e garças por agora nao vi.... gatos ha mas nao se atrevem :D e garças espero bem que nao se virem para ca, matar nao mato mas levam nos queixos, por muito bonitas e tal que possam ser :D, ponho o meu bobby de guarda mas tambem é meio medricas.

 

sim se calhar para caçarem ate é bom, será que comem larvas de libelinha ? ou a propria libelinha quando andar a voar a superficie a ver onde vai deixar ovos ?

 

de certeza que ja la tenho mais, ha dias vi uma libelinha por la ainda assutei, mas ja a vi la de novo.

 

a sorte delas cantarem é que fica digamos do lado oposto de onde durmo e nao devo ouvir, ja os meus pais por cima :D

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As libelinhas põem ovos a superfície,nas plantas .

 

as rãs são territoriais, e se o lago não for grande correm com os outros machos. só vão ter ao teu lago se tiveres um rio nas proximidades. se não, não há nenhum sitio de onde possam vir . ou de lagos dos visinhos.

 

qualquer girino num lago de kois é uma refeição fácil...para as kois.

 

isso de comprar rans deve ser como os outros que vendiam pombos correios. assim que os soltassem voltavam ao sitio de compra loool

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As libelinhas põem ovos a superfície,nas plantas .

 

as rãs são territoriais, e se o lago não for grande correm com os outros machos. só vão ter ao teu lago se tiveres um rio nas proximidades. se não, não há nenhum sitio de onde possam vir . ou de lagos dos visinhos.

 

qualquer girino num lago de kois é uma refeição fácil...para as kois.

 

isso de comprar rans deve ser como os outros que vendiam pombos correios. assim que os soltassem voltavam ao sitio de compra loool

 

 

mas o sitio de venda fica a km's :D

 

quanto muito podem é saltar fora e tentar fugir....

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

Esta aí mais uma vaga de calor!

 

O meu tanque parece que ja esta a cozinhar, mais uma vez, uma bela "SOPA DE ERVILHAS"

 

O meu tanque fica a mais de 1 km da ribeira mais proxima e as rans passam por aqui! mas acho que elas usam o meu tanque como "area de serviço" aparecem aqui ja grandes, estao aqui uma semana ou duas e depois desaparecem e vao a vida delas

mas todos os anos aparecem 4 ou 5

 

girinos nunca vi

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lool area de serviço....

 

 

eu tenho uma fêmea grande que anda sempre a saltar de entre os 2 lagos , mas prefere estar no mais pequeno de 500litros deve ser porque também tem insectos e tem de se mexer menos para os apanhar. foi no pequeno que pos ovos ja tarde porque se trouxe o macho nessa altura(há 2 meses) mas esse macho também já desapareceu depois de fazer a função dele.

 

esta femea veio pequenina para cá,era uma das poucas verdes e ja tá ca ha 3 ou 4 anos

 

por isso depende da rã. há umas que ficam a vida toda e outras que se vão embora ou são capturadas.

 

esta foto acho que é do ano passado antes de fazer o lago grande.

P8120071.jpg?t=1280265464

 

ja acartei dezenas de rãs mas esta e 1 ou 2 mais pequenas são as únicas que ficam.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

este topico ja vai nas rans! lol

 

mas com o calor a apertar andei a investigar mais um pouco e encontrei isto.

 

control de algas por ultra sons

vvvp.png

resizedimage630349lgson.jpg

 

pelo que li este material parece eficaz mas e caro !

ja alguem experimentou?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

este topico ja vai nas rans! lol

 

mas com o calor a apertar andei a investigar mais um pouco e encontrei isto.

 

control de algas por ultra sons

vvvp.png

resizedimage630349lgson.jpg

 

pelo que li este material parece eficaz mas e caro !

ja alguem experimentou?

Com este equipamento abria uma clinica, vocês só tinham de trazer os peixes á consulta!

Inventam cada coisa... mas para quê? se o mundo é tão simples!

Deixem a natureza fazer o que sabe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com este equipamento abria uma clinica, vocês só tinham de trazer os peixes á consulta!

Inventam cada coisa... mas para quê? se o mundo é tão simples!

Deixem a natureza fazer o que sabe.

As algas verdes,( que aqui na zona chamamos lodo), são optimas para o agrião de agua, prende-se nele e consome-o na totalidade no final é só fazer uma bela salada de agrião com tomate e o problema fica resolvido!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

hehehehe admiro os teus comentarios

eu sei que estou a falar de coisaas que nao tem cabimento na maioria dos nossos lagos

mas como vejo oa laguistas tao preocupadps coom as algas estou a tentar criar consciencia que quem nao quer um ambiente natural tem que investir uns milhrtes de euros em recurços artificiais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente quem quer ter a água do lago limpida e sem algas durante todo o ano tem de investir alguns €€ mas não são assim milhares, porque esse equipamento de ulta sons para 50000 L não custa mais de 300.00 € e o I-tronic para 75.000 L custa até muito menos.

 

Ninguem tem um aquario sem um filtro, ninguem tem uma piscina sem um filtro e nos lagos ou se aceita o facto de que o ecossistema tem as suas manias naturais ou então temos de investir para termos o nosso lago e os nossos peixes com as melhores condiçãoes possiveis.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há pois é.. quanto custa um sistema de filtragem para piscina? e la podem por cloro ..quanto mais num lago que não se pode.

 

ha sempre gastos e fazer um lago a pesar que vai ser tudo feito a mão e sem gastos é difícil. sempre ha uma ou outra coisa que se pode emitar os originais mas tudo não dá.

 

a minha agua agora ha de ficar verde até acabar o verao... ja nem quero saber. emquanto tiver boa qualidade ta bom.. to mais preocupado com o facto das kois me ratarem as plantas todas.... as que crescem po meio do lago sao todas ratadas....parece que nao querem nada la no meio...:thumbup3:

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Gardenkoi mostra aqui esse equipamento da i-tronic nunca vi em lado nenhum! paresse que nao e caro!

 

Eu de ultrasons so encontrei este da LG SONIC que o modelo para lagos com 10m2 ronda os 900 dolars

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deve ser isto:

 

link aqui!!

 

vi um a venda a 200 LIBRAS para 75000LITROS. é facil de encontrar no google em velda i-tronic.

 

MAS este aparelho elimina as algas filamentar, aquelas que se agarram as paredes e algumas viscosas segundo eles. Nao trata do nosso problema da agua verde,

 

 

tem alguns produtos. tal como o cristal clear ,que me pareceu ser um coagulante .tal como o alumínio funciona nas centrais de tratamento para agua de consumo.

 

tem umas pastilhas que mata as algas,nao faz mal aos peixes e plantas, mas parece que elimina a micro-fauna toda.

 

 

ja ouvi falar numas pastilhas de oxigénio, ja alguém testou isso?

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais