inaciosilva

Membro
  • #Conteúdo

    98
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por inaciosilva

  1. Procura numa "agriloja", há uma á entrada de Benavente, a Agriben que há bem pouco tempo tinha para venda avulso ao m2 salvo erro a 3,80€.
  2. Está muito giro, eu só acrescentaria uma pequena ilha com uma lage em pedra para os bichos apanharem sol, a minha irmã tem umas que só gostam da ilha para se brozearem, já têm uns dez anos lá, até um dos gatos dela se senta na pedra com as tartarugas que o ignoram completamente.
  3. Há neste link solução para tudo: http://www.sera.de/pt/manuais/lago-de-jard...ao-do-lago.html
  4. Esse plastico é degradavel, dura o maximo de um ano, também não tem resistencia mecânica. Para fazer um lago o ideal é tela de PVC de pelo menos um milimetro de espessura que deve ser colocada sobre uma camada de geotextil, a partir deste processo todos os outros são mais caros. Antes de fazer o lago é melhor fazer uma pesquisa aqui pelo forum, alem de ter bons exemplos, dá soluções e muitas ideias. Comece por consultar os tópicos relacionados . Alguma ideias aqui: http://www.westernpools.com.br/html/projetos_especiais.htm Claro que é preciso algum investimento e muita habilidade, mas o mais importante é começar. Força nisso.
  5. já montei, tenho dois que cobrem o lago todo, mas quem se molha sou eu :D Os cães evitam-nos na perfeição e fogem aos dectectores, as garças não lhe passam cartão nenhum, já encontrei um metodo mais eficaz de me livrar delas, apanho-as e depois solto-as, todas as que se sentiram presas não voltam a pousar no lago, passam por cima e cantam um grunhido de aviso ás outras que também não pousam, se não visse não acreditava, mas resulta, mas a cobertura continua lá, as que entraram não sairam ser ser agarradas. Neste momento tenho mais de uma centena de peixes e um carangueijo;)
  6. Por simples calculo a minha de 6000l/h filtra 40000l, uma de 3000l/h filtra 20000l sem problemas, o que significa que em 24 horas a agua passara pelo filtro 5 vezes num tanque de 14000 litros. Outra coisa importante é garantir o nivel da agua estavel, com adição de agua sempre que necessário e de preferencia com agua de nascente, chuva ou furo, a agua da rede não é aconselhavel. A colocação do filtro submerso com a bomba acoplada, deve ser feita do lado oposto da cascata e deve estar acima do fundo pelo menos 30 cm, o ideal mesmo é funcionar como um skimer ao nivel da superficie, no lago da fotografia pode até funcionar por transbordo, o que implica a construção de um tanque mais pequeno para colocar o filtro e a bomba, é preciso ter em conta a velocidade da corrente, que deve ser baixa para não stressar os peixes nem prejudicar as plantas. O mais importante já está feito, agora é promover a flora e a fauna, uma coisa que aconselho vivamente é a introdução de 100 litros de agua de um outro lago com vida activa há mais de um ano, para acelerar o processo e estabilizar o habitat pelo menos durante 30 dias não colocar peixes apenas plantas, os vasos para as plantas devem ser de rede plástica para as raizes das plantas se libertarem e crescerem mais á vontade, por cima do vaso e á volta do pé da planta devem ser colocados seixos, gravilha ou mesmo pedras para que a matéria orgânica do vazo não se solte na agua, usar sempre um vazo com um diametro superior a 20 cm para ter estabilidade. Plantas que devem ser colocadas: nenufares, alaface de agua, jacintos, lotus,etc. é importante ter no lago plantas flotuantes e plantas submersas pois cada uma tem um papel diferente a desempenhar, oxigenar, consumir nutrientes e purificar, abrigar peixes e fixar ovos, além de dar ao lago uma beleza incomparavel. Vê aqui algumas fotos da minha flora: http://www.facebook.com/album.php?aid=2032...p;id=1587401967
  7. Para ter uma cascata bonita não é necessário uma corrente muito forte, o importante é a cortina de agua ser ampla e criar um belo efeito. Agora que vi as fotos, posso ajudar. Uma bomba de 3000 litros hora já faz um belo efeito, se lhe poderes adicionar um filtro biologico submerso para a criação de bactérias benignas tanto melhor, podes limpa-lo de duas em duas semanas. Uma bomba especial para lagos tem a particularidade de ter um consumo muito baixo, uma de 3000 litros ronda os 60 watts, qualquer coisa como 6,00€ mês ligada 24horas em continuo, pode elevar a agua sem problema a 1 metro de altura. Um filtro externo bom retem tudo até aos 120 microns, um interno sumerso tem o conveniente de criar bactérias que reduzem nutrientes e purificam a agua dando ao lago mais estabilidade para peixes e plantas, no entanto deixa mais deposito no fundo, o que no caso dos lagos é util para criar sustentabilidade nas plantas. Podes dar ma olhadela no meu aqui : http://www.facebook.com/profile.php?id=158...v=1362666638526
  8. Enche o lago de plantas, flotuantes, sumersas com folhagem aerea e folhagem submersa, se não vais por cascata não precisa de filtro para nada, assim que colocares as plantas põe uns vinte ou trinta peixes de agua fria no lago, vais ter a agua sempre cristalina, excepto nalguns dias de muito calor que pode turvar ligeiramente, se isso acontecer coloca uma bomba de lago, no fundo do lago,tipo repuxo, para oxigenar a agua uma bomba de 1000 litros hora chega para os 14000 litros, a SERA ou a Laguna têm bombas muito economicas para essa fim. Se precisares vem ver o meu.
  9. Quando o conseguir agarrar novamente vou tirar-lhe umas fotos, coisa que não fiz na primeira vez, por duas razões obvias, não tinha a maquina comigo e não esperava encontrar um caranguejo dentro do filtro, nunca me passou tal coisa pela cabeça. Talvez depois ponha a ciência a trabalhar no caso, há muita coisa estranha que está acontecendo no meu lago, este ano vai com cinco posturas nos ciprinideos, há peixes que mudam de cor, há plantas que sofreram mutações (nenufar vermelhos, amarelos, brancos, azuis, rosa), as nelumbo nucifera estão com folhas enormes e com raizes de vários metros pelo fundo mas sem flor, os jacintos ainda estão em flor o que também não é natural, os inhames (Açores) que estão dentro do lago estão mais bonitos que os fora dela, as rãs são ás dezenas, as espadanas têm raizes aereas o que também é estranho, o agrião de agua escolheu as algas filamentosas para se alimentar e crescer, os cravos da india que estão junto ás margens atingiram um tamanho nunca visto, os chorões deixaram agora de florir,nada seria estranho se não estivessemos em finais de Outubro. Além de continuar a ter visitas constantes das garças cinzentas. Qualquer dia faço uma visita guiada para o pessoal que quiser vir ver "in loco"!
  10. O "meu" não é nenhum destes, já que o Procambarus clarkii é um lagostim e o Eriocheir sinensis é um carangueijo com caracteristicas proprias nas pinças e com uma cor diferente. Eu só queria mesmo saber é como é que ele aqui veio parar.
  11. Só mais um pormenor, eu tenho uma tara por termometros, por isso o lago tem quatro , dois em cada tanque e a niveis diferentes, assim percebo melhor a fisica do mesmo e permite-me concluir uma data de coisas, algumas até bem contraditorias. Na piscina tenho um dentro de agua e no exterior tenho um em zona de sol e outro em zona de sombra com maximas e minimas, tal como junto ao lago, manias.
  12. eu moro no Oeste, entre o Tejo e a Serra, a agua quer no lago quer na piscina nunca congelou, desceu nos dias mais frios a 8ºC e nos dias mais quentes nunca ultrapassou os 28 ºC, qualquer deste equipamentos tem bomba de circulação. No lago a temperatura pode baixar até aos 8ºC nos dias de geadas e subir até aos 26ºC num dia de verão quente, a bomba de 6000 litros hora funciona 24horas sobre 24 horas, a agua é largada numa cascata, o lago tem um volume de agua de 40000 litros em dois tanques de forma e um profundidades distintas em queda de nivel, a ideia inicial foi a de criar um ribeiro e resultou num excelente fluviario, até caraguejos de agua doce vieram ocupar o espaço, (assim com as garças cinzentas). A piscina tem o volume do lago, a bomba funciona á noite com um caudal de 13000 litros, a temperatura é mais fria que no lago durante o inverno e mais quente durante o verão na ordem dos 2ºC, estão a 50 metros de distância e ambos a sol pleno. Qualquer uma delas é submtida a rega por aspersão durante a noite, cuja finalidade é repor a agua de evaporação que no inverno é menor como se sabe. O que leva a concluir que para ter temperaturas mais estáveis e com menores variações a bomba pode dar um jeito que no meu caso e como referi são uns importantes 2ºC, ou seja 8ºC minimos e 26ºC maximos. Além disso pemite uma melhor oxigenação da agua (cascatas) que no caso de abusar-mos de plantas subaquaticas, musgos e alga verde, que durante a noite consomem oxigénio necessário aos peixes. Acho que o forum deve ser usado para partilharmos o nosso conhecimento, experiências e vivências, de outra forma não traz conhecimento e torna-se aborrecido.
  13. Pois agora é na Abrigada, bem no sopé do Montejunto. O bicho não é nada sociavel e não gosta nada de ser incomodado, ocupou um espaço entre as pedras do fundo e não sai de lá, pelos menos durante o dia, nem os peixes nem as rãs se chegam a ele. O que eu queria saber mesmo é como veio aqui ter.
  14. Tmaster, obrigado pelos links. Não é que é mesmo um bicho desses, igualzinho ao da foto do link. O que ainda me deixa mais curioso é o facto da propriedade estar completamente vedada ao exterior com um muro alto e este exemplar está aqui por livre e espontânea vontade Vou andar atento para ver se há mais, o bicho tem a mania de se enterrar no lodo do fundo e as rãs também por isso pode perfeitamente que algumas "rãs" sejam caranguejos. A agua é dura e com um ph acima 7,4 bastante calcaria por isso o rapaz se está a dar bem. Vou dando noticias. Abraço.
  15. Pessoal, hoje ao limpar o filtro biologico submerso dei com um caranguejo no seu interior, com uma carapaça de mais ou menos 4 cm, o que significa que está lá há algum tempo (+/- um mês), cresceu lá dentro. Como não fui eu que lá o coloquei e estes bichos estão a dezenas de km do lago, como é que ele lá teria ido parar? Hipotses que talvez sejam possiveis: A) ovos nos nenufares que importei da Holanda? B) ovos nos jacintos de agua, que trouxe de uma vala do campo de Azambuja? C) ovos transportados nas patas das garças cinzentas? Não sei! Só sei que o bicho se encontra de boa saude dentro dum lago de agua doce! Não sei do que é que se alimenta mas que cresceu disso eu não tenho duvida. Se alguem tiver alguma informação sobre este bichos informe-me pf.
  16. Vê aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=166090 è tudo o que sei sobre orandas como criador.
  17. Sim, é sem duvida uma "oranda dourada cabeça de leão"(kinguio) KINGUIO FICHA TÉCNICA Nome científico: Carassius auratus. Populares: China e Japão: Kinguio Brasil: Peixe Japonês ou Peixe Vermelho EUA: Goldfish Reprodução: Inicia-se na primavera, por causa da mudança de temperatura fria, para quente ser muito brusca. Costuma desovar cerca de 1000 ovos, mas a sobrevivência fica em torno de 20%. A eclosão acontece de 3 a 5 dias. Nascerão marrom-dourado e poderão se modificar em até 1 ano. Alimentação: Se consumidas em mais ou menos 5 minutos, oferecer alimentação 2 vezes ao dia. Oferecer ração em flocos e coração de boi cru raspado, alface, espinafre, tubifex e vôngole em pedaços. Para alevinos de 3 a 14 dias, infusórios, leite em pó sem excessos. Para filhotes de artêmia, oferecer gema de ovo cozida e pulverizada. Tempo de vida: Se criados em aquário viverão cerca de 10 anos e em lagos, 30 anos. Ambiente: Não estando em fase reprodutiva, os Kinguios devem ter pelo menos um companheiro. como é um peixe dócil e indefeso, não misturá-lo com mordiscadores como: Tetra, Espada, peixe do Paraíso, Tricogaster e nem com os carnívoros, que lhes comerão as caudas e nadadeiras. Os peixes recomendáveis para lhe fazer companhia, são: Carpa, Molinésia, Limpa-Vidros, Cascudos, Tanitis, Limpa fundo e Colisa. Espaço e Água: O ideal são 10 litros para um peixinho de 5 cm (sem a cauda), aumentando 2 litros por cm nos maiores. A temperatura da água deve ser de 20ºC e o pH 7,2, o cascalho de pedra rolada deverá estar cobrindo o filtro biológico, luminária com lâmpada de 25W, que deverá ficar acesa de 8 a 12 horas pordia. O filtro externo deverá conter lã de perlon e carvão ativado. A troca de 1/3 de água deverá ser feita mensalmente e sifonagem do fundo. As plantas ornamentais devem ser artificiais, pois comem as naturais. Caso a temperatura pasar de 27º, aumentar a aeração. Local para reprodução: Para 1 ou 2 casais: aquário de 80x40x40 cm ou caixa d'água de amianto usada, contendo 500 litros. Se a caixa for nova, pintar à base de epóxi. O aquário deverá conter 1/3 de molhos de aguapés ou ninho de tecido tule, onde ficarão os ovos. Assim que o peixe desovar, remover os ninhos para outro local igual. Enquanto não acabar a postura, não se deve trocar a água, somente repondo a evaporada. Formatos da espécie: Corpo oval, esférico e longo. As caudas variam conforme as mutações. Cores: Marrom-dourado, branco, preto, vermelho, laranja, amarelo, cinza, chá e algumas combinações dessas cores e com pintas. As minhas são umas douradas e outras brancas com olhos vermelhos, as crias são douradas com o dorso preto. Tenho em lago exterior junto com Carpas, Sarasas,Shubunkins, (tudo ciprinideos), são de trato facil e muito doceis alem de muito belas quando atigem mais de 10 cm. Espero ter ajudado.
  18. Também podem usar manta de geotextil enrolada, para fazer a filtração o resultado é o mesmo que as esponjas e é muito mais barato.
  19. Aqui vai o link do meu filmado há dias: http://www.facebook.com/profile.php?id=158...v=1362666638526 40000 litros em dois lagos ligados por queda de nivel, a bomba é de 6000 litros hora, serve para alimentar a cascata e oxigenar um pouco a agua dando ao mesmo tempo o efeito de ribeiro entre os dois lagos, o filtro é biologico e submerso e serve apenas para impedir que as alhetas da bomba destruam o que quer que seja, a agua é transparente (95% no verão). Tenho neste momento cerca de duzentos peixes entre pequenos e grandes (orandas, sonasas e Kois alguns com mais de 25 cm). Se quiserem ver ao vivo eu mostro.
  20. Pedras roladas podem ser adquiridas em centros de jardinagem em big-bag ou gabião, escolher as sem tratamento é a melhor aposta, basta lava-las bem com agua e o problema fica resolvido. Também se pode dirigir á orla costeira e retirar uns calhaos rolados, depois fazer como se faz ao bacalhau, pôr demolho para retirar o sal e ir mudando a agua. Nas plantas posso ajudar, as minhas são as que crescem na região,excepto os lotus e os nenufaros, que importei. Cumprimentos, Inácio Silva
  21. No meu lago uso qualquer marca. Mas o que as bichas (carpas) gostam mesmo é da comida de cão do "mini preço" depois de triturada. Por curiosidade, as composições são muito parecidas entre as marcas de comida de peixe e de cão, até no sulfato de cobre. As minhas crescem a olho nu, o meu filho mais novo até diz que qualquer dia ladram e mordem, porque na mão já comem.
  22. Se não estou enganado o alerta foi dado por mim. Mas pelo que vi as pedras foram muito bem lavadas o que inibe o petencial ataque de acido que tenham retido, acido esse que apenas é usado para reduzir o ferro contido em alguns rolados, e pode muito bem nem ser o caso desse, se custou menos de 50€ o big bag (1500kg) não é de certeza. Acho o lago muito fixe, mas pelo volume que apresenta não é necessário um volume tão grande de bombagem, acho até a bombagem exagerada a ponto de criar problemas no futuro, é mais importante um filtro de plantas naturais com um complemento biologico. Mas que está bomito está! Eu tenho um com 40000 litros, com uma bombagem de 6000 litros hora, filtro biologico submerso que chega e sobra, está cheio de Kois, sonasas, shibukus e orandas. Pode vêr-se aqui: http://www.facebook.com/profile.php?id=158...p;id=1587401967
  23. Tens razão. Mas temos de ser mais fortes, sei do que falas pois já passei pelo mesmo, o fogo levou uma parte dos pinheiros há uns anos e o ministério da agricultura levou o resto com a lei do "nematode" arvores sãs que foram cortadas pela raiz para as "impedir de morrer" de uma doença que não tinham, foi a estupidez ministrial em grande forma, doeu mais que se tivesse sido o fogo a leva-los, foi como se a minha mata e todas as circundantes tivessem sido queimadas por decreto. Felizmente os eucaliptos continuam verdes, caso contrario éra tudo castanho. O mais triste é que se quisermos replantar os pinheiros o ministério não deixa, excepto se forem mansos. È por isto que este país não vai a lado nenhum tamanha é a imcompetencia de quem nos governa. Eu para contrariar, comecei a plantar "Acer Japonico", medronheiro, mimosa, carvalhos e como não podia por pinheiros ainda mais eucaliptos. Por isso não desanimes e recomeça como se fosse hoje a primeira vez, um dia irás saborear o gosto da tua teimosia. Abraço.
  24. A vida é um ciclo de mudanças, algumas inesperadas e verdadeiramente surpreendentes que, sem que queiramos, mudam completamente a nossa vida, o fogo é apenas um exemplo. O fogo nada deixa á sua passagem dirão alguns, mas não é verdade, uma nova vida renasce das cinzas, verde bela e perfeita. Por isso "nada se perde, tudo se transforma" porque a vida continua. È necessário acreditar, se voltarmos a fazer conseguimos fazer melhor, por isso mãos á obra que o futuro nos trará melhores dias. O meu lago está cheio de vida nova, depois da garça cinzenta lhe ter feito um desbaste na população aquatica, heis que os peixes nasceram, são ás denzenas e de todas as cores, os ultimos ainda com pouco mais de 1 cm já procuram alimento. Por isto, por estas davidas de vida que a Natureza nos dá vale a pena recomeçar de novo! Abraço a todos.