algas durante verao


Recommended Posts

Boas!

 

vou deixar mais umas questoes:

 

Quase todos nos optamos por fazer um lago sem substrato no fundo porque alegadamente e mau para a limpeza do fundo.

 

Nao estaremos nos a prejudicar a microbiologia dos nossos lagos, retirando local de alojamentos para as bacterias?

 

A nitrificaçao dos detritos nao deveria começar no fundo do lago?

 

A ausencia de substrato do fundo nao estara a subrecarregar os filtros Biologicos?

 

Eu acho que retirar o substracto do fundo do lago é um mau principio, para aqueles que querem a sua sustentablidade ao natural o subtracto no fundo é um aspecto fundamental.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

Tmaster

"eu no meu de vez enquanto o pote de leca fica saturado e tenho de tirar as sacas de leca e mandar-lhe uma mangueirada por cima... claro que isso deve mandar o trabalho de criar colónias nitrificadoras pelo ar certo? "

 

 

De facto a limpeza total do filtro manda ao ar a colonia de bacterias

 

Da mesma forma que nao deves fazer uma TPA de 100% nao deves fazer uma limpeza total e simultanea do filtro

A soluçao e a seguinte:

 

O filtro deve ser limpo parcialmente quando limpares as bioballs a leca ou a esponjas

 

Nao deves retirar todos os medias ao mesmo tempo, se queres limpar a leca por exemplo deves deixar dentro do filtro 1/4 da leca para que as

 

bacterias se mantenham la quando la colocares a leca limpa as bacterias depressa se vao fixar na leca que limpas-te

 

O mesmo se passa com as esponjas quando limpares deixa alguma dentro do filtro para que a colonia se mantenha

 

Nao deves desligar a bomba duramte a limpeza se criares sujidade dentro do filtro, canaliza a agua durante a limpeza para fora do lago

 

as bacterias nitrificadoras precisam de oxigenaçao constante qualquer falha manda-as a vida

 

por esse mesmo motivo e de desconfiar dos produtos vendidos supostamente como biostarters

 

em que dificilmente as bacterias vendidas nos frascos chegam vivas a nossa casa

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

certiossimo kohako. sao coisa logicas e ve-se que ha memboros que aprendeeram com os anos. talk como eu estou a ver que o meu filtro teoricamente muito bom e economico não o é com calor...

 

a experiencia conta muito e é levando com uma dose de agua verde que se ve que algo está a ir mal ou está mal feito.

 

na verdade este topico devia ficar inamovivel e sempre que um membro novo aqui chegas a dizer que vai fazer um lago e quer ajuda com o filtro ,está aqui a solução. está aqui informação do que corre mal e o que deve/não deve ser feito.

coisas que levei mais de um ano a informar-me em diversos forums e que agora leio e penso ..agora ja sei mas alguém devia ter dito no inco da construção e no meu tópico que falta ai algumas coisas.:P

 

 

este filtro tem lógica e pode-se utilizar toda a potencia da bomba para oxigenar a agua pois a unica coisa a fazer inecia ao caudal é a o venturi.. que nao me parece que force muito a bomba,em comparaçao a elevar 1 ou 2 metros agua.

34330_1299773186229_1587401967_30624023_1314623_n.jpg

 

o venturi tem a saida mais larga ou mais estreita? acho que as 2 maneiras funcionam. saida mais larga faz com que a agua chegue a um espaço maior e o que sobra é preenchido por ar da rua, se a saida for mais estreita a agua acelera e ganha velocidade e ai não sei como se cria a o vácuo para puxar ar de fora..

 

Obrigado por colocares aqui o meu esquema, assim é mais fácil o pessoal ver.

Este é o meu filtro, está sumerso e funciona na boa, visibilidade a 1m de profundidade , agua com cheiro a lago natural, peixes e outros habitantes saudaveis (rãs), ando dentro dele sem problema e os peixes até gostam de mim.

O skimer está realmente ao nivel da agua e funciona como um skimer normal de piscina,( o nivel pode variar +/- 10cm) o que vai para o fundo são as substancias pesadas trazidas pelo vento não turvam a agua, por isso não vale a pena aspira-las, as que flotuam são aborvidas pela corrente, que embora fraca é sufuciente para manter a superficie limpa.

A saida do venturi é ligeiramente mais estreita para criar sucção e velocidade no tubo de ar, que tem de ter pelo menos 15cm de comprimento dentro da camara de sucção, caso contrário não funciona.

Como já disse anteriormente as colonias de bactérias não funcionam só no filtro mas tambem fora dele, se lhe criarmos ambiente propicio, colocar o filtro dentro de uma caixa plastica com a dimensão suficiente para que a agua circule á volta do filtro faz uma diferença enorme, também nos lagos revestidos a PVC (como é o caso do meu), a materia organica retida no fundo cria também estas mesmas colonias em grandes quantidades, por isso limpar o fundo alegra a vista mas não o coração.

Além disso é nesta matéria organica que prolifera a comida natural dos peixes e onde as plantas se alimentam, evitando assim adubar as mesmas o que apenas vai "envenenar" a agua, não esqueçam nunca que um lago não é um aquário e se poderem pela saude do vosso lago não usem o UVC.

O nosso Mundo é extraordináriamente simples, só precisamos de o compreender para ter soluções simples, nas coisas que muitas vezes nos parecem complicadas.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem visto inaciosilva e goldenfish

 

o substrato desempenha papel fundamental quem nao o queira tem a soluçao de investir em filtragens adicionais

 

Aqui a uns tempos falei com um tecnico da "sera" sobre filtragens para lagos de kois ele foi muito simples no seu discurço e esclarecedor

 

Eu tinha uma ideia de criar um pequeno tanque num antigo lagar de casa para as kois pequenas poderem passar o inverno com temperatura na ordem dos 12/14 cº

ele so me disse:

Um tanque com 4000 litros sem plantas sem substrato so a tela e as koi la dentro quer um filtro para lago de 12 000 litros

 

Axo que da para tirar alguma conclusoes

 

Outro aspecto importante:

membros que ja disseram que nao tinham problema de algas nenhum deles tem o lago subrelotado,

 

 

Abraço

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

lembrei-me de uma coisa.....

 

tipo o meu lago, onde tenho a caixa do filtro.

 

e se fizer uma caixa maior, mas em vez de rede na frente para entrar agua, meter 2 entradas como se ve nessas piscinas de montar em casa.... que ate vem uma especie de tampa, quando é para digamos tirar o filtro.... nao sei se estao a ver.

 

assim quando quisesse limpar o filtro a agua nao saia suja.

 

que acham ?

 

é que nao estou a ver mais nada, ja dei voltas e voltas a cabeça para ver como poderia melhorar a filtragem ali tendo em conta o espaço.

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

sou novo por aqui por isso qualquer coisa corrigem me se faz favor

teu lago +- com 500l ta todo mto recente, tem filtro e uma cascata e repuxo para oxiginar a agua...

ms com o topico indica "agua verde" isso é problema que me ta parecer e ainda porcima sou de do algarve mais sol e calor que aumenta mais ainda a agua verde. Já li sobre filtro uv plantas aquaticas e produtos para eliminar este problema. problema que tou mesmo no inicio e tambem ter lido algumas coisa em que aconselhao filtro uv outros nao, depois falao que plantas melhor outros dizem kque faz mal produto outros nao nesta altura emcontrome confuso mesmo... ja tive ver preço mas problema mesma ser iniciante, neste caso tou aqui para ver se me podem ajudar para ver a melhor maneira ja li este topico entre outros... tambem locais onde posso tambem compare estes produtos sabemdo que nao baratos mas a locais em que fiquei de boca aberta literalmente...

sendo ja agredeço a todos que me poderem ajudar mas tambem pelo exelente forum onde ja li e aprendi muito e ond tenho muito gosto andar aqui aprender sobre isso que me agrada. por ixo tou aberto a sugestoes tipo de plantas marcas de filtros ou pexei ou tecnicas para melhorare.

lago de 500l+-

tendo como habitante um cometa tamanho l enus dez peixinho de ribeira com 1 ou 1,5cnt

tenho filtro e cascata e repuxo

alguma correrçao tao a vontade de me darem nas orelhas

cumprimentos e fco a espera.

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

sou novo por aqui por isso qualquer coisa corrigem me se faz favor

.......alguma correrçao tao a vontade de me darem nas orelhas

cumprimentos e fco a espera.

obrigado

 

 

Boas!

 

E melhor corregires o texto pois nao entendi nada

 

Eu dou-te nas orelhas pela maneira como tratas-te a lingua de Camoes

 

Abraço

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

sou novo por aqui por isso qualquer coisa corrigem me se faz favor

teu lago +- com 500l ta todo mto recente, tem filtro e uma cascata e repuxo para oxiginar a agua...

ms com o topico indica "agua verde" isso é problema que me ta parecer e ainda porcima sou de do algarve mais sol e calor que aumenta mais ainda a agua verde. Já li sobre filtro uv plantas aquaticas e produtos para eliminar este problema. problema que tou mesmo no inicio e tambem ter lido algumas coisa em que aconselhao filtro uv outros nao, depois falao que plantas melhor outros dizem kque faz mal produto outros nao nesta altura emcontrome confuso mesmo... ja tive ver preço mas problema mesma ser iniciante, neste caso tou aqui para ver se me podem ajudar para ver a melhor maneira ja li este topico entre outros... tambem locais onde posso tambem compare estes produtos sabemdo que nao baratos mas a locais em que fiquei de boca aberta literalmente...

sendo ja agredeço a todos que me poderem ajudar mas tambem pelo exelente forum onde ja li e aprendi muito e ond tenho muito gosto andar aqui aprender sobre isso que me agrada. por ixo tou aberto a sugestoes tipo de plantas marcas de filtros ou pexei ou tecnicas para melhorare.

lago de 500l+-

tendo como habitante um cometa tamanho l enus dez peixinho de ribeira com 1 ou 1,5cnt

tenho filtro e cascata e repuxo

alguma correrçao tao a vontade de me darem nas orelhas

cumprimentos e fco a espera.

obrigado

 

Da forma como escreves andas-te a beber a agua do lago, tens mais ar de estrageiro que de português....ou foram mesmo umas minis a mais.

Bom para poder ajudar é melhor descrever a forma, a profundidade, o filtro, a cascata, etc. toda esta informação é importante para a ajuda que te possa dar, pois concerteza pelo que percebi tens tudo, mas está a ser usado incorrectamente.

Vê qual o Ph a agua e a temperatura da mesma de manhã e ao final do dia, diz-me também qual a proveniência da agua (furo,poço, companhia, etc).

Isto é como ir ao médico, é preciso saber os sintomas para se diagnoticar a doença.

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

lembrei-me de uma coisa.....

 

tipo o meu lago, onde tenho a caixa do filtro.

 

e se fizer uma caixa maior, mas em vez de rede na frente para entrar agua, meter 2 entradas como se ve nessas piscinas de montar em casa.... que ate vem uma especie de tampa, quando é para digamos tirar o filtro.... nao sei se estao a ver.

 

assim quando quisesse limpar o filtro a agua nao saia suja.

 

que acham ?

 

é que nao estou a ver mais nada, ja dei voltas e voltas a cabeça para ver como poderia melhorar a filtragem ali tendo em conta o espaço.

 

 

Nao tens mesmo na margem do lago um local onde possas abrir uma vala da largura dessa caixa?

 

por gravidade ate pode ser num local mais afastado, so tinhas que encaminhar as tubagens

 

caso contrario acho que o tipo de filtro usado pelo Inaciosilva e um bom exemplo

esta num topico acima

 

Abrço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem.... parece que finalmente vou comprar uma bomba mais potente, pois ja sabia que a que tinha nao era o ideal, mas o guito nao estica.... estou a pensar numa jebo de 2500L/H que acham ?

 

sei que isto pode ou nao ter a haver com o topico, eu em parte penso que tem pois ao mudar a bomba caso desse gostava de mudar o sistema de filtragem.

 

o que tenho é isto:

 

DSCF3060.jpg

 

vem ali aquela caixa dentro de agua, esta dividida com rede e tem esponja logo na frente e depois atras la de vidro e por fim a bomba a mandar a agua para a cascata.

 

so que ao limpar ao tirar as esponjas e a la de vidro, suja muito a agua.

ja para nao dizer que nao é viavel estar sempre a comprar la de vidro....

 

tinha pensado com esta nova bomba... sei la....

 

talvez mete-la dentro do lago e fazer uma nova caixa fora do lago, a bomba manda a agua para uma entrada em baixo na caixa.... esta vai enchendo e subindo (dentro da caixa) em cima teria uma saida para a cascata, como vai subir vai passar pelas materias filtrantes, a saida para a cascata é que desta forma nao ia ter ''pressao'' ou seja nao ia sair disparada, ia cair simplesmente.

 

o problema tambem passa pela falta de espaço que tenho ali na zona.

 

ideias ???

 

abraço

 

Tens aqui algumas falhas, mas faceis de corrigir.

A cascata é demasiado baixa para oxigenar a agua, deverá ter pelo menos um metro de altura e a agua deve cair por andares ficando o ultimo a +\- 50 cm da superficie da agua, quanto maior for a distribuição da queda, ou seja quanto maior for o numero de pingos melhor, também não é preciso pressão na cascata, a agua cai e pronto se fizeres o que eu estou a dizer vais ficar com a superficie toda cheia de bolhas e criar uma corrente na agua, o filtro deve ser posto do lado contrario dessa corrente dentro de agua e com a bomba colocada na saida do mesmo, para esse lago os 2500l/h chegam e sobram uma bomba boa anda nos 80 € com 40 watts de consumo, o que te dá um consumo diário de 1kw (0,22 €/dia, se tiveres bihorario fica em metade).

Quanto a essa caixa de filtro é um bocado fatela, há umas imitações de pedras em resina, que como são ocas são porreira para isso, cada "pedra" leva dentro o material filtrante e podem ser ligadas com um tubo entre si fazendo o filtro do tamanho que quiser-mos, podem ser colocadas umas sobre as outras acabando por dar uma decoração mais natural.

Outra coisa importante é que numa bateria de filtros deve passar também alguma agua sem ser filtrada para que a bomba não perca rendimento.

Mãos á obra , vê a minha cascata aqui :

http://www.facebook.com/home.php?sk=lf#...p;id=1587401967

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

inaciosilva

 

sei de que pedras falas

nao tenho e encontrado a venda en local nenhum

como tenho conhecimento de algumas tecnicas vou "fazer" umas pedras

 

se correr bem eu posto aqui! HEHE

 

tava a pensar fazer um armaçao en arame de galilheiro para poder moldar o formato da pedra a vontade, depois forro com 3 ou 4 camadas de fibra de vidro com resina de poliester

 

depois e so fazer o fingido de pedra

1º vou fazer uns granitos lol

 

tenho visto dessas imitaçoes mas sao de poliuretano sabes se contamina a agua?

Abraço

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Inacio silva

desculpa tar a alterar o desenho que colocas-te aqui mas acho que era a maneira mais facil para explicar a minha ideia

colocaçao de 2 jatos para movimentar a agua ( linha preta)

34330129977318622915874.jpg

 

a idea e a seguinte:

para evitar criar uma corrente entre a entrada e a saido do filtro ficando outras zonas do lago menos filtradas

 

colocaria-se dois jatos apontados paralelamente as paredes do lago de modo a criar uma corrente constante a toda a volta do lago

 

 

estes jatos podem ser ligados a saida da bomba, e podem ter sistema de arejamento (venturi ou outro)

 

a orientaçao dos jatos depende da forma do lago e da corente que se queira criar

 

assim teria-mos toda a agua do lago em constante movimeto evitando zonas estagnadas e com ma qualidade de agua

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

inaciosilva

 

sei de que pedras falas

nao tenho e encontrado a venda en local nenhum

como tenho conhecimento de algumas tecnicas vou "fazer" umas pedras

 

se correr bem eu posto aqui! HEHE

 

tava a pensar fazer um armaçao en arame de galilheiro para poder moldar o formato da pedra a vontade, depois forro com 3 ou 4 camadas de fibra de vidro com resina de poliester

 

depois e so fazer o fingido de pedra

1º vou fazer uns granitos lol

 

tenho visto dessas imitaçoes mas sao de poliuretano sabes se contamina a agua?

Abraço

Em poliuretano não é boa ideia porque apodrece, depois de podre contamina.

Rede de galinheiro também não é o ideal porque oxida e desfaz-se com o tempo, se queres fazer malha em rede, faz com inox.

Para mim a melhor solução é um molho de jornais dentro de um saco plástico, depois da "pedra" secar, tiram-se os jornais o saco plastico fica agarrado á fibra.

O ideal é ter pedra triturada e misturala na resina na ultima camada, ou então rolar a "pedra" após a ultima camada fresca sobre a pedra moida.

Podes também usar garrafões de agua em vez dos jornais, não esqueças é de deixar um reforço nos locais das ligações.

Para ficares com uma ideia do aspecto do meu, é a ardosia que se vê no meio das espadanas na frente das flores vermelhas nesta foto:

http://www.facebook.com/profile.php?id=158...d=1284563485996

Diverte-te!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Inacio silva

desculpa tar a alterar o desenho que colocas-te aqui mas acho que era a maneira mais facil para explicar a minha ideia

colocaçao de 2 jatos para movimentar a agua ( linha preta)

34330129977318622915874.jpg

 

a idea e a seguinte:

para evitar criar uma corrente entre a entrada e a saido do filtro ficando outras zonas do lago menos filtradas

 

colocaria-se dois jatos apontados paralelamente as paredes do lago de modo a criar uma corrente constante a toda a volta do lago

 

 

estes jatos podem ser ligados a saida da bomba, e podem ter sistema de arejamento (venturi ou outro)

 

a orientaçao dos jatos depende da forma do lago e da corente que se queira criar

 

assim teria-mos toda a agua do lago em constante movimeto evitando zonas estagnadas e com ma qualidade de agua

 

Abraço

Não precisas de fazer alterações porque toda a agua circula, alé disso os peixes gostam também de aguas "paradas" para fazer a dezova e repousar, algumas plantas não gostam de corrente, caso dos lotus sagrados, já os jacintos adoram-na e usu-os exactamente para a reduzir.

Isso que sugeres faz-se nas piscinas, mas o que nós queremos é um lago e se a corrente for forte a matéria organica dos fundos deixa de ser estavel e terás problemas no micro ambiente, é melhor em termos de filtragem sem duvida mas cria outros tipos de problemas que devem ser evitados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Eu tava a pensar cobrir a rede com a fibra de vidro tambem do lado de dentro, assim ja nao entrava em contacto com a agua.

 

E que estou a pensar fazer uns penedos bem grandes!

 

Para pedras pequenas sem duvida os garrafoes sao boa ideia e os jornais num saco tambem

 

thanks

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de fazer alterações porque toda a agua circula, alé disso os peixes gostam também de aguas "paradas" para fazer a dezova e repousar, algumas plantas não gostam de corrente, caso dos lotus sagrados, já os jacintos adoram-na e usu-os exactamente para a reduzir.

Isso que sugeres faz-se nas piscinas, mas o que nós queremos é um lago e se a corrente for forte a matéria organica dos fundos deixa de ser estavel e terás problemas no micro ambiente, é melhor em termos de filtragem sem duvida mas cria outros tipos de problemas que devem ser evitados.

Ainda sobre as "pedras", podes também fazê-las com a armação de rede galinheiro usando a técnica que descrevi mas com uma argamassa de cimento e areia fina na proporção um para um, o unico inconveniente é que só as podes colocar no lago 28 dias depois de as teres mergulhadas em agua para neutralizar a alcalinidade da mistura, contudo é muito mais barato que a fibra de vidro e até se trabalha melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da forma como escreves andas-te a beber a agua do lago, tens mais ar de estrageiro que de português....ou foram mesmo umas minis a mais.

Bom para poder ajudar é melhor descrever a forma, a profundidade, o filtro, a cascata, etc. toda esta informação é importante para a ajuda que te possa dar, pois concerteza pelo que percebi tens tudo, mas está a ser usado incorrectamente.

Vê qual o Ph a agua e a temperatura da mesma de manhã e ao final do dia, diz-me também qual a proveniência da agua (furo,poço, companhia, etc).

Isto é como ir ao médico, é preciso saber os sintomas para se diagnoticar a doença.

abraço.

 

pois lembrei-me que podia ser mesmo estrangeiro e ter usado sei la o google ou outro programa de traduçao.... ;)

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao tens mesmo na margem do lago um local onde possas abrir uma vala da largura dessa caixa?

 

por gravidade ate pode ser num local mais afastado, so tinhas que encaminhar as tubagens

 

caso contrario acho que o tipo de filtro usado pelo Inaciosilva e um bom exemplo

esta num topico acima

 

Abrço

 

boas

 

nao tem espaço quase nenhum a volta.... tudo o que tinha aproveitei para o lago, sabes.... isto ja foi um problema convencer o meu pai a deixar fazer ali o lago, depois de ele ter aceite, ele andava com a ideia de que eu ia suar a cavar um buraco de 1 metro +/- de largura.... e pouco de profundiade, logo mais uma trabalheira a convence-lo de que eu ia ocupar o canteiro todo. logo aproveitei o maximo possivel, ainda para mais quando vi que nao conseguia cavar mais do que uns 70cm de profundidade.... resumindo pouco espaço sobrou. o que se ve ali na foto ao lado da santa... esta cheio de plantas.

 

se fosse agora nao tinha feito nada assim.... ou se tivesse mais espaço....

 

o filtro do inaciosilva, vou ser sincero ainda nao percebi, olho para o desenho mas nao percebo.... ele nao tem fotos mesmo ? sem ser no facebook porque nao tenho la conta e nao posso ver sem conta.

 

 

Tens aqui algumas falhas, mas faceis de corrigir.

A cascata é demasiado baixa para oxigenar a agua, deverá ter pelo menos um metro de altura e a agua deve cair por andares ficando o ultimo a +\- 50 cm da superficie da agua, quanto maior for a distribuição da queda, ou seja quanto maior for o numero de pingos melhor, também não é preciso pressão na cascata, a agua cai e pronto se fizeres o que eu estou a dizer vais ficar com a superficie toda cheia de bolhas e criar uma corrente na agua, o filtro deve ser posto do lado contrario dessa corrente dentro de agua e com a bomba colocada na saida do mesmo, para esse lago os 2500l/h chegam e sobram uma bomba boa anda nos 80 € com 40 watts de consumo, o que te dá um consumo diário de 1kw (0,22 €/dia, se tiveres bihorario fica em metade).

Quanto a essa caixa de filtro é um bocado fatela, há umas imitações de pedras em resina, que como são ocas são porreira para isso, cada "pedra" leva dentro o material filtrante e podem ser ligadas com um tubo entre si fazendo o filtro do tamanho que quiser-mos, podem ser colocadas umas sobre as outras acabando por dar uma decoração mais natural.

Outra coisa importante é que numa bateria de filtros deve passar também alguma agua sem ser filtrada para que a bomba não perca rendimento.

Mãos á obra , vê a minha cascata aqui :

http://www.facebook.com/home.php?sk=lf#...p;id=1587401967

 

pois acredito o problema é que nao da para mais ;) sabes o problema foi querer fazer tudo um pouco a pressa e sem gastar muito....

 

um bocado fatela ??? desculpa e nao gozes.... queres tu dizer que esta uma bosta das grandes :wink:

tenho noçao disso, mas enquanto nao mudar o lago de sitio, nao vou ter espaço para melhor.... eu na altura quis fazer em cimento assim podia ter trabalhado de forma diferente, mas .... o guito nao estica.

passar agua para a bomba estar sempre em funcionamente nao é problema, pois passa.

a situaçao das pedras nao entendi, nunca vi, nao sei.... estou a zero mesmo.

 

ver a tua cascata pois é uma problema..... é que nao tenho conta no facebook e so da para ver se tiver....

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

um tradutor tipo google deixa a construçao gramatical um caos, sendo preciso alguma ginastica mental para por tudo em ordem ,mas, nao da erros ortograficos!

parece mais um estrangeiro a tentar escrever portugues

 

MAS, CHACAL NAO desapareças do forum, vai escrevendo que e a treinar que se aprende, se bemvindo!

O pexoal gozou um pouco porque o teu texto:.................... parto o coco a rir cada vez que leio!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

um tradutor tipo google deixa a construçao gramatical um caos, sendo preciso alguma ginastica mental para por tudo em ordem ,mas, nao da erros ortograficos!

parece mais um estrangeiro a tentar escrever portugues

 

MAS, CHACAL NAO desapareças do forum, vai escrevendo que e a treinar que se aprende, se bemvindo!

O pexoal gozou um pouco porque o teu texto:.................... parto o coco a rir cada vez que leio!

Abraço

 

Garça cinzenta de visita ao meu lago, logo á primeira luz da manhã e mais três vezes durante o dia.

A ave é linda, mas os peixes são mais bonitos e não são para ela comer, tive de soltar as cadelas para patrulhar a zona, penso que amanhã a vou conseguir fotografar, hoje tive uma boa oportunidade mas não tinha a máquina comigo.

O instinto animal é extraordinário, os peixes passaram a esconder-se á aproximação de qualquer sombra e as rãs adptaram outros locais de caça, mais perto das aguas fundas.

A minha preocupação são mesmo as orandas cabeça de leão, que são umas panhonhas, não fogem de nada, adoram nadar junto ás marges e á superficie.

Acho que é a mesma que comeu os peixes do meu vizinho, tem todo o aspecto de uma excelente caçadora mas aqui não se safa :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nao tem espaço quase nenhum a volta.... tudo o que tinha aproveitei para o lago, sabes.... isto ja foi um problema convencer o meu pai a deixar fazer ali o lago, depois de ele ter aceite, ele andava com a ideia de que eu ia suar a cavar um buraco de 1 metro +/- de largura.... e pouco de profundiade, logo mais uma trabalheira a convence-lo de que eu ia ocupar o canteiro todo. logo aproveitei o maximo possivel, ainda para mais quando vi que nao conseguia cavar mais do que uns 70cm de profundidade.... resumindo pouco espaço sobrou. o que se ve ali na foto ao lado da santa... esta cheio de plantas.

 

se fosse agora nao tinha feito nada assim.... ou se tivesse mais espaço....

 

o filtro do inaciosilva, vou ser sincero ainda nao percebi, olho para o desenho mas nao percebo.... ele nao tem fotos mesmo ? sem ser no facebook porque nao tenho la conta e nao posso ver sem conta.

 

 

 

 

pois acredito o problema é que nao da para mais :D sabes o problema foi querer fazer tudo um pouco a pressa e sem gastar muito....

 

um bocado fatela ??? desculpa e nao gozes.... queres tu dizer que esta uma bosta das grandes :P

tenho noçao disso, mas enquanto nao mudar o lago de sitio, nao vou ter espaço para melhor.... eu na altura quis fazer em cimento assim podia ter trabalhado de forma diferente, mas .... o guito nao estica.

passar agua para a bomba estar sempre em funcionamente nao é problema, pois passa.

a situaçao das pedras nao entendi, nunca vi, nao sei.... estou a zero mesmo.

 

ver a tua cascata pois é uma problema..... é que nao tenho conta no facebook e so da para ver se tiver....

 

Criar conta no facebook não custa nada, é gratuito e podes ter vários albuns com fotos e estar online com o pessoal, e sempre vias 40 fotos do meu lago.

Fazer "pedras" realmente não é para todos, mas acho que todos deviam tentar, imagina que a tua caixa de filtros era uma pedra ou mais, e que para limpar o filtro abres a "pedra" e limpas o interior.

Um concelho, não faças lagos em cimento. Por algumas razões que já descrevi algures aqui no forum, tais como Ph da agua com tendencia a subir, quimicos de libertação lenta e perigosos á vida aquatica ao longo da vida do tanque, dificuldade em criar colonias anaérobicas.

Para não abrir fissuras a malha de ferro tem de ser reforçada, a oxidação do ferro é inevitavel e logo libertação de ferro na agua a longo prazo, tens de isolar o betão/concreto com uma boa resina ou uma boa tinta, tudo isto fica mais caro que comprar um bom PVC .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe .. este topico é para min:P

 

isso do venturi já eu andei a pesquisar...

mas depois não tenho saídas subaquáticas...

não tenho espaço para alterar o filtro.

 

tudo parece que vai no sentido errado e nada resulta na filtragem...e assim que lhe dá o sol ater se veem as algas a vir a de cima e a juntarem-se dentro das plantas tipo em flocos...

 

resumindo na altura nada ficou preparado para ser alterado..

 

 

este tópico é bem importante e nada do que foi dito me é desconhecido, o problema é sempre o mesmo.. dinheiro...

uma bomba de ar razoável...de uns 50 a 70 l/hora de ar não é barata..e não é mais económica que uma de agua,mais as pedras difusoras de fundo...etc..

 

la fora (usa e uk) que tem temperaturas medias mais baixas usam tanto as bombas de ar... e nos com o calor que levamos(e eu no Algarve então..) raramente falamos disso.

 

a verdade é que de inverno mal preciso da lâmpada e sempre que há calor la esta a agua verde e pior/ou melhor é que parece que vai ficar assim pois tenho visibilidade de meio metro dentro de agua e dá para ver os peixes..e como não me consta que eles não gostem de um pouco de agua verde la fica.

 

ainda por cima a agua chega quase aos 30ºC agora nestes dias.. com sol no lago das 11 as 6h

 

 

 

inacio a minha duvida no meio disto tudo é: como limpar um filtro com esponjas especialmente,que se agarra la tudo, sem estragar a colonia de bacterias? por contra corrente nao funciona porque as esponjas se ja tiverem cheias de lixo dentro nem com agua de pressao sai.

 

é porque eu no meu de vez enquanto o pote de leca fica saturado e tenho de tirar as sacas de leca e mandar-lhe uma mangueirada por cima... claro que isso deve mandar o trabalho de criar colónias nitrificadoras pelo ar certo?

 

 

oi tmaster

 

eu tb sou do algarve e só nós sabemos o verdadeiro problemas das algas, pois, para além do calor temos o problemas da alcalinidade da água.

Eu, neste momento, estou a usar uma bomba de ar (gardena) e de facto melhorou um pouco o problema das algas, mas não o solucionou, isto para quem diz que resulta.

Aumentei a radiação ultravioleta desde o inicio de Junho. Os UV e filtros que tenho deixam a água cristalina, o problema são os bocados de algas filamentosas que se agarram a tudo (às folhas dos nenufares, às raizes dos jacintos,...a tudo) e por esse motivo não são puxadas pela bomba do filtro. O que eu faço e resulta é esfregar paredes e fundo do lago para soltar as algas e assim serem puxadas pela bomba, desta forma morrem. No entanto, com o calor do verão, tenho de realizar esta tarefa todos os dias, pois quando esfrego e solto as algas, há sempre algumas que não vão para o ffiltro pq agarram-se a outros locais, daí a limpeza diária.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais