inaciosilva

Membro
  • #Conteúdo

    98
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

1 Seguidor

Sobre inaciosilva

  • Aniversário 07/09/1958

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://www.inaciosilva.com
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    Abrigada

Quem visitou o meu perfil

1411 visitas ao perfil

inaciosilva's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputação

  1. Procura numa "agriloja", há uma á entrada de Benavente, a Agriben que há bem pouco tempo tinha para venda avulso ao m2 salvo erro a 3,80€.
  2. Está muito giro, eu só acrescentaria uma pequena ilha com uma lage em pedra para os bichos apanharem sol, a minha irmã tem umas que só gostam da ilha para se brozearem, já têm uns dez anos lá, até um dos gatos dela se senta na pedra com as tartarugas que o ignoram completamente.
  3. Há neste link solução para tudo: http://www.sera.de/pt/manuais/lago-de-jard...ao-do-lago.html
  4. Esse plastico é degradavel, dura o maximo de um ano, também não tem resistencia mecânica. Para fazer um lago o ideal é tela de PVC de pelo menos um milimetro de espessura que deve ser colocada sobre uma camada de geotextil, a partir deste processo todos os outros são mais caros. Antes de fazer o lago é melhor fazer uma pesquisa aqui pelo forum, alem de ter bons exemplos, dá soluções e muitas ideias. Comece por consultar os tópicos relacionados . Alguma ideias aqui: http://www.westernpools.com.br/html/projetos_especiais.htm Claro que é preciso algum investimento e muita habilidade, mas o mais importante é começar. Força nisso.
  5. já montei, tenho dois que cobrem o lago todo, mas quem se molha sou eu :D Os cães evitam-nos na perfeição e fogem aos dectectores, as garças não lhe passam cartão nenhum, já encontrei um metodo mais eficaz de me livrar delas, apanho-as e depois solto-as, todas as que se sentiram presas não voltam a pousar no lago, passam por cima e cantam um grunhido de aviso ás outras que também não pousam, se não visse não acreditava, mas resulta, mas a cobertura continua lá, as que entraram não sairam ser ser agarradas. Neste momento tenho mais de uma centena de peixes e um carangueijo;)
  6. Por simples calculo a minha de 6000l/h filtra 40000l, uma de 3000l/h filtra 20000l sem problemas, o que significa que em 24 horas a agua passara pelo filtro 5 vezes num tanque de 14000 litros. Outra coisa importante é garantir o nivel da agua estavel, com adição de agua sempre que necessário e de preferencia com agua de nascente, chuva ou furo, a agua da rede não é aconselhavel. A colocação do filtro submerso com a bomba acoplada, deve ser feita do lado oposto da cascata e deve estar acima do fundo pelo menos 30 cm, o ideal mesmo é funcionar como um skimer ao nivel da superficie, no lago da fotografia pode até funcionar por transbordo, o que implica a construção de um tanque mais pequeno para colocar o filtro e a bomba, é preciso ter em conta a velocidade da corrente, que deve ser baixa para não stressar os peixes nem prejudicar as plantas. O mais importante já está feito, agora é promover a flora e a fauna, uma coisa que aconselho vivamente é a introdução de 100 litros de agua de um outro lago com vida activa há mais de um ano, para acelerar o processo e estabilizar o habitat pelo menos durante 30 dias não colocar peixes apenas plantas, os vasos para as plantas devem ser de rede plástica para as raizes das plantas se libertarem e crescerem mais á vontade, por cima do vaso e á volta do pé da planta devem ser colocados seixos, gravilha ou mesmo pedras para que a matéria orgânica do vazo não se solte na agua, usar sempre um vazo com um diametro superior a 20 cm para ter estabilidade. Plantas que devem ser colocadas: nenufares, alaface de agua, jacintos, lotus,etc. é importante ter no lago plantas flotuantes e plantas submersas pois cada uma tem um papel diferente a desempenhar, oxigenar, consumir nutrientes e purificar, abrigar peixes e fixar ovos, além de dar ao lago uma beleza incomparavel. Vê aqui algumas fotos da minha flora: http://www.facebook.com/album.php?aid=2032...p;id=1587401967
  7. Para ter uma cascata bonita não é necessário uma corrente muito forte, o importante é a cortina de agua ser ampla e criar um belo efeito. Agora que vi as fotos, posso ajudar. Uma bomba de 3000 litros hora já faz um belo efeito, se lhe poderes adicionar um filtro biologico submerso para a criação de bactérias benignas tanto melhor, podes limpa-lo de duas em duas semanas. Uma bomba especial para lagos tem a particularidade de ter um consumo muito baixo, uma de 3000 litros ronda os 60 watts, qualquer coisa como 6,00€ mês ligada 24horas em continuo, pode elevar a agua sem problema a 1 metro de altura. Um filtro externo bom retem tudo até aos 120 microns, um interno sumerso tem o conveniente de criar bactérias que reduzem nutrientes e purificam a agua dando ao lago mais estabilidade para peixes e plantas, no entanto deixa mais deposito no fundo, o que no caso dos lagos é util para criar sustentabilidade nas plantas. Podes dar ma olhadela no meu aqui : http://www.facebook.com/profile.php?id=158...v=1362666638526
  8. Enche o lago de plantas, flotuantes, sumersas com folhagem aerea e folhagem submersa, se não vais por cascata não precisa de filtro para nada, assim que colocares as plantas põe uns vinte ou trinta peixes de agua fria no lago, vais ter a agua sempre cristalina, excepto nalguns dias de muito calor que pode turvar ligeiramente, se isso acontecer coloca uma bomba de lago, no fundo do lago,tipo repuxo, para oxigenar a agua uma bomba de 1000 litros hora chega para os 14000 litros, a SERA ou a Laguna têm bombas muito economicas para essa fim. Se precisares vem ver o meu.
  9. Quando o conseguir agarrar novamente vou tirar-lhe umas fotos, coisa que não fiz na primeira vez, por duas razões obvias, não tinha a maquina comigo e não esperava encontrar um caranguejo dentro do filtro, nunca me passou tal coisa pela cabeça. Talvez depois ponha a ciência a trabalhar no caso, há muita coisa estranha que está acontecendo no meu lago, este ano vai com cinco posturas nos ciprinideos, há peixes que mudam de cor, há plantas que sofreram mutações (nenufar vermelhos, amarelos, brancos, azuis, rosa), as nelumbo nucifera estão com folhas enormes e com raizes de vários metros pelo fundo mas sem flor, os jacintos ainda estão em flor o que também não é natural, os inhames (Açores) que estão dentro do lago estão mais bonitos que os fora dela, as rãs são ás dezenas, as espadanas têm raizes aereas o que também é estranho, o agrião de agua escolheu as algas filamentosas para se alimentar e crescer, os cravos da india que estão junto ás margens atingiram um tamanho nunca visto, os chorões deixaram agora de florir,nada seria estranho se não estivessemos em finais de Outubro. Além de continuar a ter visitas constantes das garças cinzentas. Qualquer dia faço uma visita guiada para o pessoal que quiser vir ver "in loco"!
  10. O "meu" não é nenhum destes, já que o Procambarus clarkii é um lagostim e o Eriocheir sinensis é um carangueijo com caracteristicas proprias nas pinças e com uma cor diferente. Eu só queria mesmo saber é como é que ele aqui veio parar.
  11. Só mais um pormenor, eu tenho uma tara por termometros, por isso o lago tem quatro , dois em cada tanque e a niveis diferentes, assim percebo melhor a fisica do mesmo e permite-me concluir uma data de coisas, algumas até bem contraditorias. Na piscina tenho um dentro de agua e no exterior tenho um em zona de sol e outro em zona de sombra com maximas e minimas, tal como junto ao lago, manias.
  12. eu moro no Oeste, entre o Tejo e a Serra, a agua quer no lago quer na piscina nunca congelou, desceu nos dias mais frios a 8ºC e nos dias mais quentes nunca ultrapassou os 28 ºC, qualquer deste equipamentos tem bomba de circulação. No lago a temperatura pode baixar até aos 8ºC nos dias de geadas e subir até aos 26ºC num dia de verão quente, a bomba de 6000 litros hora funciona 24horas sobre 24 horas, a agua é largada numa cascata, o lago tem um volume de agua de 40000 litros em dois tanques de forma e um profundidades distintas em queda de nivel, a ideia inicial foi a de criar um ribeiro e resultou num excelente fluviario, até caraguejos de agua doce vieram ocupar o espaço, (assim com as garças cinzentas). A piscina tem o volume do lago, a bomba funciona á noite com um caudal de 13000 litros, a temperatura é mais fria que no lago durante o inverno e mais quente durante o verão na ordem dos 2ºC, estão a 50 metros de distância e ambos a sol pleno. Qualquer uma delas é submtida a rega por aspersão durante a noite, cuja finalidade é repor a agua de evaporação que no inverno é menor como se sabe. O que leva a concluir que para ter temperaturas mais estáveis e com menores variações a bomba pode dar um jeito que no meu caso e como referi são uns importantes 2ºC, ou seja 8ºC minimos e 26ºC maximos. Além disso pemite uma melhor oxigenação da agua (cascatas) que no caso de abusar-mos de plantas subaquaticas, musgos e alga verde, que durante a noite consomem oxigénio necessário aos peixes. Acho que o forum deve ser usado para partilharmos o nosso conhecimento, experiências e vivências, de outra forma não traz conhecimento e torna-se aborrecido.
  13. Pois agora é na Abrigada, bem no sopé do Montejunto. O bicho não é nada sociavel e não gosta nada de ser incomodado, ocupou um espaço entre as pedras do fundo e não sai de lá, pelos menos durante o dia, nem os peixes nem as rãs se chegam a ele. O que eu queria saber mesmo é como veio aqui ter.
  14. Tmaster, obrigado pelos links. Não é que é mesmo um bicho desses, igualzinho ao da foto do link. O que ainda me deixa mais curioso é o facto da propriedade estar completamente vedada ao exterior com um muro alto e este exemplar está aqui por livre e espontânea vontade Vou andar atento para ver se há mais, o bicho tem a mania de se enterrar no lodo do fundo e as rãs também por isso pode perfeitamente que algumas "rãs" sejam caranguejos. A agua é dura e com um ph acima 7,4 bastante calcaria por isso o rapaz se está a dar bem. Vou dando noticias. Abraço.
  15. Pessoal, hoje ao limpar o filtro biologico submerso dei com um caranguejo no seu interior, com uma carapaça de mais ou menos 4 cm, o que significa que está lá há algum tempo (+/- um mês), cresceu lá dentro. Como não fui eu que lá o coloquei e estes bichos estão a dezenas de km do lago, como é que ele lá teria ido parar? Hipotses que talvez sejam possiveis: A) ovos nos nenufares que importei da Holanda? B) ovos nos jacintos de agua, que trouxe de uma vala do campo de Azambuja? C) ovos transportados nas patas das garças cinzentas? Não sei! Só sei que o bicho se encontra de boa saude dentro dum lago de agua doce! Não sei do que é que se alimenta mas que cresceu disso eu não tenho duvida. Se alguem tiver alguma informação sobre este bichos informe-me pf.