Ocellaris comportamento


Iota

Recommended Posts

Olá,

 

Comprei há dois dias um ocellaris, que está agora no meu reef de 60l com 3 meses

Durante estes dois dias a única coisa que o ocellaris tem feito foi percorrer os dois vidro com mais circulação de agua, ainda nem sequer mostrou interesse por nenhuma pedra o que poderá ser?

 

Os níveis estão todos bons, a única coisa que pode não estar bem é a temperatura que está a 28ºc mas com este calor mesmo com as ventoinhas a temperatura mantém-se.

Será que se arranja um par para ele ajuda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

pelo pouco que sei de agua salgada visto que sou novato 2 meses e tenho 2 ocellaris e normal eles andares sempre "na corrente" pelo menos os dois que tenho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

pelo pouco que sei de agua salgada visto que sou novato 2 meses e tenho 2 ocellaris e normal eles andares sempre "na corrente" pelo menos os dois que tenho

 

Diria que é normal desde que ele coma qualquer coisa no processo.

 

Esses bicharocos exigem muita paciência.

 

Tenho 3 que demoraram 2 anos até fomarem um casal e mais dois até se decidirem a desovar.

 

O terceiro elemento, depois de andar pelo aquário mais ou menos sem poiso certo durante esses 4 anos, mas ante-ontem decidiu adoptar um Sarcophyton que já está lá desde o primeiro momento... Não larga o Sarco a não ser para comer mas passou 4 anos a ignorar que ele estava lá.

 

Porque só o fez agora, não sei...

 

Tenho um 4.º palhaço nascido cá em casa que tem 2 meses e só come artemia recém nascida mas tem que ser mesmo acabada de nascer. Consequência: está muito pequeno para a idade porque não tenho tempo nem paciência para lhe aturar as manias de prima-dona.

 

Resumindo: apesar de padrões de comportamento comuns, cada espécime pode ter desvios assinaláveis face à média e dum momento para o outro mudar completamente de hábitos por razões obscuras.

 

Há que assegurar que comem uma ração variada e equilibrada, que têm água e um espaço de qualidade e depois é esperar que assentem, até decidirem a mudar de novo.

 

Por isso são tão apaixonantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno obrigado pelo relato dos teus peixes, deixou-me ainda mais interessado pelos ocellaris.

Fui ontem à loja e comprei mais um, este é bem maior, suponho que será a fêmea do meu aqua, eles ainda passam muito tempo nas correntes junto aos vidros, mas o novo habitante parece mais curioso, aproxima-se mais da areia e talvez daqui uns dias já passem juntos as rochas.

 

Gostava de ter algum coral com o qual os ocellaris ficassem em simbiose, o meu aqua não é muito grande 60L +30L sump , o que recomendam?

Editado por Iota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de ter algum coral com o qual os ocellaris ficassem em simbiose, o meu aqua não é muito grande 60L +30L sump , o que recomendam?

Sarcophyton, Xenia ou alguns actinodiscus menos agressivos

 

Mas é uma lotaria. Nada garante que adoptem o coral.

 

É de todo evitável meter lá uma anémona. A maneira mais fácil de dar cabo dum sistema pequeno é introduzir lá uma anémona.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

 

Sarcophyton, Xenia ou alguns actinodiscus menos agressivos

 

Mas é uma lotaria. Nada garante que adoptem o coral.

 

É de todo evitável meter lá uma anémona. A maneira mais fácil de dar cabo dum sistema pequeno é introduzir lá uma anémona.

 

 

Boa noite.

 

Nuno. Desculpa a pergunta (inocente de quem ainda não tem um "salgado"). Porque dizes que a Anemona pode dar cabo de um Nano!?

 

Obrigado

Editado por vmf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa o atraso na resposta.

 

As anémonas são organismos com algum grau de exigência. Além disso conseguem mudar de lugar e num sistema pequeno não é raro estarem a fazê-lo constantemente.

Ora se tal não parece demasiado complicado, um dia haverá em que se aproximam de uma powerhead e teremos puré de anémona e o consequente colapso do sistema em poucas horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Concordo que há que ter algum respeito na introdução de uma anémona num aquário mas não que seja totalmente de excluir num aquário já estabilizado!!!

 

Também graças a informação que temos hoje disponível, sabemos o comportamento de diversas espécies de anémonas podendo por isso escolher uma que melhor se adapte à nossa disponibilidade e ao nosso aquário.

 

Sempre com bastante atenção e dedicação...

Editado por goncalo.zamith
90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais