Iota

Membro
  • #Conteúdo

    17
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Iota

  1. Iota

    Gosma no aquario

    Sim acho que sai dele porque o aquário está normal, e depois ele começa a ficar muito agitado, e aparecem os fios pegajosos na área em que ele está. Depois o ermita que tenho passa um mau bocado com a um monte de areia e gosma agaradas as suas patas.
  2. Iota

    Gosma no aquario

    Boas, Tenho reparado que de vez em quando o meu aqua fica com uma substância pegajosa por todo o lado, hoje ao ouvir o meu búzio aos saltos, percebi que é ele o responsável. Quando o comprei na loja disseram que era bom para remexer a arreia, mas nao sabia disto. É uma búzio de +\- 5cm de comprimento, e tem uma espécie de tromba. O que faço? Ele está com algum problema ou é normal isto acontecer? Obrigado.
  3. Boas há uns 2 meses apareceu a dita planta, e desde então apareceram replicas desta por todo o aquário. Alguém que sabe se devo me preocupar, remover algumas ou todas?
  4. Iota

    Ocellaris comportamento

    Nuno obrigado pelo relato dos teus peixes, deixou-me ainda mais interessado pelos ocellaris. Fui ontem à loja e comprei mais um, este é bem maior, suponho que será a fêmea do meu aqua, eles ainda passam muito tempo nas correntes junto aos vidros, mas o novo habitante parece mais curioso, aproxima-se mais da areia e talvez daqui uns dias já passem juntos as rochas. Gostava de ter algum coral com o qual os ocellaris ficassem em simbiose, o meu aqua não é muito grande 60L +30L sump , o que recomendam?
  5. Iota

    Ocellaris comportamento

    Olá, Comprei há dois dias um ocellaris, que está agora no meu reef de 60l com 3 meses Durante estes dois dias a única coisa que o ocellaris tem feito foi percorrer os dois vidro com mais circulação de agua, ainda nem sequer mostrou interesse por nenhuma pedra o que poderá ser? Os níveis estão todos bons, a única coisa que pode não estar bem é a temperatura que está a 28ºc mas com este calor mesmo com as ventoinhas a temperatura mantém-se. Será que se arranja um par para ele ajuda?
  6. Boas, Graças a ajuda do sinover o aquário está agora cheio de rocha. E até com alguns corais moles! A rocha ficou bem mais barata que na loja e na minha opinião de melhor qualidade também, obrigado sinover. O setup que tenho é: Calha DIY (feita com tubos): 2x T5 HO 24W AQUAST 10K 2x T5 HO 24W BLUE 1x TMC V2 Skim 120 Nano 1x Seio super flow 250 1000l/h 1x aquecedor 100W tetra Aqui está uma foto: Próxima semana já vou ter uma bomba 2500l/h para o retorno da sump e osmose, e também um fundo preto para por na parte de trás do aquário.
  7. Obrigado Pedro. Estava com foto período 1h-azul 3h-azul e branca 1h-azul Pus agora 1h-azul 2h-azul e branca 1h-azul E vou perguntar aqui no fórum se alguém tem rocha viva para vender, que 20€ o kilo é puxado, é um dos motivos de ainda só uma rochita.
  8. Boas, Tenho um aqua de 60L com escumador e uma bomba de 1000 l/h, Luzes 2x 24w azul, 2x 24w branca. Uma rocha viva 1,2kg e os seus habitantes. Quando a rocha chegou conseguia ver uns bichos que intitulei de pulgas mas agora já não os vejo mais, morreram, fiz algo errado? A vegetação que veio com a rocha está a crescer, mau ou bom? Na areia que era muito branca, está agora a ficar castanha, nao consigo perceber se é sedimentação orgânica ou se são algas. Apesar de má, envio uma foto. Cumps, Marcos.
  9. Boas! Tenho um pequeno aquário de agua salgada 60 litros. Ainda não adquiri a osmose inversa, mas preciso repor a agua que evaporou. Posso usar a agua destilada/desmineralizada vendida no lidl Composição dela no rotulo é a seguinte: pH:5,8 condutividade: 25 MOhm^(-1)cm^(-1) Sílicia/Exp SiO2: 1 ml/L Resíduo seco: 27mg/L A marca é Cleffekt. Aguardo, Marcos Henrich.
  10. Iota

    1º aqua - Projeckt

    Entendido, obrigado por mais uma resposta elucidativa placas, assim que tiver as luzes e calhas prontas compro rocha viva e ponho tudo a funcionar. Surgiu agora mesmo outra dúvida, já pus o aqua com agua e areia argonite, e também um termómetro para por já a agua a temperatura ideal enquanto espero pela bomba e escumador que chegam na quarta, por enquanto a agua está muito turva, mas com o escumador deverá ficar como deve ser certo? O termostato de 100w da tetra, já é um pouco velho e quando o puxei para fora das ventosas, saltaram algumas pintas pretas que forma coladas pelo fabricante na parte de fora dele, agora estão por cima da areia, tem algum problema? Outra coisa que reparei é que depois de ter tido o braço na agua do aquário a pele fica bastante áspera que dizer alguma coisa? EDIT:Estive a procura e percebi que era suposto ter lavado a areia, estava escrito no saco. No entanto a quem diga que não é preciso lavar, porque o pó também tem minerais. O que faço agora, deixo assim, ou tiro a agua e lavo a areia? é que depois basta algum movimento na agua para levantar a poeira e ainda nem tenho bombas ligadas, será que depois o escumador trata disto? também tenho muita espuma na superfície da agua. Marcos.
  11. Boas! Quero construir o meu próprio set de lâmpadas, gostava saber se posso fazer tudo como se fossem luzes néon do mesmo tamanho e depois colocar as lâmpadas especificas? O equivalente a perguntar se é possível utilizar lâmpadas especificas num suporte néon vulgar? Cumpts, Marcos. edit:(Estou a fazer isto para um aqua salgado reef por isso postei aqui, mas provavelmente fazia mais sentido no secção DIY, sorry)
  12. Iota

    1º aqua - Projeckt

    Obrigado pela resposta Paulo. Vou fazer o sugerido, utilizar o outro aquário como sump e usar um sistema de overflow para não ter que furar o aquário. Li em algum lado que no inicio da ciclagem não é preciso de iluminação e que depois se aumenta gradualmente, é assim? Devo me preocupar já com as luzes ou posso por a agua areia e pedras vivas no aquário ligar as bombas e depois gradualmente aplicar as luzes? Os organismos das pedras vivas precisam de luz? Em relação as mudanças parciais, quando for para trocar a agua posso usar outra vez agua do mar, ou já não convém? Marcos.
  13. Olá, Sou novo aqui no fórum por isso faço uma breve apresentação. O meu nome é marcos tenho vinte anos pratico remo e estudo eng. informática. Tenho a dizer que este súbito fascínio por um aquário surgiu inesperadamente ao me deparar com algumas fotos do aquário de agua doce de um colega da universidade. As fotos não eram assim tão boas mas apesar disso foram suficientes para ficar encantado com o micro sistema a delicadeza e os pormenores ínfimos que podem existir num aquário. Interessado por conhecer melhor este mundo procurei saber mais, felizmente deparei-me com esta comunidade que me mostrou coisas ainda mais belas e complexidades desconhecidas até agora. Li os posts aqui e ali cada vez mais interessado, enquanto imaginava tantas possibilidades, quando atraído pelo nome 'Corais', encontrei uma beleza tão delicadamente detalhada que não pude deixar de sonhar reproduzir. Fiquei de tal modo entusiasmado com este admirável mundo novo, que nessa noite não consegui dormir a imaginar tudo aquilo que um aquário poderia ser. Na secção de 'Corais' apenas encontrava setups de aquários muito grandes e com muitos equipamentos, intangíveis com o meu orçamento actual. Sem saber como proceder, continuei a procura até que encontrei nesta secção de nanoreefs como realizar a maravilha de um coral, ao meu alcance. Já fiz bastante pesquisa e penso que estou a ir no caminho certo. Neste momento tenho dois aquários vazios. Um mais pequeno e com duas dezena de anos que estava cá em casa e um que a minha namorada não utilizava já há uma ano e que me ofereceu com algum equipamento. Neste momento sem ter gasto ainda nada tenho: 1 aquário (42x22x30) 1 aquário (60x30x30) 1 aquecedor de 100w 1 termómetro de mercúrio para por no chão do aquário 1 suporte e lâmpada aquastar F15W/174-t8 10000k 1 temporizador de tomada Antes de começar as perguntas preciso ainda dizer que vivo em Lisboa na zona de Alcântara. Relativamente ao material que me falta, não queria usar nenhum escumador e fazer a filtragem apenas por rocha e areia viva. 1-Sei que falta ainda algo que faça circulação, qual seria o aparelho mais indicado? 2-A questão das luzes que também deve ser preciso mais, mas o que escolher? 3-A agua e areia estava a pensar trazer do Guincho como li algures no fórum. Má ideia, algum cuidado especial a ter? 4-Rocha viva e alguma morta, como poderei adquirir? 5-Quais os equipamento de testes aconselhado a utilizar? 6-Qual a ordem de tarefas, cuidados a ter e sugestões no inicio deste projecto? 7-E finalmente algo que acho importante visto que não sei nada disto é o aconselhamento de alguma loja na minha área. edit: 8-Esqueci-me de algo importante, os corais.. gostava de os adquirir pequenitos e observar o seu crescimento, desenvolvimento, mas também não sei como os adquirir. Ansioso por saber mais, pela vossa ajuda.