Ajuda com peixes!


Sapingas

Recommended Posts

Boas

Sou novo nisto e decidi montar um aquário e já está com agua e plantas e tudo deixo aqui o setup!

Agora preciso de ajuda com os peixes a escolher!

 

Setup

 

Aquário 50x35x35 vidro 8mm DIY

 

Calha: DIY com 30w (duas lamapdas economicas com 6500k 15w cada)

 

Substracto fertil da sera + areão comprado num loja que nao sei o nome natural

 

Bomba: É a mais pequena trás esponja e um saco com bolas parece me de carvão acho! Agora nao me lembra a marca foi comprado no brico marche eles so trabalham com uma marca praticamente agora nao me ocorre o nome:)

Termoestato: Igual é o mais pequeno

 

LANDSCAPE

Três pedras apanhadas junto ao rio duas brancas e uma mais avermelhada presumo que sejam xisto

E uma pequena raiz que estou com problemas porque nao a consigo meter no fundo:) vem sempre ao de cima!

 

Plantas

Limnophila sessiliflora

Vallisneria americana

Cryptocoryne wendtii

Microsorum pteropus 'Windeløv'

 

Valores da agua:

PH entre os 6.8 a 7.0

KH: 20mg/l

NH3: Entre os 0 e 0.6

NO2- 0

NO2#2 - 0

GH - 40mg/l

Isto medido dia 27/06/2010

 

Agora preciso de ajuda para a introdução de peixes, eu quero um ou dois de fundo mas pequenos, e depois andava a pensar em alguns neons e gupys para começar!

Depois mais para a frente com alguma expriencia ia para kribensis suponho que seja assim que se chamem para tentar criação!

 

Deixo aqui uma foto do aquario!

Pic_18938_15.jpg

 

Agradeço ajuda!

 

CUmps

Bruno Rodrigues

Editado por Sapingas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As pedras brancas faz o teste para veres se são ou não calcarias.. se não terá a agua com o pH sempre alto..

Em relação a raiz, tens de o por de molho e se possível ferve-lo, dá aqui uma vista de olhos.. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=88152

 

Também acho q ainda é cedo para meteres peixes já.. !!

(nao deves ter o ciclo completo) http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

 

Cump. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Ja agora qual é a data de montagem? Se for recente, deixa-o ciclar a vontade e entretanto vais escolhendo os peixes. Se optares por guppy's, vais ter criação mais cedo do que pensas.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca mais água, até ficar a cerca de 1cm do limite!

Coloca Também em vez de Guppy´s coloca Néons!

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vidro de 8mm! dass.....para que 8mm? 8mm tenho eu no meu 80x40x50(160lt) e ja e muito bom para o seu tamanho pois 6mm chegava. :D

 

nesse 4mm ja chegava perfeitamente.

 

agora vamos ao que interessa, se fosse a ti metia um casal de apistogramas para fazerem criaçao. :D

 

em relaçao a raiz, o que se custuma fazer e usar as pedras para as manter presas no fundo, arranja a melhor maneira.

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As pedras brancas faz o teste para veres se são ou não calcarias.. se não terá a agua com o pH sempre alto..

Em relação a raiz, tens de o por de molho e se possível ferve-lo, dá aqui uma vista de olhos.. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=88152

 

Também acho q ainda é cedo para meteres peixes já.. !!

(nao deves ter o ciclo completo) http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

 

Cump. :)

 

Boas Rui

Fiz o teste com o vinagre sequei bem as pedras e deitei vinagre por cima e nada nao borbolhou nada:) depois meti as a ferver durante meia hora com agua e sal dei lhe uma raspadela e pus no aquario novamente! Presumo que nao tenham problema as pedras amanha já faço teste ao ph novamente!

Quanto a Raiz ja o fervi durante 2 horas quase e já esteve de molho algum tempo e mesmo assim nao afundou:) tenho que o cortar e meter lhe areao por cima! A ver no que dá!

 

Obrigado

Cumps

Bruno

Editado por Sapingas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vidro de 8mm! dass.....para que 8mm? 8mm tenho eu no meu 80x40x50(160lt) e ja e muito bom para o seu tamanho pois 6mm chegava. :)

 

nesse 4mm ja chegava perfeitamente.

 

agora vamos ao que interessa, se fosse a ti metia um casal de apistogramas para fazerem criaçao. :)

 

em relaçao a raiz, o que se custuma fazer e usar as pedras para as manter presas no fundo, arranja a melhor maneira.

 

 

Boas

Tens razão vidro de 8mm foi exagerado e eu sei mas pronto foi um erro de principiante, mas presumo que esteja bem colado, levou uma cola para parabrisas que cada dez cm daquela cola aguenta uma pressão de 20 kg:) supostamente mas nao quer dizer que nao abra e depois por dentro passei lhe silicone para aquários acho que está resistente!

 

cumps

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Ja agora qual é a data de montagem? Se for recente, deixa-o ciclar a vontade e entretanto vais escolhendo os peixes. Se optares por guppy's, vais ter criação mais cedo do que pensas.

 

 

 

Boas eu montei o aquário so na terça passada dia 22 de junho por isso ainda nao ciclou, mas também nao tenho muito expriencia na ciclagem nem percebo muito bem sei que a amonia tem que atingir um valor elevado e depois descer e estabilizar para se ciclar tem que se ir deitanto um pouco de comida na agua todos os dias!

É o que sei mais ou menos da ciclagem, sei que há um post que explica isso bem por ai, mas as vezes para quem é recente fica um pouco confuso!

Se me puderem ajudar com ideias mais simples agradeço

 

Cumps

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca mais água, até ficar a cerca de 1cm do limite!

Coloca Também em vez de Guppy´s coloca Néons!

 

 

Boas Hugo

Ainda nao vou por mais agua porque tenho o aqua aberto por cima! Assim que lhe meter uma tampa em acrilico em deito lhe mais agua :)

Quanto aos peixes obrigado pela dica ainda vou pesquisar melhor e ver melhor!

 

Cumps

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Bem aqui venho eu com umas actualizações no aquario!

Já consegui segurar a raiz ao fundo tive que a meter no meio das pedras e com areao por cima parece estar fixo, e por acaso até gostei do aspecto aqui fica a foto!

 

Com o pau no Fundo :)

Pic_18938_16.jpg

 

Agora uma foto enviazada do aquario:)

Pic_18938_17.jpg

 

E agora uma duvida a limnophila sessiflora suponho que seja assim que se escreve está com este aspecto!

Pic_18938_18.jpg

Ora está bem aberta no topo como está fechada o que é que quer indicar isto? Alguém me pode ajudar? Será que é por ter luz de mais? Ou de menos?

Ja agora nas partes de baixo ela está castanha será que posso cortar aquela parte castanha e plantar a verde que está por cima?

 

Há e já fiz o teste do calcario sequei bem as pedras e deitei lhes vinagre para cima e nao me pareceu ver nada a borbolhar, mesmo assim peguei nas pedras e metias num tacho com agua e sal e ferveram durante meia hora! Espero que nao haja problema nenhum, na segunda a ver se faço novos testes à agua para ver se os valores alteraram...

 

Ja agora tenho que arranjar um nome para o aquário, deem ai algumas sujestões :(

 

Agradeço coments bons e maus.

 

Obrigado

Cumps

Bruno Rodrigues

Editado por Sapingas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno.

 

Quanto a Limnophila sessiflora, parece-me que ela esta a florir, mas como referes que a parte de baixo esta castanha, parece-me que não esta saudavel. Estas a aplicar algum fertilizante? è que podera ser falta de algum nutriente, no entanto, espera por alguma opnião com mais experiencia. No caso de ser falta de luz, coloca papel de aluminio a volta da lampada e deve de te ajudar um pc o trabalho. Outra situação podera ser as condições (pH, Temperatuda, Dureza da água) não serem favoraveis a planta, so que como disse anteriormente espera por mais opniões.

 

Parabéns pelo Layout ta mto bem conseguido.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, eu introduzia platys ja na ciclagem, dois chegam, platys mickey, na loja olha para eles uns minutos e escolhe um ou dois que estejam a nadar bem, com as barbatanas bem formadas, são peixes mesmo muito resistentes. Peixes de fundo não metia nenhum antes de por menos um mês de ciclagem, ao fim desse tempo metia um par de corydoras. Guppys depende, hoje em dia esses peixes são criados de uma forma industrial e pouco saudavel por causa das cores giras que têm, a maioria já vem altamente deficitaria em termos genéticos da barriga das mães, e a grande percentagem das baixas nos nossos aquários são peixes que já estão altamente enfraquecidos quando são comprados nas lojas, quer seja pela captura, quer seja pelo transporte para a loja e para a nossa casa quer seja em alguns casos por factores genéticos mesmo, na maioria das vezes nada tem a ver com as condições dos nossos aquários por isso mais vale não esquentar muito com isso, embora se deva fazer um minimo de ambientação antes de os intruduzir nos nossos aquarios, para salvaguarda dos que já lá vivem. Otocinclus, etc... só metia um ou dois, ou três quando tivesse algas no aquário, não antes, por exemplo. Como formar uma boa equipa, começa-se pela defesa: Boa equipa de ciclagem seguido pelo formar de um batalhão de limpeza coeso. E já agora em relação aos platys, duas femeas de inicio.

 

Dá uma vista de olhos nesse link:

 

http://www.otocinclus.com/newoto.html

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de calcular que tens cerca de 60l brutos, e fiquei a pensar porque não colocar um cardume de neons ou zebras... um cardume adequado ao teu pH e restantes condições da água, se fores pelos guppies, uma das maneiras de contornares os problemas de uma loja, seria adquirires aqui no forum os mesmos. No entanto, acho que mesmo que os compres em loja não deveras exceder o trio( 1macho e 2 femeas) juntando aos mesmos uma equipa de limpeza, e também alguns camarões.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno.

 

Quanto a Limnophila sessiflora, parece-me que ela esta a florir, mas como referes que a parte de baixo esta castanha, parece-me que não esta saudavel. Estas a aplicar algum fertilizante? è que podera ser falta de algum nutriente, no entanto, espera por alguma opnião com mais experiencia. No caso de ser falta de luz, coloca papel de aluminio a volta da lampada e deve de te ajudar um pc o trabalho. Outra situação podera ser as condições (pH, Temperatuda, Dureza da água) não serem favoraveis a planta, so que como disse anteriormente espera por mais opniões.

 

Parabéns pelo Layout ta mto bem conseguido.

 

 

Boas Ricardo!

Obrigado pela ajuda, quanto a planta eu quando a recebi aquelas partes mais castanhas estavam um pouco emaranhadas mas nao estavam tao castanhas ate estavam assim meio verdinhas so que se calhar faltou algum cuidado da minha parte ao plantalas não sei! Se calhar vou cortar ate ao castanho e volto a plantar, e retiro o castanho. Ou então como elas estão a florir bem parace que o castanho nao alastra para as de cima, deixo as crescer mais um pouco e depois sim corto as que achas? Quanto a luz nao me parece que seja, ate porque tenho a calha por dentro toda forrada a aluminio:), eu ate ando desconfiado que é por excesso de luz!Quanto ao ph e medidas da agua vou lhas tirar novamente na amanha e depois meto aqui os resultados!

 

Obrigado pelo coment!

 

Cumps

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, eu introduzia platys ja na ciclagem, dois chegam, platys mickey, na loja olha para eles uns minutos e escolhe um ou dois que estejam a nadar bem, com as barbatanas bem formadas, são peixes mesmo muito resistentes. Peixes de fundo não metia nenhum antes de por menos um mês de ciclagem, ao fim desse tempo metia um par de corydoras. Guppys depende, hoje em dia esses peixes são criados de uma forma industrial e pouco saudavel por causa das cores giras que têm, a maioria já vem altamente deficitaria em termos genéticos da barriga das mães, e a grande percentagem das baixas nos nossos aquários são peixes que já estão altamente enfraquecidos quando são comprados nas lojas, quer seja pela captura, quer seja pelo transporte para a loja e para a nossa casa quer seja em alguns casos por factores genéticos mesmo, na maioria das vezes nada tem a ver com as condições dos nossos aquários por isso mais vale não esquentar muito com isso, embora se deva fazer um minimo de ambientação antes de os intruduzir nos nossos aquarios, para salvaguarda dos que já lá vivem. Otocinclus, etc... só metia um ou dois, ou três quando tivesse algas no aquário, não antes, por exemplo. Como formar uma boa equipa, começa-se pela defesa: Boa equipa de ciclagem seguido pelo formar de um batalhão de limpeza coeso. E já agora em relação aos platys, duas femeas de inicio.

 

Dá uma vista de olhos nesse link:

 

http://www.otocinclus.com/newoto.html

 

Boas Fernando

A tua ideia e o link sao muito boa ajuda obrigado, é como que ir metendo os peixes consoante a necessidade do aquário no seu inicio, depois de estar estabilizado ai sim, meter então os peixes pretendidos. Vou exprimentar seguir este conselho, se calhar meter duas platys femea e ver se arranjo um ou dois camarões que achas? Depois so as platys nao se sentirão sozinhas?Não causará algum tipo de stress?

Quanto aos gupys nunca tinha visto a situação dessa maneira mas que é certo é que é o peixe que se ve mais em qualquer loja pelo menos por aqui! Talvez aposte em Apistogramas, tenho que ler melhor sobre esta especie que ainda nao sei nada. Obrigado pela Ajuda !

 

Cumps

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de calcular que tens cerca de 60l brutos, e fiquei a pensar porque não colocar um cardume de neons ou zebras... um cardume adequado ao teu pH e restantes condições da água, se fores pelos guppies, uma das maneiras de contornares os problemas de uma loja, seria adquirires aqui no forum os mesmos. No entanto, acho que mesmo que os compres em loja não deveras exceder o trio( 1macho e 2 femeas) juntando aos mesmos uma equipa de limpeza, e também alguns camarões.

 

 

Boas Ricardo

 

Para colocar um cardume de uma so especie por exemplo de neons com 60 l quantos neons lá caberiam? Quanto aos guppys se calhar vou esquecer a ideia como ja referi em cima! Quanto a litragem e aos peixes é mais ou menos um peixe por litro de agua certo? Tenho que ver aqui se econtro alguém que me arranje camarão :) Já cozido de preferencia e com uma bela cerveja fresquinha:) lol

 

Obrigado

Cumps

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fernando

A tua ideia e o link sao muito boa ajuda obrigado, é como que ir metendo os peixes consoante a necessidade do aquário no seu inicio, depois de estar estabilizado ai sim, meter então os peixes pretendidos. Vou exprimentar seguir este conselho, se calhar meter duas platys femea e ver se arranjo um ou dois camarões que achas? Depois so as platys nao se sentirão sozinhas?Não causará algum tipo de stress?

Quanto aos gupys nunca tinha visto a situação dessa maneira mas que é certo é que é o peixe que se ve mais em qualquer loja pelo menos por aqui! Talvez aposte em Apistogramas, tenho que ler melhor sobre esta especie que ainda nao sei nada. Obrigado pela Ajuda !

 

Cumps

Bruno

Eu falei em duas platys femeas como podia ter dito dois machos, mas dois machos pode haver um chato nos dois, e assim não corres o risco de procriação também. Camarões? Para a ciclagem não creio, são sensíveis a algumas coisas que podem ocorrer durante esse período: http://badmanstropicalfish.com/profiles/profile83.html.

Sempre uso platys são peixes muito resistentes, mete-os, se assim o entenderes, ao fim de uma semana, essa semana é obrigatória. Vias ver que se os platys vierem bons da loja passam a ciclagem alguns erros que cometas e daqui por uns tempos ainda estão "rijos" no aquário com mais uns bebes.

Guppys até tenho dois no meu pequeno aquário de água quente, a mãe morreu e nasceram aqueles meninos, sempre estiveram no meio dos platys do aquário na boa, e esses guppys nasceram na ciclagem, tinha duas semanas, os pais é que se foram no dia seguinte ao seu nascimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Indo pela medida de um 1cm/l acho que não deverias exceder os 5, no entanto, se vires que cabem mais :thumbup3:

 

 

Boas Ricardo!

Eu estava com a ideia errada pensando que era um litro para cada peixe claro nunca indo pelo exagero, mas afinal é cada centimetro de peixe para cada litro! Mas talvez 5 peixes já seja bom o aquario nao é la muito grande também!

 

Obrigado

Cumps

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem aqui estou eu com algumas duvidas novamente, no termoestato por baixo da bola reguladora está tipo uma cena branca que quando puxei o termoestato para fora de agua para remover aquilo branco desfez se parecendo papel!

 

Aqui fica a foto com a cena branca no termoestato alguém me sabe indicar o que é isto?

Pic_18938_19.jpg

 

 

E já agora as plantas parece que teem umas teias de aranha assim verdes, ou parecem cabelos emaranhados so que mais viscosos e verdes será algas? Ainda tenho o aquario há tão pouco tempo e ainda nem está ciclado é possivel ter algas ja? Não posto fotos porque nao consigo apanhar a imagem de nenhuma, devido a tirar fotos com o telemovél e nao ter lá grande qualidade!

 

Agradeço Ajuda!

CUMPS

Bruno

Editado por Sapingas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Fiz hoje dia 06/07/2010 os testes á agua e os testes anteriores foram dia 27/06/2010!

 

E a diferença e alguma:

PH: Entre 7.2 e 7.4 subiu um pouco desde o ultimo dia em que fiz os testes

KH: Abaixo 10mg/l

GH: 30mg/l

NH3: Entre 2.4 e 4.9

NO2: Entre 0.3 e 0.8 mg/l

 

Fiz os testes duas horas depois de lhe ter adicionado na agua Bio Nitrivec da Sera (BACTERIAS), E foram estes os valores que me deu!

O que isto quer dizer os valores estão maus? Bons? O facto do ph da agua ter subido um pouco terá algum problema ja fiz o teste as pedras do vinagre e nao borbolhou nada por isso presumo que nao sejam calcárias. Veijo também que já tenho amonia no aquário e no entanto nao lhe tenho andado a deitar comida de peixe será mesmo so por causa das plantas? E ja agora este valor de amonia é muito elevado? Não percebo lá muito disto do ciclo alguém me pode explicar isto como se tivesse a falar para um miudo ? E que valores correctos é que se devem de ter num aquário ? SFF

 

:)

 

CUmps

Bruno

Editado por Sapingas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sapingas,

 

Deixo aqui uns links que considero fundamentais e respondem à maior parte das tuas perguntas:

 

Este também te indica outro site muito útil:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Na interpretação do gráfico aqui apresentado tens uma noção do que se está a passar:

http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

 

Mais avançado no tempo poderás socorrer-te deste para tirar as tuas dúvidas:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=66945

 

Quanto à Limnophila Sessiflora acho que deves cortar a parte castanha e plantar de novo, pelo aspecto parece-me que está acrescer muito bem, é uma planta que abre com a luz e fecha de noite.

Na Valisnéria tens de podar as folhas exteriores, o aspecto das tuas plantas é natural com a adaptação ao aquário novo.

 

Se contares com 1Cm de peixe para cada litro de água não deves colocar Corydoras, para além de crescerem cerca de 6 a 7 Cm (espécie Aeneus e similares) são peixes de cardume, pelo que terias de contar com esse aquário só para elas.

Deves manter peixes cuja reprodução não seja fácil, a menos que estejas preparado para investir noutro aquário maior, sugiro um cardume de Rasboras Arlequim ou Neons.

 

Para começares o Ciclo adiciona uma Ampulária ao invés dos peixes de fundo, os detritos dela são indispensáveis, bem como a comida que se deita no início, não te esqueças que as bactérias são microorganismos vivos e também se alimentam.

Sem comida e sem habitante o que poderá acontecer? Quando os parâmetros actuais se apresentarem estáveis e fores colocar os peixes, o ecossistema do teu áqua não está preparado para os receber, cada vez que adicionas um peixe o aquário vai “mini-ciclar”, formar mais colónias de bactérias, isso implica que ao comprares um cardume elas não tenham tempo de se reproduzir o suficiente para aguentarem todo o processo e acabes por perder alguns peixes, por isso digo que comeces com uma Ampulária, depois compra os peixes 2 a 2 ao invés de um cardume inteiro, espaçados pelo menos uma semana.

 

Se no fim do ciclo a raiz já afundar tenta destapá-la mais um pouco.

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sapingas,

 

Deixo aqui uns links que considero fundamentais e respondem à maior parte das tuas perguntas:

 

Este também te indica outro site muito útil:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Na interpretação do gráfico aqui apresentado tens uma noção do que se está a passar:

http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

 

Mais avançado no tempo poderás socorrer-te deste para tirar as tuas dúvidas:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=66945

 

Quanto à Limnophila Sessiflora acho que deves cortar a parte castanha e plantar de novo, pelo aspecto parece-me que está acrescer muito bem, é uma planta que abre com a luz e fecha de noite.

Na Valisnéria tens de podar as folhas exteriores, o aspecto das tuas plantas é natural com a adaptação ao aquário novo.

 

Se contares com 1Cm de peixe para cada litro de água não deves colocar Corydoras, para além de crescerem cerca de 6 a 7 Cm (espécie Aeneus e similares) são peixes de cardume, pelo que terias de contar com esse aquário só para elas.

Deves manter peixes cuja reprodução não seja fácil, a menos que estejas preparado para investir noutro aquário maior, sugiro um cardume de Rasboras Arlequim ou Neons.

 

Para começares o Ciclo adiciona uma Ampulária ao invés dos peixes de fundo, os detritos dela são indispensáveis, bem como a comida que se deita no início, não te esqueças que as bactérias são microorganismos vivos e também se alimentam.

Sem comida e sem habitante o que poderá acontecer? Quando os parâmetros actuais se apresentarem estáveis e fores colocar os peixes, o ecossistema do teu áqua não está preparado para os receber, cada vez que adicionas um peixe o aquário vai “mini-ciclar”, formar mais colónias de bactérias, isso implica que ao comprares um cardume elas não tenham tempo de se reproduzir o suficiente para aguentarem todo o processo e acabes por perder alguns peixes, por isso digo que comeces com uma Ampulária, depois compra os peixes 2 a 2 ao invés de um cardume inteiro, espaçados pelo menos uma semana.

 

Se no fim do ciclo a raiz já afundar tenta destapá-la mais um pouco.

 

Luisa Fonseca

 

 

Boas Luisa!

Obrigado pelas dicas, e os links vao me ser bastantes uteis, tenho que comprar é o teste dos nitratos so tenho o dos nitritos, sei que neste momento já tenho alguma amonia e nitritos por isso segundo o que li parece que estou no bom caminho! Pensei em comprar dois peixes porque pensava que o aqua ainda nem estava a começar a ciclar mas enganei me e já tenho alguma amonia por isso pensei melhor e nao lhe vou meter dois platys, mas sim como tu indicas te os caracois!

 

Ainda me anda a aparecer aquela coisa branca a volta da borracha do termoestato como tenho na foto que aqui meti e apareceu me também na planta mais pequena que tenho e que nao sei o que é! Parece papel viscoso que se tentar tirar o termoestato para fora de agua desfaz se! Tenho que ver melhor o que é isto!

Quanto À raiz depois sim vou exprimentar tirar lhe mais o areao por cima para ver se se matem no fundo!

 

Quanto a Vaselinária podar as folhas extriores como assim? Referes te ao cortar um pouco a altura das folhas da planta é isso?

 

Obrigado por tudo!

 

Cumps

Bruno

Editado por Sapingas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.