betta não segura os ovos


TelmoMiguel

Recommended Posts

olá a todos.

 

os meus bettas fizeram a postura no dia 20 e até hoje estava tudo bem... mas hoje quando acordei a maioria dos ovos encontravam-se no fundo do aquario.

o macho continua a apanhar os ovos, o problema é que ao metelos no ninho eles voltam a cair. ao que me parece ele não está a conseguir fazer as bolhas de forma a segurá-los.

se alguem me poder ajudar neste ponto agradeço.

 

ainda outra pergunta, quanto tempo poderá levar até que os ovinhos eclodam?

 

saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o ninho está bem constituído? Se não houver um bom ninho, os ovos não vão ficar seguros.

Eles eclodem cerca de 36 horas depois do acasalamento, por isso se isso aconteceu no dia 20, eles já deviam ter eclodido. Se calhar já eclodiram, e dai estarem sempre cair, os alevins não se conseguem segurar às bolhas e caem. Observa com mais atenção, e vê se consegues observar umas pequeninas caudas presas ao ninho de bolhas.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o ninho está bem constituído? Se não houver um bom ninho, os ovos não vão ficar seguros.

Eles eclodem cerca de 36 horas depois do acasalamento, por isso se isso aconteceu no dia 20, eles já deviam ter eclodido. Se calhar já eclodiram, e dai estarem sempre cair, os alevins não se conseguem segurar às bolhas e caem. Observa com mais atenção, e vê se consegues observar umas pequeninas caudas presas ao ninho de bolhas.

 

inicialmente o ninho estava muito bom mas agora já quase não existe.

observei com muita atenção desde o dia em que acasalaram, inclusive tenho feito relatorio a cada 12 horas. será possivel que os ovos não tenham sido fecundados??? em alguns ovos nota-se que a cauda já apareceu mas ainda tudo branco.

aquilo que me parece é que o macho se cansou ou então algo está a destruir o ninho e ele não o reconstroi.

mais uma das coisas que observo é que ele ainda continua a ir apanhar os ovos mas ao mete-los no ninho caiem mais do que ele lá mete.

realmente algo não está bem naquele ninho... será por ele ter feito o ninho por baixo da riccia???

Editado por TelmoMiguel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será por ele ter feito o ninho por baixo da riccia???

 

debaixo de onde??

 

deixa a coisa rular.. eles nascem nao stress's

 

não te precipites senao acabas por fazer asneiras e matar tudo

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá a todos.

 

os meus bettas fizeram a postura no dia 20 e até hoje estava tudo bem... mas hoje quando acordei a maioria dos ovos encontravam-se no fundo do aquario.

o macho continua a apanhar os ovos, o problema é que ao metelos no ninho eles voltam a cair. ao que me parece ele não está a conseguir fazer as bolhas de forma a segurá-los.

se alguem me poder ajudar neste ponto agradeço.

 

ainda outra pergunta, quanto tempo poderá levar até que os ovinhos eclodam?

 

saudações

 

 

Olá

O comportamento do macho é normal. Eles por vezes até deslocam o ninho/ovos para outra parte do aquario.

À medida que o nascimento aproxima-se a actividade do macho intensifica-se para apanhar ovos e alevins que descem.

Devem nascer hoje. Normalmente é +- 48h.

A riccia é perfeita. Na construção e depois para o desenvolvimento dos alevins.

Não te preocupes. Se houvesse algum problema o macho perdia o interesse nos ovos e no ninho.

boa sorte

antónio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela força António

realmente começaram a eclodir mas infelizmente o macho embora trabalhador não consegue manter o ninho e os ovos estão a cair todos.

neste momento deve ter uns 40 ovos no fundo a eclodir e no ninho não sei quantos tem mas vejo que muito poucos. noto tambem que ele está a ficar cansado, parece que ainda não é desta que consigo uma criação de bettas.

vamos ver no que dá e não desistir.

 

vou dando noticias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tal como já foi dito não te preocupes!

O facto de eles estarem no fundo significa que já começaram a eclodir. Quando isso acontece, muitos caem para o fundo e voltam para cima sozinhos. Outros nem por isso e o macho vai lá buscar e mete de novo no ninho! Alguns voltam a segurar-se e outros nem por isso, mas não te preocupes pois se eles não tiverem muita altura de água (+- 10cm) sobrevivem e quando for daqui a 2 ou 3 dias já não os vais ver no chão.

Mete cistos de artémia a eclodir e deixa as coisas evoluírem normalmente.

 

O ninho mais alagado também é normal acontecer, por isso não stresses!

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranja um bocadinho de riccia, mesmo que pequeno, é uma planta de grande auxilio para ananbantideos como colisas lalia e bettas na construção dos seus ninhos...

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde pessoal

 

tal como disse ontem aki venho deixar as novidades.

ontem foi uma tarde longa. ele foi baixar o nível da agua, mudar o termóstato para um que mantivesse a agua a 26º e arranjar uma tampa para o aquário. tudo isto muito lentamente e com todo o cuidado para que o sr. betta não se chatea-se muito lol.

 

pois é... ao que parece a coisa resultou, hoje ao acordar o ninho já estava reconstruido em parte e existia um outro já fora da riccia onde já é possível ver uma chuvinha de alevins a deixar-se cair e a voltar para o ninho.

tudo de volta ao normal.

 

AGORA VEM A PARTE MAIS COMPLICADA DO DESAFIO.

 

COMIDA

 

pois... é que por aqui por estes lados a artémia é aquela coisa que ao chegar à loja e perguntas "olhe desculpe, tem artemia?" a resposta é simples, e acreditem que não é, "não, não temos".

a resposta é mesmo "Temos o QUE?"

lolololol

 

pronto axo que já me fiz entender hehehe.

só mesmo comidinha de alevins daquela em pó. axam que dá? quando é que os começo a alimentar com essa comida?

 

 

desde já um grandíssimo obrigado a todos...

29andre

dunkz

antonio lourenço

ruben ferreira

rikardo_stb_21

 

obrigado pela ajuda e tambem pelas "duvidas" que me fizeram ter, elas levaram-me a experimentar coisas novas que ao que tudo indica parecem ter resultado.

 

um abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos primeiros 3 dias não é necessário alimentar, porque eles têm o saco vitelino e alimentam-se dele. Depois podes começar a dar, mas o melhor mesmo é artémia recém eclodida. Podes, por exemplo, mandar vir de uma loja online.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 dias sem comer apos a eclosao, seguido de 3 a 5 dias de comida liquida e dai até 1mês +/- artemia recem eclodida

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem, o que fizeste aí foi arriscado! Considera-te um gajo cheio de sorte, por ele não se ter chateado e ter comido os alevinos.

Todas essas mudanças que fizeste embora tenham sido para bem dos alevinos, o ideal é que tivesses previsto isso antes do acasalamento, acredita que muitos bettas se lhes mexeres muito no aquário após a desova, eles comem os ovos e os alevinos.

 

Quanto à comida para te safares manda vir o mais rápido possível de uma loja online, "cistos de artémia" para eclodires e procura aqui no forum alguém que te envie micro-vermes (são óptimos paras as 3 primeiras semanas de vida, conjugados com a artémia). Enviado por correio azul, pode ser que ainda chegue a tempo para salvares os teus alevinos.

Mais uma vez, tal como disse atrás, devias também ter previsto a comida antes do acasalamento, porque é importante que a comida nos primeiros dias de vida não falhe. E sem dúvida que o ideal é a comida viva. Existe comida liquida que podes comprar (da JBL), mas na minha opinião de pouco ou nada serve. Tenho um frasco em casa e de pouco ou nada me serve. Só meto lá umas gotas nos primeiros dias por descargo de consciência. Pois eu logo que eles começam a nadar na horizontal, alimento com micro-vermes e artémia recém eclodida!

 

P.S.1 - Desculpa a critica da falta de prevenção que tu tiveste, mas é uma critica construtiva e que espero que no futuro te leve a evitar erros que possam levar as tuas tentativas de criação ao fracasso.

 

Boa sorte! E não te esqueças de procurar aqui no forum alguém que te envie micro-vermes. Eu até que o fazia mas não estou por casa nos próximos dias. Pode ser até que alguém perto da tua zona tenha e assim vais buscar e é mais rápido ainda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eles podem comer artemia recem eclodida mal nadem na horizontal ruben?? dessa nao sabia, pensei que era só comida liquida

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

new03.gif

 

 

Mais uma vez, Ocean Nutrition está liderando a onda da inovação, introduzindo um conceito revolucionário de alimentos: Instant Baby Brine Shrimp.

 

Baby Brine Shrimp (náuplios de Artemia salina) são amplamente utilizado na aquariofilia como alimento durante as primeiras fases de muitos peixes delicados e como alimento para muitos invertebrados.

 

Até hoje, houve poucos ou nenhuns progressos no uso de Artémia recém-nascida no hobby. Todo o processo de incubação de cistos de Artemia salina em casa é complicado, barulhento e bagunçado. Mais frequentemente do que não, nem todo mundo na casa está satisfeito com a configuração. Além disso, por razões normalmente devido à sub-óptima de armazenamento e manipulação dos cistos, muitos dos resultados de incubação são muitas vezes extremamente baixa. A incubação leva 24 horas e pode ser um problema para corresponder a esse momento com o momento em que precisa fritar sua primeira refeição.

 

Isto é tudo acabado agora. Ocean Nutrition desenvolveu o Instant Artémia, um produto revolucionário que permite que você use Artémia quando e onde você precisar deles. O produto consiste inteiramente de estéril náuplios recém-nascido em uma solução de água. Nada mais foi acrescentado, sem conservantes ou corantes. O produto é natural, como se você tivesse eclodido o camarão de água salgada mesmo.

 

O produto pode ser mantido e armazenado em temperatura ambiente por muitos anos, enquanto a embalagem não está aberta. Uma vez aberto, o produto precisa ser mantida sob refrigeração no frigorifico e pode ser conservado por até 6 semanas, como o Baby Brine Shrimp você teria se chocado. A embalagem do produto tem uma cobertura metálica que indique claramente se o produto foi aberto, para evitar qualquer surpresa. Ele contém mais de 1,5 milhões de náuplios.

Editado por TelmoMiguel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eles podem comer artemia recem eclodida mal nadem na horizontal ruben?? dessa nao sabia, pensei que era só comida liquida

 

Boas!

 

Desculpa a demora na resposta, mas estou por Espanha e nem sempre tenho net disponível!

 

Ora bem, nem todos os alevinos começam a comer artémia recém eclodida assim que começam a nadar na horizontal, mas a maioria consegue!

Os micro-vermes são ainda mais pequenos que a artémia, portanto os que não conseguem comer a artémia comem pelo menos os micro-vermes!

Além disto se tiveres colocado uma boa quantidade de plantas no aquário de criação, vai haver muitos infusórios para os possíveis não comedores de artémia e micro-vermes!

Por isso eu acho que qualquer comida liquida ou mesmo infusórios são totalmente desnecessários, no entanto por um descargo de consciência podemos colocar também um pouquinho nos primeiros dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

new03.gif

 

Mais uma vez, Ocean Nutrition está liderando a onda da inovação, introduzindo um conceito revolucionário de alimentos: Instant Baby Brine Shrimp.

 

...

 

 

Boas!

 

Sinceramente não conheço o produto, mas acredito que possa ser uma boa opção para quem não quer trabalho, ou não tem tempo a perder a eclodir artémia, mas se eu bem percebi os nauplios neste caso não são vivos, logo não provocará o instinto de caçar nos alevinos.

 

Se não encontrares mais nada, força nisso! Mal não deve fazer!

 

Boa sorte!

Editado por Rúben Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das coisas mais faceis de fazer sao infusorios e á toneladas de topicos sobre isso para uma barata primeira comida.

 

uma casca de banana

um jarro de vidro

agua

 

metes a casca dentro do jarro com agua (pode ser uma folha de couve) mas nao aconcelho pois fica um cheiro horrivel, mete o jarro ao sol1 ou 2 dias com um conta gotastiras agua do jarro e das de comer aos alevinos pois ja la tens infusorios, a partir do 3 dia é o k eu dou, a partir da segunda semana dou artemia em po diluida em agua (numa garrafa pq de agua) e a partir da 3 semana vario muito tipo, cyclops,dhafania,comida em po para alevinos e artemia, bons tpa"s e comida variada sao os melhores condimentos para um crescimento rapido, ja vendi femeas e machos aos 4 meses ja tinham ovopositor a mostra e machos a fazerem ninho ambos prontos a acasalar.

 

PS. para teres a certeza k tens la infusorios, num sitio sem luz aponta tipo uma lanterna para a boca do jarro vais ver os infusorios a mexer.

 

PS2 comida variada em pouca quantidade nao em excesso, se for em excesso a qualidade da aqua ira baixar drasticamente

Editado por pnadre
assbettaportugal.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais