Reset (180L)


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Olá Luís!

Sabes bem o quanto valorizo as tuas opiniões! São e serão sempre bem-vindas.

 

Quanto ao que referes, já desisti de mudar os parafusos. Era só mesmo por uma questão estética.

De qualquer forma, como dizes e bem, tal acabaria por não ser possível devido a terem roscas diferentes, ou seja, não os conseguiria fazer passar pelos terminais em cone metalizados que estão junto à parte superior do suporte.

 

A segunda parte, vou já dar início a ela.

Em tempos já o fiz, deixando o difusor numa mistura de agua com lexívia.

Não fiquei fã... isto porque entrou liquido para dentro do difusor (o que não é de estranhar) e depois foi um valente problema para o tirar!

Vou começar por o escovar muito bem e mantê-lo às escuras a ver se resulta.

 

Obrigado mais uma vez!

 

Entretanto, acabei de abrir e lavar as matérias filtrantes do filtro. Isto porque ele continuava a mandar restos de co2 para o aquario.

Já está a funcionar novamente e parece que este triste episódio está agora perto do fim.

Andei tb a pesquisar manuais de instruções para perceber se tinha alguma coisa mal feita na montagem do meu CO2 pressurizado e, tendo como referência este pdf (http://www.lunapet.net/Anleitungen_PDF/CO2_Set_GB.pdf - dantes dava para linkar palavras. agora não consegui... estranho), vou alterar comprimentos do tubos que ligam os vários componentes e mudar a valvula anti-retorno para do tubo que vai do conta-bolhas para o difusor para o tubo que vem da electrovalvula para o conta-bolhas.

Vamos ver se isso diminui o tempo que leva o gás a entrar no aqua desde que a electrovalvula é ligada. Porque agora demora sempre um bom bocado...

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 173
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem... lavar o difusor fazia sentido mas não da forma que eu fiz.

Estava a escova-lo e devo ter feito força a mais. Parti o tubo de vidro onde encaixamos o tubo de CO2 e ainda me consegui cortar num dedo...

 

Agora estou mais virado para substituí-lo por um reactor.

Os reactores são colocados dentro ou fora do aquário?

Alguém que tenha pode deixar aqui a sua opinião acerca do modelo que tiver?

São melhores ou piores que os difusores de cerâmica?

 

De resto a fauna está toda bem e as plantas também, com excepção das anúbias que continuam a padecer de algas nas folhas (mas a causa já me foi explicada). Um destes dias, passo-me e desfaço-me delas... tenho pena porque proporcionam sombras a alguns animais.

 

É também impressionante poder ver o contraste de crescimento das plantas de caule alto (como as rotalas) em que se vê as folhas todas mitras, velhas, em baixo e as folhas bem maiores e num verde acastanhado no topo graças à nova iluminação.

 

E pronto, é isto. Se alguém tiver alguma dica quanto ao difusor, agradeço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

Pois quanto ao difusor , já me aconteceu igual...

 

Por isso, passei a deixar de molho num recipiente com agua e lexivia.

 

1 Parte lexivia 9 Partes de agua, deixar de molho 1 dia.. e estão novos.

 

Espero que ajude numa proxima vez..

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também já parti um difusor em vidro, eles são extremamente frágeis na curva.quanto aos reactores não posso aconselhar nada, nunca tive nenhum. Mas se pensas deitar folha as anubias dá-me um toque primeiro :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica Wesley_boy mas isso foi o que fiz há uns tempos atrás e foi um problema para tirar alguma da água com lexívia que passou para dentro do difusor!

Contudo, se isso for a alternativa a ter de comprar outro, volto a faze-lo... mesmo que tenha de voltar a meter o difusor dentro do aqua sem ter a certeza de ter conseguido limpar toda a lexivia :(

 

Branca, nunca as deitaria fora ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos,

 

venho partilhar convosco a minha experiência com a inclusão de uma fita de um metro de Leds 5050 SMD, brancos e à prova de água.

São os mesmos que o nosso colega barman-dani usa num (ou em vários) dos seus aquários.

 

O local onde coloquei a fita de Leds foi na calha by Ramirezi 3x39W T5.

À primeira vista julgo que, confrontada com a potência que já estava instalada, é quase imperceptível a sua prestação luminosa. Mas que ela está lá, isso está como poderão ver mais à frente nas fotos que vou colocar.

Aqui ficam:

 

DSC_0147.jpg

A fita vem com cola na parte de trás e já se encontra colada ao comprimento, do lado que fica mais atrás no aqua, ou seja, por cima das plantas de fundo.

 

DSC_0150.jpg

Detalhe da extremidade da fita que tem os dois fios que são ligados aos fios que vêm do transformador (azul... não havia preto :( )

 

DSC_0156.jpg

DSC_0157.jpg

Duas perspectivas da fita ligada com as restantes três lâmpadas desligadas.

 

DSC_0158.jpg

Calha já montada no seu lugar. Aquário iluminado só pela fita de Leds. Todas as restantes lâmpadas estavam apagadas. Parece mais luz na foto do que realmente tinha. Acho eu... a minha filha acha que não... que está igualzinho :)

 

DSC_0161.jpg

Aquário iluminado pelas 3x39W T5 e fita de Leds.

 

DSC_0162.jpg

Pormenor da ligação dos fios da calha aos fios que vêm do transformador.

 

Honestamente não sei se vale a pena esta opção para aquas desta dimensão (180 litros, 1M de frente).

Talvez colocando bastantes mais fitas a solução pudesse ser interessante.

 

Seja como for, com menos luz não ficou ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ora ai está o que temia (ou melhor o que a partida já sabia) para aquas com grandes comprimentos as fitas de leds são somente um complemento sendo que para iluminação total tem de se ter várias fitas, no entanto acho sempre uma boa solução para criar uma especie de efeito de nascer do sol e por do sol, ou seja se os leds ligarem 1 hora antes e uma hora depois da restante iluminação ajuda os peixes e plantas a melhor reagir, evitando que exista um impacto tão grande com o acender das lampadas e o apagar e entrar em escuridão quase total....

 

Voltando a questão inicial, para aquarios com mais de 80cm recomendo o uso é de lampadas de leds, ainda estou a tentar desvendar o mistério mas o certo é que conseguem melhores efeitos em termos de luminusidade que as fitas....

 

O aqua está porreiro mas com umas dragon stone ou seryu stones o aqua possivelmente ficava mais complementado e visualmente mais atractivo, adorei a moita de plantas no fundo ao centro está com bastante vida e cores porreiras... Na frente do aquario arrumava as anubais a um canto e apostava em plantas de tapete cuba ou Lilaeopsis brasiliensis, colocava as plantas que tens actualmente na frente mais juntas a criar uma orla e com o tapete na minha opinião ficava a matar...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo contigo no que respeita a estas fitas de Led.

 

Obrigado pelas dicas acerca do aqua.

A verdade é que não tenho sentido estético nenhum ehehhe.

 

O conceito neste aqua passa por conseguir um fundo bem recheado de plantas altas e moitas densas e contrastantes entre si.

Confesso que não estou muito satisfeito com as matogrossensis que te agradaram no meio do aqua. Isto porque tendem a dobrar-se para a frente, em vez de crescerem para cima. Ontem já lhes dei uma poda - por causa de uma troca que fiz - e talvez ainda ainda faça outra de forma a deixa-los com somente uns dez centimetros de altura.

Comecei também a podar fortemente as anubias gigantea pois estão com as folhas cheias de algas. Nem mesmo mete-las à sombra (literalmente!) da matogrossensis parece ajudar.

 

Recebi ontem uma planta que já ambicionava ter há algum tempo, a Micranthemum Micranthemoides.

Neste momento tenho rotalas no canto esquerdo e do lado direito, à esquerda da limnophilia (ou cabomba, nem sei). Julgo que será neste local que irei colocar a Micranthemum Micranthemoides, transferindo as rotalas todas para o canto esquerdo e ganhando um contraste fixe com o verde mais escuro da limnophilia.

 

Quanto a tapete de fundo, tenho algumas dúvidas que o faça. Isto porque carece de podas frequentes e tenho algumas dúvidas que os 3x39W chegassem bem para que não crescesse para cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As matogrossensis pelo que descreves para mim davam uma exelente planta intermédia ou seja ter uma planta que cresça em altura por tras da matogrossensis e assim ficas com uma planta a fazer o intermédio...

 

Relativamente ao tapete tens várias soluções que não necessitão de podas por exemplo a Lilaeopsis brasiliensis ou parvula, são plantas que crescem somente 5cm em altura e não requerem qualqer tipo de poda, desenvolvendo-se bem sem necessidade de grande luz nutrientes e co2...

 

As anubias não deverias poda-la, mesmo que ganhem green spots esta não sofre grande coisa com isso e com um comedor de algas este acaba por limpar as folhas da anubia, já as podas podem afectar a planta podendo mesmo causar a sua morte, pelo menos na minha opinião...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho lido que se trata de uma planta que cresce muito (vê os dados dela aqui http://www.tropica.com/plants/plantdescription.aspx?pid=037)

Por isso apostei em coloca-la junto ao vidro de fundo.

 

Quanto às plantas de tapete, a parvula ainda fica bem alta.

E a lilaeopsis tb fica com pelo menos 5cm de altura.

Na prática queria o impossível :D planta baixa, de exigências moderadas de luz (tenho cerca de 120W para 180L) e sem manutenção em termos de podas porque não tenho paciência para andar a apanhar restos de folhas por todo o lado do aqua ;)

 

Quanto às anubias, ainda só experimentei podar numa delas. Vamos ver como corre.

De qualquer forma, obrigado pela dica. Pode ter feito a diferença entre mante-las ou mata-las!

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quanto às plantas de tapete, a parvula ainda fica bem alta. Repara como está o aqua que o FAOO fez na Aquahobby.

Atenção que a desse aquário é a Eleocharis acicularis.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uiii... as minhas desculpas! Foi sem intenção!

Vou editar imediatamente!

 

@barman-dani: acho que mudei de ideias quanto à parvula. Andei a pesquisar mais e vou tentar experimentar a ver como resulta... se bem que isso me vai fazer ter de voltar a aspirar fundo, algo que actualmente não faço eheheh

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele é co2, depois salgados, agora leds, what´s next?

só te falta mesmo é criar uns desniveis no substrato, complementar com pedras e/ou troncos, ou seja, criar ai alguma desordem, está demasiado flat.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheh os leds foi só uma brincadeira para ver como era :)

Quanto aos salgados, é algo mais sério e não para já. A decisão final ainda não está tomada mas deve ser algo para ir preparando e avançar em 2011.

Até porque nunca tive condições para ter um aqua de água doce como desejava e agora tenho (ou quase...).

 

Quanto a desníveis, é coisa que não está planeada. Não tenho jeitinho nenhum para fazer esse tipo de coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Uma pequena actualização:

16/12/2010

DSC_0161.jpg

27/12/2010

180l.jpg

 

Realce para o crescimento da HZ, das rotalas no canto esquerdo e para a entrada de Micranthemum Micranthemoides no lado direito.

Vamos ver se pega bem. Tenho muitas esperanças nesta planta de que gosto muito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Nova actualização:

 

Da esquerda para a direita do aquário

As rotalas estão cada vez melhores! Excelentes cores e folhas enormes no topo dos caules mais altos!

O mesmo se passa com as HZ. Já quase não se vêem folhas velhas e as novas estão com uma pujança e um verde tremendo.

A Matogrossensis continua de boa saúde e ando a resistir à tentação de a podar novamente para não tirarem luz às pogostemon stellatus que, finalmente, começam também a dar sinal de crescimento visível. Durante muitas semanas sofreram com a mudança de local a que foram sujeitas. Julgo que nesta altura já criaram raízes e estarão a alimentar-se e a crescer bem. Por enquanto só se notam ao vivo, nas fotos não...

Ainda a adaptar-se parece estar a Micranthemum Micranthemoides. Permanece com bom aspecto mas ainda sem crescimento assinalável.

Surreal é o não crescimento da Limnophila sessiflora. Começam agora a brotar novos rebentos no substrato mas os caules mais antigos parecem teimar em não crescer.

De resto as Cryptos estão de boa saúde e aparecem em todo o lado, a blixa teima em não passar da 'cepa torta' (apesar de começar a apresentar folhas ligeiramente rosadas) e, no sentido inverso, as anúbias estão uma lástima.

Com o crescimento da flora tenho ainda esperança que comece a haver reprodução dos neocaridinas heteropodas var Green.

 

Deixo-vos com fotos tiradas há pouco. Obrigado pela atenção! ;)

 

180_1.jpg

180_2.jpg

180_3.jpg

180_4.jpg

180_5.jpg

180_6.jpg

180_7.jpg

180_8.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

De facto, um aqua pelo qual eu inicialmente não daria muito, veio a revelar-se um espanto mesmo!

 

Acho que a maneira como tens podado as plantas, cria a sensação de existirem os tais desníveis! Para além disso o aqua parece enorme!

 

Quanto às anúbias, já experimentaste esfregar as folhas com o dedo? Muitas vezes essas algas saem! Outra sugestão, arranja pedras e amarras as anúbias às mesmas, elas gostam de ter o rizoma bem arejado, e talvez seja por causa disso que elas teimam em desenvolver...

 

De qualquer das maneiras, os meus sinceros parabéns! Continua com o excelente trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pequena adição! Podes provocar o crescimento das sessifloras podando-as mais regularmente, principalmente os caules maiores, eu tenho umas nos meus aquas, que custaram a arrancar, mas depois de pegarem, não há nada que as demova, neste momento, até tenho algumas que chegam à superfície, descem e voltam a subir!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas tuas simpáticas palavras mas ainda acho que está muito longe do que pretendo.

As plantas ainda estão muito 'coladas' ao vidro traseiro (com excepção das rotalas e da HZ) o que limita podas mais 'eficientes' em termos de perspectiva de profundidade.

Quando tiver arbustos mais compactos, aí sim, se verá se tenho mão para a tesoura ou não.

Nas rotalas, por exe, até tenho evitado cortar muito, apesar de já ter uma grande diferença entre a altura da flora na esq para a altura da flora na direita, o que não me agrada.

Quanto às anúbias, tenho muitas dúvidas que as algas saiam esfregando com o dedo. Para além disso, teria de as tirar do aqua, pois não quero que os restos soltos das algas fiquem por lá ao sabor da corrente! Cada vez estou mais tentado a retira-las do aqua.

No que respeita à sessifilora, já tenho vários pés a nascer junto ao substrato. Talvez comecem a crescer de ora em diante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas imgs, desta feita focadas essencialmente no fenómeno do pearling. Espero que gostem.

 

DSC_0190.jpg

DSC_0195.jpg

DSC_0196.jpg

DSC_0191.jpg

DSC_0199.jpg

DSC_0187.jpg

 

E uma panorâmica, para terminar.

DSC_0200.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhoria muito ligeira mas cortei algumas folhas só para confirmar que não consigo tirar as algas esfregando com o dedo.

Aliás, ontem aspirei alguns grãos de substrato pois tinha BBA. Tenho de ver como controlo aquilo.

As várias caridinas japónicas, Neocaridinas Heteropodas var Green e os dois SAE não parecem ligar muito...

 

Mas a flora está a crescer bem e tenho esperança que não venha a ser um problema sério.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Bem, com esse upgrade na iluminação as plantas agradeçem imenso ;) Está a ficar bem composto, estou a gostar bastante.

Não sei qual é a tua ideia, mas poderias ir preenchendo o aqua com algumas pedras. Ou ficas só pelas moitas?

 

Quanto às BBA, também já as tive e às vezes aparecem, mas são logo caçadas. Realmente são um bocado chatas de tirar, por isso é importante cair-lhes logo em cima.

 

Boa continuação.

Abraço

 

P.S.: Li algures acerca de umas podas de rotala. Se quiseres poderemos falar sobre isso por MP, estou interessado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Não estou a pensar em meter hardscape porque não tenho bom gosto nenhum e cheira-me que ia sair uma bela porcaria... até tenho xisto com fartura mas... não me atrevo. O que me chateia é que vejo outros a quase lançarem calhaus para dentro de água e até gosto do resultado final que atingem sem terem tido grande trabalho com isso! LOL Porque quem sabe, sabe...

 

Para além disso toda a minha atenção vai direitinha para as plantas.

Nesta altura ando até a pensar se a diferença de crescimento da esq para a dir não se deverá ao facto de ter a flauta ligeiramente a apontar para cima, o que causa uma ligeira ondulação e, consequentemente, uma menor concentração de CO2 do lado direito, acho eu...

 

Estou também apreensivo quanto ao resultado final que a pogostemon stellatus vai conseguir desempenhar no centro do aqua.

A ideia base parece-me boa:

rotalas (não sei identificar quais tenho) - HZ - pogostemon stellatus - matogrossensis - pogostemon stellatus - Micranthemum Micranthemoides - Limnophila sessiflora

 

mas se não conseguir atingir tons rosados com a stellatus, o contraste com o fortíssimo verde claro da HZ, à sua esq, com o verde (quase amarelado) da matogrossensis ao meio e com o verde quase fluorescente da Micranthemum Micranthemoides acho que a coisa não irá resultar como esperava.

 

Quanto às rotalas... chegaste um pouco tarde. Já têm destino. Mas olha que será coisa pouca e pés com pouca altura.

Outras oportunidades haverão!

 

AB!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Li o tópico muito na diagonal e nem li tudo, vou apenas comentar o facto de se notar que o problema que tens no crescimento é desnutrição, isso é bem notório nas plantas de crescimento rápido (blyxas, rotalas, matogrossence etc etc...) porque consomem mais que as de crescimento lento daí as tuas cryptos estarem OK.

Explica lá o teu esquema de fertilização bem como mudas horas de luz e resultados dos testes a ver se te consigo ajudar.

 

Cumps, Luís.

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, obrigado pela disponibilidade!

 

Julgo que poderás ter razão em tese mas não na prática. Isto porque, com excepção das limnophilas, todas as que estão a seguir às HZ são recentes, em comparação com as duas do lado esq. Com isto quero dizer que as stelltus foram cortadas e replantadas (logo estiveram a enraizar), a matogrossensis (porque tinha ramos mais altos) enquadrou-se bem e já foi podada e a Micranthemum Micranthemoides entrou há talvez duas semanas. Ou seja, somente a Limnophila sessiflora tinha razões para estar bem mais desenvolvida, ainda que novos pés estejam agora a nascer vindos do substrato.

Há ainda outros indicadores que me parecem relevantes. É que nenhuma planta, da esq à dir do aqua, apresenta deficiências ao nível da folha (excepto as anúbias que nascem com folhas linda e que depois são invadidas por algas).

 

De qualquer forma, porque gosto de ouvir o que os outros pensam, aqui fica a forma como tenho mantido as coisas desde que meti a nova calha de 3x39W.

 

Iluminação: oito horas diárias

CO2 pressurizado: sete horas durante o ciclo de luz. Termina uma hora antes das luzes se apagarem para aproveitar o CO2 presente na coluna de água. Quantas bolhas, não sei. Guio-me pela cor do indicador permanente.

Testes: pH, kH e gH não tenho medido porque só tenho estado em casa à noite e não queria fazer estes testes com o CO2 a bombar. NO2 a zero. NO3 a 10. PO4 a 0,5 a 1. Fe não sei.

TPA: semanal, ao domingo, 40%

Fertilização: Micros 5ml ao dom, qua e sex (frasco indica 15ml para 200L); Fe 2,5ml ao dom e à qua (frasco indica 5ml para 200L); PO4 1ppm à seg, qua e sex; K 2ppm à seg, qua e sex. Este faseamento pretende que não hajam demasiados nutrientes em excesso na coluna de água de forma a evitar condições favoráveis ao aparecimento de algas. Ainda assim tenho de limpar os vidros a cada 15 dias pois fico com um 'pó' verde agarrado a eles.

Acho que só falta dizer que tenho substrato fertil (JBL Aquabasis Plus) por debaixo do JBL Manado.

 

Acho que está tudo. Se me tiver escapado alguma coisa, diz.

Termino como comecei: obrigado pela tua disponibilidade!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.