Níveis correctos de quimicos na água


Lilyanna

Recommended Posts

Olá, gostaria que alguém me disse-se quais são os níveis correctos que o meu aquário deve ter para os peixes estarem saudáveis.

Só encontro pessoas com problemas, mas não encontro os níveis correctos.

Tenho o teste do Ph, da Amónia e dos Nitratos.

O Ph está normal, por volta dos 7.5

A Amónia abaixo dos 0,6

Os Nitratos pela cor do teste deve estar na casa dos 30mg/l

 

O meu aquário tem 60l e umas 10 criaturas vivas de tamanho variável.

 

Também gostaria de sugerir que adicionassem este género de informação ao "manual" : )

 

muito obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, gostaria que alguém me disse-se quais são os níveis correctos que o meu aquário deve ter para os peixes estarem saudáveis.

Só encontro pessoas com problemas, mas não encontro os níveis correctos.

Tenho o teste do Ph, da Amónia e dos Nitratos.

O Ph está normal, por volta dos 7.5

A Amónia abaixo dos 0,6

Os Nitratos pela cor do teste deve estar na casa dos 30mg/l

 

O meu aquário tem 60l e umas 10 criaturas vivas de tamanho variável.

 

Também gostaria de sugerir que adicionassem este género de informação ao "manual" : )

 

muito obrigada

 

boas

 

não há nivel de pH normal... depende do biotopo que queiras reproduzir

 

quanto a amonia deves de ter a 0 ou muito proximo disso

nitritos é como a amonia 0 ou muito proximo

nitratos, a 60 parece muito, eu tento não passar dos 10 mas é como digo, num aqua de criação de discus deve de estar perto do 0 agora num comunitario pode estar mais alto... tudo dependo do que queres fazer...

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

: )

 

sim sei que o Ph varia com o que temos, e é o ideal para os peixes que tenho.

 

então assim o meu aquário é um comunitário, tenho uns guppys, uns camarões, plattys, corys, etc

e ele está a fazer quase as suas quatro semanas de existência, ou seja, está quase a chegar ao fim do ciclo. Suponho que o valor alto actual também se deva a esta instabilidade da água, mas quero saber para quando o aquário estabilizar o que tenho de fazer.

 

corrijam-me se estiver enganada, mas é o elevado nível de amónia que provoca as algas certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

: )

 

sim sei que o Ph varia com o que temos, e é o ideal para os peixes que tenho.

 

então assim o meu aquário é um comunitário, tenho uns guppys, uns camarões, plattys, corys, etc

e ele está a fazer quase as suas quatro semanas de existência, ou seja, está quase a chegar ao fim do ciclo. Suponho que o valor alto actual também se deva a esta instabilidade da água, mas quero saber para quando o aquário estabilizar o que tenho de fazer.

 

corrijam-me se estiver enganada, mas é o elevado nível de amónia que provoca as algas certo?

 

 

sem te querer ofender xD mas a amónia provoca é (palavra censurada) no aquário...dito isto digo-te que deves fazer um TPA a ver se isso baixa e testar a ver se a água que usas não tem amónia muito alta... os nitratos também convém baixar... o que provoca algas são excesso de nutrientes na água ;)

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem te querer ofender xD mas a amónia provoca é (palavra censurada) no aquário...dito isto digo-te que deves fazer um TPA a ver se isso baixa e testar a ver se a água que usas não tem amónia muito alta... os nitratos também convém baixar... o que provoca algas são excesso de nutrientes na água ;)

 

er... ok

 

o teste que fiz foi a seguir ao TPA, eu estava a fazer TPA dia sim dia não porque a amónia subiu quando introduzi uns peixes, mas recomendaram que lhes desse mais distancia... então assim se calhar é melhor começar a fazer duas vezes por semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

er... ok

 

o teste que fiz foi a seguir ao TPA, eu estava a fazer TPA dia sim dia não porque a amónia subiu quando introduzi uns peixes, mas recomendaram que lhes desse mais distancia... então assim se calhar é melhor começar a fazer duas vezes por semana.

 

hmm a fazer o teste ao TPA? à água que retiravas ou à água que punhas? é normal a amónia subir quando introduzes peixes porque as fezes deles "produzem" esse composto é por isso que não convém meter muitos peixes duma só vez no aquário... TPA's nunca é mau ;) só convém é serem feitas com água idêntica ;)

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora respondendo à tua questão inicial (desculpa)..

 

tem de estar tudo a zero excepto nitratos que são baixados com a TPA.

 

o Kh é aconselhável estar acima de 3º dH ou 3*17 ppm para não deixar flutuar o Ph

 

o Gh eu não me preocupo

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É preciso ter atenção a uma coisa: os aquários não são todos iguais. Um aquário maduro não precisa de TPAs tão regulares como um aquário em início de vida...Um aquário que já tem maturidade, não tem problemas com amónia e nitritos e os nitratos são controlados. Num aquário novo, que teve a introdução de peixes prematura, estes níveis estão todos desregulados.

 

Não tens o ciclo feito. Estás a meio. Se ainda tens amónia, quer dizer que ainda não houve um pico de nitritos. Tanto a amónia como os nitritos são altamente perigosos para os peixes, por isso os seus valores devem ser ZERO.

 

TPAs nesta altura aconselham-se, no entanto, tens que ter atenção ao cloro. Se metes água com cloro, vais matando as bactérias existentes no aquário e o ciclo nunca acaba. Se meteres água saudável, estes valores vão baixar gradualmente.

 

Não metas nem mais um peixe nas próximas duas semanas. É um favor que fazes a ti e aos teus peixes. Tens que estabilizar primeiro o aquário. Depois de teres baixado os níveis de amónia para ZERO, os níveis de nitritos para ZERO e de teres os nitratos na fase descendente dos valores próximos de zero (se estiverem perto de 50, TPA), então podes colocar peixes novos e nova TPA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro mas tantas TPAS nunca é bom seja no principio meio ou fim de vida do aquario, porque desiquilibra o aquário exactamente por causa do cloro, variações de temperatura de pH e todos os parametros. Que provavelmente pouca gente tem o cuidado de os regularizar com o aquário... Os nitratos nunca entram em fase descendente....a não ser que se tenha um filtro para o propósito, quanto muito reduz o seu aumento não os faz diminuir por isso é que muitas vezes não se tem o teste dos nitratos porque eles estão sempre a subir. E a unica maneira de os resolver é com TPAS/filtro próprio.

De resto boa resposta ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquario bem plantado consegue comer nitratos e até levar a zero os mesmos, isto como é logico depende de muitos factores como os peixes que se tem e a comida que se dá.

 

 

Claro mas tantas TPAS nunca é bom seja no principio meio ou fim de vida do aquario, porque desiquilibra o aquário exactamente por causa do cloro, variações de temperatura de pH e todos os parametros. Que provavelmente pouca gente tem o cuidado de os regularizar com o aquário... Os nitratos nunca entram em fase descendente....a não ser que se tenha um filtro para o propósito, quanto muito reduz o seu aumento não os faz diminuir por isso é que muitas vezes não se tem o teste dos nitratos porque eles estão sempre a subir. E a unica maneira de os resolver é com TPAS/filtro próprio.

De resto boa resposta ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que os nitratos nunca entram em fase descendente? Se não entrassem, estávamos feitos, não havia aquariofilia para ninguém. Depois do pico dos nitritos, há um pico de nitratos. Se eles se mantivessem sempre altos, seria impossível manter peixes no aquário. Eles terão que baixar (com a ajuda de TPAs) para os peixes puderem ter uma vida minimamente razoável...

 

Já vi teorias de que TPAs em aquários maduros (repito, maduros NUNCA em aquários verdinhos) muito regulares podem ser prejudiciais, por não permitir que o aquário ganhe bactérias suficientes para controlar os nitratos e que por isso devem ser mais espaçadas. Mas agora que os nitratos nunca descem, é a primeira vez...

 

Acho o contrário: se há teste que se deve fazer, é o dos nitratos. A amónia, nitritos, gH; kh e mesmo o pH, por norma são constantes (no caso dos dois primeiros, depois do ciclo, nunca mais se verão, a menos que haja algo de muito mal feito no aquário). Já os nitratos, são os únicos que nunca se mantém constantes. Podem ser controlados, mas haverão sempre de subir e por isso será necessário baixá-los com TPAs...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que os nitratos nunca entram em fase descendente? Se não entrassem, estávamos feitos, não havia aquariofilia para ninguém. Depois do pico dos nitritos, há um pico de nitratos. Se eles se mantivessem sempre altos, seria impossível manter peixes no aquário. Eles terão que baixar (com a ajuda de TPAs) para os peixes puderem ter uma vida minimamente razoável...

 

Já vi teorias de que TPAs em aquários maduros (repito, maduros NUNCA em aquários verdinhos) muito regulares podem ser prejudiciais, por não permitir que o aquário ganhe bactérias suficientes para controlar os nitratos e que por isso devem ser mais espaçadas. Mas agora que os nitratos nunca descem, é a primeira vez...

 

Acho o contrário: se há teste que se deve fazer, é o dos nitratos. A amónia, nitritos, gH; kh e mesmo o pH, por norma são constantes (no caso dos dois primeiros, depois do ciclo, nunca mais se verão, a menos que haja algo de muito mal feito no aquário). Já os nitratos, são os únicos que nunca se mantém constantes. Podem ser controlados, mas haverão sempre de subir e por isso será necessário baixá-los com TPAs...

 

 

Mas isso foi o que eu disse lol baixam com TPA´S ou com o filtro apropriado... Sem ser isso apenas com plantas mas para o normal utilizador é muito dificil manter um plantado que não produza muitos nitratos e os que produz consome-os. As TPAS e o filtro são os métodos mais utilizados evidentemente. Depois não existe nenhum pico de nitratos eles estão sempre a subir e exponencialmente...

 

Abraço

 

Qual quer duvida

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_azot...s_aqu%C3%A1rios

Editado por Joao Bello
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há para além do qual qual é o sentido dos nitratos ser o mais importante explique-me la sff... É o menos tóxico, só tem tendencia para subir (normalmente antes que leve na cabeça :() de que vale?

A amónia e os nitritos pelo contrário qual quer concentração é perigosa por isso... não acho que faça muito sentido aquilo que o Sr diz... Tpas de 2 em 2 semanas e cuidado com o aquário chega para os nitratos plantas ajudam sempre lógico..

 

 

Abraços

 

Ps: eu quando disse que a unica maneira era através de filtro e TPas estava-me a referir ao comum dos mortais porque num bom plantado é possivel manter as coisas perto de 0 e até mesmo zero..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O senhor tem praticamente a mesma idade que tu...lol.

 

A razão dos testes de nitratos, como disse, é que são os únicos valores que se vão alterando...A amónia e os nitritos, apesar de perigosos, em teoria, com um aquário bem tratado, nunca voltam a aparecer...Só com alguma catástrofe...Já os nitratos, apesar de não serem tão tóxicos, estão sempre presentes, podendo atingir níveis perigosos. É através destes testes que determinamos quando fazemos TPAs...

 

Não preciso de um plantado para ter níveis de nitratos a zero...Para sempre? Não, mas isso é mesmo impossível, porque vai-se sempre acumulando fezes, restos de comida, folhas mortas, etc, daí serem necessárias as TPAs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alem de que a propria agua da rede também tras nitratos muitas vezes. :)

 

de qualquer maneira este aquario em particular com os valores que está é uma autentica camara de gas nazi para peixes.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem lol

 

deixem ver se percebi, neste momento não me resta nada além de fazer TPAS uma ou duas vezes por semana para baixar os nitratos e esperar que as plantas façam o trabalho delas.

 

depois de o aquário estabilizar esses valores vão desaparecer, junto com a amónia e só tenho de mudar a água umas duas vezes por mês se tanto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preocupa-te em ficar com a amonia e nitritos a zero mas como é evidente isso demora o seu tempo.

Nitratos até 50mg/L acho que não fazem mal aos peixes muito sinceramente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preocupa-te em ficar com a amonia e nitritos a zero mas como é evidente isso demora o seu tempo.

Nitratos até 50mg/L acho que não fazem mal aos peixes muito sinceramente.

 

n sei... só sei que os meus peixes estão ali muito activos e felizes, não parecem envenenados ou assim... já estão calmos e já percebem quando os vou alimentar. lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Li este tópico, onde constam algumas informações correctas, trocas de argumentos e algumas hostilidades.

 

Quero aqui deixar apenas uma pergunta....

 

Alguém já pensou de onde virão os nitratos?

 

Afinal o ciclo ainda não está completo!

 

Abraços

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com umas coisa muito bem montada talvez se consiga ter devez em quando os nitratos a 0.. Pois está claro mas para que saber? lol TPAS e pronto.... Eu percebo o seu lado mas acho que aquilo que estou a dizer não é completamente descabido, se as TPAS é mesmo aconcelhável fazer pelo menos uma vez por mês e para que quero saber os nitratos? lol desde que o nitritos e amonia estejam a 0 os nitratos vão estar sempre com valores 20/30 (numa coisa bem montada) logo se fasso a TPA eles baixam ainda mais e pronto problema resolvido... Mas pronto eu percebo o seu lado :) de os querer controlar... so acho que não é necessario porque uma coisa é garantida eles estão sempre lá XD

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOOOL não é por mal mas eu só me rio com estas intervenções já que vem para aqui com o nariz empinado tome lá a sua resposta....

 

Boas,

 

Li este tópico, onde constam algumas informações correctas, trocas de argumentos e algumas hostilidades.

 

Quero aqui deixar apenas uma pergunta....

 

Alguém já pensou de onde virão os nitratos?

 

Afinal o ciclo ainda não está completo!

 

E depois o Sr diz esta babuseira, caso não saiba os nitratos é o resultado do ciclo estar completo.

 

http://lmgtfy.com/?q=ciclo+do+azoto

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Li este tópico, onde constam algumas informações correctas, trocas de argumentos e algumas hostilidades.

 

Quero aqui deixar apenas uma pergunta....

 

Alguém já pensou de onde virão os nitratos?

 

Afinal o ciclo ainda não está completo!

 

Abraços

A Amónia abaixo dos 0,6

Os Nitratos pela cor do teste deve estar na casa dos 30mg/l

 

O meu aquário tem 60l e umas 10 criaturas vivas de tamanho variável.

 

por acaso é uma boa questao com amonia tao alta é sinal de um aquario recente. No entanto, 30 mgl são valores razoaveis e é facil atingir, e que o aquario já tem algum tempo de funcionamento 60L com 10 peixes e comida, em poucas semanas podes atingir.

 

Uma situação pode ser lavagens incorrectas dos filtros, o aquario não consegue estabilizar. vai produzindo nitratos, mas como mata partre significativa das colonias de bacterias ainda aparece amonia com valores tao altos.

 

outra situação foi no dia ou no dia anterior em que fez o teste, deu comida a mais que o normal. Não é tao plausivel, isto para justificar a amonia.

 

30 mgl é sim um valor razoavel para muitos peixes e muito comum em aquarios, é a média dos meus. Se bem que depende do peixe em questao.

 

O problema aqui é a Amonia. Amonia alta com nitratos altos é estranho, mas é plausivel acontecer, sem que isso signifique um problema no abastecimento de água, se bem que também pode ser.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E depois o Sr diz esta babuseira, caso não saiba os nitratos é o resultado do ciclo estar completo.

 

Já que o sr é tão "inteligente", como é que consegue explicar que um aquario com "...quase com quatro semanas", esteja com o Ciclo terminado e com a amónia elevada e o nitrato também?

 

É que eu com a minha imensa ignorância, não consigo!

 

 

Peço desculpa à Lilyana pelo "tom" que tive de utilizar e dou por concluida a minha participação neste tópico, pois não faz parte da minha postura neste forum entrar neste tipo de "comentários".

 

Abraço a todos

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, só para que conste:

 

Um aquário pode estar ciclado e pode ter amónia elevada (basta que a capacidade de degradação biológica dos filtros, etc seja insuficiente para a fauna existente).

 

Um aquário pode não estar ciclado e ter nitratos (basta, por exemplo, que a água das TPA´s tenha nitratos, o que não é incomum).

 

 

Se a amónia (ou nitritos) estiverem elevados deve-se fazer TPA, pois é uma boa forma de baixar rapidamente a concentração (por diluição)

 

Caso o problema se mantenha pode-se chegar à conclusão que temos de aumentar a capacidade dos filtros e/ou baixar o nº de peixes e/ou a alimentação que estamos a dar.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.