Níveis correctos de quimicos na água


Lilyanna

Recommended Posts

Amónia alta sem nitritos e com nitratos é plausível, os nitritos são resultado da amónia, o que pode acontecer é o filtro não dar conta do recado e ficar sempre com amónia na agua.

Outra hipótese e o ciclo ter sido interrompido.

Já agora, não há picos de nitratos, os nitratos sobem sempre a não ser que se faça tpas ou as plantas consumam os mesmos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja teve a sua resposta por parte dos outros utilizadores... Mais nada a dizer. Nitratos altos, a não ser que a água de rede esteja carregada deles. É resultado do ciclo estar completos, o que pode acontecer é que exactamente o filtro não filtragem biologica sufeciente para dar conta do recado. Aconcelho a meter Substrat PRO no filtro e TPA para baixar os valores.

(realmente fui um bocado parvo peço desculpa)

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de estarmos para aqui com altas teorias sobre o que pode ser, acho que é importante a autora do tópico ajudar-nos a ajudá-la:

 

 

- Como foi feito o ciclo de azoto (se foi feito)? Introduziste um peixe no início? Colocaste comida todos os dias? Colocaste algum produto? Mediste os níveis da amónia, nitritos e nitratos?

 

 

- Depois de colocado o(s) primeiro(s) peixe(s), quanto tempo demoraste até colocar um outro?

 

- Como fazes as TPAs? Utilizas algum produto para combater o cloro? Ou deixas a água repousar pelo menos 24 horas, num recipiente aberto? Como lavas o filtro? Lavas em água da torneira, ou em água do aquário?

 

- Qual o filtro que tens? Qual o seu caudal? Que matéria(s) filtrante(s) utilizas?

 

- Que peixes tens no aquário?

 

Se estas respostas não forem TODAS respondidas de forma clara, bem podemos estar aqui cada um com a sua teoria, todos termos razão e não sabermos o porquê do problema no aquário da utilizadora.

 

 

Lilyanna, se queres uma resposta mais concreta e correcta, terás que responder a estas perguntas. Se tiveres dúvidas sobre alguma, pergunta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de estarmos para aqui com altas teorias sobre o que pode ser, acho que é importante a autora do tópico ajudar-nos a ajudá-la:

 

 

- Como foi feito o ciclo de azoto (se foi feito)? Introduziste um peixe no início? Colocaste comida todos os dias? Colocaste algum produto? Mediste os níveis da amónia, nitritos e nitratos?

 

 

- Depois de colocado o(s) primeiro(s) peixe(s), quanto tempo demoraste até colocar um outro?

 

- Como fazes as TPAs? Utilizas algum produto para combater o cloro? Ou deixas a água repousar pelo menos 24 horas, num recipiente aberto? Como lavas o filtro? Lavas em água da torneira, ou em água do aquário?

 

- Qual o filtro que tens? Qual o seu caudal? Que matéria(s) filtrante(s) utilizas?

 

- Que peixes tens no aquário?

 

Se estas respostas não forem TODAS respondidas de forma clara, bem podemos estar aqui cada um com a sua teoria, todos termos razão e não sabermos o porquê do problema no aquário da utilizadora.

 

 

Lilyanna, se queres uma resposta mais concreta e correcta, terás que responder a estas perguntas. Se tiveres dúvidas sobre alguma, pergunta...

 

lol parece que fui logo perguntar coisas sobre um tema muito polémico.

 

1) para o ciclo do azoto comecei por deixar o aquario uns dias a acalmar, depois juntei-lhe um peixinho dourado para iniciar o ciclo, na semana seguinte, mudei o peixe por um caracol e no fim da mesma introduzi uns peixinhos, na seguinte mais uns... e como o ciclo está quase no fim arrisquei em por uns camarões. Não medi os nitritos pq ainda n comprei o teste, tive de comprar todo o material novo para recomeçar e o dinheiro não deu para esse. A Amónia só uma vez esteve acima dos 0,6, que foi quando juntei mais peixes ao caracol, mas com um TPA foi ao sitio, quando fiz o teste, a água estava mesmo quase transparente.

 

2) deixo de um dia para o outro, e ainda lhe junto umas gotas de anti-cloro pelo sim pelo não. ainda n lavei o filtro porque tenho estado a tentar descobrir como o fazer, aquilo vem com umas pedrinhas e nao sei se hei de passar aquilo por água ou não... mas quando o limpar vai ser quando fizer o TPA para ter muita água para o lavar bem.

 

3) foi de semana a semana

 

4) Elite Jet-Flo75 >50L-75L

 

5) guppys, plattys, corys, limpa vidros, lesma, camarões, e umas coisas azuis q n sei o nome. mas tenho dois de cada, menos a lesma, o caracol e os camarões

 

Nos meus tempos de ignorancia total, eu montava o aquario metia para lá uma serie de peixes e se não morriam no proprio dia por stress nunca mais morriam. e não o tinha plantado lol

comecei o topico porque quero saber qual o nível de nitratos que o aquario deveria ter numa situação normal

se ele tem alguma coisa que não deve, já eu sei a q se deve lol

na vdd ando mais preocupada c as minhas plantas do q com os peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

(realmente fui um bocado parvo peço desculpa)

Ficou-lhe bem!

 

Em relação ao que realmente interessa, o meu objectivo era apenas o de levar a reflectir de onde viriam os nitratos elevados em simultâneo com a amónia elevada, que como sabemos não é muito comum, mas a resposta já foi dada e bem dada:

 

Um aquário pode estar ciclado e pode ter amónia elevada (basta que a capacidade de degradação biológica dos filtros, etc seja insuficiente para a fauna existente).

 

Um aquário pode não estar ciclado e ter nitratos (basta, por exemplo, que a água das TPA´s tenha nitratos, o que não é incomum).

 

Se a amónia (ou nitritos) estiverem elevados deve-se fazer TPA, pois é uma boa forma de baixar rapidamente a concentração (por diluição)

 

Caso o problema se mantenha pode-se chegar à conclusão que temos de aumentar a capacidade dos filtros e/ou baixar o nº de peixes e/ou a alimentação que estamos a dar.

Lilyana, depois dos esclarecimento da situação prestado às importantes questões colocadas pelo membro crush, na minha opinião (para que não fiquem duvidas) acho que tens as seguintes situações para reflectires:

 

- O ciclo não está completo

- Tens uma filtragem muito reduzida

- Qual a origem dos Nitratos elevados (água da torneira?, fertilizantes?)

 

Em todo o caso, acho boa politica fazeres uma troca de água imediata, adicionares bactérias nitrificantes e teres paciência.

 

Bjs e boa sorte

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Depois de ver este assunto novamente referido, decidi investigar rapidamente as águas aqui da zona e fiquei algo surpreendido.

De acordo com o relatório da entidade responsável, no Concelho de Cascais, em Março de 2010, numa das amostras que realizaram detectaram nitratos numa concentração de 40 mg/L. Apesar de ter sido um valor discrepante, foi registado...

Ora com uma concentração destas, se a água for testada pouco tempo depois de uma TPA, será inevitável que os nitratos atinjam níveis significativos.

Portanto concordo com o que foi dito sobre ser importante saber qual a origem dos nitratos e mais importante ainda realizar a medição dos parâmetros do aquário em momento adequado.

 

 

Lilyana, depois dos esclarecimento da situação prestado às importantes questões colocadas pelo membro crush, na minha opinião (para que não fiquem duvidas) acho que tens as seguintes situações para reflectires:

 

- O ciclo não está completo

- Tens uma filtragem muito reduzida

- Qual a origem dos Nitratos elevados (água da torneira?, fertilizantes?)

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro lavas quando perde o caudal, e lavas com um pouco da agua do proprio aquario, passando apenas por agua para tirar a porcaria. esses filtros trazem uma esponja e uma capsula com outras materias filtrantes, num dia lavas a esponja e noutra semana lavas a capsula.

 

O valor dos nitratos é normal, dado o povoamento e o tempo que o aquario está a funcionar. resumindo não é nenhum problema do abastecimento de água, na minha opiniao, ainda por cima iniciou o ciclo com um peixe dourado.

 

Quanto ao aparecimento da amonia, é que continuo sem ver onde está a origem. Do filtro duvido, só se estiver entupido (por causa das fazes peixe dourado, é comum acontecer rapidamente). pode também ser o povoamento. A Lilyanna meteu muitos peixes ao mesmo tempo ou em espaço de tempo pouco espaçado, por exemplo... num aquario novo isso é bastante perigoso.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro lavas quando perde o caudal, e lavas com um pouco da agua do proprio aquario, passando apenas por agua para tirar a porcaria. esses filtros trazem uma esponja e uma capsula com outras materias filtrantes, num dia lavas a esponja e noutra semana lavas a capsula.

 

O valor dos nitratos é normal, dado o povoamento e o tempo que o aquario está a funcionar. resumindo não é nenhum problema do abastecimento de água, na minha opiniao, ainda por cima iniciou o ciclo com um peixe dourado.

 

Quanto ao aparecimento da amonia, é que continuo sem ver onde está a origem. Do filtro duvido, só se estiver entupido (por causa das fazes peixe dourado, é comum acontecer rapidamente). pode também ser o povoamento. A Lilyanna meteu muitos peixes ao mesmo tempo ou em espaço de tempo pouco espaçado, por exemplo... num aquario novo isso é bastante perigoso.

 

a amónia vem mesmo do ciclo incompleto, lol e só para corrigir alguém, ela não está a 0,6, está bem abaixo desse nível, eu diria uns 0,2 ou 0,3 no maximo, o que é muito bom para um aquario que está no ciclo.

obrigada sobre a dica de como limpar o filtro, vou fazer isso. mas agora não vale a pena porque ele está a funcionar bem

 

alguem sugeriu para juntar bacterias, não o vou fazer, não vou gastar dinheiro numa coisa que o aquário faz sozinho se esperar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, dito tudo, acho que foi mais fácil chegar a uma conclusão aceite por todos...Por isso é importante quem tem mais experiência fazer as devidas perguntas antes de lançarmos conclusões, que podem ser precipitadas. Da minha parte, as minhas desculpas...

 

Realmente a ideia que dá é que o ciclo não está acabado. O facto de teres tido um pico de amónia com a introdução de novos peixes, significa que o aquário ainda não tem bactérias suficientes. Vai demorar um pouco ainda...Pelo menos umas duas semanas...

 

Quanto ao filtro, tens um caudal muito bom para o aquário (400 L/h, quiçá, exagerado), mas, como a maior parte dos filtros internos, deve ter apenas uma esponja lá dentro. Passa por uma loja e arranja matérias filtrantes onde possam estabelecer-se mais bactérias úteis ao aquário, como cerâmicas, bio balls e afins. As esponjas na realidade servem de pré filtragem, onde ficam acumulados os dejectos...As bactérias não se acumulam muito lá...Pelo que vi, até tem um compartimento de tamanho jeitoso, dá para colocar uma boa quantidade de matérias filtrantes. Isto vai ajudar-te quer para acelerar o ciclo (porque as bactérias vão-se estabelecer mais facilmente), quer para o futuro para teres uma boa qualidade da água.

 

Mede os nitratos à água da torneira (deixa, igualmente, repousar 24 horas), para ver quais os seus níveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

crush aqueles filtros estao bons para o aquario em questao e tem uma secção onde se fixam as bacterias, para além da esponja.Não há necessidade de comprar materias filtrantes extra.

 

pode mais tarde por um externo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.