Pedras para aquario


JISAS

Recommended Posts

Boas Pessoal.

 

gostava de saber se se pode usar pedras de xisto (provenientes de rio) nos aqua de água quente e qual o tratamento a aplicar antes da introdução e se alguém souber, qual o efeito no PH da áqua (se tiver algum).

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se forem xistos, não há problema, tal como os basaltos. Este tipo de rochas não vai alterar o pH do teu aqua, que é a principal preocupação a ter quando escolhes uma rocha.

 

Depois disto, há rochas do tipo calcário, e outras, que possuem calcite, e que vão alterar o pH do aqua, tornando-o mais ácido.

 

O tratamento a dares à rocha, é lavares bem, remover todo o tipo de sujidade visível, depois uns 15 minutos mergulhada em água a ferver, e está pronta para colocar no aqua.

 

Por norma, todas as rochas apanhadas em cursos de água são boas para colocar no aqua, mas só para ter a certeza coloca uma foto da dita, que logo te esclarecemos melhor.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica. como tenho um rio perto de casa apanhei umas quantas, umas tenho a certeza que são xisto, mas outras nem por isso (têm uma espécie de cristais tipo quartzo) e tava preocupado com a situação do PH. assim que tiver fotos meto aqui, qualquer informação adicional é sempre bem vinda.

Editado por JISAS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

imagem078b.jpg

 

imagem079x.jpg

 

Como podem ver a maior parte da constituição da pedra é xisto, mas aquelas partes brancas nao consigo identificar.

... já agora ... há algum problema em usar granitos ou mármores?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso ja apanhei pedras desse genero, o que está no meio é muito provavel que seja mármore. A questão de alterar o pH é mais nas zonas de Lisboa e algarve onde o terreno é de sedimentação.

 

a questão com as tuas pedras são algas e protozoários. Logo precisas de passar por sal, lavar e escovar a pedra e colocar no microondas por uns minutos, deixando esturricar.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como podem ver a maior parte da constituição da pedra é xisto, mas aquelas partes brancas nao consigo identificar.

... já agora ... há algum problema em usar granitos ou mármores?

 

 

Olá

 

Pelo brilho (apesar da rocha estar molhada, seca via-se melhor) o veio branco parece-me quartzo branco…

Claudia Santos

><((((º> ............ ><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quartzo ou marmore, a pedra nao tem problemas de pH, MAS devido à proveniencia (rio):

terá algas (algas verdadeiras - as piores)

protozoarios (como o ictio, sem conhecimentos como tratar em condições, mata peixes)

e outros microorganismos.

 

pode-se usar, mas têm que ser tratadas.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O mármore é uma rocha calcarea que altera os parâmetros da água e como tal, em alguns biótopos não se podem utilizar.

 

Cumprimentos

 

Boas Não é dificil veres... Faz o seguinte.. coloca um pouco de vinagre na pedra se ferver não serve para o aqua... ou seja se ferver trata se da reação quimica de calcários na pedra logo altera os valores de ph.

 

Cmptos

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Não é dificil veres... Faz o seguinte.. coloca um pouco de vinagre na pedra se ferver não serve para o aqua... ou seja se ferver trata se da reação quimica de calcários na pedra logo altera os valores de ph.

 

Cmptos

 

Já fiz o teste e não houve reacção.

 

Obrigado a todos pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...

Olá! sou nova nisto de ter aquários de agua quente e não sei muito bem o que por dentro do aquario (pedras, plantas, etc.. )

Pus plantas naturais (que pelo que sei são daquelas que não tem grandes cuidados) e pus também pedras vulcânicas que trouxe dos açores... e uma que encontrei na praia.

estou a agir correctamente?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! sou nova nisto de ter aquários de agua quente e não sei muito bem o que por dentro do aquario (pedras, plantas, etc.. ) Pus plantas naturais (que pelo que sei são daquelas que não tem grandes cuidados) e pus também pedras vulcânicas que trouxe dos açores... e uma que encontrei na praia. estou a agir correctamente?.

ferves-te as pedras antes de as meteres no aquario?! se ferves-te agiste bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

pessoal sei que nao é o sitio certo mas sou novo ca no forum, como é que posso ver as imagens que os utilizadores publicam ?

Provavelmente estas ja não estão disponíveis pois o alojamento neste site passou a ser pago e as imagens foram removidas.

Digo isto por experiência própria pois tb tenho imagens no mesmo site e qd fui a ver estavam apagadas,solução enviei mensagem para eles uma vez que o teor das imagens era de teor informativo dado que eram de foruns.

A primeira resposta foi que teria que me tornar membro e pagar as cotas ao que respondi que na altura do upload das mesmas o alojamento era grátis e que não tinha intenção de me tornar membro.

Foram céleres e disponibilizaram-me as imagens ....todas ainda hoje estão disponíveis e continuo com o meu acesso ativo.

Ou seja estas devem ter sido mesmo apagadas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 anos depois...

Bom dia, coloquei unas pedras calcaria no aquário e a água ficou branca. Tem alguma forma de tratar essas pedras pra coloca no aquario e não alterar o ph??

Como tratar calcário pra colocar no aquário e não alterar o ph???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexander

Bem vindo ao Fórum.

Nãp têm como,pedra cálcaria é sempre cálcaraia, não conheço nada que impeça as pedras de deixar-em de o ser.

 Bom Ano

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.