Agora é a sério!


Gonçalo Sousa

Recommended Posts

Força nisso..ficamos à espera a evolução.

 

Apenas dando uma achega em relação à calha relativamente ao que o Kripticall disse. se fores para 4*24w, permite-te mais flexibilidade, mas tens de estar preparado para ir com o resto tudo atrás....CO2 e nutrientes. Vais necessitar de "doses industriais" (maneira de falar) para acompanhar essa quantidade luz. Cada vez mais tenho vindo a ler e a principalmente a experienciar que os problemas de algas que temos se devem, não de excesso de nutrientes que podemos ter no aquário, mas de excesso de luz comparativamente ao CO2 e nutrientes que fornecemos às plantas

 

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Força nisso..ficamos à espera a evolução.

 

Apenas dando uma achega em relação à calha relativamente ao que o Kripticall disse. se fores para 4*24w, permite-te mais flexibilidade, mas tens de estar preparado para ir com o resto tudo atrás....CO2 e nutrientes. Vais necessitar de "doses industriais" (maneira de falar) para acompanhar essa quantidade luz. Cada vez mais tenho vindo a ler e a principalmente a experienciar que os problemas de algas que temos se devem, não de excesso de nutrientes que podemos ter no aquário, mas de excesso de luz comparativamente ao CO2 e nutrientes que fornecemos às plantas

 

 

abraços

 

ora nem mais! apesar de gostar de ter o máximo de luz possível, já sei que depois vou ter de acompanhar da mesma forma com nutrientes e CO2, por isso acho que o que vou fazer é mudar o espectro de uma das lâmpadas.

 

relativamente ao projecto, já fiz umas alterações. a nível de filtro, vou comprar um Eheim Liberty 2041 em vez do Eheim 2213. Para termostato vou arranjar um Eheim jager 75W. (acho que fico bem servido assim) . e vou arranjar um sistema de CO2 pressurizado com válvula solenóide :)

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a nível de filtro, vou comprar um Eheim Liberty 2041 em vez do Eheim 2213.

boas se poderes comprar o 2213 ficas melhor servido... o liberty nao tem tanto espaço para materias filtrantes como o 2213...

Editado por eqldcs

cump's

 

eqldcs

 

o meu bicho !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas se poderes comprar o 2213 ficas melhor servido... o liberty nao tem tanto espaço para materias filtrantes como o 2213...

 

é verdade, mas acho que o 2213 é demasiado potente para um aquário pequeno, vou alinhar no liberty :)

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é verdade, mas acho que o 2213 é demasiado potente para um aquário pequeno, vou alinhar no liberty :)

Eu ia para o 2213, o caudal pode ser controlado virando a flauta contra o vidro, além disso uma boa circulação de agua é necessária para manter os plantados limpos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Ricardo! por acaso ia hoje actualizá-lo! :)

 

já tenho mais partes do equipamento comprado, e a maioria vai ser comprada prá semana. o aquário, já tenho o orçamento comigo, agora estou só à espera de respostas por parte do patrocinador para saber como pagar, onde ir buscar, etc.

 

quanto à iluminação, fiz uma alteração, vou arranjar uma calha de 4x24w T5 HO, mas a minha ideia vai ser ter 3 lâmpadas de 24W nessa calha, com os espectros de 6.500K, 8.000K e 10.000K (pelo menos era a minha ideia, mas gostava de opiniões) e depois a 4ª lâmpada seria uma "blue", só para realce das cores dos peixes. se não gostar sempre posso colocar outra lâmpada normal.

 

a minha ideia era no inicio da montagemter apenas 2x24W a funcionar até estabilizar tudo minimamente, depois mais tarde ia ser ligada a 3ª lâmpada durante umas certas horas do foto-período, como se estivesse a simular horas de maior luminosidade na natureza. (não sei se estou a divagar, ou se irá fazer alguma diferença :( )

 

entretanto acho que não vou alinhar na ELOS Terra, subia-me demasiado o budget, vou alinhar antes numa terra da ADA com a mesma cor e as mesmas propriedades. com as alterações fica então:

 

-Dimensões: 60x40x35 - 84L (ainda por comprar)

 

-Filtro: Eheim Liberty 2042 (760 L/h)

 

-Iluminação: 4x24W T5 - 10.000K, 8.000K, 6.500K e uma actinica

 

-CO2: pressurizado, válvula solenóide, manómetros de pressão e botija de 500g

 

-Substrato: (ainda por comprar)

-Elos Terra Zero

-Elos Bottom Mineral

-ADA Aqua Soil Malaya ou Africana, tenho de decidir

 

aguardo sugestões! :D

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hey!,

 

epa essa iluminação toda é um abuso... se colocares plantas com exigência baixa e média de iluminação podes por na boa 2*24W, 6500+10000K, mais uns leds moonlight. eu pessoalmente tenho uma lâmpada PPL 54W, 6500k, + moonlight e acho já exagerado.

aproveitando para poupares um bocado nas lâmpadas aproveitas e compras um filtro decente... um externo nem que seja o classic 2211 ou um igual ao meu, classic 2213... sinceramente até acho que esse filtro não esta ao nível do resto dos apetrechos que queres colocar no aqua.

 

são só algumas opiniões! :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho ali plantas de média e alta exigência, mas de qualquer das formas vai ser exactamente assim que o aquário vai começar, com 2x24W 6.500K e 10.000K, depois vou passar para umas pequenas horas com as 4 ligadas. quanto ao filtro, explico-te o porquê de poupar nesta parte; eu vou querê-lo mais para me manter a agua a circular, apesar de não ter tanto espaço como o teu ou o 2211 para matérias filtrantes, vou deixar isso encarregue das plantas. claro que o filtro tambem vai ter filtragem biológica, mas melhor que as plantas não há. pelo menos é como vejo as coisas. se fores a ver, o meu filtro de cascata faz quase o dobro do teu em litros por hora, por isso acho que chega :discuss_gathering:

 

mas agradeço a tua opinião!!

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o meu filtro de cascata faz quase o dobro do teu em litros por hora

 

E o teu não leva nem metade de matérias filtrantes que o 2213, sinceramente não há comparação. Um conselho, podes poupar em muita coisa, mas no filtro nunca olhes ao preço mas sim à qualidade/capacidade ficavas de longe muito melhor servido com o 2213...

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

 

E o teu não leva nem metade de matérias filtrantes que o 2213, sinceramente não há comparação. Um conselho, podes poupar em muita coisa, mas no filtro nunca olhes ao preço mas sim à qualidade/capacidade ficavas de longe muito melhor servido com o 2213...

 

cumpz

 

 

subscrevo e assino... :bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho ali plantas de média e alta exigência, mas de qualquer das formas vai ser exactamente assim que o aquário vai começar, com 2x24W 6.500K e 10.000K, depois vou passar para umas pequenas horas com as 4 ligadas. quanto ao filtro, explico-te o porquê de poupar nesta parte; eu vou querê-lo mais para me manter a agua a circular, apesar de não ter tanto espaço como o teu ou o 2211 para matérias filtrantes, vou deixar isso encarregue das plantas. claro que o filtro tambem vai ter filtragem biológica, mas melhor que as plantas não há. pelo menos é como vejo as coisas. se fores a ver, o meu filtro de cascata faz quase o dobro do teu em litros por hora, por isso acho que chega :bs_quesexclaim:

 

mas agradeço a tua opinião!!

 

 

Viva gonçalo.

 

Sou da opinão de que uma boa filtragem é o factor mais importante a ter em conta. O filtro de mochila pode fazer mais litros\hora mas não significa que filtre melhor a água, considero que a capacidade em Litros no interior do filtro é a característica mais importante e é isso que diferencia a sua capacidade biológica. Consegues colocar vários tipos de media e em grande quantidade no seu interior. É claro que a capacidade Litros\hora também contribui na qualidade da água mas creio que isto contribuirá mais.

 

As plantas ajudam a purificar a água ao consumirem alguns nutrientes nocivos para os peixes da água como amónia e Nitratos, mas não resolvem a nem de perto a quantidade e à velocidade a que os valores sobem.

 

Espero que te ajude a tomar a decisão certa, embora se compreenda que é um investimento valente. Podes fazer como eu e comprar o pacote mais simples, sem torneiras e tal, que ele funciona sem esses extras e vais montando aos poucos ( sai mais caro ).

 

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a ver lojas e preços e encontrei uma on-line que tem o eheim 2211 por apenas mais 15€ do que o de cascata, por isso até nao estica muito o orçamento. diz que o filtro vem com :

 

Material Incluido:

esponja fina

esponja grossa

 

mangueiras e tubagens

 

o que me ficaria a faltar então? só as cerâmicas não é?

 

quanto ao resto do setup ninguem opina? :snipersmile:

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o resto do setup está bacano gonçalo, por ai não há crise.

 

o 2211 traz o mesmo que o 2213 a excepção das torneiras que dão um jeitão para a manutenção mas podes passar sem elas. eu apostava nisso e mais tarde quando pudesses compravas umas torneiras.

 

depois não traz as cerâmicas só traz esponjas.

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o resto do setup está bacano gonçalo, por ai não há crise.

 

o 2211 traz o mesmo que o 2213 a excepção das torneiras que dão um jeitão para a manutenção mas podes passar sem elas. eu apostava nisso e mais tarde quando pudesses compravas umas torneiras.

 

depois não traz as cerâmicas só traz esponjas.

 

em que ajudam as torneiras? peço desculpa mas aí sou ignorante lol

 

é que no site em que tou a ver, o 2211 está por 44.69€ e vem com:

 

-esponja fina

-esponja grossa

-mangueiras e tubagens

 

e o 2213 está por 59.85€ e vem com:

 

-esponja fina

-esponja grossa

-esponja de carvão

-mangueiras e tubagens

 

por isso acho que prefiro o 2211

 

depois lá vendem torneiras duplas de vários tamanhos (que sinceramente não sei qual dos tamanhos serve..):

 

-Eheim Torneiras Duplas 12/16 mm 14.80€

-Eheim Torneiras Duplas 16/22 mm 26.80€

-Eheim Torneiras Duplas 19/27 mm 39.70€

-Eheim Torneiras Duplas 9/12 mm 16.95€

 

e agora qual? LOL

 

quanto às matérias filtrantes, 1L chega e sobra não?

Editado por Gonçalo Sousa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as torneiras so servem pa nao tares smp a forrar o filtroquando limpares forrar consistes em enxer as mangueiras pa nao ficar ar no circuito as torneiras servem pa estancar a gua do aqua e so uma comudidade so sim chega foi o que o meu levou acho quena sea horseshop e mais barato trrinta e tal uma semana depois de comprar baixaram os precos lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é isso. as mangueiras ajudam na manutenção do filtro pode parecer uma coisa insignificante mas é importante e algo bastante relevante. epa mas se não puderes esticar muito mais o orçamento compra pelo menos o 2211... vai ser muito melhor para os habitantes do teu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa compensa mais comprar o 2213 então xD já traz as torneiras naquele valor. vê aqui na Pet4you.

se depois ainda quiseres as matérias filtrantes podes encontrar ai no site também e fazendo as contas acaba por ficar mais barato!

 

as torneiras seriam as 16/22.. 20 e tal euros... um abuso

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro! ;) compra esse mano ficas muito bem servido, recomendo, quer o produto quer a loja.

 

Obrigadão Ricardo! só sei que já comecei a ver uma data de coisas que preciso para o aquário e são muito mais baratas nesta loja online! :P fico a dever-te uma.

 

em princípio para a semana arranca o projecto! :P

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.