Lagoa Azul Sintra


Nuxa

Recommended Posts

Boas, Somos novos nestas andanças por isso não sabemos identificar espécies.

 

Após uma vizinha à Lagoa Azul na zona da Sintra observamos alguns peixes bastante "agradáveis à vista", com algumas coloraçoes engraçadas, vimos que eles se reproduzem bastante bem la visto existirem alguma dezenas de pequenotes nas margens, alguem faz idea de que espécie de peixes estamos a falar?

em termos gerais o que se pode por la observar de fauna e flora?

 

Sei que ja existem outros topicos relativos a este local mas nao encontrei a informaçao das especies =S.

 

 

 

 

Obrigado mil desculpas pela ignorancia lol :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Somos novos nestas andanças por isso não sabemos identificar espécies.

 

Após uma vizinha à Lagoa Azul na zona da Sintra observamos alguns peixes bastante "agradáveis à vista", com algumas coloraçoes engraçadas, vimos que eles se reproduzem bastante bem la visto existirem alguma dezenas de pequenotes nas margens, alguem faz idea de que espécie de peixes estamos a falar?

em termos gerais o que se pode por la observar de fauna e flora?

 

Sei que ja existem outros topicos relativos a este local mas nao encontrei a informaçao das especies =S.

 

 

 

 

Obrigado mil desculpas pela ignorancia lol :P

ola´e espero que tenham gostado daquele sitio magico!

as unicas especies que eu sei que lá existem são carpas(que na sei a especie) e uns mais pequenos coloridos que são as percas-sol! ja lá vi uns lagostins pequenos mas há uns anos e nunca mais lá os vi! talvez falta de atenção!!! mas penso que existiram outros peixes!?!?

abraços!

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ganbusias, achigãs, carpas KOI, percas sol, tartarugas e cagados, patos e mexilhões de agua doce.

 

ha muitos muitos anos a traz existiam lá alforrecas de agua doce, eram menores que 5 cm e nadavam em grupos só as vi um ano.

lagostins desapareceram a alguns anos também e cheguei a ver camarões.

 

demomento tem uma infestação de egerias que cobre grande parte pas partes onde se tem pé.... sim na minha altura podia-se nadar lá.... agora ariscam-se.

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive lá no fim de semana passado e também reparei nos peixes...

 

Ao que me pareceu são ciclideos dos que estão no Lago do Campo Grande (Australoheros facetus - Cichlasoma facetum)

 

tn_Cifac_u0.jpg

 

 

No Campo Grande estão lá ao que sei para controlar (comer) as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]...

 

...se são o mesmo tipo de peixes que estão no Campo Grande possivelmente a ideia é a mesma...

Miguel

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive lá no fim de semana passado e também reparei nos peixes...

 

Ao que me pareceu são ciclideos dos que estão no Lago do Campo Grande (Australoheros facetus - Cichlasoma facetum)

 

tn_Cifac_u0.jpg

 

 

No Campo Grande estão lá ao que sei para controlar (comer) as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]...

 

...se são o mesmo tipo de peixes que estão no Campo Grande possivelmente a ideia é a mesma...

 

olá! acho que as percas-sol na são ciclideos! acho!... e se reparares bem quando lá voltares elas têm uma bola preta na zona das guelras que esse peixe da foto na tem, para alem da risca branca da barbatana de trás!

abraço

Editado por AquaBoy78

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá! acho que as percas-sol na são ciclideos! acho!... e se reparares bem quando lá voltares elas têm uma bola preta na zona das guelras que esse peixe da foto na tem, para alem da risca branca da barbatana de trás!

abraço

 

Hum....pois se calhar é isso....o meu amigo comprou um barco(radiomodelismo) e devemos lá ir um fim de semana destes...vou analisar depois melhor a espécie que lá há...

 

 

Cumps

Miguel

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das espécies que lá existe é garantidamente as (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b].

 

150.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das espécies que lá existe é garantidamente as (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b].

 

150.jpg

 

exactamente!

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] é um ciclideo

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É legal fazer recolha na lagoa azul de vivos?

 

É proibido por lei capturar qualquer animal selvagem, a menos que sejas pescador e/ou caçador e tenhas licença para o efeito mas mesmo assim, existem espécies protegidas que nem com licença.

Eu já capturei gambuzias no parque da cidade do porto mas sempre com os olhos bem abertos eheheh

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As gambuzias fazem parte da lista das espécies proibidas, o simples ter em casa ou transportar da direito a multa.

 

Além disso as gambuzias com outras espécies são agressivas.

 

 

[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], nome comum: (G a m bú s i a)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]

 

 

Artigo 8

 

Espécies invasoras e de risco ecológico

 

 

2 — É proibido o cultivo, a criação ou a detenção em local confinado e a utilização como planta ornamental ou animal de companhia de espécimes das espécies constantes do anexo I identificadas como invasoras; a cedência, a compra, a venda, a oferta de venda e o transporte de espécimes das espécies constantes do anexo I identificadas como invasoras fica restrita a espécimes ou partes de espécimes não-vivos e sem propágulos viáveis, como forma de prevenir a possibilidade de introdução ou de repovoamento através de evadidos.

 

3 — É proibida a cedência, a compra, a venda, a oferta de venda, o transporte, o cultivo, a criação ou a detenção em local confinado, a exploração económica e a utilização como planta ornamental ou animal de companhia de espécimes das espécies constantes do anexo III

consideradas como comportando risco ecológico, como forma de prevenir a possibilidade de introdução na Natureza ou de repovoamento a partir de evadidos.

 

Só para informar, repare na lista de fauna....

 

Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal.

 

 

Toda esta informação foi retirada aqui dum tópico do fórum:

Anúncio: Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal.

 

cumps

Susana

 

razão do edit acrescentar alguns links.

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que tenho a minha licença de pesca em dia.........com tanta burocracia....

 

Não mas é mesmo, ninguem pode falar nada sobre capturar especies que vem logo os advogados todos.

 

As gambuzias fazem parte da lista das espécies proibidas, o simples ter em casa ou transportar da direito a multa.

 

Além disso as gambuzias com outras espécies são agressivas.

 

 

Não consigo entender de forma alguma a necessidade de teres vindo postar isso.

O post inicial não tem nada haver com o facto de eu ter capturado gambuzias, disse-o apenas para exemplificar que apesar de as podermos capturar(ninguem nos impede)isso é um acto punivel por lei.

 

As gambuzias fazem parte da lista das espécies proibidas, o simples ter em casa ou transportar da direito a multa.

 

Isso não foi o que eu disse no meu post anterior? Para que vir dizer isso novamente? Tentas demonstrar o que? Que o meu acto é repreensível? As gambuzias são uma praga, no parque da cidade e não só existem aos milhares se não aos milhões, tais como peixes gatos por exemplo.

Capturar uma dezena como eu fiz, e traze-las para casa, colocando-as responsavelmente em condições próprias e separadas de qualquer outra espécie é tão condenável como ter espécies de agua doce ou salgada no nosso aquário que apesar de compradas na loja são selvagens visto que são capturadas na natureza para serem vendidas posteriormente.

Quantos animais não são vendidos nessa situação? Se calhar porque não somos nós a captura-los, a consciência já não pesa...

Cada caso é um caso, com responsabilidade e noção do que se faz, SEMPRE tendo respeito pela natureza, pode se fazer experiências sem lesar os animais e sem danificar ou prejudicar o meio ambiente.

Problema seria se eu capturasse dezenas ou centenas para depois as deixar em condições péssimas ou solta-las num lago qualquer.

Não foi o caso, quantos posts não existem neste fórum sobre tentativas de cruzamento de gambuzias com guppys?

 

 

Além disso as gambuzias com outras espécies são agressivas.

 

Não vi ninguém a perguntar algo sobre o comportamento das gambuzias. Terei eu dito que as ia juntar com outras espécies?Passou te pela cabeça que antes de tomar alguma atitude e/ou acção já me tinha informado totalmente sobre a espécie em si? Não poderá a pessoa por de trás do nick Julius ser um adulto responsavel? Mereceu isso ponderação e meditação da tua parte, antes de postares? E com links...

Pah se a ideia foi vir postar para dar uma de "eu é que sou e sei" então de facto entendo o teu post, agora se não foi essa situação vais me desculpar a minha sinceridade e talvez o post um pouco mais aquecido, mas não consigo entender a ideia com que o postaste.

Não me informaste de nada, não me disseste nada de novo e nem sequer escreveste nada que se relaciona-se não só com a duvida do colega que criou esta conversa, bem como o que eu disse.

Cumprimentos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quis ajudar e feri susceptibilidades, lamento, eu só postei aqui a título informativo.

Para a próxima não perguntes que espécies existem.

Porque se existem e são proibidas, é normal que as pessoas avisem da lei. O que já aconteceu em muitos outros tópicos, habito aqui no fórum de avisar.

 

Desculpem lá o incomodo.

 

cumps

S

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a próxima não perguntes que espécies existem.

Porque se existem e são proibidas, é normal que as pessoas avisem da lei. O que já aconteceu em muitos outros tópicos, habito aqui no fórum de avisar.

 

 

É proibido por lei capturar qualquer animal selvagem, a menos que sejas pescador e/ou caçador e tenhas licença para o efeito mas mesmo assim, existem espécies protegidas que nem com licença.

Eu já capturei gambuzias no parque da cidade do porto mas sempre com os olhos bem abertos eheheh

 

 

Tenho ideia que estas bem equivocada...

Existe alguma pergunta da minha parte no meu post inicial? Eu perguntei que espécies existem? :D

Lê bem o teu post e vê se o meu não vai de encontro ao que disseste.

A única diferença é que eu referi que tinha capturado gambuzias mas que sabia o risco que tinha tomado.

Agora digo eu, para a próxima lê p.f os conteúdos e quem os postou.

Não falaste para quem abriu o tema, pegaste foi no ultimo post que era meu e que estava a dizer exactamente a mesma coisa, que existem leis que proíbem a captura.

Cumprimentos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Pedro, tu e provavelmente muitos como tu e eu.

Vamos aqui ver uma coisa, o facto de sermos seres humanos e assim sendo parte da espécie dominante, não nos dá o direito de não termos respeito pelas outras espécies que partilham este planeta.

Eu não condeno pessoas que como eu, como tu e como outros, que volta e meia fazem um passeio pelos lagos e conscientemente capturam alguns animais com o intuito de os ter em casa com condições satisfatórias.

Condeno sim quem captura e depois vem para o fórum perguntar o que lhes deve dar de alimentação etc etc etc, condeno quem captura animais em excesso ou quem os captura e depois farta-se e os deita pela sanita abaixo ou pior, deita-os para um lago qualquer onde pode destabilizar o curso natural da natureza.

Queres um exemplo?

Eu capturei mais de uma centena de gambuzias, sabes com quantas fiquei?Perto de uma dezena, mas capturei porque sabia pefeitamente as suas exigencias, e que especie eram, não foi propriamente ver os animais, achar piada e toca la a apanhar alguns que depois logo se vê.

Entendes a diferença?

Sabes quantos tenho vivos? Todos, sabes o que lhes vou fazer se me fartar? Vou voltar a coloca-los exactamente no mesmo local onde os capturei.

 

Depois vem a parte da controvérsia, muitos dos elementos que aqui no fórum se consideram detentores da verdade e responsáveis por delegar a tudo e a todos as chamadas leis que proibem isto e aquilo, tem nos seus aquários espécies que foram capturadas noutros continentes para serem exportadas e vendidas nas nossas lojas.

É quem nem todas as espécies se reproduzem em cativeiro então a nível de água salgada passa pela maioria. Atenção que não estou contra a água salgada que acho fascinante.

Vês muita gente a falar disso?

Aqui para eles já não tem mal, apesar de milhares de animais morrerem pois não se adaptam a captura, como não foram eles que os capturaram e como a nível da lei é permitido, a consciência e a moral já não os faz virem apontar o dedo.

É controverso não é?

Para uns tudo passa por uma lei escrita por alguém, para mim passa pela consciência que me acompanha e é por ela que eu respondo.

Cumprimentos a todos

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já disse o que tinha a dizer, e mais não digo, muito menos andar por aqui no disse e no não disse.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já disse o que tinha a dizer, e mais não digo, muito menos andar por aqui no disse e no não disse.

 

cumps

Susana

 

 

A unica pessoa que andou aqui no disse e no que não disse foste tu.

É de lamentar é que não tenhas a humildade de o admitir, muito mais quando o que supostamente disseste que parece que era o que tinhas a dizer limitou se a ser...nada de jeito.

Fica bem, demonstraste bem o que és.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A unica pessoa que andou aqui no disse e no que não disse foste tu.

É de lamentar é que não tenhas a humildade de o admitir, muito mais quando o que supostamente disseste que parece que era o que tinhas a dizer limitou se a ser...nada de jeito.

Fica bem, demonstraste bem o que és.

 

Julius, acho que estas a esticar-te um pouco mais que a manta, ele não foi mal educado apenas avisou tal como muitos fazem aqui no forum, infelizmente pessoas como tu não sabem respeitar nem aceitar as restantes deste fórum.

 

Julius para ti so te posso dizer.....

 

o que tinhas a dizer limitou se a ser...nada de jeito.
Fica bem, demonstraste bem o que és.

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

não tenho nada a ver com a discussão que está em causa...

 

no entanto já viram alista proibida e não vos ocorreu o porque de esta ter sido feita por quem de direito???

 

estão espécies são proibidas porque não deviam de existir em portugal, são especies não autoctunes e que dizimaram as nossas especies, logo deveriam de desaparecer dos nossos rios.

 

por isso são proibidas, como forma de tentar diminuir os seus numeros na natureza...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lagoa azul É PROPRIEDADE PRIVADA (o que muita gente desconhece) LOGO A CAPTURA É DA RESPONSABILIDADE DOS DONOS(SE ELES ASSIM O QUISEREM, PODEM PROIBIR, MAS SENÃO...AZAR) SÓ RESTA SABER SE A QUESTÃO DO PARQUE NATURAL ANDA AI PELO MEIO!!! PODE HAVER ACORDO DE VIGILANCIA COM O DONO PARA SER APLICADA A LEI NORMAL? ENTRETANTO PONHAM A MÃO NA CONSCIENCIA E PENSEM QUE AQUELE É UMA LAGOA PEQUENA E SE A TODOS NÓS NOS DESSE NA MOINA DE IR LÁ SACAR FAUNA, IMAGINEM...

abraço! e na se zangem!

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais