Ajuda com plantas e fertilização


Discus10

Recommended Posts

Tenho umas plantas no aquário, com 5 dias de montagem, que me parece que estão a "enfraquecer", talvez por falta de algum nutriente ou iluminação insuficiente.

As plantas são estas:

 

feto de java

img0817zb.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

anúbia

img0818g.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

anúbia

img0819up.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

neste momento tenho 3x21W T5 e não estou a fazer nenhuma fertilização.

 

Será falta de fertilização ou iluminação os problemas nas plantas?

Editado por Discus10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes sempre usar fertilizante da sera (florena) que é mto bom ou entao se preferires fertilização em pastilhas tamen dá.

 

eu uso iluminação, fertilizante da sera e so aquiri recentemento co2 mas as plantas sempre tiveram melhor entes de ter o co2 devido ao fertilizante.

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

conto começar a fertilizar nos próximos dias, mas ainda estou a ver que fertilização vou fazer, aconselharam-me a fertilizar com micros.

 

Mas antes disso ainda tenho que tratar da iluminação, vou fazer um upgrade para 100/120W.

 

 

Se alguem quiser dar opinioes sobre fertilizantes e sobre a iluminação agradecia :thumbup3: era uma grande ajuda.

 

Os problemas visiveis nas plantas são sinónimo da falta de que nutriente?

 

Ninguem aconselha nada a nivel de iluminação e fertilização? :confused4:

acham que vale a pena "investir" num sistema de CO2 caseiro?

 

queria ver se amanha resolvia estes dois assuntos para depois pensar na fauna :laugh:

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguem aconselha nada a nivel de iluminação e fertilização? :P

acham que vale a pena "investir" num sistema de CO2 caseiro?

 

queria ver se amanha resolvia estes dois assuntos para depois pensar na fauna :P

 

Boas caros colegas,

eu tive as plantas com o mesmo problema que o teu, resolvi com umas pastilhas da sera. Há 2 tipos de pastilhas eu uso as duas, acho que é uma de semana a semana e a outra quinzenalmente que se aplicam debaixo do areão na raiz da planta. Agora tenho as plantas que é um espectaculo. E eu tenho uma ilmuninação fraca, faço é trocas de água que vou buscar perto da minha casa duas vezes por semana cerca de 25%.

 

Cumps.

Pedro Teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

conto começar a fertilizar nos próximos dias, mas ainda estou a ver que fertilização vou fazer, aconselharam-me a fertilizar com micros.

 

Mas antes disso ainda tenho que tratar da iluminação, vou fazer um upgrade para 100/120W.

 

 

Se alguem quiser dar opinioes sobre fertilizantes e sobre a iluminação agradecia :Smile-PT: era uma grande ajuda.

 

Os problemas visiveis nas plantas são sinónimo da falta de que nutriente?

 

Ninguem aconselha nada a nivel de iluminação e fertilização? :Smile-PT:

acham que vale a pena "investir" num sistema de CO2 caseiro?

 

queria ver se amanha resolvia estes dois assuntos para depois pensar na fauna ;)

 

 

Mete o setup.

só vale a pena subires as iluminação se é para avançares com CO2 e fertilização. Se queres manter a coisa simples sem CO2, a luz deve-se manter relativamente com baixa intensidade e fertilização moderada. Mas como te digo sem um setup completo fica difícil dizer mais

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete o setup.

só vale a pena subires as iluminação se é para avançares com CO2 e fertilização. Se queres manter a coisa simples sem CO2, a luz deve-se manter relativamente com baixa intensidade e fertilização moderada. Mas como te digo sem um setup completo fica difícil dizer mais

 

Setup:

Aqua 100x50x50

Eheim 2217

Termoestato Jager 300W

Iluminação: 5x21W T5

 

Comecei ontem a fertilizar com Tropica Plant Nutrition

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Admitindo que tens substrato fertil....

A iluminação para 250l brutos ou seja por volta de 220l litros reais chega...cada vez mais vou experienciando e lendo que n é necessário muita luz para que um plantado resulte. Demora mais tempo mas resulta na mesma.

 

Agora neste momento tens de decidir o tipo de fertilização que queres fazer. Eu uso O E.I. Estimated idex, procura, até aqui no forum lê e decide. Funciona tanto com valores elevados como mais baixos de luz. O que necessita é de CO2. Ai é que tens de ver se queres entrar por esse lado ou manteres a coisa mais low-profile.

 

Actualmente tu estas so a fertilizar para micornutrientes. Para fertilizar com macronutrientes o produto da mesma marca será o Tropica Plant Nutrition + que contem fosfatos e nitratos.

 

 

Abraços e qq coisa pergunta, mas o mais importante mesmo é que pesquises e definas mesmo o caminho que queres tomar em relação ao teu plantado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pela atenção e pelas dicas :D

 

Neste momento alem do Plant Nutrition (micros) estou tambem a fertilizar com macros, mas depois de introduzir os peixes penso que não será necessário grande fertilização de macros ja que as plantas que tenho nao sao muito exigentes.

 

Em principio nos próximos dias vou arranjar um Kit de CO2. Sobre isso, durante a noite deve-se parar a injecção de CO2?

 

Pelo meu raciocinio, injectar CO2 de noite nao adianta já que as plantas nao têm luz, mas por outro lado é capaz de fazer o Ph subir durante a noite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes desligar o CO2....se bem que n sendo um sistema pressurizado isso é capaz de ser um pouco mais difícil.

 

Mas se vais injectar Co2, vais de certeza necessitar de fertilizar com macros. Só com o que os peixes produzem, n chega. O co32 vai estimular o crescimento das plantas e estas vão necessitar de ser "alimentadas"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes desligar o CO2....se bem que n sendo um sistema pressurizado isso é capaz de ser um pouco mais difícil.

 

Mas se vais injectar Co2, vais de certeza necessitar de fertilizar com macros. Só com o que os peixes produzem, n chega. O co32 vai estimular o crescimento das plantas e estas vão necessitar de ser "alimentadas"

 

A minha ideia é desligar o CO2 durante a noite. É uma questão de fazer o teste do PH com CO2 e sem e ver se de noite baixa muito.

 

Caso seja necessário continuar a fertilizar com macros, assim seja :bs_quesexclaim:

 

Desde que comecei a fertilizar ainda não vi melhorias nas plantas, a ver se nos próximos dias começam a melhorar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o normal é mesmo desligar-se o sistema. Sem stress! n te preocupes com isso. Geralmente todos os sistemas pressurizados tem um sistema que fecha qd as luzes desligam e o pessoal n se queixa, nem os peixes.

 

Quanto a alterações nas plantas as coisa n são assim. As tuas plantas foram postas agora ainda estão a adaptar-se, dá-lhes tempo. daqui a 15 dias já vais ver alterações.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou nos próximos dias montar o sistema de CO2 mas tenho algumas dúvidas:

 

- a que pressão tenho que regular o manómetro de saída para o aquário? 1bar?

 

- o tubo que leva o CO2 desde a válvula solenóide até ao difusor é daqueles tubos de ar usados geralmente para ligar as pedras difusoras á bomba de oxigénio?

 

- o difusor de CO2 deve ficar do lado da saída de água do filtro ou no lado oposto? convem instalá-lo mais perto do areao ou da superficie da água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Vou nos próximos dias montar o sistema de CO2 mas tenho algumas dúvidas:

 

- a que pressão tenho que regular o manómetro de saída para o aquário? 1bar?

Sim... essa é uma boa pressão por onde te podes começar a guiar.

 

- o tubo que leva o CO2 desde a válvula solenóide até ao difusor é daqueles tubos de ar usados geralmente para ligar as pedras difusoras á bomba de oxigénio?

Sim... podes usar simples tubo de silicone, das bombas de ar. Há outros tubos melhores, como o Tygon que é menos permeável ao CO2.

 

- o difusor de CO2 deve ficar do lado da saída de água do filtro ou no lado oposto? convem instalá-lo mais perto do areao ou da superficie da água?

Geralmente coloca-se no lado oposto ao da saída do filtro.

Relativamente à profundidade há vários factores que influenciam esse parâmetro e vice-versa. Quanto mais fundo estiver o difusor, mais CO2 se vai dissolver, à medida que as bolhas vão circulando na coluna de água. Então deves apostar em colocar o difusor o mais fundo possível, de modo a garantir que gastas menos CO2, mas dissolves a mesma quantidade do que se ele estivesse mais perto da superfície.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luís :thumbup3:

Se não houver nenhum imprevisto vou começar hoje a injecção de CO2

 

Agora as más noticias...a semana passada fertilizei com macros e parece que não o devia ter feito, os nitratos estão a 50mg/l e não querem diminuir. Fiz na 3ª uma TPA de 40% e não diminuiram, não percebo porquê já que a água da torneira não tem nitratos logo vou fazer outra TPA, desta vez mais pequena.

Com isto começaram a aparecer umas algas castanhas nas plantas, deduzo que seja devido ao excesso de nitratos :thumbdown2:

 

as algas castanhas de que falo são estas:

 

http://img232.imageshack.us/i/img0810t.jpg/

 

http://img32.imageshack.us/i/img0813se.jpg/

 

http://img169.imageshack.us/i/img0811z.jpg/

 

O que devo fazer para acabar com as algas e baixar os nitratos? Precisava mesmo de ajuda pessoal.

Editado por Discus10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...a mim pelas fotos parecem-me green spots.

 

e isso deve-se provavelmente à falta baixos fosfatos. N é que os testes sejam coisa de fiar muito, mas como estão os fosfatos.

Vais começar o CO2? caseiro ou de pressão?

Essa luz como está actualmente?

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...a mim pelas fotos parecem-me green spots.

 

e isso deve-se provavelmente à falta baixos fosfatos. N é que os testes sejam coisa de fiar muito, mas como estão os fosfatos.

Vais começar o CO2? caseiro ou de pressão?

Essa luz como está actualmente?

 

 

Abraços

 

Boas

 

Não tenho como medir os fosfatos porque não tenho nenhum teste, vou ver se compro um.

 

Comecei ontem a injecção de CO2 de pressao, com um extintor.

A luz tenho 5x25W T5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens luz...tens CO2, já pensaste no método EI.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...148694&st=0

 

eu uso...deixei-me de testes diários e de me preocupar com consumos e tenho tido resultados muito bons, as algas foram-se....fiquei convertido. Com a luz (nem precisa de ser muito forte) que tens e com CO2 a bombar este método tem tudo para dar certo.

A receita está no link do membro jbrazio, eu segui a receita que ele tem de macros e uso nutrition da tropica para micros (aquele que n trens fosfatos nem nitratos. As quantidades que ele usa diariamente são para 1w/l, experimenta um pouco menos mas sem medos, vais veer que resulta. Eu no meu caso fertilizo diariamente com 24ml da solução de macros e 9ml da solução de micros para 300l com 160w de luz, TPA semanal de 50-60% (isto é que n pode falhar).

 

Se dominares o inglês passa pelo Barr report. é um fórum do criador do método, Tom barr. Vai-te dar um perspectiva diferente, abrir os horizontes e matar uns quantos mitos que possas ter assimilado.

 

 

Abraços

Vasco

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

as plantas estão todas a crescer a bom ritmo e parecem saudaveis, apenas tenho algumas algas mas nada de alarmante.

 

O que me está a intrigar é o musgo de java, até há 2 dias estava todo verder e notavasse que estavam a nascer novas pontas, agora tem partes que estão a ficar castanhas :wub:

 

Será da temperatura? Nestes dias de mais calor a água do aquario esteve a 27º, ontem destapei o aquário e ja consegui baixar para 26º...será este o problema ou é outro?

 

 

29069515.th.jpg

14080293.th.jpg

62018133.th.jpg

 

 

Cumprimentos

Editado por Discus10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá d enovo.

 

O que me está a intrigar é o musgo de java, até há 2 dias estava todo verder e notavasse que estavam a nascer novas pontas, agora tem partes que estão a ficar castanhas :wub:

 

Será da temperatura? Nestes dias de mais calor a água do aquario esteve a 27º, ontem destapei o aquário e ja consegui baixar para 26º...será este o problema ou é outro?

Sim... os musgos aquáticos não são muito tolerantes a temperaturas altas.

 

Tenta não passar dos 25º C. Quase todas as plantas se dão bem a essa temperatura.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá d enovo.

 

 

Sim... os musgos aquáticos não são muito tolerantes a temperaturas altas.

 

Tenta não passar dos 25º C. Quase todas as plantas se dão bem a essa temperatura.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Não passar os 25ºC tambem era o que eu tinha previsto mas nestes dias de calor vai ser muito complicado bigsmile desde ontem que nao tenho o termoestato ligado e mesmo assim a agua nao desce dos 26ºC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

ja desde a 1ª semana de montagem que tenho destas algas castanhas no aquário, principalmente nas pedras, hoje apareceram tambem no feto de java.

 

img0871sp.jpg

 

img0874k.jpg

 

Alguem me sabe dizer qual a causa do seu aparecimento?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais dados! CO2 e fertilizações

Luz estás ok!

E co2? como estas a dosear? este é bem difundido pelo aquário?

e a fertilização?

Estas a USAR O TROPICA..... é o plus? aquele que tens nitratos e fosfatos? Eu n confio muito nos valores dos testes mas tens alguma ideia desses valores (nitratos e fosfatos)?

Tinha-te indicado o método EI, n vou dizer que é melhor ou pior, mas para mim resultou...lê acerca do assunto no particular e sobre fertilizações no geral.

 

Tens de ir por partes e excluindo coisas

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais dados! CO2 e fertilizações

Luz estás ok!

E co2? como estas a dosear? este é bem difundido pelo aquário?

e a fertilização?

Estas a USAR O TROPICA..... é o plus? aquele que tens nitratos e fosfatos? Eu n confio muito nos valores dos testes mas tens alguma ideia desses valores (nitratos e fosfatos)?

Tinha-te indicado o método EI, n vou dizer que é melhor ou pior, mas para mim resultou...lê acerca do assunto no particular e sobre fertilizações no geral.

 

Tens de ir por partes e excluindo coisas

 

Abraços

 

Boas

 

O CO2 esta a chegar bem a todos os lados do aquário. A pressao de saída para o aquário esta ligeiramente abaixo de 1bar. Tenho daqueles indicadores do nivel de CO2 que se mantem verde durante todo o dia.

Estou a fertilizar com o Tropica e com o tropica plus que comprei por engano.

Estou a fazer 5ml de 2 em 2 dias e uma vez por semana deito 5ml do Tropica plus (que tem nitratos e fosfatos). Se deitar mais deste, o nivel de nitratos fica muito elevado.

Os nitratos rondam os 10mg/l.

Uma vez por semana faço uma TPA de 40%

 

 

Tenho lido pela net que as algas castanhas geralmente aparecem em montagens recentes e que com o tempo tendem a desaparecer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pontas do musgo de java que ficaram castanhas com a temperatura devo cortá-las ou com o tempo acabam por desaparecer?

 

Ainda são algumas :| no meio do musgo verde notasse algumas partes castanhas, será que com o crescimento irá disfarçar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais