Otos, bébés e CRS


tanictis

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Antes de mais, peço desculpa por estar a fazer uma pergunta provavelmente parva, mas acho preferível fazê-la a fazer asneiras no meu aqua...

 

Tenho um aquário plantado montado desde setembro de 2009, com 6 tanictis e 10 CRS.

O aqua tem cerca de 28L, PH 7.

 

O aquário tem dois vidros no interior, que criam uma maternidade de cerca de 6L, neste momento com cerca de 30 alevins de tanictis de várias posturas, com comprimento entre 2 e 10 mm.

 

Tenho algas castanhas nos vidros. No areão, plantas e pedras os CR tratam do assunto, mas para resolver o problema nos vidros estava a pensar comprar dois otos.

 

A questão que me está a fazer confusão é que leio que os otos são herbívoros e pacíficos na maioria dos sites, mas encontrei um (já tentei e não consigo refazer a minha pesquisa para postar o link...) onde diz que podem comer camarões (diz, aliás, que camarões devem ser incluidos na dieta deles).

Ora, não acredito que comam os meus CR que são granditos (se bem que tenho 2 grávidas, e os que nascerem não serão assim tão grandes) mas se podem comer os camarões será que não darão uma dentadinha aos alevins de tanictis, apenas com 2mm?

E põe-se também a questão da qualidade de vida dos CRS, que não têm medo nenhum dos tanictis e andam completamente à vontade, mas será que a situação se mantém se introduzir os otos?

Claro que posso optar por simplesmente não os colocar na maternidade, mas aqueles vidros estão mesmo a precisar de uma limpeza por dentro!

 

Julgo que a resposta mais provável à minha dúvida é no site que encontrei estarem a confundir o oto com um CAE?

 

E se assim for, não há nenhuma hipotese de, nem por descuido deles, os oto comerem as meus alevins tanictis/futuros camarões bébés?

 

Resumindo, as minhas perguntas são:

- os otos são MESMO herbívoros?

- os bébés das diversas espécies vão estar a salvo?

- os CRS vão-se esconder por causa da introdução dos otos?

 

Desculpem o testamento...

 

E desde já obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, segundo a miha experiencie e pesquisas, nao te priocupes com os ottos, nao vao nem comer os crs(nem adultos nem crias) nem as crias dos tanictys

 

eu preocupava-me sim, se tens femeas de CRS ovadas, com os tanictys, esses sim, nao vao descansar enquanto nao comerem todos os CRS bebes

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu no meu aqua de alevins gupies e alevins platis tinha um otto, entretanto coloquei camarões green,

e o otto era muito pacifico com todos, era porque precisei do dele em outro aqua :)

mas eu falo por experiência, entretanto não coloquei mais nenhum lá porque não encontro nas lojas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o que acham relativamente a coexistência dos CRS com os otos?

Vou pôr em causa o à vontade que têm actualmente no aqua?

 

Obrigado

 

 

ja respondi m cima, nao tens problemas nenhuns

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Olha, eu também baseado na experiência que tenho em casa acredito que os Ottos são dos peixes mais pacíficos pra ter com camarões e qualquer tipo de crias!

Do que observo nos meus aquas, a única preocupação dos Ottos é andar a rapar algas...

 

Cumprimentos.

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado a todos, vou então comprar os otos!

 

Entretanto, para o que der e vier, as camaroas já passaram para a maternidade!

Os alevins tanictis bem que podem tentar, mas não têm tamanho de boca que chegue para comerem as crias de camarões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é isso ;)

 

e boa sorte com essa criação ;) nem sabia que criavam em aquario...agora é que tive a pesquisar sobre o assunto... :)

 

tb nao tava a ver um otto a comer um camarão mas... :)

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais