Eliminar todos os vestigios de algas


Discus10

Recommended Posts

Tenho um familiar que me pediu ajuda para fazer um "reset" ao aquario dele, ou seja, tirar tudo de dentro, lavar e montar de novo.

O problema é que ele tinha o aquario CHEIO de algas, como nunca vi. As algas cobriam os vidro completamente e formavam uma espécie de pelicula similar a uma folha de papel...bastava remover uma parte da alga que o resto vinha tudo atrás, chegou a retirar do vidro de tras do aquario uma alga que esticada tinha cerca de 60 x 40 (cm) surprised Parecia um papel de parede em forma de alga.

 

Ele já tem o aquário todo desmontado, agora falta lavar tudo e o maior receio é que fique algum vestigio de alga nas pedras ou tronco e que na nova montagem voltem a aparecer.

 

Recomendam alguma forma de matar completamente as algas? Pensei em lavar bem as pedras e tronco e ferver...é suficiente para as exterminar? :P

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedi-lhe que me enviasse as fotos que tirou quando retirou as algas, para ver se alguem as consegue identificar.

A qualidade das fotos não é grande coisa

 

foto de um dos lados do aqua

49168865.jpg

 

foto do fundo, se alguem começasse a puxar esta alga ela saía tipo um tapete completo

50021820.jpg

 

termoestato

46655830.jpg

 

 

a lixivia matará as algas por completo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Acho que nunca tinha visto nada assim !!! surprised

Como ficou nessas condições? :P

 

Acho que vi ali um Oto a fugir !!!!

 

Sou sincero não sei como tirar isso.

Mas se o Joni te indicou Lixivia tenta.

 

Tem atenção é à aplicação da lixivia é perigoso para quem for fazer isso e à mto mto mto boa lavagem depois de tudo feito.

Ao nivel de ferveres só mesmo talvez o areão, pedras, troncos que tenhas por ai depois da dita limpeza.

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem tive a mesma reacção que tu quando vi o aquario surprised e aqueles fotos acho que foram tiradas antes de ele ter desmontado o aquario...antes as algas eram verdes e cobriam tudo!!

 

Este meu familiar ja tinha lavo tudo uma vez e feito a montagem e as algas voltaram a aparecer. Desta vez vamos tentar com lixivia ou outro método que aconselhem.

O problema maior é o aquario, ja que areao, pedras e tronco se pode deitar fora e comprar novo.

 

Vou esperar e ver swe alguem tem mais alguma sugestão e se alguem consegue identificar as algas :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um familiar que me pediu ajuda para fazer um "reset" ao aquario dele, ou seja, tirar tudo de dentro, lavar e montar de novo.

O problema é que ele tinha o aquario CHEIO de algas, como nunca vi. As algas cobriam os vidro completamente e formavam uma espécie de pelicula similar a uma folha de papel...bastava remover uma parte da alga que o resto vinha tudo atrás, chegou a retirar do vidro de tras do aquario uma alga que esticada tinha cerca de 60 x 40 (cm) :shocked028: Parecia um papel de parede em forma de alga.

 

Ele já tem o aquário todo desmontado, agora falta lavar tudo e o maior receio é que fique algum vestigio de alga nas pedras ou tronco e que na nova montagem voltem a aparecer.

 

Recomendam alguma forma de matar completamente as algas? Pensei em lavar bem as pedras e tronco e ferver...é suficiente para as exterminar? chainsaw

 

Cumprimentos

 

BOAS

 

Nao te aconsalho a pores lexivia no aqua...tambem tive um problema com algas nada dessa magnitude mas tive...lava primeiro o aqua muito bem lavado

para tirares as algas dos vidros usa aquelas esponjas de lavar a loiça que num lado e esponja no outro e tipo esfregao uma nova,nada de detergentes.

Lava bem nos cantos com a esponja que e o mais dificil,esfrega bem nao te priocupes com os vidros que nao ficao riscados.

Depois de teres a certeza que nao a algas usa alcool e jornal para limpares bem os vidros porque o alcool queima as algas.depois deixas ficar o aqua vazio 2a3 dias para se ouver algas secarem e morrer.

Quanto ao resto aconsalho a mandar tudo fora.

 

COMP:PedroMRocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para tirar as algas dos vidros não é preciso lixívia nem deve ser utilizada, basta água quente e uma esponja nunca utilizada, ou seja, virgem.

 

As algas penso que eram cianobactérias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A unica coisa que o meu familiar nao queria deitar fora é o tronco, ja que gosta bastante dele. Uma lavagem com maquina de pressao e depois um banho de alcool deve acabar com as algas.

 

Alguem sabe a que se deve o crescimento daquelas algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excesso de matéria orgânica, deficiente circulação de água

 

 

estranho, ja que era um aquario comunitario de discus em que todos os peixes estavam em boas condiçoes e ja tinham 2 anos.

Eu quando vi o aquario pela 1ª vez achei muito estranho porque apesar de ter tantas algas o comportamento e cores dos peixes era bom e a agua cristalina.

 

Se calhar havia algum nutriente em falta/excesso.

 

 

EDIT: pode-se lavar as matérias filtrantes do filtro com alcool?

Editado por Discus10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A unica coisa que o meu familiar nao queria deitar fora é o tronco, ja que gosta bastante dele. Uma lavagem com maquina de pressao e depois um banho de alcool deve acabar com as algas.

 

Alguem sabe a que se deve o crescimento daquelas algas?

 

 

boas

 

espero ter ajudado...ja conseguio limpar o aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A unica coisa que o meu familiar nao queria deitar fora é o tronco, ja que gosta bastante dele. Uma lavagem com maquina de pressao e depois um banho de alcool deve acabar com as algas.

 

Alguem sabe a que se deve o crescimento daquelas algas?

boas

tronco bem lavado,e coloca por uns segundos no microndas,

isto se ele cobere no dito microndas,senão desixam ao sol uns

dias,depois ferver com sal,mudar a água,e ferver novamente

agora sem sal. A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agradeço desde ja todas as respostas.

 

A limpeza so deve começar a ser feita no fim de semana. Acho que vamos conseguir eliminar as algas todas de forma a que não fiquem vestigios para a próxima montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu podes matar as algas, mas se não souberes o que as causou, elas voltarão!

 

Meu conselho, meter muitas plantas de crescimento rápido, e a flutuar.

 

averiguar se existe excesso de luz, se for o caso , tratar disso.

 

Mudar as lampadas, lampadas velhas (com mais de 10 meses) causam algas.

 

fazer tpas regulares, no minimo eu aconselho 40 por cento semanais...

 

Ter uma equipa algueira eficaz, ampularias, ottos, ancistrus, e se possivel camarões, ajudam....

 

E claro, ao minimo sinal de algas começar a averiguar o que mais pode estar mal..

 

Abraço e muito boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais