Criação de Apistogrammas Cruzi


Recommended Posts

Aquela toca se nao me engano é um belo de um coco.

Vais ao continentes e assim e cortas à medida que quiseres ;) um coco anda pelas 500gr fica prai por 70cents

 

Dá a impressão ser uma toca de barro,cocos tambem tenho ,mas cortados ao meio e não inteiros.Obrigado pela dica.

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, começo por pedir desculpas por ter demorado tanto a responder aos comments e por agradecer a todos os comentários que têm colocado aqui  A semana passada foi lixada no trabalho e não pude vir ca reponder…

Vamos lá ver se conseguimos responder a todos…

Parabens muito bonito mesmo!

agora uma pergunta tirase o macho?

Obrigado pelo comentário dikabbaz, em relação à tua questão do porque de ter tirado o macho é simples… Já tive várias posturas com o macho e outras sem ele, ultimamente deixava-o no aqua até porque ao fim de algum tempo era ele que cuidava dos pequenos, mas desta vez o coitado só não morreu porque o tirei a tempo… a fêmea deve ter achado que o aqua era pequeno demais para os dois… e ele vivia escondido debaixo de umas folhas a levar porrada todos os dias. Lol

Cada qual tem o seu método e desde que funcione, está certo.

Eu gosto de fazer as coisas de forma diferente. Primeiro considero a existência de substrato essencial ao bem estar deles. Os Apistogrammas são geophaguineos e como tal a areia faz parte da sua vida. Mascam-na, escavam-na e constroem com ela. Por outro lado no seu habitat natural os peixes não só têm areia como têm uma camada de matéria orgânica em decomposiação no fundo, pelo que o constante aspirar do fundo, não só os incomoda, como prejudica o desenvolvimento de condições ideais à sua manutenção... eu só aspiro os aquários de Apistos quando os remodelo completamente... fora isso muda-se a água.

Mantenho os meus Apiostos em casais em aquários de 60x30 e nunca retiro o macho após uma postura, ou em trios em aquas de 100x30 e também não retiro o macho... neste momento estou com dois recentes nascimentos nestas condições: Ap. pebas "Morado" F1 e Ap. macmasteri F0.

Concordo com o Ricardo Fonseca neste post, cada um tem o seu método, e desde que resulte bem… Eu prefiro não retirar o macho nunca, mas desta vez foi mesmo necessário. Em relação ao substrato, é exactamente como ele diz, os apistos passam a vida a limpar a toca e a mexerem no substrato à maneira deles  Para além de gostarem e precisarem de águas velhas, eu também nunca aspiro os aquas, so faço alguns tpas e só mesmo para recriar as chuvas… eheheh

Nos meus aquários não só não aspiro, como coloco matéria orgânica adicional... folhas secas. A decomposição desta matéria é o que vai libertar os ácidos que previnem, exactamente, que os ovos funguem. O ADN dos peixes não muda por serem criados em cativeiro, o que altera e em alguns casos nem isso é a sua tolerância a parâmetros menos habituais no seu habitat natural. Os ovos estão preparados para eclodir a níveis de acidez por vezes tão baixos quanto inferiores a pH 4 e estes valores registam-se no meio natural exactamente por causa da matéria orgânica em decomposição.

Claro que boa filtragem para eliminar a amónia e os nitritos é fundamental, bem como trocas de água para retirar os nitratos.

As folhas que eu utilizo são folhas de Carvalho.

Surf_is_life, como estão os "putos"? Estão-se a safar?

Boas 'Francisco P, os “putos” tão mal, eu esqueci-me completamente de criar artemia viva para eles e andaram uma semana e meia sem isso para comer, só tinham o bosminder e cyclopes, resultado mais de ¾ da ninhada foi à vida :lol: Agora já tenho lá a artémia mas queria mesmo começar a criar microvermes, isso é que é muito bom para estes tipos. Fica o apelo.. se alguém tiver algumas culturas de microvermes que possa dispensar uma cultura de arranque fale comigo por favor.

Em relação à folhas de carvalho, curioso vocês falarem nisso, eu já tinha algumas em “banho maria” para as colocar nos aquas todos, só estava a espera de ter a certeza que estavam bem limpas… lol

Agora já as coloquei, e ao que parece todos adoraram a ideia :)

Parabéns pela criação.Desculpa -me este offtopic mas aonde compraste essa toca ?

Boas tukamen, obrigado pelo comment

A toca é efectivamente de barro a imitar um coco, comprei-a na aquaplante (passo a propaganda) mas já há uns aninhos que não vejo lá disto, só cocos mesmo, e fazem o mesmo efeito. No grande só tenho mesmo cocos naturais.

 

Abraços a todos, e boa sorte nas vossas criações

Editado por Surf_is_life
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma actualizaçãozinha... As fotos desta vez não ficaram tão boas porque a fotografa profissional não foi lá a casa, tive de ser eu mesmo a tirar as fotos...

 

Breeder24.jpg

 

Breeder23.jpg

 

Breeder22.jpg

 

Breeder21.jpg

 

 

Hope you like them spammer

 

Abraços a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectáculo!!

 

Mas esse é o único sobrevivente ou foi o único que conseguis-te fotografar?

Já agora e um bocado fora do tema.... Tens vingado as posturas até ao fim? É que estava capaz de te comprar um casal/trio caso tivesses interessado em vender..

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectáculo!!

 

Mas esse é o único sobrevivente ou foi o único que conseguis-te fotografar?

Já agora e um bocado fora do tema.... Tens vingado as posturas até ao fim? É que estava capaz de te comprar um casal/trio caso tivesses interessado em vender..

 

Cumps.

 

Boas fabiosilva,

 

Obrigado plo comment,

 

Em relação à questão que pões, este foi o unico que consegui fotografar, tenho "safado" muitos das minhas ninhadas, principalmente desde que comecei a criar artemia viva recem eclodida.

 

Posso concerteza te vender um triozito de ninhadas anteriores, so há um problema nisso... Os 2 que tenho ca em casa com tamanho suficiente para se distinguir o duorfismo sexual, parecem-me machos, tenho mais 3 ainda pequenos que poderão ser femeas, se bem que plo menos um deles também me parece macho... Mas é uma questão de dares um salto a minha casa um dia e vermos isso. Pelo que percebo moras na quinta do conde, não é muito longe da Costa.

 

Abraços vai dizendo coisas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas fabiosilva,

 

Obrigado plo comment,

 

Em relação à questão que pões, este foi o unico que consegui fotografar, tenho "safado" muitos das minhas ninhadas, principalmente desde que comecei a criar artemia viva recem eclodida.

 

Posso concerteza te vender um triozito de ninhadas anteriores, so há um problema nisso... Os 2 que tenho ca em casa com tamanho suficiente para se distinguir o duorfismo sexual, parecem-me machos, tenho mais 3 ainda pequenos que poderão ser femeas, se bem que plo menos um deles também me parece macho... Mas é uma questão de dares um salto a minha casa um dia e vermos isso. Pelo que percebo moras na quinta do conde, não é muito longe da Costa.

 

Abraços vai dizendo coisas

 

 

Boas,

 

Sim é verdade que não moramos longe e por mim podemos combinar á vontade. Realmente bom era conseguir distinguir exactamente os machos das fêmeas. Já agora que idade têm esses pequenos das gerações anteriores?

Também diga-se de passagem que nestas semanas que se seguem não será a melhor altura para comprá-los, isto porque vou fazer um upgrade de comunitário como já referi aqui neste tópico (acho eu).

Mas se conseguires distinguir mais tarde, mesmo que não seja um trio, que seja só um casal, podes contar comigo para ficar com eles. Depois tens é que me informar dos milhões que é preciso para compra-los (MP) :discuss_gathering:

 

Já agora faço uma pergunta para todos os que realmente percebem do assunto.. Que tipo de criação pode sair de um macho Cacatuoides Triple Red e com uma femea Cacatuoides Gold??

 

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal.

 

Venho aqui dar a noticia que o casal de Triple Red fez ontem uma desova. No entanto acho que a femea desovou num canto mesmo muito apertado que sinceramente acho que o macho não cabe lá. A ver vamos de amanhã ou depois "vejo" alguma novidade...

 

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boa tarde a todos, começo por pedir desculpas já que não actualizo o tópico há bastante tempo, mas o trabalho não temd ado tréguas, e depois vieram as ferias... bom mas já cá estamos de volta :)

 

 

Boas,

 

Sim é verdade que não moramos longe e por mim podemos combinar á vontade. Realmente bom era conseguir distinguir exactamente os machos das fêmeas. Já agora que idade têm esses pequenos das gerações anteriores?

Também diga-se de passagem que nestas semanas que se seguem não será a melhor altura para comprá-los, isto porque vou fazer um upgrade de comunitário como já referi aqui neste tópico (acho eu).

Mas se conseguires distinguir mais tarde, mesmo que não seja um trio, que seja só um casal, podes contar comigo para ficar com eles. Depois tens é que me informar dos milhões que é preciso para compra-los (MP) :D

 

Já agora faço uma pergunta para todos os que realmente percebem do assunto.. Que tipo de criação pode sair de um macho Cacatuoides Triple Red e com uma femea Cacatuoides Gold??

 

 

Abraços.

 

 

Fabiosilva:

 

Em relação aos pequenos, so me sobrou um da ninhada que temos estado a falar aqui nos post, e não tem tamanho ainda para se distinguir o sexo, da ninhada seguinte tenho muitos (comecei a alimentá-los com microvermes e agora sim, eles estão bem de saude e sobrevivem muitos :D ) mas esses então estão com cerca de 5mm de tamanho :)

 

Na semana passada tirei a femea do aqua dos putos, e continuei a alimenta-los com comida viva (microvermes) e passados 5 ou 6 dias com o macho noutro aqua pequeno já puzeram mais ovos :D

 

Não tenho máquina fotográfica potente o suficiente para tirar fotos aos ovos, mas como não estão dentro de uma gruta e sim na parte inferior de uma pedra, dão bem para ver a olho nú :D

 

quem quiser ver fale comigo e podem ir la a casa observar o espectáculo :D

 

 

 

Boas pessoal.

 

Venho aqui dar a noticia que o casal de Triple Red fez ontem uma desova. No entanto acho que a femea desovou num canto mesmo muito apertado que sinceramente acho que o macho não cabe lá. A ver vamos de amanhã ou depois "vejo" alguma novidade...

 

 

Abraços.

 

Parabéns pela desova Fabio, e novidades dos pequenos ? sobreviveram muitos ? Tens lhes dado alimento vivo ? sem isso, por experiencia propria, nunca consigo que sobrevivam mais de 5 ou 6 de cada ninhada...

 

abraços a todos e fica a promessa de um video ou fotos dos putos :)

Editado por Surf_is_life
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme prometido, ficam as fotos de uma das ultimas criações dos crianços lá de casa :( A primeira alimentada a microvermes :chores009:

 

2.jpg

 

3.jpg

 

Entretanto os ovos já eclodiram, e a mãe anda muito atarefada a dar porrada a todos os que se cheguem perto :P eheheh so visto mesmo :alberteinstein:

 

Abraços a todos :sunbathing:

 

Boa sorte nas vossas criações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Em relação a questão colocada sobre se serão mesmo Ap.Cruzi. Eu penso que não pois os ap.cruzi normalmente possuem (nos exemplares selvagens) uma listra azul ao longo do corpo e a barbatana anal e mais arredondada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

:sign_welcome:

 

Boas noites

 

Mais uma actualizaçãozinha, desta vez um video com os novos pikenos cá de casa. Já são netos dos primeiros que tive, que já morreram :thumbdown2::( mas deixaram muitas crias das quais fiquei apenas com um casal (não haviam mais aquarios nem hipoteses de ter mais aquarios cá).

 

Hope you like them :animal_fish:

 

 

Abraços a todos

Editado por Surf_is_life
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje acordei mais cedo do que era preciso e então fui filmar o acordar dos crianços... :D

 

Fica o video:

 

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom,gostava de ficar com um casal dessa espécie, quando acha que estarão prontos e se está a equacionar vender?

Se me permite corrigo o link do filme para o directo:

 

Obrigado por partilhar

Cumptrs

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bom! ;) parabéns!

 

Boas Ric.Gomes,

 

Obrigado pelo comment, os tipos são um espectáculo sim senhor. Uma das coisas mais fx que podemos ter em casa é uma recriação de um pedaço da natureza, se bem que neste caso não tenho um biótipo montado no que toca às plantas... Ainda assim o comportamento dos tipos a proteger a prol e a andar com eles a pastar é um espectáculo..

 

Recomendo a todos a tentarem criar apistogrammas plo menos uma vez na vida, porque é mesmo uma experiência muito fx.

 

 

Muito bom,gostava de ficar com um casal dessa espécie, quando acha que estarão prontos e se está a equacionar vender?

Se me permite corrigo o link do filme para o directo:

 

Obrigado por partilhar

Cumptrs

José.Dias

 

Boas José Dias

 

Obrigado pelo comment e pela ajuda no video, da próxima vez já vou colocar como fez, desconhecia o comando.

 

Pela experiência com as ninhadas anteriores os pequenos demoram cerca de 6 a 8 meses ate ficarem com tamanho razoável para se distinguir macho de fêmea.

 

O que tenho feito é levar os tipos para lojas de aquariofilia, tenho muitos das ninhadas anteriores numa loja de aquariofilia perto do fórum de Almada, o Koi Park, e outros numa outra loja em Benfica, que não me recordo agora o nome, e que fica mesmo em frente ao mercado de Benfica..

 

Se preferir esperar que estes tenham tamanho suficiente, posso lhe reservar um casal daqui.

 

 

Boas amigo.

 

Bem os teus Cruzi, no que toca a fazer meninos também não se fazem de rogados :D

O macho manténs junto da fêmea e dos pequenos?

 

Abraço.

 

Boas Fábio,

 

Estes tipos adoram fazer ninhadas, e como nasceram cá não têm os problemas de diferenças de agua e de stress de andarem nos transportadores e lojas, é só criar mesmo :)

 

O macho fica sempre com a fêmea, nos pais destes não podia deixar pois a fêmea dava-me cabo do macho.

 

Nestes como o aqua é maior, e como os tipos ainda são pequenitos a fêmea tolera bem o macho, e já tive oportunidade de ver o que o macho faz quando lhe aparece um puro à frente sem a mãe estar por perto.. Ele estava a debicar o fundo a procura de comida ou simplesmente a mascar areia, e um crianço apareceu-lhe à frente, ele ficou a olhar para o gajo, subiu a cabeça a chamar a mãe e depois enquanto ela não chegou ficou a guardar o puro. Espectáculo :) eheheheh

 

Os teus andam a investigar o Aqua grande, ainda não têm territorios mas já se impuseram aos tetra limão e aos escalares.. Eheheheh

 

 

Mais uma vez obrigado a todos pelos comments, prometo ir actualizando :)

 

Abraços a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo.

 

É verdade o que dizes, toda a gente devia experimentar pelo menos uma vez a reprodução de Apistogrammas. É de uma pessoa se perder no tempo a olhar para os gajos...

 

Ainda bem que os pequenos se estão ambientar bem, espero que tenhas bastante sorte com eles.

 

Quanto ao manter o macho junto com a fêmea, estás com mais sorte que eu... Na unica vez que estive na tua situação (a olhar para o macho enquanto um pequeno se aproximava), o que vi foi: o macho abrir a boca, a fechar, e o pequeno evaporou-se :D, acho que não devia sequer ter espinhas :D, pelo menos o gajo não se engasgou...

 

Mas neste momento a fêmea Agassizi não só fez outra postura, como já eclodiram os pequenos, mas como são muito menos do que o normal, vou experimentar deixar estar o macho, ver se o facto de ir para a gaiola lhe fez aprender a tratar melhor os putos :D

 

Abraço e boa sorte com os teus Apistos.

 

PS: Quando arranjar mais um canto cá em casa, conforme o teu stock, hei-de comprar um casal dessa especie que também gosto bastante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais