Fertilização com KCl


dnvg

Recommended Posts

Boas,

 

Com as necessidades do aquário e respectivas plantas e a carteira a sofrer com tal facto, decidi apostar recentemente na fertilização com produtos de linha branca, nomeadamente a fetilização com potássio KCl em pó.

No entanto estou a ter algumas dificuldades com a correcta dosagem... diluí 1 Kg de Kcl em pó num garrafão com 4lts de água destilada com alguma precipitação (algum resíduo de potássio no fundo), mas desconheço as quantidades (ml) a aplicar no aquário diaramente/semanalmente.

Do que investiguei pelo forúm, o adequado será de 20ppm, mas será diaramente ou semanalmente?

E quanto representa isto em ml, para um aquário de 240lts brutos?

 

 

Obrigado pela atenção dispensada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isto mesmo :dance::)

 

O link além de ter a calculadora de nutrientes, tem outra ferramentas muito úteis!

 

 

Obrigado por tudo! :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se dizes que tens KCl no fundo do garrafão, então essas contas não estão correctas... essa calculadora não leva em conta a solubilidade do KCl.

 

Segundo, utilizaste que água destilada? Onde é que a compraste/arranjaste?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se dizes que tens KCl no fundo do garrafão, então essas contas não estão correctas... essa calculadora não leva em conta a solubilidade do KCl.

 

Segundo, utilizaste que água destilada? Onde é que a compraste/arranjaste?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas

 

A precipitação desapareceu completamente após 1 dia, ficando apenas uma espuma ligeiramente castanha no topo que desparece após agitação.

A mistura foi efectuada com aprox 4 lts de água destilada que se vende no Lidl (passe a publicidade) previamente aquecida a uma temperatura tépida com cerca de 1Kg de KCl em pó.

 

Acresce que após a mistura do pó no garrafão com água, a temperatura da mesma baixou consideravelmente. É normal esta reacção?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é verdade, o Luís Fortunato tem razão, por o motivo que ele salientou é que uso antes ESTE software.

 

 

Através dessa calculadora dá-me cerca de 0.6ppm por ml adicionado. Ou seja tenho de adicionar cerca de 33 ml de potássio diaramente para atingir as 20 ppm recomendadas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

A precipitação desapareceu completamente após 1 dia, ficando apenas uma espuma ligeiramente castanha no topo que desparece após agitação.

A mistura foi efectuada com aprox 4 lts de água destilada que se vende no Lidl (passe a publicidade) previamente aquecida a uma temperatura tépida com cerca de 1Kg de KCl em pó.

 

Acresce que após a mistura do pó no garrafão com água, a temperatura da mesma baixou consideravelmente. É normal esta reacção?

Antes de mais nada, não devias usar esse tipo de água destilada... porquê?

Geralmente, a água destilada vendida nos hipers é destilada recorrendo a serpentinas/aquecedores feitos de cobre. Ou seja, o cobre não danifica os electrodomésticos que a precisem, como os ferros a vapor, mas é tóxico para os animais aquáticos, especialmente para os invertebrados que possas ter no aquário.

 

A solubilidade máxima do KCl, é de cerca de 360 gramas por litro de água destilada. Mas isto é com água e KCl ultra-puros. Com as purezas que há no mercado, acho que deves apontar para algo entre os 250 e 300 g/L. Daí que no início, te tenha sobrado KCl no fundo do garrafão, e tenha demorado mais tempo a dissolver-se.

 

Quanto à espuma, podem ser várias coisas... impurezas no sal, na água destilada, ou mesmo nos recipientes onde fizeste a mistura. Se puderes, remove-a com um copo ou outra coisa qualquer.

 

Através dessa calculadora dá-me cerca de 0.6ppm por ml adicionado. Ou seja tenho de adicionar cerca de 33 ml de potássio diaramente para atingir as 20 ppm recomendadas?

Isso não é bem assim... o cálculo está certo, ou seja, tens de adicionar 33 mL da tua solução ao teu aquário para elevares 20 ppm de K+. Mas isso não significa que tenhas de adicionar 20 ppm de K todos os dias!! Então como é que sabes se precisas de adicionar K ao aquário?

Bem... há diversas maneiras, a mais simples é olhares para as plantas e veres se existem carências de Potássio, mas geralmente, as carências não aparecem instantaneamente.

Há quem utilize métodos empíricos. Por exemplo, eu adiciono Potássio consoante o NO3 e PO4 que adicionar. Guio-me geralmente pelos valores de 2 ppm de K por cada 1 ppm de NO3, e 10 ppm de K por cada 1 ppm de PO4. Ou seja, num dia que adicione 0,5 ppm de PO4 e 5 ppm de NO3, adiciono 10 ppm de K (ganha a maior parcela entre o PO4 e o NO3).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

Olá de novo.

 

 

Antes de mais nada, não devias usar esse tipo de água destilada... porquê?

Geralmente, a água destilada vendida nos hipers é destilada recorrendo a serpentinas/aquecedores feitos de cobre. Ou seja, o cobre não danifica os electrodomésticos que a precisem, como os ferros a vapor, mas é tóxico para os animais aquáticos, especialmente para os invertebrados que possas ter no aquário.

Felizmente não tenho invertebrados. Existe alguma técnica possivel para retirar todo o cobre da água destilada, como por exemp. carvão aditivado ou algum medicamento? Caso contrário, onde poderei encontrar água destilada adequada para a mistura? Posso também fazer a mistura com água tépida normal?

 

A solubilidade máxima do KCl, é de cerca de 360 gramas por litro de água destilada. Mas isto é com água e KCl ultra-puros. Com as purezas que há no mercado, acho que deves apontar para algo entre os 250 e 300 g/L. Daí que no início, te tenha sobrado KCl no fundo do garrafão, e tenha demorado mais tempo a dissolver-se.

 

Pois, sendo assim deverá ter ficado com algo rondando os 250 mg/L (1Kg para 4 lts).

 

Quanto à espuma, podem ser várias coisas... impurezas no sal, na água destilada, ou mesmo nos recipientes onde fizeste a mistura. Se puderes, remove-a com um copo ou outra coisa qualquer.

 

A ver se consigo retirar a espuma logo à noite. A água com esta concentração de K tem que ficar obrigatóriamente de que cor? transparente? meio turva?

 

 

Isso não é bem assim... o cálculo está certo, ou seja, tens de adicionar 33 mL da tua solução ao teu aquário para elevares 20 ppm de K+. Mas isso não significa que tenhas de adicionar 20 ppm de K todos os dias!! Então como é que sabes se precisas de adicionar K ao aquário?

Bem... há diversas maneiras, a mais simples é olhares para as plantas e veres se existem carências de Potássio, mas geralmente, as carências não aparecem instantaneamente.

Há quem utilize métodos empíricos. Por exemplo, eu adiciono Potássio consoante o NO3 e PO4 que adicionar. Guio-me geralmente pelos valores de 2 ppm de K por cada 1 ppm de NO3, e 10 ppm de K por cada 1 ppm de PO4. Ou seja, num dia que adicione 0,5 ppm de PO4 e 5 ppm de NO3, adiciono 10 ppm de K (ganha a maior parcela entre o PO4 e o NO3).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Pois, neste caso torna-se mais complicado, pois as plantas actualmente não mostram grandes sinais de carência (tirando uma outra planta com buracos) pois anteriormente já fertilizava com 2 tampinhas diáriamente com Seachem Potassium.

 

Antes do tratamento com Seachem é que apresentavam claros sinais de deficiencias de Potássio, nomeadamente tecido morto, buracos no meio da folha e tecidos muito finos e moles.

 

O problema é que o consumo de Seachem é muito elevado (uma garrafa de 500ml dura 1 mês) e daí esta necessidade de fertilização externa com potássio em pó.

 

Segundo as minhas medidas, o NO3 pouco antes de uma TPA rondará os 25mg/L e o PO4 os 25mg/L. Como adaptar estes valores aos ppm pedidos?

 

Acrescento que o aquário tem 240 lts brutos, tem CO2 a 1 bolha/seg e 2 lâmpadas T5 (45W cada?).

Editado por dnvg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Não uses água destilada...usa água da torneira que não faz mal nenhum.

 

250mg/l de kcl dá 1,31ppm de K por cada ml em 100l de água. Mede os consumos de nitratos e fosfatos e doseia e foseia com aquele que te der maior quantidade de potássio. Para saberes os consumos coloca os fosfatos e nitratos a um nivel elevado 20ppm de no3 e 2 ppm de PO4 e volta a medir dois dias depois...assim ficas a saber o consumo diário e quanto K fertilizar.

 

segundo a regra proposta pelo Luis:

exemplo... consumo de 5 ppm de no3.... dá 2x5=10ppm de K por dois dias = 5ppm de K por dia

consumo de 1,5 ppm de PO4.... dá 10x1.5=15 ppm de K por dois dias = 7.5ppm de K por dia

 

Deves fertilizar 7,5ppm de K por dia.

 

Para saberes a concentração de co2 bsta medires o ph e kh e ires a este quadro

para obteres o resultado. Mas uma bolha por segundo parece-me pouco para 240l. Testa 1º e se for pouco aumenta o co2... mas cuidado para n baixares demasiado o ph.

 

depois diz os resultados aqui pro ppl te ajudar se precisares.

 

abraço

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma ultima coisa...

 

não usas 4L de agua para 1 Kg de KCL,

 

usas 1Kg de KCL para no final ficares com um volume de 4L, ou seja, vais utilizar menos de 4L de agua.

 

Da maneira que fizeste não fazes a minima ideia do volume final ( a não ser que meças) e portanto vais ter ai uma margem de erro que pode ser consideravel (diria que cerca de 20 a 35%... não tenho de cabeça o volume final de 1Kg de KCL com 4L de agua mas diria que é de certeza maior que 4L e menor que 5L ( nem sempre é verdade para todas as misturas)

 

quanto mais proximo de 4L menos erro tens, quanto mais proximo de 5L mais erro tens... é testar :)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma ultima coisa...

 

não usas 4L de agua para 1 Kg de KCL,

 

usas 1Kg de KCL para no final ficares com um volume de 4L, ou seja, vais utilizar menos de 4L de agua.

 

Da maneira que fizeste não fazes a minima ideia do volume final ( a não ser que meças) e portanto vais ter ai uma margem de erro que pode ser consideravel (diria que cerca de 20 a 35%... não tenho de cabeça o volume final de 1Kg de KCL com 4L de agua mas diria que é de certeza maior que 4L e menor que 5L ( nem sempre é verdade para todas as misturas)

 

quanto mais proximo de 4L menos erro tens, quanto mais proximo de 5L mais erro tens... é testar :puppydogeyes:

 

Pois, na realidade terei colocado entre 4 e 5 lts de água a juntar ao KCl, o valor exacto de água destilada desconheço. Apenas sei que a mistura final ficou em 5lts num garrafão com o mesmo volume.

 

Antes da TPA (hoje ou amanhã) vou medir os valores dos PO4 e NO3 e coloco-os aqui. Nas últimas medições tem ficado pelos 25mg/L de PO4 e 25mg/L para o NO3.

 

Como converto estes valores de mg/L para ppm? :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas também não fiques muito alarmado com estes "pequenos" erros / desvios que tens. O potássio não é geralmente fonte de grandes problemas em fertilização, pelo que um erro de 20-30% não terá efeitos muito visíveis desde que realizes TPAs frequentes.

 

Já se estivesses a fazer estes tipos de diluição para micronutrientes ou especialmente no caso do PO4, estes erros já teriam efeitos mais pronunciados, especialmente ao nível de carências ou inibição do crescimento, e eventualmente algas pelos desequilíbrios causados.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes da TPA (hoje ou amanhã) vou medir os valores dos PO4 e NO3 e coloco-os aqui. Nas últimas medições tem ficado pelos 25mg/L de PO4 e 25mg/L para o NO3.

 

Como converto estes valores de mg/L para ppm? :medieval_mace:

 

PPM = mg/L

 

25 ppm de PO4 é muita coisa mesmo!! Tens a certeza desses valores? Se sim, está na altura de fazeres varias trocas de água para reduzir esses valores.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PPM = mg/L

 

25 ppm de PO4 é muita coisa mesmo!! Tens a certeza desses valores? Se sim, está na altura de fazeres varias trocas de água para reduzir esses valores.

 

Sim, confirmo os valores de 25mg/L de acordo com os testes da Sera. No livro indica que estes valores são considerados normais e fora de perigo. Acima de 50 mg/L é que a Sera considera valores perigosos...

 

A carga elevada de fauna pode explicar estes valores.

 

De maneira ou outra amanhã vou fazer uma TPA de 50% para tentar baixar esses valores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O que tas a ver 25ppm é o NO3 quase de certeza. Os testes de fosfatos não chegam nem a 25 nem a 50. acho q o máximo que já vi foi 3 ppm.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O que tas a ver 25ppm é o NO3 quase de certeza. Os testes de fosfatos não chegam nem a 25 nem a 50. acho q o máximo que já vi foi 3 ppm.

 

Cumps

 

 

Sem dúvida. Os PO4 estão nos 0,25 ppm e não nos 25 ppm como disse. O NO3 é que está nos 25ppm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais